Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15285295315335341547

Comentários

• @Paola Melo, Fiz a transcrição de meu casamento no 4 CRC do Porto , entreguei pessoalmente os documentos no dia 21/11, no 23/11 já estava pronto e no dia 27/11, conhecido como ontem kkk, recebi a certidão pelo CivilOnline, ou seja demorou 5 dias úteis ... Bem rápido ....
  • @Carlos Bicudo, poderia passar mais informações? Sabe se esse prazo é sempre assim?
  • Gente, o meu formulário não tem a opção para pagamento com cartão de crédito, apenas cheque e vale postal.
    Fiquei preocupado, já que vi muitos comentários reclamando do vale.
    É muito arriscado? Me informem, por gentileza, como é que faço para pagar via cartão.
    obrigado.
  • @carlosbicudo caramba!!!!! sabe se na 4 CRC eles aceitam os documentos somente se o próprio requerente entregar? porque tenho uma amiga que mora no Porto, poderia pedir a ela...
  • @almeidafabi O próprio formulário vale como comprovante.
  • eliasfsjunioreliasfsjunior Member
    editado November 2018
    @almeidafabi A sua amiga pode entregar, mas tem que ser através de procuração. Um dos nubentes, pode fazer uma procuração em nome dela, e pedir para ela ir lá. Os documentos são os mesmo: requerimento, certidão de casamento/nascimento dos nubentes, identidade do requerente, valor em euros e mais a procuração e um documento de identificação da procuradora.
  • @alexandre, se for pagar via cartão de crédito primeiro vc terá q efetuar o pgto, depois vc receberá um formulário no e-mail já em seu nome com o número do seu código de pagto.
  • Estou esperando a transcrição do casamento da minha sogra para pedir a atribuição da minha esposa, que alterou seu nome no casamento.
    Se na certidão de nascimento dela constar a averbação do nosso casamento, não preciso mandar a certidão de casamento? Ou sempre precisa mandar a certidão de casamento?
  • @VladPen muuiito obrigado beijinhos
  • editado November 2018
    Gente, o processo do meu pai caiu em exigência de maternidade esse mês e a gente tava correndo atrás dos documentos que possam provar isso. A declaração de batismo não tem assinatura da minha avó (mãe dele, portuguesa, solteira), mas consta o nome dela lá. Apesar de não servir, já tirei a certidão então vou mandar junto.

Meu pai hoje conseguiu em uma das escolas onde ele estudou dois documentos (pedido de matricula e requerimento de documentos após graduação) de quando ele tinha 16 e 17 anos, respectivamente, e os dois possuem a assinatura da minha avó. A questão é que o colégio disse que não podia deixar o original com a gente, porque o governo faz inspeção de tempos em tempos e eles precisam dos documentos lá. Conseguimos levar no cartório, reconhecer a assinatura da minha avó no original, e então eles tiraram uma cópia, autenticaram e apostilaram a cópia. Vou ter problemas por ser uma cópia autenticada, mesmo com reconhecimento de firma no original?

Minha avó achou hoje o documento de compra e venda do apartamento dela que consta os filhos, com assinatura dela, de quando meu pai tinha 16 anos, mas vai ser a mesma situação dos documentos da escola, ela vai precisar do original e só vou poder mandar a cópia...

Meu pai está tentando outros colégios de quando ele era mais novo, mas to com receio de não conseguir os documentos no prazo de 20 dias. A carta chegou hoje.
  • @raphaelpc se na certidão de nascimento constar a averbação do casamento não precisa enviar a certidão do casamento.
  • @Bruno não esqueça de apostilar esses documentos adicionais. Podem ser cópias autenticadas.
  • ola,

Precisava da ajuda de alguém para tirar duas dúvidas:

1- Minha vó se casou (civil) desse casorio nasceu duas filhas. Minha vó ficou viúva. Depois de um tempo casou novamente (foi somente morar junto) dessa união nasceu mais dois filhos. Ai entra meu tio.

Ele tem tanto o sobrenome do Pai como da Mãe... Como proceder para tirar a cidadania dele? Uma vez que nao tem como averbar o segundo casamento.

2- Minha mãe nasceu do primeiro casamento, posso enviar a atribuição dela e do meu tio (irmão) juntas no mesmo envelope ? mesmo eles sendo filhos de pais diferentes com a mesma mãe?

Obrigado pela ajuda!
  • Boa noite, liguei pra LR na semana passada e meu processo foi aprovado, me passaram uma numeração (não é o assento) 60978, será que sai antes do Natal?? Alguém tem o link da planilha pra me passar?
  • @raphaelpc mandei meu processo com a certidão de nascimento com a averbação e mesmo assim pediram a certidão de casamento, fiz até um comentário aqui e não obtive resposta. Por isso, te aconselho a enviar a certidão de casamento sim, para evitar atraso e gasto extra como estou tendo.
  • eliasfsjunioreliasfsjunior Member
    editado November 2018
    @Andre de Sá

Primeiro você precisa transcrever o casamento da sua avó, se ainda não o fez. Feito a transcrição, pode atribuir a nacionalidade aos primeiros filhos, fruto desse casamento, no caso a sua mãe e a irmã dela. Depois você vai precisar fazer o processo de dissolução do casamento pelo óbito do primeiro marido. Ou seja, ela ficará com o status de viúva, essa deve ser a informação que consta na certidão de nascimento do terceiro filho.

