Se estavam já voltaram, semana passada mesmo o Sr Mario respondeu e-mail informando o status do processo, e essa semana foi finalizado.
No total levou quase 90 dias, desde a chegada da documentação até a finalização do processo. Agora mais umas semanas pra chegar a certidão pelo correio.
Estou com o meu processo em andamento no ACP desde novembro e acabei de receber este e-mail do Sr.Mario. Não entendi, ele quer q eu envie outro Formulario? Eu enviei com a assinatura reconhecida em Cartório
"Exm. Sra.
Serve o presente para solicitar um novo Impresso Modelo legal, com a sua assinatura reconhecida presencialmente e não por semelhança."
o reconhecimento da assinatura em cartório precisa ser por AUTENTICIDADE. Por vezes, mesmo a pessoa assinando na frente do pessoal do cartório, fazem o reconhecimento por semelhança, por isso sempre coloco AUTENTICIDADE em letra maiúscula.
Copie os dados do formulário 1C que já havia enviado para um novo formulário, faça o reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE, imprima o email que recebeu com a solicitação do 1C correto e envie o formulário e o 1C para o ACP Porto.
Enviei novamente o Formulário 1C para lá, espero que dê certo dessa vez! O "problema" é que vou estar na Alemanha durante os próximos 3 meses fazendo um curso e queria dar continuidade no processo por lá (cartão cidadão e passaporte). Vcs acham q se eu pedir, o Sr. Mário envia a cidadania pra lá quando estiver pronta?
você não precisa da certidão de nascimento, para solicitar o cartão cidadão e o passaporte. Basta a indicação do número do assento. Pergunte este número, quando sair, ou na linha registos, ou ao sr Mário.
David Lima, me da uma ajuda mano , minha avó e portuguesa e casada em portugal , tem a certidao de nascimento e casameto , estou querendo tirar o da minha mãe , quais documentos devo ter em mãos ? Todas as certidões tem que ser em inteiro teor ? Quais documentos so o cartório ja resolve ? Obrigado
Olá pessoal, a ACP-Porto pede transcrição de casamento quando o Pai (Português) foi o declarante na certidão de nascimento da filha (Brasileira)? Obrigada!
Galera, estou lendo aqui e já sanei mts duvidas... Mas ainda tenho algumas. Alguém poderia me ajudar?
1) quando preciso da certidão de nascimento do declarante de uma certidão de nascimento ? - meu bisavô(brasileiro) e declarante da certidão de nascimento da minha Vo(brasileira), a minha Vo vai dar entrada no processo de cidadania por atribuição da minha bisavó(mãe dela)
2) quando méus bisavós( ela portuguesa e ele brasileiro), os filhos já tinham 20 anos. Isso pode dar algum problema ?
3) preciso averbar casamento deles em Portugal? É o óbito da bisavó?
4) a bisavó nasceu em 1909. Na certidão de casamento está 1910. Eles implicam com isto ?
1. no seu caso, como a portuguesa é a bisavó, antes de pedir a cidadania por atribuição da sua avó, vocês precisam transcrever o casamento dos bisavós. Então, para transcrever este casamento, precisará da certidão de nascimento do bisavô
2. não está clara a pergunta. Quando o que? Quando se casaram?
3. casamento sim, óbito não.
4. em Ponta Delgada não implicam, porque você pode alegar que a data de nascimento da Portuguesa é um dado oriundo de Portugal, e não do Brasil. Então, o que vale é a informação do documento português. Faz sentido!
@thereza lima, obrigado...vou entrar em contato com ela...
Vocês sabem me informar documentos exatos e procedimentos para fazer a transcrição de casamento pela 4 conservatória do Porto? Eu já vi alguns posts aqui...mas vi duas documentações diferentes. Alguém que já tenha feito, saberia dar essas informações?
O meu caso é: Bisavó portuguesa casada com bisavô brasileiro.(casou no Brasil). Ambos falecidos. Avó(filha deles), viva. O meu bisavô foi declarante do nascimento da minha avó.
1) transcrever a certidão de casamento dos méus bisavos em Portugal 2)averbar em Portugal.
Saiuuu a atribuição do meu esposo, pelo porto, mandei os documentos no dia 9 de novembro , receberam no dia 14 e no dia 20 de janeiro foi concluído o prosseso . mandei os documentos do meu filho, já foi entregue ontem dia 01 fevereiro, vamos ver em quanto tempo vai ser concluído, quero agradecer por toda ajuda , todas as informações necessárias, Li muito, obrigada pela atenção de todos. quando sair do meu filho vou publicar aqui para todos
Comentários
No total levou quase 90 dias, desde a chegada da documentação até a finalização do processo. Agora mais umas semanas pra chegar a certidão pelo correio.
Estou com o meu processo em andamento no ACP desde novembro e acabei de receber este e-mail do Sr.Mario. Não entendi, ele quer q eu envie outro Formulario? Eu enviei com a assinatura reconhecida em Cartório
"Exm. Sra.
Serve o presente para solicitar um novo Impresso Modelo legal, com a sua assinatura reconhecida presencialmente e não por semelhança."
Infelizmente você se confundiu e reconheceu por semelhança a firma no formulário.
Reemprima o formulário, preencha SEM ASSINAR e volte ao cartório para reconhecer a firma por AUTENTICIDADE.
Neste caso, o formulário somente pode ser assinado na presença do funcionário do cartório.
o reconhecimento da assinatura em cartório precisa ser por AUTENTICIDADE. Por vezes, mesmo a pessoa assinando na frente do pessoal do cartório, fazem o reconhecimento por semelhança, por isso sempre coloco AUTENTICIDADE em letra maiúscula.
