Nossa, você cumpriu a exigência em Agosto e até o momento continua em análise? Agora eu fiquei preocupada com o meu....cumpri a exigência semana passada e esperava que em 20 dias eu tivesse algum retorno, mas pelo visto vou sofrer dessa ansiedade também : (
Tenta o que um colega acima te sugeriu, peça no civil online a certidão, de repente já tem o assento.
Meu pai está hoje no Vice-Consulado de Curitiba tentando fazer o cartão cidadão, sendo que lhe foi negado sob o argumento de que era necessário averbar o casamento antes. Isso me fez pensar se é necessário fazer isso para que meu processo de atribuição e da minha irmã não caiam em exigência. Meu pai foi o declarante em ambos os casos. Alguém passou por situação parecida? Realmente foi necessário transcrever o casamento?
@PedroTorres, para atribuição quando o pai é declarante e português, pelo ACP, não é obrigatório averbar o casamento. Durma tranquilo quanto a isto.
Para emitir o Cartão Cidadão, creio que tampouco mas não sei qual a política de cada consulado ou mesmo geral. No meu ponto de vista o Consulado está querendo é ganhar $$ com este processo de averbação do seu pai.
@AlessandraMuller, o assento que enviam é mera folha (bem tosca inclusive) confirmando. Com o número de assento (se já o tiver em mãos), você resolve qualquer coisa no Consulado, então não se desespere e se tiver interesse em emitir documento não precisa esperar por isso.
@JessicaZambon, não peça nada no Civil Online. Caso a LR não tenha confirmado, é porque está mesmo em análise. Faça o seguinte: envie uma carta registrada (custa uns 20 e poucos reais e leva uns 15 dias pra chegar) de uma folha pro ACP relatando seu caso, com nro de processo, datas de envio do mesmo e data de envio das exigências.
Algo pedindo satisfação, sem ser rude. Costuma funcionar. Estou com um caso semelhante ao seu de uma tia. Enviei a carta semana passada. Caso tenha notícias te aviso.
Obrigado @David Lima Sendo breve para não desvirtuar muito do assunto do tópico, é possível realizar esse procedimento diretamente em Portugal de maneira mais rápida e barata? Vou para Portugal em fevereiro e, se possível, gostaria de fazer tudo fisicamente por lá.
@David Lima a lei diz que todo cidadão Português deve atualizar seu estado civil, assim como no Brasil, se algum Brasileiro for no Poupa Tempo tirar um RG será perguntado se o mesmo é casado, caso for casado deverá apresentar a certidão de casamento no lugar da nascimento, para tirar o CC e se o mesmo for casado, deve averbar o casamento...
ola pessoal, Duvida sobre o preenchimento do 1c. Estou fazendo a atribuição de minha avó, filha de mãe e pai portugueses. No quadro 2, preencho o numero do assento ou envio a copia do mesmo? Vi no tutorial de preenchimento que para assentos já informatizados basta preencher esses campos. Mas que se o registro for de antes de 1911 precisaria mandar a copia do mesmo. o assento de nascimento do pai dela é esse: O João é da freguesia de Santa Cruz - Concelho de Santa Cruz - Ilha da Madeira - assento 129/1898 http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=50481&FileID=773872 - nasceu em 09/05/1898 (pág 95). Para transcrição de casamento dele enviei apenas a copia simples dessa página. Posso enviar só isso de novo para comprovar que é filha de portugues?
Outra duvida, talvez besta. Para pagamento em cartão de crédito, o requerente é minha avó e nos campos de nome e apelido coloco o meu mesmo? (estou fazendo com procuração por ela não assinar mais)
Eu estava desde o dia 04 de Outubro com uma exigência e não sabia. A LR sempre me informava que estava em análise, sem mencionar nenhuma exigência, e olha que eu perguntava sempre por isso. Eu já estava ficando preocupada porque processos depois do meu estavam sendo finalizados.
Eu nunca iria saber se tinha exigência pela LR. A minha sorte é que encontrei a carta enviada pra minha casa (como eu tive dor de cabeça pra encontrar a tal carta), mas isso só depois de quase 2 meses. Só queria desabafar, no sentido de que perdi a credibilidade da LR.
@Gabriela Kraemer Olá, você precisa desta certidão autenticada pelo Distrital, fica em torno de 10 euros, em via física (Já tivemos problemas com pessoas que pediram a via digital), então aconselho a você solicitar para eles. Não tem problema no nome e apelido no Cartão de Crédito, no do meu avô eu coloquei minhas informações.
