Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15225235255275281547

Comentários

• Boa tarde a todos!
    Processo do meu filho (menor) foi despachado favoravelmente :)
    Liguei hoje pra LR (1h de espera):
    Enviado: 20/09/18
    Recebido: 24/09/18 (por Maria do Céu)
    Numerado: não sei a data (61xxx/2018)
    Registro: liguei hoje (a atendente não soube informar a data).
    Agradeço a este fórum, pois foi fundamental, para que eu conseguisse concluir este processo.
  • editado November 2018
    Bom dia. processo do meu pai recebeu numero.

enviei 12/11

79***/18

fiquei tâo alegre que esqueci de perguntar se tinha alguma informação sobre o processo ;D
  • @claudioeduardo1, não te informaram que dia foi numerado?
  • @Carolbalzana, atualmente, como a diferença é só de 2 horas de fuso, o melhor é ligar 7h, pois lá abre 9h. Vc vai esperar pelo menos 40min, talvez 1h, mas é atendida.
  • Pessoal, tem como a transcrição do casamento sair junto da atribuição?

Digo, o assento português já vir com o casamento averbado....?

Vou iniciar o processo do meu sogro e minha sogra pensa em pedir a aquisição depois..

Se eu enviar a certidão de casamento dele junto com os demais documentos da atribuição o assento dele já não sairá com estado civil "casado" e o casamento averbado?

Obrigado.
  • @thiago_portuga não tem como, são dois processos separados. Primeiro é feita a atribuição e depois a transcrição de casamento. Vai sair o assento de nascimento como solteiro e, após o final do processo de transcrição, será averbado o casamento. Lembrando que ACP não faz transcrição de casamento.
  • Bom dia, gostaria de informar a todos que o meu processo que dei entrada pessoalmente na ACP numerado dia 14/09/2018 foi registrado e finalizado dia 21/11/2018. Muito obrigada por toda a ajuda! Agora tenho uma dúvida de um amigo: a mãe dele é a portuguesa e é divorciada no Brasil, todos os documentos que ele tem o nome dela ainda é o de casada, mas ela perdeu o último nome. Quando a mãe é a portuguesa precisa da transcrição do casamento, mas como ela se divorciou lá, o que ele precisa apresentar?
  • @Daniel, onde é o local (em Portugal) mais indicado pra fazer a transcrição?

No consulado tá demorando muito?
  • @thiago_portuga se você for atendido pelo consulado de SP faça por lá. O prazo de conclusão e valor está muito parecido com o de Portugal. Se for mandar pra conservatória a mais rápida é a de Ponta Delgada, tem aqui no fórum as instruções http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    No consulado de SP na própria página você vê as instruções, é tudo feito pelos correios.
  • @Larissa Xavier se a mãe do seu amigo já é portuguesa e o pai dele foi o declarante do nascimento dele, ele terá que transcrever o casamento da mãe. Pode se feito pelo consulado de São Paulo, se ele residir em SP ou por Ponta Delgada.
  • Oi @Lu, aconteceu com minhas sobrinhas, enviei um e-mail solicitando a retificação do nome, coloquei também o número do assento, e no dia seguinte eles me enviaram outro e-mail avisando que já havia retificado.
    rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt
  • Estou na mesma situação de alguns do fórum. O processo da minha mãe foi recebido em 14/11 pela ACP e ainda não foi numerado. Espero que seja em breve!!!!
    @claudioeduardo1, que bom que o seu finalmente foi!
  • @DHRamos não sei a data.
  • @Marcela Souza o prazo, em média, para numeração, é de 10 dias corridos. Seu processo deve ser numerado até segunda-feira.
  • Obrigado, @-jose claudio.

Ligarei novamente na segunda. Já estou ficando angustiado com essa espera!
  • Boa tarde povo! Mande os documentos do meu pai pra ACP Porto e chegou dia 21/11. O que acontece agora? Vão informar por email? Devo fazer mais alguma coisa?
  • @DHramos meu amigo, acredito que tenha sido hj, liguei pra la bem no final do expediente. levou 20 minutos pra atenderem.

ontem eu tinha ligado e ainda nao tinha sido.

@Marcela Souza, vc ligou hj ? pois ontem o meu nao tinha sido numerado ainda.
  • @LorenFreitas, não informam por e-mail. Vc precisa ligar para a Linha de Registos daqui a um tempo para saber o status. Pelo que vejo do que o pessoal fala aqui, está levando 2 ou 3 meses para ser concluído
  • Deus te ouça, claudioeduardo1. Já tem duas semanas essa espera. O processo do meu pai não demorou tanto para ser numerado. Nem quis ligar hoje de novo para não me decepcionar de novo. rsrsrsrsr
  • @gabrielmachadors entendi. obrigada!!!
    tem um pequeno detalhe na verdade. eu fiz o vale postal no dia 29/10 e dei pro meu pai colocar no correio. imaginei que ele fosse mandar por ems mas ele mandou normal e só chegou no dia 21/11. tenho medo que o vale postal vença antes de eles darem entrada no processo lá. se não me engano tem validade de 1 mês, correto?
  • @LorenFreitas, eita, não sei... Mas devem pegar antes do dia 29.
  • @gabrielmachadors deus te ouça rs
  • O meu processo foi recebido dia 18/10 e numerado só dia 05/11
  • Bom dia. Alguém sabe me dizer se há como agilizar meu processo de atribuição caso compareça presencialmente na ACP e explique motivos da minha urgência? Pretendo me mudar para Lisboa em março/abril e queria estar com minha documentação pronta antes disso
  • @Pedro Torres normalmente as conservatórias só aceitam como motivo de urgência promessa de contrato de trabalho em que o empregador diga que é necessária a nacionalidade portuguesa para a efetivação do contrato.
  • @ivonemoreira nossa, demorou. qual número que tenho que ligar pra saber do meu processo?
  • editado November 2018
    @LorenFreitas, informações dos processos são obtidas nas linha de registos +351 211 950 500
    opção 1, opção 1 novamente
    informe o nome e a data de nascimento que vão te passar o número do processo, nas próximas ligações basta informar o número do processo.
    Recomendo utilizar Skype ou similar pois é comum aguardar uma hora para ser atendido.
    Funciona das 9 às 17h, horário de Lisboa. Atualmente é melhor ligar as 7h, horário de Brasília, a espera tende a ser menor.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @PessoALL, ACP aceita certidão de até 1 ano de emissão agora, correto?
  • @David Lima

Correto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.