Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

149505254551556

Comentários

• editado July 2016
    @Henrique,

depende para onde vc enviará o processo. O ACP pede que as certidões sejam por cópia reprográfica. Se vc gostaria de encaminhar o processo para lá, terá que ter o aval deles para mandar uma certidão com selos de fiscalização, e não a cópia reprográfica.

Ovar aceita a certidão com selos.

Escrevi "certidão tem que ser por cópia reprográfica" e que "somente se vc alegar que o seu cartório não faz este tipo de certidão, é que poderá tentar a certidão do tipo que tem" porque, como disse acima, vc terá que receber o aval do ACP para enviar a certidão que possui, tendo em vista que eles exigem a certidão por cópia reprográfica.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-e-acp#latest
  • Alguem que tenha processo de atribuição pelo porto alguma movimentação no processo?
  • Gente boa tarde, alguém poderia me dar o contato desse senhor Mario?
    E quanto ele cobra e quanto tempo demorou pra finalizar a atribuição de Nacionalidade de vcs?
    Preciso dos contatos dele urgente!
    Grata....
  • Juliana, por favor, poste sua dúvida em apenas um lugar para mantermos o fórum organizado. Já respondi sua pergunta em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/52896/#Comment_52896.
  • @marcia
    recebi um e-mail agora da 4° conservatória de registro com a seguinte informação:
    Boa tarde
    Os Processos encontram-se para o despacho da Conservadora
    Com os melhores cumprimentos
    Paula Lopes

quer dizer o que?que já foi analisada e esta ok?
  • @DOUGLAS
    SIM ESTA FINALIZADO JUNTO AO ACP, ELES SÃO MAIS PRESTATIVOS, O PESSOAL DE LISBOA SÃO MAIS GROSSOS E NÃO DÃO INFORMAÇÕES COMO O PESSOAL DO ACP, FIZ O PRIMEIRO PROCESSO LÁ, E FORAM MUITO MAIS ATENCIOSOS DO QUE O CRC, DEMOROU 11 MESES, ENTÃO ME PEDIRAM PARA MANDAR PARA O CRC QUE ESTARIA PRONTO EM 90 DIAS, E DESDE ENTÃO ESTÃO ANALISANDO OS PROCESSOS QUE ENVIARAM ANO PASSADO NO MÊS 07/2015, CONCLUSÃO? VÃO DEMORAR NO MININO 12 MESES PARA DEVOLVER O 2º PROCESSO QUE ENVIEI....
    O SEU PROVAVELMENTE VÃO DESPACHAR A SUA MORADA.
  • UMA DUVIDA, VI QUE TEM GENTE QUE ENVIOU O PROCESSO DO PAI, E JÁ ENVIOU O SEU JUNTO....
    TEM ESSA POSSIBILIDADE?
    ENVIAR OS 2 PROCESSOS JUNTOS?
  • @juliana monaco
    Obrigado!!!
  • @Douglas Freitas, @Juliana Monaco Martins,

processos que estão para despacho não estão finalizados.
    A 4a Conservatória de Porto (e não o ACP) comunicou que está na fase que requer a assinatura da conservadora. Está na mesa da conservadora para ser assinado.

Após esta fase, vem a fase do registro em si.
  • Gente, lembrem do fuso de 4h em relação à Brasília.
    A linha de registros começa às 09:00 entra em almoço as 11~12:00 e só volta às 13~14:00.
    Sem duvidas o melhor horário a se ligar são as 09:00~30 daqui; 05:00~30 de Brasília.
    Vale o esforço pois serão atendidos quase que imediatamente.