Pessoal, enviei as atribuições dos meus irmãos e a documentação foi recebida em 22/08. No dia 14/11 eu solicitei uma certidão pelo civil on line e me enviaram um email informando que havia ido para despacho no dia 13/11. Desde então não recebi mais nenhum email. O que fazer agora? Será que já foi concluído? Esse dinheiro do civil on line foi perdido? Não liguei na LR pq o processo não é meu e sei que eles não gostam de dar informação sobre processos de terceiros.....
Olá pessoal. Se eu for usar o passaporte como documento para atribuição... ali no quadro 1, linha 4 eu coloco o numero do passaporte e emissor SR/DPF/PR, certo? não preciso indicar nada do RG (porque não vou mandar o RG é muito antigo)..... e cópia do passaporte é só daquela folha com dados né?
@Gabriela Kraemer o meu eu fiz tudo pelo Email. Em relação ao Formulário, é isso mesmo que você falou, para casos acima de 1911 é só preencher o número do assento, no caso de Assento de Baptismo você não preenche.
Pessoal, a certidão da minha sogra (ja emitida no civil online) veio com o nome da mãe dela faltando um sobrenome, seria: Lucinda Sofia Costa Martins. Porém veio escrito apenas: Lucinda Sofia Costa.
Sabem se meu namorado teria algum problema com isso para fazer a atribuição dele? Teria que pedir para eles retificarem o nome?
Pessoal, obrigada pelas sugestões, acredito que farei o que o David lima sugeriu, e se não tiver retorno nenhum no inicio do proximo ano tentarei pedir pelo civil e ver o que eles respondem.
De qualquer forma, vocês sabem se pessoalmente eles dão informação para terceiros? Ou só para a propria pessoa?
@Fcamuri pois é! Eu via as pessoas falando que seguia rápido depois da exigencia, não sei se eu tive azar e me esqueceram ou se essa demora é normal. Enviei a carta de exigencia dia 02 de agosto, enviei pelo EMS para chegar rápido dentro dos 20 dias que eles pedem de prazo, paguei quase 300 reais, e ai eles me esquecem. Estou bem chateada
Meu processo foi recebido em 08/10 por Isabel Ferreira na ACP e o vale postal coletado em 22/10. Acabei de falar com a LR (30 min de espera) e não encontraram o meu processo e disseram que ainda não foi numerado.
Estranhei pois pelo que consta na planilha, ouros processos enviados na mesma época e até depois, já foram numerados.
Pessoal, resolvi arriscar e pedi minha certidão de nascimento hoje no Civil Online, tendo em vista que várias pessoas com envio próximo tinham finalizado o processo... E consegui obter a certidão! Veio num arquivo com alguns erros de caracter do Word, não sei se foi porque foi muito precoce o pedido rs... Alguém sabe dizer? Enfim, acho que o importante é que saiu o número de assento:
Processos: 49XXX/18 Numerados: 18/09 Despachados: não sei informar, pois não liguei para a linha de registro Assentos: 27/11
Segue o histórico: 23/07 - processo enviado via DHL 27/07 - numerado 12/10 - exigência: prova de vida no consulado e RG atualizado 12/11 - envio das exigências via DHL 23/11 - assento emiitdo
Agora é correr atrás da transcrição do casamento...
Obrigada a todos do fórum, principalmente os moderadores! Me fizeram economizar muito tempo e dinheiro!!! hahaha
@almeidafabi No caso seria a avó do seu namorado? A mãe dele sendo Portuguesa, acredito que não terá problemas. Mas, antes de mandar a Atribuição dele, é preciso transcrever o casamento da mãe.
Comentários
Nossa, você cumpriu a exigência em Agosto e até o momento continua em análise? Agora eu fiquei preocupada com o meu....cumpri a exigência semana passada e esperava que em 20 dias eu tivesse algum retorno, mas pelo visto vou sofrer dessa ansiedade também : (
Tenta o que um colega acima te sugeriu, peça no civil online a certidão, de repente já tem o assento.
Tudo de bom e nos informa depois
; )
Isso me fez pensar se é necessário fazer isso para que meu processo de atribuição e da minha irmã não caiam em exigência.
Meu pai foi o declarante em ambos os casos.
Alguém passou por situação parecida? Realmente foi necessário transcrever o casamento?
