Sim, acho que me expressei mal. Na verdade queria saber por causa da transcrição de casamento da minha sogra mesmo. Será que o nome da mãe dela faltando o último sobrenome daria algum problema?
Para conhecimento: Processo numerado em 20/09 Foi para registro em 15/11. Liguei hoje e ainda não tem número de assento, pediram para ligar em duas semanas.
@outroluca, a conservatória manda carta comunicando mas, como as vezes demora muito para correspondência ser entregue, o mais recomendado é ligar regularmente para linha de registos e fazer o acompanhamento do processo.
@almeidafabi Realmente é estranho eles terem "comido" um sobrenome. Acho que vale a pena mandar um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e questionar que ficou faltando um nome e ver o que eles falam. Essa equipe que trabalha nas retificações é diferente da equipe que produziu a certidão (equipe da ACP). Eles vão analisar o que ficou errado e te dar uma resposta.
Imagino que você vai mandar a transcrição para Ponta Delgada e realmente a conservadora que está lá é muito exigente, acho que ela pode encrencar com esse nome faltando. Não sei se vale o risco de mandar a transcrição para lá.
Uma dúvida, sobre a sua sogra: quem era o Português originário (que nasceu em Portugal)? O pai ou a mãe da sua sogra? Vocês fizeram a transcrição do casamento dos pais da sua sogra?
Uma dúvida... No formulário de cidadania de minha avó(MULHER) eu coloco o nome dela de solteira ou casada? No caso ela é viúva. Creio que deva ser o mesmo que consta no RG né? No caso, sobrenome de casada.
@Rafaela Patricio exato, deixe como consta no RG, a certidão final saíra com o nome de solteira, mas para o impresso deixe como consta no RG e esse RG não pode ter mais de 10 anos de emissão. ;-)
@Blancout Muito obirgada... O RG novo foi emitido ontem! Agora só preciso entender melhor sobre a prova de vida... estou na dúvida se eles aceitam feito no cartório..
@almeidafabi No caso dos homens, eles não fazem a exigência da transcrição. Por isso eu tinha imaginado cá com meus botões, que talvez por esse motivo, tenham colocado o "nome de solteira" na mãe da sua sogra. Entendeu? Se o nome de casada da avó era Martins; e como não ocorreu a transcrição de casamento deles; logo, o conservador suprimiu o nome Martins dela. Isso não é normal, os conservadores não costumam fazer isso, mas imagino que possa ser isso que aconteceu. Verifica se o nome Martins dela não era de casada. Como não tinha casamento, o conservador ignorou esse nome.
Estamos especulando o que pode ter acontecido na cabeça do conservador, na hora de registrar dessa forma, por isso, recomendo mandar o e-mail para Retificações e questionar se isso não deveria ser corrigido. Depois comenta para gente se deu tudo certo.
Pessoal boa noite, estou com a documentação pronta para enviar para a ACP, estou ajudando a avó de uma amiga minha, mas estou com uma dúvida, vi que o nome dela teve alteração por conta do casamento, com isto tenho que enviar a certidão de casamento junto, já que a certidão de nascimento não consta nenhuma averbação?
@Vlad, me tira uma dúvida mais uma vez, hoje minha esposa foi no cartório pedir as certidões de nascimento dos nossos dois filhos (menores), para iniciar o processo deles, como no caso da minha mãe e no meu as certidões foram por cópia reprográfica e no caso dos meus filhos não precisa, fiquei na dúvida, no canhoto que minha esposa pegou estava que o pedido foi para certidões de inteiro teor DIGITADA, tinha a opção também de fotocópia também, ambas servem? Se a correta for fotocópia vou ter que correr lá amanhã e ver se mudam...
@Geobert eu sempre mando cópia reprográfica. O que acontece é que hoje em dia as certidões são todas computadorizadas e uma cópia pode parecer digitada MAS... como no canhoto aí põe digitada, certamente não é uma cópia do livro.
@eliasfsjunior sim... da pra imaginar varias coisas! Responderam meu email; disseram que o nome está correto e mandaram em anexo uma copia do assento de casamento da mae da minha sogra, disseram que pegaram o nome de acordo com o que ta escrito no assento. So fiquei pensando uma coisa... sera que seria melhor eu enviar na documentaçao pra transcricao em Ponta Delgada esse email que recebi e a copia do assento de casamento tambem? Ou isso so vai fazer com que eles foquem nesse nome? Kkkk
Bom dia povo de Deus, irei postar os processos de 3 Sobrinhos, 1- alguém sabe de alguma agência dos correios fazendo vale postal em SP,? 2-Os endereços tanto de envio como postagem continuam os mesmos para ACP? Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setúbal nº 328 4200-398 Porto e vale postal IRN-IP Rua Visconde de Setúbal nº 328 4200-398 Porto 3- E se não conseguir fazer o vale postal e eles optarem por fazerem o pagamento por cartão ,já estou com o formulário 1C reconhecido por autenticidade, posso anexar o que enviam por e-mai em branco a esse preenchido ? Ou tenho que preencher o que vem por e-mail e reconhecer novamente por autenticidade, Desde já agradeço beijinhos
Bom dia! Alguém pode incluir meu processo na planilha por favor? Não estou conseguindo. Audrey Recebido 14/11 Numerado 22/11 Processo n. 801xx/18 Pago com cartão de crédito Obrigada!