+351211950500

Atenciosamente,
  • Processo de atribuição entregue dia 27/05 na ACP e ainda em análise...
  • Bom dia, pessoal.
    Este é meu primeiro acesso e contato com o fórum. Estou iniciando o processo de naturalização (ignorem os termos, se usados erradamente), pois meus avós são portugueses, inclusive já consegui a certidão de nascimento deles de lá. Gostaria de orientações para continuar o processo..sei que tem o tal do apostilamento..as CRC que fazem esse serviço mais rápido..vale postal..regras..documentação..enfim, preciso do caminho das pedras. Desde já, obrigado a todos que puderem ajudar
  • @AndréRad, bom dia! Procure aqui no fórum todas as suas dúvidas... Tem vários arquivos com tudo o que precisa, se surgir alguma dúvida que não tenha, ajudaremos. Mas para não ficar repetitivo pedimos para pesquisar no fórum. Boa pesquisa!!
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado September 2016
  • Boa tarde,
    encaminhei os documentos para naturalização de minha mãe, os documentos chegaram em Lisboa esta semana, na Conservatória dos Registos Centrais. A principio os documentos estão todos certos, apostilhados, encaminhei o vale postal, gostaria de saber o tempo que esta demorando, alguém fez recentemente???
    já encaminhei um email solicitando o numero do processo, no entanto, ainda sem retorno algum.
  • Joao OliveiraJoao Oliveira Member
    editado September 2016
    Olá Pessoal.Dei entrada no processo de atribuição de meu pai em 20 de abril.Ontem ele recebeu a carta com o assento de Nascimento. 5 meses.
  • @joao de olivera o meu então deve estar próximo pois dei entrada dia 29/04/2016...tomara neh..huahaiua
  • Douglas.Acho que é assim mesmo.Em fevereiro desse ano iniciei essa jornada e estava tudo pronto para eu dar entrada no processo pelo Consulado RJ. Como o registro do meu avô era anterior a 1905, precisei eu mesmo entrar em contato com o Concelho de Viana do Castelo para requerer o registro de batismo.Fiquei muito animado pois em 15 dias eles me enviaram o registro.Então descobri este fórum quando ainda a melhor opção era enviar para o acp. Fiquei um pouco desanimado porque esperava que saísse mais rápido.Sem noticias, enviei email para o Sr Mário por 2 vezes em Junho. Só consegui resposta no segundo quando ele me deu o número do processo e disse que estava em análise.Na semana passada sem saber que o assento já tinha sido enviado por carta, enviei outro email sem resposta.Ai chegou a carta.Valeu a pena. Agora vou preparar a minha documentação e da minha filha.
  • @joaooliveira eu e meus primos demos entradas pelo acp, antes de dar enviar a documentação falei com o sr Mario que me garantiu que levava 12 semanas, mas não foi isso que esta acontecendo, liguei algumas vezes sem sucesso, email eles nem responde , fiquei sem noticia do processo por meses, mas consegui que me respondesse um email antes de sua informação dizendo que esta em diligencias, mas creio que o prazo deve ser 5-6 meses, como você deu entrada em 20/04/2016 e eu dei entrada dia 29/04/2016, creio que deve estar pra sair, é uma espera relativamente curta, vejo qeu tem pessoas que esperam 1 ano ou mais.
  • Olá, recebi a pouco uma carta com a notificação do 4 Registro Cívil de Porto referente ao processo de atribuição de Nacionalidade de minha Mãe.

Abaixo uma cópia do conteúdo:

Nos termos e para os efetivos do disposto nas alíneas a) e b) do número 1 do art.41 do decreto de lei número 237-A/06. de 14 de Dezembro . fica V Ex notificada,

- Para no prazo de 20 dias úteis, apresentar certidão de nascimento , por fotocópia, devidamente legalizada/apostilada, do original do registro estrangeiro de nascimento, nos termos do número 3 do artigo 37 do decreto de lei acima mencionado.

Por outro lado, atentas as divergências verificadas no nome da mãe e da Avó materna da registrada, entre o auto de declaração, a certidão de nascimento apresentada e a cópia do documento de identificação da mesma, solicitando-se que se digne esclarecer a razão de tal divergência.

Por gentileza alguém já passou por essa mesma situação ou sabe dizer como poderia ser solucionado?

Muito obrigado!
  • Olá, recebi a pouco uma carta com a notificação do 4 Registro Cívil de Porto referente ao processo de atribuição de Nacionalidade de minha Mãe.

Abaixo uma cópia do conteúdo:

Nos termos e para os efetivos do disposto nas alíneas a) e b) do número 1 do art.41 do decreto de lei número 237-A/06. de 14 de Dezembro . fica V Ex notificada,

- Para no prazo de 20 dias úteis, apresentar certidão de nascimento , por fotocópia, devidamente legalizada/apostilada, do original do registro estrangeiro de nascimento, nos termos do número 3 do artigo 37 do decreto de lei acima mencionado.