Para emitir o Cartão Cidadão, creio que tampouco mas não sei qual a política de cada consulado ou mesmo geral. No meu ponto de vista o Consulado está querendo é ganhar $$ com este processo de averbação do seu pai.
Faça o seguinte: envie uma carta registrada (custa uns 20 e poucos reais e leva uns 15 dias pra chegar) de uma folha pro ACP relatando seu caso, com nro de processo, datas de envio do mesmo e data de envio das exigências.
Algo pedindo satisfação, sem ser rude. Costuma funcionar.
Estou com um caso semelhante ao seu de uma tia. Enviei a carta semana passada. Caso tenha notícias te aviso.
Abraço
Sendo breve para não desvirtuar muito do assunto do tópico, é possível realizar esse procedimento diretamente em Portugal de maneira mais rápida e barata? Vou para Portugal em fevereiro e, se possível, gostaria de fazer tudo fisicamente por lá.
Duvida sobre o preenchimento do 1c. Estou fazendo a atribuição de minha avó, filha de mãe e pai portugueses. No quadro 2, preencho o numero do assento ou envio a copia do mesmo? Vi no tutorial de preenchimento que para assentos já informatizados basta preencher esses campos. Mas que se o registro for de antes de 1911 precisaria mandar a copia do mesmo.
o assento de nascimento do pai dela é esse:
O João é da freguesia de Santa Cruz - Concelho de Santa Cruz - Ilha da Madeira - assento 129/1898
http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=50481&FileID=773872 - nasceu em 09/05/1898 (pág 95).
Para transcrição de casamento dele enviei apenas a copia simples dessa página. Posso enviar só isso de novo para comprovar que é filha de portugues?
Outra duvida, talvez besta. Para pagamento em cartão de crédito, o requerente é minha avó e nos campos de nome e apelido coloco o meu mesmo? (estou fazendo com procuração por ela não assinar mais)
obrigada
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit?usp=sharing
Eu estava desde o dia 04 de Outubro com uma exigência e não sabia. A LR sempre me informava que estava em análise, sem mencionar nenhuma exigência, e olha que eu perguntava sempre por isso. Eu já estava ficando preocupada porque processos depois do meu estavam sendo finalizados.
Eu nunca iria saber se tinha exigência pela LR. A minha sorte é que encontrei a carta enviada pra minha casa (como eu tive dor de cabeça pra encontrar a tal carta), mas isso só depois de quase 2 meses.
Só queria desabafar, no sentido de que perdi a credibilidade da LR.
Não tem problema no nome e apelido no Cartão de Crédito, no do meu avô eu coloquei minhas informações.
solicito como essa certidão? direto por email ao arquivo distrital?
no quadro 2 nao preencho nada então?
Processo do meu sogro foi finalizado em 21/9. Em mais ou menos quanto tempo recebo a certidão em casa?
Carta registrada
Porém veio escrito apenas: Lucinda Sofia Costa.
Sabem se meu namorado teria algum problema com isso para fazer a atribuição dele? Teria que pedir para eles retificarem o nome?
De qualquer forma, vocês sabem se pessoalmente eles dão informação para terceiros? Ou só para a propria pessoa?
Eu via as pessoas falando que seguia rápido depois da exigencia, não sei se eu tive azar e me esqueceram ou se essa demora é normal.
Enviei a carta de exigencia dia 02 de agosto, enviei pelo EMS para chegar rápido dentro dos 20 dias que eles pedem de prazo, paguei quase 300 reais, e ai eles me esquecem. Estou bem chateada
Meu processo foi recebido em 08/10 por Isabel Ferreira na ACP e o vale postal coletado em 22/10. Acabei de falar com a LR (30 min de espera) e não encontraram o meu processo e disseram que ainda não foi numerado.
Estranhei pois pelo que consta na planilha, ouros processos enviados na mesma época e até depois, já foram numerados.
Alguém passando pela mesma situação?
Processos: 49XXX/18
Numerados: 18/09
Despachados: não sei informar, pois não liguei para a linha de registro
Assentos: 27/11
Saiu o assento da avó do meu marido!
Segue o histórico:
23/07 - processo enviado via DHL
27/07 - numerado
12/10 - exigência: prova de vida no consulado e RG atualizado
12/11 - envio das exigências via DHL
23/11 - assento emiitdo
Agora é correr atrás da transcrição do casamento...
Obrigada a todos do fórum, principalmente os moderadores! Me fizeram economizar muito tempo e dinheiro!!! hahaha