@Andressa, por precaução, confira depois a etiqueta colada pelo cartório.
Tem que estar escrita a palavra AUTENTICIDADE ("Reconheço por autenticidade...").
*DAVID LIMA (Avó) ???xx em ??/07/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído - 34 dias
*MICHELE MIRCO (pai) - 33462 em 11/09/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído em 46 dias
*ARMANDO PEREIRA - 3485x em 13/09/15- ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído* 59 dias
*ROBERTO BRANT- 36956 em 23/09/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído* 45 dias
*DAVID LIMA (Mãe) 3785x em 25/09/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído 75 dias
*DAVID LIMA (Tia) 3786x em 25/09/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído 75 dias
*VERÔNICA - 388xx em 15/10/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP- Concluído
*PAULO ANDRÉ - 394xx em 15/10/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP- Concluído
*JOANA - 394xx em 15/10/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP- Concluído
*MANOELLA - 394xx em 15/10/15 - ATRIBUIÇÃO- ACP- Concluído
*FELIPE (mãe) - 394XX em15/10/15 - ATRIBUIÇÃO- ACP- Concluído
*AUGUSTO MOURA- 39398 em 15/10/25- ATRIBUIÇÃO- ACP - Concluído
*LUAN PINHEIRO - 39416 em 20/10/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído
*BEATRIZ (mãe) - 39466 em 20/10/15, ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído
*JUAN TOLOMEI - 3947X em 23/10/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído
*MARIA NÉLIDA - 39531 em 27/10/15 - ATRIBUIÇÃO- ACP - Concluído
*LUCÃO LACERDA(avô)-39600 em 02/11/15- ATRIBUIÇÃO - ACP -Concluído
*VINÍCIUS (mãe) - 417xx em 18/11/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído
*SUZANA VISO -42441 em 19/11/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Concluído
*LUIS MENDES-4??XX em ??/11/12- ATRIBUIÇÃO- ACP - Concluído
#ACP-ANÁLISE
"Jota Silva - 31408 em 25/08/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Fase de Análise ??ATUALIZAÇÕES??
"Marcelo (avó) - 40?xx - Em 04/11/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP - Fase de Análise ??ATUALIZAÇÕES?
Tânia Christani (pai) - 45789 em 10/12/15 - ATRIBUIÇÃO - ACP- Aguardando Análise
obs:
*despachado, registro, assento etc está na listagem como concluído...
não. Seu processo está pendente do envio de novo form. 1C.
Copie os dados do formulário 1C que já havia enviado para um novo formulário, faça o reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE, imprima o email que recebeu com a solicitação do 1C correto e envie o formulário e o 1C para o ACP Porto.
O "problema" é que vou estar na Alemanha durante os próximos 3 meses fazendo um curso e queria dar continuidade no processo por lá (cartão cidadão e passaporte). Vcs acham q se eu pedir, o Sr. Mário envia a cidadania pra lá quando estiver pronta?
você não precisa da certidão de nascimento, para solicitar o cartão cidadão e o passaporte.
Basta a indicação do número do assento.
Pergunte este número, quando sair, ou na linha registos, ou ao sr Mário.
Se você já vai estar na Alemanha, acredito que só precisará do Cartão do Cidadão para circular pela Europa.
te respondi, com detalhes, ontem.
Você viu a mensagem.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/37936/#Comment_37936
Mas ainda tenho algumas. Alguém poderia me ajudar?
1) quando preciso da certidão de nascimento do declarante de uma certidão de nascimento ? - meu bisavô(brasileiro) e declarante da certidão de nascimento da minha Vo(brasileira), a minha Vo vai dar entrada no processo de cidadania por atribuição da minha bisavó(mãe dela)
2) quando méus bisavós( ela portuguesa e ele brasileiro), os filhos já tinham 20 anos. Isso pode dar algum problema ?
3) preciso averbar casamento deles em Portugal? É o óbito da bisavó?
4) a bisavó nasceu em 1909. Na certidão de casamento está 1910. Eles implicam com isto ?
Obrigado desde já galera
1. no seu caso, como a portuguesa é a bisavó, antes de pedir a cidadania por atribuição da sua avó, vocês precisam transcrever o casamento dos bisavós.
Então, para transcrever este casamento, precisará da certidão de nascimento do bisavô
2. não está clara a pergunta.
Quando o que? Quando se casaram?
3. casamento sim, óbito não.
4. em Ponta Delgada não implicam, porque você pode alegar que a data de nascimento da Portuguesa é um dado oriundo de Portugal, e não do Brasil. Então, o que vale é a informação do documento português. Faz sentido!
É preciso pedir para que a Lúcia avalie a necessidade de retificação na Certidão de Casamento referente a data de nascimento da bisavó portuguesa.
Nilopolis postou que foi exigido dele entre outras, a retificação da data de nascimento do avô português.
Vocês sabem me informar documentos exatos e procedimentos para fazer a transcrição de casamento pela 4 conservatória do Porto? Eu já vi alguns posts aqui...mas vi duas documentações diferentes.
Alguém que já tenha feito, saberia dar essas informações?
Bisavó portuguesa casada com bisavô brasileiro.(casou no Brasil). Ambos falecidos. Avó(filha deles), viva. O meu bisavô foi declarante do nascimento da minha avó.
1) transcrever a certidão de casamento dos méus bisavos em Portugal
2)averbar em Portugal.
Correto ?
Mandou do seu filho para o ACP também?
Abs