Sandra Ros Mac, ACP demora muito! Nao seria a mais indicada. O ideal seria sua filha entrar no forum, falar tipo de dic ela tem, porque podia tentar putea CRC( conservatoria) porque ACP é complicado Eles não atendem o tel e nem respondem. Precisamos saber quais doc ela tem e se está tudo certinho.
@Sandra Ros Mac, algumas palavras sairam erradas... onde vc leu dic é doc( documento) Putea seria por outra CRC. Perdão, escrevi do celular e as vezes tem essas correções.
Os processos mencionados estão todos para registos, terá de aguardar pelos respetivos assentos.
Com os melhores cumprimentos recebi hoje...vai fazer 6 meses que dei entrada (numero dos processos) dia 29/04/2016...esta demorando cerca de 6 meses, creio que não é muito..ACP PORTO.....so aguardar...o assento...feliz!!!!!!
Tenho uma dúvida sobre o processo de atribuição de nacionalidade do meu avô: o processo já estava numerado no Arquivo Central do Porto (foram enviados todos os documentos e a taxa paga), estava apenas aguardando uma certidão de casamento retificada. Mas infelizmente meu avô veio a falecer, como fica o processo? Dá pra continuar? Tenho que informar eles do falecimento?
@gustavo como não precisa de assinatura mais, envia e fica na sua quietinho....pois sairá como se tivesse tudo normal. Não caia na besteira de informar, pois ai suas chances de dar certo são minimas...enfrente com o processo sem delongas!!!!
Bom dia! Estou em dúvida se inicio o processo da minha avó pelo consulado de MG ou pelo ACP. Fazer pelo acp ainda é muito mais rápido do que pelo consulado? E algum deles é menos burocrático? Todas as transcrições já estão prontas, agora só falta pedir a atribuição.
@Ana Luiza Fidelis de Sousa, porque ACP de Porto? Lá demora muito!! Consuilado mais ainda. Você pode fazer por Ovar ou Tondela. Tondela necessita da certidão por cópia reprográfica e Ovar aceita certidão de inteiro Teor. Agora as duas opções que você deu não vai ficar pronta em menos de 1 ano.
Olá pessoal. Estou chegando agora, e bem no início do processo, ainda separando documentos. Naturalização por ser neta. Duvida: Ainda não estendi a questão do reconhecimento da assinatura, onde ele pode ser feito afinal? No cartório? Abraços!
@Mayara Segundo Ribeiro, Você se refere que assinatura? Se for no requerimento assinatura presencial n o cartório Se for na certidão reconhecer assinatura die quem assina a certidão tambem no cartório. Não esquecendo que a certidão precisa ser apostilada(no cartório)
Minha mãe é filha de português falecido. Para que ela possa solicitar a atribuição, ela precisará emitir o assento de nascimento do meu avô direto de Portugal? Ou uma cópia simples da certidão original de 1928, ou até cópia do passaporte já seria suficiente?
@Renato Acredito que a cópia simples da certidão que possua seja suficiente. Na verdade, precisa apenas do número do assento. Você consegue ver o número do assento nessa certidão antiga? Em último caso, pode também mandar um e-mail para a conservatória de onde ele nasceu e confirmar o número.
bom dia @ renato na verdade somente do assento de batismo, que pode ser obtido via internet junto a conservatória onde nasceu, pois nessa época de 1928 era somente o assento de batismo que valia como certidão de nascimento, comento que do meu bisavô, consegui junto a conservatória da ilha da madeira via internet, paguei creio que foi 13$ euros e chegou uma cop-ia em casa.
@Cynthia , também achei que fosse mesmo uma cópia simples da certidão do meu avô. Eu tenho a cópia da original antiga que dá para ver o número. Eu havia pensado em pedir aquisição por naturalização. Aí não sei se precisaria de uma certidão nova do meu avô. Mas estou apostando na atribuição da minha mãe, para depois pedir a minha por atribuição também.
@Douglas Freitas , no seu caso é por naturalização? Pq acho que por naturalização que precisa de uma certidão nova do português, mas posso estar enganado.
@Renato Isso mesmo. Faça a atribuição da sua mãe primeiro e depois a sua. Muito melhor do que fazer aquisição. Especialmente se você já tiver filhos. Fazendo por atribuição, você preserva o direito deles.
@Cynthia E eu posso dar entrada no processo da minha mãe e na minha juntos? Li que tem gente que está mandando dois processos em um único envelope.. mas não sei se pode apenas para mesma geração (tipo dois filhos) ou se pode mandar de mãe e filho ao mesmo tempo...
