Boa noite, pessoal. Alguém poderia me passar o telefone e o email desse senhor Mario?
Estou começando a juntas os documentos agora e preciso requerer a cidadania da minha avó, filha de português. No caso temos os docs do meu bisavô português, mas foram todos retirados em 2005. Alguém sabe se tem problema?
Se vcs tiverem um passo a passo do que fazer, que docs juntar e tudo mais, ficaria agradecida, pois mesmo lendo tudo no site, ainda assim é confuso e muita coisa...
os documentos portugueses não têm validade. As certidões brasileiras é que devem ter sido emitidas há menos de 180 dias.
Seu bisavô foi o declarante na certidão de nascimento de sua avó?
O processo da sua avó é de atribuição (filha de português).
Documentos necessários: - certidão de nascimento do seu bisavô português (cópia simples) - original da certidão de nascimento da sua avó, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, legalizada no consulado português, emitida há menos de 6 meses - cópia do RG ou do passaporte dela, autenticada em cartório - modelo 1C preenchido e assinatura reconhecida presencialmente no consulado (abaixo o link para o 1C)
Enviei a documentação de meu pai em 20 de abril. Tudo indica que chegou ao acp e foi recebido por leonor. Já enviei 3 emails e nenhuma resposta. Gostaria de saber se vocês estão passando também por dificuldades para obterem informações no acp. O processo e de atribuição. Obrigado
João, realmente não está fácil falar com o ACP. Última vez Sra. Ana me falou que estão com muitos processos e por isso não respondem prontamente. Liga para a linha de registros e pergunta se já há algum número de processo.
O processo do meu pai foi enviado em 20 de abril. Hoje recebi o e-mail do Sr. Mário. O processo recebeu o número 19xxx/2016 e encontra-se em fase de análise.
Bom dia, estou tentando falar no ACP Porto ja faz uma semana e não consigo consultar meu processos 169XX/2016 168XX/2016 168XX/2016 168XX/2016 ambos enviados dia 20/04/2016 e recebido numero de processo dia 29/04/2016, sem qualquer contato posterior para saber em que pé que anda! Alguém que tem processo anterior a estes números tem alguma posição? O prazo que me foi dado pelo sr Mario era de 08-10 semanas, para conclusão!!
Douglas, o pessoal aqui costuma ter essa mesma experiência de demora no atendimento. Lembre-se que Portugal está 4h à nossa frente, então faça uma nova tentativa logo cedo. O horário de atendimento telefônico deles começa às 09h, ou seja, 5h aqui.
@douglas consegui falar com eles por volta das 6h da manha apenas! Tenho tentado ligar na ACP e não atendem e email não estão respondendo mesmo... se ajudar: meu processo foi enviado via Correios e entregue dentro do prazo no dia 27/05, foi numerado na mesma semana 22XXX/2016 (eu liguei na ARC e perguntei) e quando consegui falar na semana passada o status era em análise.
Dei entrada em Porto, em novembro de 2015. É questão de tempo e sinto que, quanto menos perguntar e enviarmos e-mail, anda mais rápido o processo. Valeu, Abs.
Até sexta feira estarei com toda a documentação pronta para atribuição sequencial de cidadania do meu pai e minha, com os seguintes documentos para os dois:
- Certidão de nascimento de inteiro teor com selo digital e assinatura do notário reconhecida, legalizada no consulado do RJ - Cópia autenticada do RG legalizada pelo consulado do RJ - Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório do RJ
Além disto enviarei uma cópia xerox da certidão de nascimento meu avô português (recebi do acervo da Universidade de Coimbra), que foi o declarante na certidão de nascimento do meu pai. Meu pai é o declarante na minha certidão de nascimento também.
Minha intenção era enviar tudo para PD mas com a nova notícia do fechamento do balcão de lá, estou vendo as alternativas.
Pelo que li Ovar me exigiria a transcrição das certidões de casamento do meu avô e do meu pai, com isto eu não poderia dar entrada na documentacao agora, visto que ainda teria que buscar estas certidões e poderia até perder por prazo a documentacao que ja esta pronta.
Tondela, pelo que entendi, não está aceitando a certidão de nascimento de inteiro teor com selo digital, só a cópia reprográfica.
Não consegui achar informação sobre Porto. Esta documentação seria aceita lá?
Nao moro mais no RJ e estarei aqui até o dia 20 somente, queria poder resolver tudo por aqui antes de retornar para casa. Será que alguém pode me ajudar?
acredito que o ACP seja mesmo o melhor caminho, para seu caso.
Devo apenas alertar o seguinte: se seus pais casaram antes de nov/1981, sua mãe tem tb direito à cidadania (sem provar vínculos e o processo dela seria gratuito). Neste caso, é claro, teria que ser transcrito o casamento deles. E aí, transcrevendo o casamento, você poderia enviar para Ovar. Porém, Ovar iria receber apenas os processos de atribuição do seu pai e transcrição de casamento, e depois, em outra remessa, a sua atribuição.
Desculpe a insistência mas estou tentando resolver o meu processo e do meu pai até o final desta semana, enquanto ainda estou no RJ. Depois fica tudo mais difícil
Os documentos exigidos pelo ACP Porto são os mesmos que Ponta Delgada?
