Parece que os processos de outubro vão para registro essa semana que vem , eu estava dando uma olhada na planilha e vi que ja estão analisando os do dia 28/09, o meu e de 18/10 698××/18 ansioso rsrs
Boa noite... Precisando de mais uma orientação.... Fiz a transcrição de casamento dos meus avós por P.D. e já recebi a certidão, mas com o sobrenome da minha avó depois de casada diferente da certidão de casamento realizado aqui no Brasil. Entrei em contato com P.D. e me informaram que não era possível fazer a transcrição deixando o nome da minha avó que constava na certidão, pois ela retirou o nome de família, deixando apenas o nome do marido (meu avô), e que de acordo com os artigos do código civil citado por eles no e-mail, isso não é permitido em Portugal.
Darei entrada no processo de cidadania da minha mãe anexando o e-mail enviado por P.D., pois haverá divergência, criada por eles, no nome da minha avó na certidão da minha mãe.
1) Caso caia em exigência, eu serei comunicada assim que eles receberem os documentos ou apenas depois do prazo para sua finalização? 2) Caso caia em exigência, qual o prazo que eu terei para fazer a mudança de nome no cartório aqui no Brasil? 3) Precisarei apostilar a certidão de casamento enviada por Ponta Delgada para dar entrada na mudança, caso seja necessário? 4) O cartório aqui no Brasil pode se recusar, já que não foi erro deles, apenas uma norma de Portugal não exigida no Brasil? 5) Caso seja necessário, e eu consiga fazer a mudança na certidão de casamento da minha avó aqui no Brasil, será necessário fazer a mudança na certidão de nascimento da minha mãe também?
Pessoal, boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Meu primo conseguiu tirar a cidadania dele a pouco tempo e fez todo o processo. Primeiro do pai dele e depois fez a dele e das duas irmãs. As certidões do pai e das irmães vieram todas corretas a dele veio trocado os nomes dos avós e da mãe. Ele já está com a carta com todos esses dados. Ele já enviou 3 e-mails para lá perguntando o que fazer a respeito disso. Alguém aqui já teve esse problema? Como resolveu? Abçs
@Diogo envie um e-mail pedindo retificação para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt, número do assento, e onde estão os erros e onde foi concluido o processo (ACP Porto) Boa sorte!
Pessoal, meu processo deu certo! Meu avô é tuga! Agradeço imensamente a contribuição de todos aqui no Fórum, vocês são demais, agora é vez da minha mãe!!! O processo foi numerado em 01/10 e foi pra despacho dia 23/11! @SAMANTHA3 liga lá!!!
Acabei de ligar na LR, o processo da minha sogra que foi numerado por volta do dia 01/10 (Não souberam me informar a data de numeração.Ele foi entregue na ACP dia 25/09) foi assinado e despachado para registro! Mas também não souberam me informar a data!
@Eliane Figueiredo. Tive um caso parecido. Enviei alguns emails p várias conservatórias s isso. Gaia disse q não tem problema. Vila do Conde tb. Inclusive disse p enviar junto c os docs da atribuição: cópia do email de PD, cópia da transcrição de casamento portuguesa simples, cópia apostilada da certidão de casamento brasileira com a mudança de nome é uma Declaração no qual informa que concorda q o assento de nascimento português fique com o nome da mãe conforme a transcrição portuguesa. Tb soube de um rapaz na mesma situação q deu entrada pelo consulado em SP e disseram q não tem problema. Eu seguiria as dicas de Vila do Conde mesmo enviando p ACP. O cartório aqui no Brasil não errou será difícil alterarem. Sã o leis é soberania diferentes. Acredito q não haverá problemas de comprovar filiação
Gente, tô com uma dúvida. Pra fazer atribuição da minha filha, não sou casada, a maternidade em que ela nasceu fechou e a escola não tem carteirinha.rs Peguei uma declaração de que ela está matriculada. Eu posso só enviar o original ou é necessário apostilar? Enviar tb cópia da carteira de vacinação. O que mais posso enviar?
Pessoal, a planilha parece estar com problemas na coluna "Data Prevista". Como não sei como funciona a fórmula, então nem me ouso a tentar arrumar. De qualquer forma, liguei hoje na LR e o processo do meu irmão foi numerado. Coloquei as informações na planilha. Recebido dia 15/11 Numerado dia 22/11
Bom dia, estou fazendo o processo de nacionalidade minha (cônjuge de portuguesa) e estou com uma dúvida: - A respeito do "Atestado de antecedentes criminais brasileiro" é necessário ele estar materializado?