Pois é, @Renato. Dizem que pode, né? Eu não sei como, pois no formulário 1C tem que colocar o número do assento do progenitor português. Mas parece que escrevem um bilhetinho dizendo: "em processo de atribuição nesta conservatória". Eu sou muito "certinha" para isso... Rsrsrs. Mas pelo jeito dá, sim. Vamos ver se alguém explica melhor como faz.
poderia sim. A Conservatória faria os processos em sequência, entendendo que um depende do outro.
Porém, observo que sua mãe será portuguesa, e para que ela passe a cidadania para você, precisará transcrever o casamento dela. Logo, seriam 3 processos, e não aceitam receber mais de 2 processos em cada remessa dos correios.
Sendo assim, sugiro que você envie o processo de atribuição sua mãe, e a transcrição do casamento dela. E na próxima remessa, a sua cidadania.
Alguém pode me dar uma luz? Estou fazendo o processo de atribuição de meu avô em Porto. Ele é filho de pai e mãe portugueses, o pai dele foi o declarante. Enviamos apenas a documentação do pai dele pois a da mãe é complicada. Eles não se casaram. No entanto solicitaram a documentação de sua mãe.... Existe mesmo essa necessidade?
Bom dia! Estou enviando os documentos do minha avó para Porto, o pai dela era Português e já foi solicitado a transcrição de casamento dele lá em Portugal. Tenho duas dúvidas:
- É necessário eu enviar junto com o C1 a certidão de nascimento do pai dela? Ou posso apenas informar os dados? - Posso mandar junto com os documentos obrigatórios a certidão de casamento dela ou a transcrição deve ser feita depois que o processo de cidadania estiver pronto?
Pessoal, entrei em contato com o Sr Mario direto em Porto, perguntando o que era necessário para fazer o processo de atribuição (sera feito da minha avó filha de portugueses casados em Portugal) e ele me respondeu:
"Em resposta informo os documentos necessários para instruir o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa, ao abrigo do art.º 1.º n.º 1 al. c) da Lei n.º 37/81 de 3 de Outubro, pela nova redação dada pela Lei Orgânica n.º 2/2006 de 17 de Abril:
Original da sua certidão de nascimento por fotocópia do livro, emitida pelo Cartório e legalizada com apostilha;
Cópia autenticada do seu documento de identificação e legalizado com apostilha
O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório;
Vale postal no valor de 175,00 €, emitido em nome de
IRN-Instituto dos Registos e do Notariado, IP Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 Porto
Deverá mencionar a data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho do nascimento) do(s) progenitor(es) português;
Os documentos podem ser remetidos para:
Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 Porto
Estes são os documentos necessários, mas só após a análise dos mesmos podemos aferir se reúne os requisitos para a obtenção da nacionalidade portuguesa.
Caso tenha alterado o seu nome por efeito do casamento, deverá juntar cópia certificada em Cartório do seu casamento."
Porém aqui vejo vocês falando de varias coisas que precisam ser feitas, levar no consulado, levar no itamary, inteiro teor, selo, e tal... afinal, é preciso tudo isso ou apenas seguir os passos que ele me mandou por email? Alguém me ajuda? porque estou perdidinha com tanta informações diferente sobre o mesmo assunto rsrs No caso, os pais da minha avó (que é quem fará o processo), nasceram a mais de 100 anos, e os assentos deles estão vindo do arquivo distrital de la, eu preciso enviar esses assentos junto aos documentos? ou só preencher os campos no formulário?
Comentários
Eles não atendem o tel e nem respondem.
Precisamos saber quais doc ela tem e se está tudo certinho.
Putea seria por outra CRC. Perdão, escrevi do celular e as vezes tem essas correções.
Exmº Senhor
Os processos mencionados estão todos para registos, terá de aguardar pelos respetivos assentos.
Com os melhores cumprimentos
recebi hoje...vai fazer 6 meses que dei entrada (numero dos processos) dia 29/04/2016...esta demorando cerca de 6 meses, creio que não é muito..ACP PORTO.....so aguardar...o assento...feliz!!!!!!
Tenho uma dúvida sobre o processo de atribuição de nacionalidade do meu avô: o processo já estava numerado no Arquivo Central do Porto (foram enviados todos os documentos e a taxa paga), estava apenas aguardando uma certidão de casamento retificada. Mas infelizmente meu avô veio a falecer, como fica o processo? Dá pra continuar? Tenho que informar eles do falecimento?
Obrigado!!!
Só não faça a averbação do falecimento no registro de casamento antes de retificar a certidão e ter a certidão retificada e emitida para enviar a ACP.