Qual foi o ano de nascimento do terceiro filho? Como não houve casamento, se ele nasceu antes de 1982, você vai precisar comprovar essa relação com outros documentos, como certidão de batismo, carteirinha de vacinação dele, histórico escolar da época, que contenham os nomes do pai e da mãe. É preciso autenticar esses documentos e apostilar. Se ele nasceu após 1982, não tem problema, a lei mudou após essa data e não precisará de documentos adicionais para comprovar a maternidade.

Você só pode enviar os processos juntos, se já tiver feito a Transcrição do 1º Casamento e Dissolução pelo Óbito; e dependendo do ano em que seu tio nasceu, vai precisar dos documentos adicionais para comprovar a situação dele.
  • @Pedro Torres

nao interfere em nada... essa epoca so para um dia no natal e outro no ano novo
  • Boa noite pessoal...
    Enviei meus documentos para ACP via EMS dia 20/11 chegaram hoje dia 28/11 recebido por Maria do Céu...
    Qual próximo passo?
    Obrigado desde já...
  • Na linha de registros dão informações sobre processos de terceiros? Tipo eu ligar querendo saber do processo da minha esposa? Sabem quanto está o custo da ligação por Skype por minuto e o melhor horário de ligar para ser atendido mais rápido?
  • @eliasfsjunior, bom dia
    Riquíssimas info.. Muito obrigado

Ainda nao transcrevemos o casamento (Aguardando Atribuição).
    Enquanto isso estudo como funciona cada processo. Ja entendi a transcrição, agr entendendo os outros processos.
    Fiquei com uma dúvida.. Como faço a Dissolução do casamento pelo obtido ? Na certidão de casamento da minha vó consta o obtido do meu vô, quando transcrever o casamento não fica registrado o obtido?
    Meu Tio nasceu antes de 82, ja vou falar para ele buscar esses docs ,isso vai dar um trabalhão... rsrs

Agradeço novamente as info..

• Bom Dia Pessoal!!! ótimas noticias o processo de minha mãe foi concluido!!!! uhuuuuuuuuuuuuuu.... estou até emocionado.... obrigado pela ajuda de todos... agora é correr com o meu..... estou tão emocionado que me deu até um branco!!! kkkk Para fazer o meu tenho que preencher o formulário C1 é isso!? Abraço a todos
  • Para transcrição da filha do português, eu só preencho o formulário 1C com o nº do Assento dele? Não precisa de nenhum documento do português?
  • @Tomacheusk, eles me afirmaram por email (civil4.porto@irn.mj.pt) este prazo e cumpriram. Entreguei os documentos às 10 hs do dia 21 e no dia 22 às 15:49 recebi o email informando a transcrição do casamento estava concluído.

"De: 4ª CRC Porto [mailto:civil4.porto@irn.mj.pt]
    Enviada em: sexta-feira, 9 de novembro de 2018 14:36
    Para: Carlos Alberto Ribeiro Bicudo
    Assunto: RE: Transcrição de Casamento no exterior

Caso esteja tudo bem em três ou quatro dias está concluída
    No mesmo dia pode dar entrada das nacionalidades dos filhos, caso sejam menores tem que estar o pai e a mãe, ou se algum não estiver tem que ser representado por procuração; caso sejam maiores e não estejam presentes têm passar procuração

Filomena"

@almeidafabi, eles aceitam por procuração na transcrição de casamento? Não sei, .Pergunta diretamente a eles, civil4.porto@irn.mj.pt, comigo foram muito atenciosas e carinhosas.... Também não sei se aceitam por correio.

Um detalhe importante é que necessita agendar. Agendei por email.

4a Conservatória de Registo Civil do Porto
    Rua do Cunha, 404
    4200-250 - Porto
  • Bom dia. Alguém poderia me ajudar. O processo da minha avó caiu em exigência, e uma das coisas solicitadas é a prova de vida junto ao consulado.
    Hoje eu fui fazer o agendamento, e a data mais próxima é 08/01/2019, e assim o prazo para entrega dos documentos venceria.

Assim, como eu posso solicitar um prazo maior para a ACP? Eu tenho que enviar um pedido por carta, ou pode ser por email.

E mais uma coisa, para fazer prova de vida, é realmente necessário agendar no consulado de sp, ou é só ir lá?

Desde já obrigado pela ajuda.
  • Bom dia pessoal!

Vi alguns de vcs que acabam sabendo que já houve a atribuição por meio do CivilOnline, descobrindo que já tem o assentamento por lá!

Já usei o Civil online esse ano pra pegar a certidão da minha mãe que é portuguesa, mas quais campos e com o que eu preencheria para o meu (quando sair)??? Já que meus dados são do Brasil!

Obrigado
  • editado November 2018
    Bom dia pessoal, meu processo 357xx/18 que deu exigência foi para despacho no dia 27/11/18. (Podem atualizar na planilha?)

O atendente da LR disse q e pra ligar em "um mês" p pegar o número, esse prazo confere? Achei muito tempo...
    Obrigado.
  • @carlosenglerth aconselho ligar em 2 semanas, pelo menos no caso dos meus 2 processos foi esse período. E pelo que eu vejo aqui, no máximo em 3 semanas...
  • @eliasfsjunior obrigada mais uma vez!! haha mas acredito que vou enviar da forma "normal" mesmo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.