Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

146474951521556

Comentários

• Tereza LimaTereza Lima Member
    editado February 2016
    @Michel,

CRC de Ponta Delgada? Disseram que não tem problema? Imprima o email completo com essa resposta e envie junto com os documentos do processo, por precaução.
  • @klebergarcya

Não tem problema que o declarante seja outra pessoa desde que seja feita a transcrição do casamento.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Parabéns @keblergarcya!
  • Valeu grande @David!!
  • Mandei email para o Arquivo Central do Porto - arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt

A resposta foi:
    " Bom dia

Não precisa de alterar a data de nascimento na certidão de casamento.

Quando fizer a transcrição de casamento tem de juntar a certidão de nascimento e fica esclarecida a divergência.

Com os melhores cumprimentos"
  • Michel,

E o que PD respondeu?

Você não vai enviar para PD o seu processo?
  • Sim, pretendo ! ( PD = ponta Delgada , ne ? )

• agora fiquei com pe atras. MAndei novo email para civil4.porto@irn.mj.pt
    Vou aguardar a resposta e retorno aqui.
  • Se a resposta for satisfatória, imprima o email completo e envie junto com o processo.

Não vale argumentar depois que outra Conservatória autorizou...
  • Pois e ... agora ambas me informaram que precisa fazer.
    Dificil viu .

@Kleber, qual procedimento que vc fez para retificar as certidoes ?

Alguem sabe ?
  • O cartório depois de muita luta aceitou fazer via adm, enviou um formulário, paguei 250 mais ou menos do processo adm mais a nova certidão. E enviei os dcts para comprovar. Leva em torno de 30 dias.
  • O processo do meu pai pela ACP Senhor Mário informou o seguinte:
    "Este processo aguarda resposta das entidades PJ, SEF, e DGAJ"

Alguém recebeu esta mesma informação? quanto tempo seria para finalizar?
  • Eu recebi essa mesma resposta do sr. Mário, fiquei sabendo que em média 3 semanas depois sai o despacho, vamos torcer, abraço.
  • Isto e o que mata. Os cartorios nao querem fazer... :(
  • @Michel,

Como ficou a sua situação? O cartório continua se negando a fazer? É o único que vi isso acontecer. Tentou em outro cartório?
  • @Theresa
    Aquela vez que fui lá, falaram que precisaria entrar judicialmente pq eles não faziam...
    Perguntei a um advogado sobre isto é o mesmo me informou que a lei é uma lei de 'duplo sentido'; diz q o cartório pode fazer, mas q pode ser judicialmente; e que se o cartório fizer a responsabilidade é dele.
    Segunda-feira vou tentar ligar e perguntar novamente sobre esse procedimento.
  • @Michel,

Se você não consegue, peça a um idoso da família que entre com o processo via judicial através da Defensoria. Os processos de idosos têm prioridade na justiça e demoram menos. Dê preferência ao descendente do português. Não se esqueça de pedir a gratuidade judiciária.

Você tentou fazer através de outro Cartório?
  • Pessoal, boa tarde!

Estou ajudando ao meu sogro a tirar a cidadania dele, já li até até a página 21 dessa parte de atribuição, mas como estou na correria de trabalho, não consegui terminar de ler tudo, estou com uma dúvida um pouco urgente, eu já peguei a certidão de inteiro teor dele e acabei de legalizar no Itamaraty (Vi aqui que não precisava,mas foi rsrs) e ontem eu paguei o agendamento da legalização no consulado e hoje já está disponível para eu agendar no site, minha dúvida é: EU posso levar a certidão no consulado sem a presença dele? Não tenho nenhuma procuração dele, mas eu gostaria de levar o quanto antes e enviar logo para ACP não vamos fazer mais pelo consulado aqui no RJ graças as informações de vocês eu vi que a melhor escolha é mandar para ACP, outra coisa na lista de documentação do ACP não consta a Certidão de Antecedentes criminais, mas no site do consulado pede, DÚVIDA: Para o ACP precisa mesmo ou não.

Já tenho:

1) Certidão de Nascimento do Pai dele (o Português)
    2) Certidão de inteiro Teor do meu sogro (com firma reconhecida do cartório) legalizada no Itamaraty, falta legalizar no consulado do RJ.
    3) Formulário 1C ele vai autenticar essa semana
    4) DÚVIDA: Documento de identificação pode ser a Carteira de motorista(CNH) autenticada?