Se averbar o óbito, sairá nas anotações da certidão de inteiro teor a informação do falecimento e data do óbito.
Você pode fazer por Ovar ou Tondela. Tondela necessita da certidão por cópia reprográfica e Ovar aceita certidão de inteiro Teor. Agora as duas opções que você deu não vai ficar pronta em menos de 1 ano.
Duvida: Ainda não estendi a questão do reconhecimento da assinatura, onde ele pode ser feito afinal? No cartório?
Abraços!
Você se refere que assinatura?
Se for no requerimento assinatura presencial n o cartório
Se for na certidão reconhecer assinatura die quem assina a certidão tambem no cartório. Não esquecendo que a certidão precisa ser apostilada(no cartório)
Minha mãe é filha de português falecido. Para que ela possa solicitar a atribuição, ela precisará emitir o assento de nascimento do meu avô direto de Portugal? Ou uma cópia simples da certidão original de 1928, ou até cópia do passaporte já seria suficiente?
Acredito que a cópia simples da certidão que possua seja suficiente. Na verdade, precisa apenas do número do assento. Você consegue ver o número do assento nessa certidão antiga?
Em último caso, pode também mandar um e-mail para a conservatória de onde ele nasceu e confirmar o número.
Eu havia pensado em pedir aquisição por naturalização. Aí não sei se precisaria de uma certidão nova do meu avô.
Mas estou apostando na atribuição da minha mãe, para depois pedir a minha por atribuição também.
@Douglas Freitas , no seu caso é por naturalização? Pq acho que por naturalização que precisa de uma certidão nova do português, mas posso estar enganado.
Isso mesmo. Faça a atribuição da sua mãe primeiro e depois a sua. Muito melhor do que fazer aquisição. Especialmente se você já tiver filhos. Fazendo por atribuição, você preserva o direito deles.
E eu posso dar entrada no processo da minha mãe e na minha juntos? Li que tem gente que está mandando dois processos em um único envelope.. mas não sei se pode apenas para mesma geração (tipo dois filhos) ou se pode mandar de mãe e filho ao mesmo tempo...
poderia sim.
A Conservatória faria os processos em sequência, entendendo que um depende do outro.
Porém, observo que sua mãe será portuguesa, e para que ela passe a cidadania para você, precisará transcrever o casamento dela. Logo, seriam 3 processos, e não aceitam receber mais de 2 processos em cada remessa dos correios.
Sendo assim, sugiro que você envie o processo de atribuição sua mãe, e a transcrição do casamento dela.
E na próxima remessa, a sua cidadania.
Te respondi noutro tópico.
- É necessário eu enviar junto com o C1 a certidão de nascimento do pai dela? Ou posso apenas informar os dados?
- Posso mandar junto com os documentos obrigatórios a certidão de casamento dela ou a transcrição deve ser feita depois que o processo de cidadania estiver pronto?
Obrigada!
Como ta o prazo pelo ACP? Melhor que Tondela?
"Em resposta informo os documentos necessários para instruir o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa, ao abrigo do art.º 1.º n.º 1 al. c) da Lei n.º 37/81 de 3 de Outubro, pela nova redação dada pela Lei Orgânica n.º 2/2006 de 17 de Abril:
Original da sua certidão de nascimento por fotocópia do livro, emitida pelo Cartório e legalizada com apostilha;
Cópia autenticada do seu documento de identificação e legalizado com apostilha
O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório;
Vale postal no valor de 175,00 €, emitido em nome de
IRN-Instituto dos Registos e do Notariado, IP
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 Porto
Deverá mencionar a data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho do nascimento) do(s) progenitor(es) português;
Os documentos podem ser remetidos para:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 Porto
Estes são os documentos necessários, mas só após a análise dos mesmos podemos aferir se reúne os requisitos para a obtenção da nacionalidade portuguesa.
Caso tenha alterado o seu nome por efeito do casamento, deverá juntar cópia certificada em Cartório do seu casamento."
Porém aqui vejo vocês falando de varias coisas que precisam ser feitas, levar no consulado, levar no itamary, inteiro teor, selo, e tal... afinal, é preciso tudo isso ou apenas seguir os passos que ele me mandou por email?
Alguém me ajuda? porque estou perdidinha com tanta informações diferente sobre o mesmo assunto rsrs
No caso, os pais da minha avó (que é quem fará o processo), nasceram a mais de 100 anos, e os assentos deles estão vindo do arquivo distrital de la, eu preciso enviar esses assentos junto aos documentos? ou só preencher os campos no formulário?