Bom dia, o processo de atribuição de minha avó caiu em exigencia pois ela se casou de novo após a morte de meu avô e acrecentou o sobrenome "Silva", na carta recebida pela ACP eles pedem para enviar a certidao de camento dela que comprove a alteração do nome e que anexe a "certidao" de nascimento do progenitor portugues. Duvida: No envio dos documentos eu ja havia enviado a certidao de nascimento que recebi da propria acp, seria esta mesma certidao que pedem novamente para anexar?
@Eliane Figueiredo, eles não disseram mas acredito que possa ser digitada e assinada. De preferencia assinatura reconhecida por autenticidade no cartório, como quando faz assinatura do 1C. Eu vou fazer assim
Processo nº 48XXX/2018 Enviado via EMS em 23/08. Recebido em 03/09. Numerado em 17/09/2018. Despachado em 12/11 Aguardando número do assento de nascimento.
Já alterei a planilha. Agora vou dar entrada na minha. Muito obrigado a todos pelo apoio!!!
Comentários
Sim
Fiz a transcrição de casamento dos meus avós por P.D. e já recebi a certidão, mas com o sobrenome da minha avó depois de casada diferente da certidão de casamento realizado aqui no Brasil. Entrei em contato com P.D. e me informaram que não era possível fazer a transcrição deixando o nome da minha avó que constava na certidão, pois ela retirou o nome de família, deixando apenas o nome do marido (meu avô), e que de acordo com os artigos do código civil citado por eles no e-mail, isso não é permitido em Portugal.
Darei entrada no processo de cidadania da minha mãe anexando o e-mail enviado por P.D., pois haverá divergência, criada por eles, no nome da minha avó na certidão da minha mãe.
1) Caso caia em exigência, eu serei comunicada assim que eles receberem os documentos ou apenas depois do prazo para sua finalização?
2) Caso caia em exigência, qual o prazo que eu terei para fazer a mudança de nome no cartório aqui no Brasil?
3) Precisarei apostilar a certidão de casamento enviada por Ponta Delgada para dar entrada na mudança, caso seja necessário?
4) O cartório aqui no Brasil pode se recusar, já que não foi erro deles, apenas uma norma de Portugal não exigida no Brasil?
5) Caso seja necessário, e eu consiga fazer a mudança na certidão de casamento da minha avó aqui no Brasil, será necessário fazer a mudança na certidão de nascimento da minha mãe também?
Agradeço a ajuda....
Alguém aqui já teve esse problema? Como resolveu?
Abçs
Boa sorte!
O processo foi numerado em 01/10 e foi pra despacho dia 23/11!
@SAMANTHA3 liga lá!!!
@SAMANTHA3 poxa, que pena, mas já está na porta haha!
@tecnoland atualizei pra Registro, em breve coloco mais informações nos comentários lá.
Pessoal, percebi que a planilha não está aparecendo o campo de Previsão...
Peguei uma declaração de que ela está matriculada. Eu posso só enviar o original ou é necessário apostilar?
Enviar tb cópia da carteira de vacinação. O que mais posso enviar?
De qualquer forma, liguei hoje na LR e o processo do meu irmão foi numerado. Coloquei as informações na planilha.
Recebido dia 15/11
Numerado dia 22/11
- A respeito do "Atestado de antecedentes criminais brasileiro" é necessário ele estar materializado?
Obrigada pelas informações...
Só mais uma dúvida... essa declaração é de próprio punho? Preciso reconhecer a assinatura?
Alguém ligou na LR hoje? Já estou há mais de uma hora na linha, aguardando atendimento, e o tempo médio de espera ainda está "superior a 30 min".
Aos 40min de ligação, tinha abaixado para "superior a 20min", porém, voltou aos 30min. Porém, por orgulho, não irei desligar. rsrsrsrsrsrsrs
Atualização: Depois de 1h20m na espera, quando faltava "inferior a 5min", simplesmente a ligação caiu, com a mensagem de que não pode ser completada!
Estou iniciando o processo de atribuição. Vcs recomendam acp Porto?
Duvida:
No envio dos documentos eu ja havia enviado a certidao de nascimento que recebi da propria acp, seria esta mesma certidao que pedem novamente para anexar?
Qual e-mail eu entro em contato com eles?
Quais documentos são necessários?
Obrigado!!
Processo nº 48XXX/2018
Enviado via EMS em 23/08.
Recebido em 03/09.
Numerado em 17/09/2018.
Despachado em 12/11
Aguardando número do assento de nascimento.
Já alterei a planilha. Agora vou dar entrada na minha. Muito obrigado a todos pelo apoio!!!