Galera, bom dia. Desculpem a pergunta burra, mas lá vai:
Estou tentando ligar para a ACP do Porto: +351 211 95 05 00 Está me dizendo que esse número é inválido. Não digitei o + porque não tenho essa opção. O que pode ser?
Bom dia pessoal, Vim aqui dar a notícia de que liguei na LR hoje e meu processo ainda não foi numerado. Ai duas mensagens acima vejo que a @Tomacheusk também ligou hoje. Estamos caminhando juntas mesmo! ahhahaha. Na próxima a gente combina isso melhor ><
Editado: Acho que nos enchemos de esperança quando vimos vários numerados dia 22. Pensamos igual!
Bom dia. Enviei o processo da minha mãe em agosto (entrada dia 10/08) e estou prestes a ligar novamente para saber se foi concluído ou não. resolvi dar demorar para ligar pra evitar ansiedade rsrs
Gostaria de saber qual o status que me será informado caso o procedimento tenha sido concluído. E como é possível adquirir o número do assento em caso de conclusão.
Comentários
Sim, acho que me expressei mal. Na verdade queria saber por causa da transcrição de casamento da minha sogra mesmo. Será que o nome da mãe dela faltando o último sobrenome daria algum problema?
como sei se o meu processo caiu em exigência?
Processo numerado em 20/09
Foi para registro em 15/11. Liguei hoje e ainda não tem número de assento, pediram para ligar em duas semanas.
Você recebe uma carta em casa com a exigência ou a LR te informa
Imagino que você vai mandar a transcrição para Ponta Delgada e realmente a conservadora que está lá é muito exigente, acho que ela pode encrencar com esse nome faltando. Não sei se vale o risco de mandar a transcrição para lá.
Uma dúvida, sobre a sua sogra: quem era o Português originário (que nasceu em Portugal)? O pai ou a mãe da sua sogra? Vocês fizeram a transcrição do casamento dos pais da sua sogra?
O português era o pai tanto da minha sogra, quanto do meu pai (fizemos os 2 processos), não precisamos fazer a transcrição de nenhum deles.
No formulário de cidadania de minha avó(MULHER) eu coloco o nome dela de solteira ou casada?
No caso ela é viúva.
Creio que deva ser o mesmo que consta no RG né? No caso, sobrenome de casada.
Muito obirgada... O RG novo foi emitido ontem!
Agora só preciso entender melhor sobre a prova de vida... estou na dúvida se eles aceitam feito no cartório..
Estamos especulando o que pode ter acontecido na cabeça do conservador, na hora de registrar dessa forma, por isso, recomendo mandar o e-mail para Retificações e questionar se isso não deveria ser corrigido. Depois comenta para gente se deu tudo certo.
estou com a documentação pronta para enviar para a ACP,
estou ajudando a avó de uma amiga minha,
mas estou com uma dúvida,
vi que o nome dela teve alteração por conta do casamento,
com isto tenho que enviar a certidão de casamento junto, já que a certidão de nascimento não consta nenhuma averbação?
Para enviar a documentação:
Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI)
Rua do Pinheiro, 9
4050-484 Porto
e
Vale postal emitido à ordem de:
IRN-IP
Rua Visconde de Setúbal nº 328
4200-398 Porto
Responderam meu email; disseram que o nome está correto e mandaram em anexo uma copia do assento de casamento da mae da minha sogra, disseram que pegaram o nome de acordo com o que ta escrito no assento.
So fiquei pensando uma coisa... sera que seria melhor eu enviar na documentaçao pra transcricao em Ponta Delgada esse email que recebi e a copia do assento de casamento tambem? Ou isso so vai fazer com que eles foquem nesse nome? Kkkk
Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setúbal nº 328
4200-398 Porto e vale postal IRN-IP
Rua Visconde de Setúbal nº 328
4200-398 Porto 3- E se não conseguir fazer o vale postal e eles optarem por fazerem o pagamento por cartão ,já estou com o formulário 1C reconhecido por autenticidade, posso anexar o que enviam por e-mai em branco a esse preenchido ? Ou tenho que preencher o que vem por e-mail e reconhecer novamente por autenticidade, Desde já agradeço beijinhos
Curiosidade. Como é o expediente do ACP na época de festas (Natal e Ano Novo)? Há diminuição no ritmo, ou mantém o ritmo atual?
Audrey
Recebido 14/11
Numerado 22/11
Processo n. 801xx/18
Pago com cartão de crédito
Obrigada!
Desculpem a pergunta burra, mas lá vai:
Estou tentando ligar para a ACP do Porto: +351 211 95 05 00
Está me dizendo que esse número é inválido.
Não digitei o + porque não tenho essa opção.
O que pode ser?
Obrigado.
Para os demais, o processo foi recebido 19/11.
Vim aqui dar a notícia de que liguei na LR hoje e meu processo ainda não foi numerado. Ai duas mensagens acima vejo que a @Tomacheusk também ligou hoje. Estamos caminhando juntas mesmo! ahhahaha. Na próxima a gente combina isso melhor ><
Editado: Acho que nos enchemos de esperança quando vimos vários numerados dia 22. Pensamos igual!
Gostaria de saber qual o status que me será informado caso o procedimento tenha sido concluído. E como é possível adquirir o número do assento em caso de conclusão.
Obrigado desde já.