Eu já tenho do meu pai e meu:
- Certidão de nascimento de inteiro teor com selo digital e assinatura do notário reconhecida - Cópia autenticada do RG legalizada pelo consulado do RJ - Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório do RJ
Só falta legalizar as certidões e cópias autenticadas no Consulado do RJ, farei na sexta feira de manhã.
No ACP Porto eles aceitam receber o meu processo e do meu pai juntos para fazer sequencial?
Preciso decidir até sexta se envio o Vale postal e os documentos para ACP Porto ou PD. Se o ACP Porto exigir algum outro documento (como transcrição de casamento), acho que vou arriscar e enviar tudo por DHL para PD mesmo.
Será que vale a pena eu ligar para o ACP Porto para confirmar a documentação necessária?
Neste site, a informação é que a certidão tem que ser por cópia reprográfica. É isso que eles pedem. Somente se vc alegar que o seu cartório não faz este tipo de certidão, é que poderá tentar a certidão do tipo que tem.
O ACP recebe documentos de processos sequenciais. Se seu pai tiver sido o declarante na sua certidão, o ACP não exigirá a transcrição do casamento. Como eu disse: "Devo apenas alertar o seguinte: se seus pais casaram antes de nov/1981, sua mãe tem tb direito à cidadania (sem provar vínculos e o processo dela seria gratuito). Neste caso, é claro, teria que ser transcrito o casamento deles."
Como PD irá encerrar seus serviços estou pesquisando outros lugares para dar entrada no processo de atribuição meu, de miha mãe e de minha avó enquanto não saem as retificações necessarias nas certidões aqui do Brasil. Alguem sabe me informar se eles aceitam os 3 processos juntos? Como eu e minha mae fomos resgitrada antes de 1 ano de idade, PD não exigiu a transcrição de casamento, o ACP exige a transcrição? Não quero ficar enviando email para lá, por isso as perguntas.
o ACP somente não exige a transcrição do casamento, se o português for somente o pai, e ele tiver sido o declarante na certidão de nascimento do filho.
Ainda estou confuso quanto a exigência de cópia reprográfica da certidão de nascimento. Busquei a minha Certidão de Nascimento de Inteiro Teor no RJ e lá já vem com um "selo de fiscalização eletrônico". Iria mandar esta para o Consulado legalizá-la. Ela serve?
Fiquei com dúvida quando você disse que "certidão tem que ser por cópia reprográfica" e que "somente se vc alegar que o seu cartório não faz este tipo de certidão, é que poderá tentar a certidão do tipo que tem". Então, mesmo tendo o selo digital não serve? Eu teria que pegar uma declaração do cartório dizendo que não fazem certidão por cópia reprográfica, ou mandar um email explicando?
Comentários
"Bom dia
Ainda não temos a autorização do governo.
Com os melhores cumprimentos"
Posteriormente, me foi passado através do próprio Fórum, que o ACPorto, tinha tido um "apagão" e estava lento !
Não me consta que o ACPorto tenha concluído processos recentemente, pelo que estou acompanhando, pelo menos os de Aquisição - Avô Português ...
Alguém poderia me passar o telefone e o email desse senhor Mario?
Estou começando a juntas os documentos agora e preciso requerer a cidadania da minha avó, filha de português.
No caso temos os docs do meu bisavô português, mas foram todos retirados em 2005. Alguém sabe se tem problema?
Se vcs tiverem um passo a passo do que fazer, que docs juntar e tudo mais, ficaria agradecida, pois mesmo lendo tudo no site, ainda assim é confuso e muita coisa...
Muito obrigada.
os documentos portugueses não têm validade.
As certidões brasileiras é que devem ter sido emitidas há menos de 180 dias.
Seu bisavô foi o declarante na certidão de nascimento de sua avó?
O processo da sua avó é de atribuição (filha de português).
Documentos necessários:
- certidão de nascimento do seu bisavô português (cópia simples)
- original da certidão de nascimento da sua avó, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, legalizada no consulado português, emitida há menos de 6 meses
- cópia do RG ou do passaporte dela, autenticada em cartório
- modelo 1C preenchido e assinatura reconhecida presencialmente no consulado (abaixo o link para o 1C)
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf?nocache=1294156951.73
O 1C deve ser impresso em uma única folha, frente e verso, colorida.
Sugiro que você procure ler em Orientações para iniciantes, no quadro azul abaixo, Guia para Filhos, para se orientar.
169XX/2016
168XX/2016
168XX/2016
168XX/2016
ambos enviados dia 20/04/2016 e recebido numero de processo dia 29/04/2016, sem
qualquer contato posterior para saber em que pé que anda!
Alguém que tem processo anterior a estes números tem alguma posição?
O prazo que me foi dado pelo sr Mario era de 08-10 semanas, para conclusão!!
foi o que fiz, quase 15 minutos sem resposta, ai não tentei mais pelo custo que ficou a ligação!!!
obrigado!!
O registo tem o nº 27XXX-2016 da Conservatória dos Registos Centrais e será enviado via correio.