Por outro lado, atentas as divergências verificadas no nome da mãe e da Avó materna da registrada, entre o auto de declaração, a certidão de nascimento apresentada e a cópia do documento de identificação da mesma, solicitando-se que se digne esclarecer a razão de tal divergência.

Por gentileza alguém já passou por essa mesma situação ou sabe dizer como poderia ser solucionado?

Muito obrigado!
  • editado October 2016
    @André Vieira,
    mudaram as regras para as certidões que devem ser apresentados nos processos de atribuição.
    Veja esta postagem:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071

Não coloquei nada sobre a 4a de Porto, tendo em vista que a mesma só aceita processos entregues pessoalmente no balcão (não aceita pelos correios). Porém, a regra é a mesma: a certidão do requerente deve agora ser por fotocópia reprográfica e apostilada.

Pelo email, te deram um prazo para apresentar esta nova certidão (20 dias úteis).
    Além disso, estão questionando as divergências em nomes de sua avó e sua bisavó nos documentos entregues (cópia do RG x declaração feita por sua mãe x certidão de nascimento).
  • Oi Pessoal,
    Dei entrada no processo de Atribuição de Nacionalidade da minha esposa em 14/06/2016, na 3 conservatória do Registro civil do porto. Eles pediram a certidão de casamento da minha sogra (por divergencia no nome de casada) e a fotocopia do livro de nascimento da minha esposa, documentos enviados dia 08/08 e 25/08 respectivamente. Mas estou com algumas duvidas:
    O numero de processo que recebi foi 44xxx/2016 e 27XX/2016, sim dois números porque isto alguém sabe?
    Quando ligo no +351 211950500 a atendente acaba achando o processo mas leva uns 20 minutos para ela procurar.
    Qual a diferença entre a 3 e a 4 do porto?
    Quanto tempo mais ou menos ainda tenho de processo alguém sabe mais ou menos?
    grato desde já
    Flavio
  • @Flavio Kawamoto,
    a diferença entre a 3a de Porto e a 4a de Porto é que são conservatórias diferentes (como cartórios diferentes, aqui no Brasil).

Esses processos informados devem ser: atribuição de sua esposa e transcrição de casamento.
    Quanto ao tempo que ainda resta para a conclusão, não temos como responder.
  • Muito obrigado Marcia! Agora as coisas ficaram mais claras rs.
    Alguém está com processo ou finalizou na 3 do porto? Quanto tempo levou?
    grato desde já
  • @flavio estão demorando de 5 a 7 meses, se toda a documentação estiver correta, mas lembrando que é somente uma estimativa.
  • Alguém sabe o CRC que está mais rápido? O modelo de requerimento assinado também tem que ter o apostilamento ? o a fotocópia do documento também precisa do apostilamento?
  • valeu @Douglas Freitas.
  • Boa tarde aqui no Rio de Janeiro. Boa noite para os que estão em Portugal. Preciso de uma informação para minha filha que no momento sem internet. Ela está morando na Alemanha, mas a serviço na Noruega. Tem em mãos os documentos para dar entrada no processo de pedido de cidadania portuguesa. Está com passagem comprada para Portugal em aberto. Tem autorização do trabalho dela para ir para Portugal no dia primeiro de novembro. Ela está planejando dar entrada na cidade de Porto porque lá já tem o arquivo central que pode facilitar na busca de algum documento. Acho. Porém, não sabe se precisa agendar o atendimento. Já tentou informação por email (nao respondido) e por telefone (nao atendido). Alguém saberia informar se necessário agendar ou algum contato deles.
    O que tentamos:
    Geral: arqc.porto@dgrn.mj.pt Processos de nacionalidade: arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt
    Quem atende pedidos de nacionalidade no ACP é o Senhor Mário Manuel Vales Ferreira: mario.m.ferreira@irn.mj.pt
    Deste endereço: Rua Visconde de Setúbal, 328 / 4200-498 - Porto
    Este telefone: +351 22 557 3840
    Muitíssimo obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.