Após isso é só fazer o Vale postal valor 175,00 €. (já vi pela dica do David, para fazer em Copa, porém vou ver se consigo aqui no Centro do RJ primeiro, depois posto se consegui) e enviar

E o prazo ainda está entre 30 e 40 dias para atribuição?

Muito obrigado a todos e boa sorte para todos nós!

Obs: Depois do meu sogro vou dar entrada no da minha esposa e do meu filho, o meu acho que só reagrupamento familiar em PT e acho que só depois de 2 anos lá que posso pedir minha cidadania (PS: Já tenho 7 anos de relacionamento, 3 de casado e 1 filho, acho que só falta mesmo a ligação em PT que dizem ser morando lá por dois anos.)
  • @andersonmagalhaes , vc ou qualquer outra pessoa pode levar a certidão para legalizar no Consulado.Leve o boleto ORIGINAL pago.Não precisa procuração.Não precisa certidão de antecedentes criminal(isso é pra que vai fazer aquisição).Para Portugal CNH não conta como documento de identificação.Ele não tem a identidade?
    Eu fiz o vale postal na Ag da Almirante Barroso,136.Fica proximo do Consulado.Já mandei 3 vales e EMS por lá e tudo foi certinho.
    Porque vai fazer pelo ACP?Ponta Delgada tá mais rápido
  • Oi @marianélia, Eu fiz contato inicial com ACP, a Ana me respondeu, a lista de documentação é a mesma? está tendo muita diferença de tempo? vou precisar pegar o endereço direitinho de PD eu não tenho....Quanto tempo está levando no ACP e no PD?

Quanto a identidade do meu sogro acabei de falar com minha esposa, ela falou com ele, ele disse que tem mas não sabe onde está, :( agora não sei se leva muito tempo para eu pegar a segunda via da identidade :(...
  • @andersonmagalhaes a lista de documentos é a mesma.Diferença de tempo não é tanta,não.Acredito que em PD está sendo feira atribuição em 15 dias apos a chegada dos documentos.ACP acho que uns 30 dias.
    Quanto a identidade, minha filha tirou a do meu neto no Poupa Tempo e levou 5 dias pra entregarem.
  • @marianélia, vou ver isso então vou ver se acho com ele hoje, se ele não achar vou ver se ele vai amanhã no poupa tempo, eu lí por aqui que alguém fez com a carteira da OAB não lembro quem foi.
  • @andersonmagalhaes ,não sei te dizer se aceitam carteira da ordem.De qualquer maneira, digitaliza e manda por e-mail perguntando se é aceita
  • @marianélia, boa vou fazer isso!

Obrigado!
  • Anderson e Maria Nelida,

A ACP Porto está levando cerca de 80 dias para uma Atribuição.
  • O da minha avó foi recebido em 07/01 e finalizado em 15/02
  • Pessoal estou muito preocupado!

O processo do meu pai pela ACP o Senhor Mário em 10/2/16, primeiramente tinha informado (email) que o processo estaria para "despacho de competências" e em 26/2/16 a senhora Ana informou (email) o seguinte:
    "Este processo aguarda resposta das entidades PJ, SEF, e DGAJ"

Ocorre que hoje liguei para Linha de Registros e informaram o seguinte andamento:

"desde o dia 23/10/2015 "Aguardando encaminhar documentação".

O Senhor Mário recebeu este documento há tempos! O que pode estar acontecendo?

Alguém já passou por isso! Estou super preocupado!
  • Olá boa noite a todos,venho por meio deste pedir aos nobres membros alguma orientação.
    Sou filho de português vivo ,meu pai casado com minha mãe mora no Brasil, assim como eu..
    Minha irmã já fez a alguns anos atrás todo processo e tem a cidadania dela portuguesa.
    Estou indo para Portugal em junho deste ano,poderei dar entrada lá em porto na minha cidadania no período que ficar legal ,no caso 3 meses depois revalido para mais três,
    Neste período total de 6 meses acham que consigo pegar meu cartão cidadão mais passaporte português??
    Agradeço toda ajuda é informações que puderem já.
    Papai do céu abençoe a todos
  • Bom dia @Omim,

Pq não envia logo sua documentação, daí em junho vc tira seu cartão do cidadão lá em Portugal.
    Já que sua irmã já tem a cidadania significa que a documentação está ok. Facilitaria sua vida.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.