Isso quer dizer que saiu meu registro civil?
Este é o número do seu assento de nascimento . Seu processo foi concluído, parabéns!!!!
quando você deu entrada no processo?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/41634/#Comment_41634
tkz!!!
- Certidão de nascimento de inteiro teor com selo digital e assinatura do notário reconhecida, legalizada no consulado do RJ
- Cópia autenticada do RG legalizada pelo consulado do RJ
- Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório do RJ
Além disto enviarei uma cópia xerox da certidão de nascimento meu avô português (recebi do acervo da Universidade de Coimbra), que foi o declarante na certidão de nascimento do meu pai. Meu pai é o declarante na minha certidão de nascimento também.
Minha intenção era enviar tudo para PD mas com a nova notícia do fechamento do balcão de lá, estou vendo as alternativas.
Pelo que li Ovar me exigiria a transcrição das certidões de casamento do meu avô e do meu pai, com isto eu não poderia dar entrada na documentacao agora, visto que ainda teria que buscar estas certidões e poderia até perder por prazo a documentacao que ja esta pronta.
Tondela, pelo que entendi, não está aceitando a certidão de nascimento de inteiro teor com selo digital, só a cópia reprográfica.
Não consegui achar informação sobre Porto. Esta documentação seria aceita lá?
Nao moro mais no RJ e estarei aqui até o dia 20 somente, queria poder resolver tudo por aqui antes de retornar para casa. Será que alguém pode me ajudar?
acredito que o ACP seja mesmo o melhor caminho, para seu caso.
Devo apenas alertar o seguinte: se seus pais casaram antes de nov/1981, sua mãe tem tb direito à cidadania (sem provar vínculos e o processo dela seria gratuito). Neste caso, é claro, teria que ser transcrito o casamento deles. E aí, transcrevendo o casamento, você poderia enviar para Ovar. Porém, Ovar iria receber apenas os processos de atribuição do seu pai e transcrição de casamento, e depois, em outra remessa, a sua atribuição.
Desculpe a insistência mas estou tentando resolver o meu processo e do meu pai até o final desta semana, enquanto ainda estou no RJ. Depois fica tudo mais difícil
Os documentos exigidos pelo ACP Porto são os mesmos que Ponta Delgada?
Eu já tenho do meu pai e meu:
- Certidão de nascimento de inteiro teor com selo digital e assinatura do notário reconhecida
- Cópia autenticada do RG legalizada pelo consulado do RJ
- Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório do RJ
Só falta legalizar as certidões e cópias autenticadas no Consulado do RJ, farei na sexta feira de manhã.
No ACP Porto eles aceitam receber o meu processo e do meu pai juntos para fazer sequencial?
Preciso decidir até sexta se envio o Vale postal e os documentos para ACP Porto ou PD. Se o ACP Porto exigir algum outro documento (como transcrição de casamento), acho que vou arriscar e enviar tudo por DHL para PD mesmo.
Será que vale a pena eu ligar para o ACP Porto para confirmar a documentação necessária?
Também estou com essa duvida
o ACP usa as seguintes informações:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/
Neste site, a informação é que a certidão tem que ser por cópia reprográfica.
É isso que eles pedem. Somente se vc alegar que o seu cartório não faz este tipo de certidão, é que poderá tentar a certidão do tipo que tem.
O ACP recebe documentos de processos sequenciais.
Se seu pai tiver sido o declarante na sua certidão, o ACP não exigirá a transcrição do casamento.
Como eu disse:
"Devo apenas alertar o seguinte: se seus pais casaram antes de nov/1981, sua mãe tem tb direito à cidadania (sem provar vínculos e o processo dela seria gratuito). Neste caso, é claro, teria que ser transcrito o casamento deles."
Como PD irá encerrar seus serviços estou pesquisando outros lugares para dar entrada no processo de atribuição meu, de miha mãe e de minha avó enquanto não saem as retificações necessarias nas certidões aqui do Brasil. Alguem sabe me informar se eles aceitam os 3 processos juntos? Como eu e minha mae fomos resgitrada antes de 1 ano de idade, PD não exigiu a transcrição de casamento, o ACP exige a transcrição? Não quero ficar enviando email para lá, por isso as perguntas.
Obrigada!!
o ACP somente não exige a transcrição do casamento, se o português for somente o pai, e ele tiver sido o declarante na certidão de nascimento do filho.
ACP aceita receber processos encadeados.
E você sabe quanto tempo eles estão levando para fazer os processos?
Ainda estou confuso quanto a exigência de cópia reprográfica da certidão de nascimento.
Busquei a minha Certidão de Nascimento de Inteiro Teor no RJ e lá já vem com um "selo de fiscalização eletrônico". Iria mandar esta para o Consulado legalizá-la. Ela serve?
Fiquei com dúvida quando você disse que "certidão tem que ser por cópia reprográfica" e que "somente se vc alegar que o seu cartório não faz este tipo de certidão, é que poderá tentar a certidão do tipo que tem". Então, mesmo tendo o selo digital não serve? Eu teria que pegar uma declaração do cartório dizendo que não fazem certidão por cópia reprográfica, ou mandar um email explicando?
Obrigado.