Pessoal boa tarde linha 217 Greyce V Souza foi concluído dia 29/10 pedi para acertarem a planilha mas não acertaram, desculpe a ignorância não sei alterar abs
@outrolucas Continuo achando que para a SUA atribuição você não precisará transcrever o casamento dos seus pais, já que não eram casados quando do seu nascimento. Mas é melhor aguardar algum moderador que possa responder sobre a sua atribuição.
@sergiosarodrigues Lisboa é o local mais demorado. A nacionalidade pode ser solicitada de duas maneiras, por inscrição do nascimento no registo civil português ou por declaração para atribuição da nacionalidade (formulário 1C). A primeira é um processo mais simples e pode ser feita pessoalmente ou por procuração. Algumas conservatórias impõem algumas restrições a entrada do processo por procuração como , por exemplo, exigir que o representante seja parente do representado. Tendo direito e preenchendo os requisitos ao final do processo será concedida a nacionalidade tanto por um processo como pelo outro.
Pessoal, boa tarde! Minha dúvida é a seguinte... Minha vó é portuguesa e estou fazendo o processo de atribuição para a minha mãe. Sendo que minha mãe é casada no Brasil, portanto, o RG está com o sobrenome de casada e na certidão de nascimento está com o nome de solteiro. Como devo proceder? Já apostilei a certidão de inteiro teor a o RG, e agora só estou com dúvida nesta questão do casamento. Agradeço muito se puderem me ajudar. Obrigado!
@bmcaculo terá que enviar a certidão de casamento da sua mãe de inteiro teor para comprovar a mudança de nome após o casamento . Se constar na certidão de nascimento a averbação do casamento não precisa enviar a certidão de casamento.Não esqueça que tem que transcrever o casamento da avó portuguesa antes de iniciar o processo da sua mãe.
Tira uma dúvida: O cartório corrigiu o erro que cometeu na certidão sem cobrar? Afinal essa é uma dica valiosa, considerando que o cartório comete muitos erros.
Para pagamento do vale postal por cartão de crédito basta preencher o que está no link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C e colocar o número que me será fornecido no formulário? Amanhã vou enviar o meu processo e da minha irmã.
Tenho a mesma dúvida do @Pedro Torres. Basta preencher, pagar e indicar o número no formulário? No Quadro 6: Pagamento? Daí indico o número de referência na linha (2) Vale postal?
Bom dia! apenas para informação de acompanhamento. Um processo enviado em 28/07 do RJ concluído com assento em 30/10. Outro enviado em 15/8 do RJ foi despachado em 23/10 e ainda não saiu o assento Acabei de ligar para Portugal e essa foi a informação que obtive. Espero ter ajudado com essa informação, pois já dá para ter noção do intervalo e andamento de processos.
Obrigado @Vlad Pen... Na certidão de nascimento de minha mãe tem ANOTAÇÃO do casamento (diz a troca do sobrenome, RG e CPF). Mas acredito que seja melhor fazer inteiro teor (com apostilamento) e anexar ao processo. O que você acha? Desde já, obrigado.
@VladPen Qdo fiz o processo de minha avó pelo consulado do RJ, não precisei enviar a certidão de casamento de inteiro teor dela para comprovar a mudança de nome. O próprio consulado dizia para colocar no formulário os dados atuais dela (viúva) com o nome atual dela (casada) que inclusive estava na carteira de identidade. E consegui tranquilamente dar prosseguimento no processo dela, depois na transcrição de casamento, transcrição de óbito de meu avô e nacionalidade de meu pai. Agora que vou fazer o meu processo pela ACP, preciso enviar junto minha certidão de casamento por conta da mudança de nome? Ou seja, terei que tirar minha certidão de casamento de inteiro teor 2x??? Uma para a nacionalidade e outra pra transcrição do casamento? Mesmo eu colocando no formulário que sou casada???
@DHRamos fiz o do meu pai recentemente com a CNH dele e coloquei o número da CNH. Tem sempre que ser o número do documento que vc está enviando apostilado
Comentários
Leve com você anotado o e-mail e telefone da ACP para a atendente preencher no sistema dos Correios:
e-mail: arquivocentral.porto@irn.mj.pt
Tel.: +351 225 573 840
Continuo achando que para a SUA atribuição você não precisará transcrever o casamento dos seus pais, já que não eram casados quando do seu nascimento.
Mas é melhor aguardar algum moderador que possa responder sobre a sua atribuição.
Eu fiz o envio pela DHL (pediram o telefone) ainda bem que levei hahahaha!!
Obrigado pelas dicas!
A previsão de entrega está para segunda-feira (postei na quinta)
A nacionalidade pode ser solicitada de duas maneiras, por inscrição do nascimento no registo civil português ou por declaração para atribuição da nacionalidade (formulário 1C).
A primeira é um processo mais simples e pode ser feita pessoalmente ou por procuração. Algumas conservatórias impõem algumas restrições a entrada do processo por procuração como , por exemplo, exigir que o representante seja parente do representado.
Tendo direito e preenchendo os requisitos ao final do processo será concedida a nacionalidade tanto por um processo como pelo outro.
Minha dúvida é a seguinte... Minha vó é portuguesa e estou fazendo o processo de atribuição para a minha mãe.
Sendo que minha mãe é casada no Brasil, portanto, o RG está com o sobrenome de casada e na certidão de nascimento está com o nome de solteiro. Como devo proceder? Já apostilei a certidão de inteiro teor a o RG, e agora só estou com dúvida nesta questão do casamento.
Agradeço muito se puderem me ajudar. Obrigado!
Desde já gostaria de agradecer a todos e desejar sucesso e felicidades em suas jornadas.
Deixo aqui também meu Review sobre Portugal, é simplesmente incrível, venham conhecer, quem fala mal n sabe o que fala.
Abçs!
Que bom que resolveu a exigência.
Tira uma dúvida:
O cartório corrigiu o erro que cometeu na certidão sem cobrar? Afinal essa é uma dica valiosa, considerando que o cartório comete muitos erros.
Amanhã vou enviar o meu processo e da minha irmã.
Tenho a mesma dúvida do @Pedro Torres. Basta preencher, pagar e indicar o número no formulário? No Quadro 6: Pagamento? Daí indico o número de referência na linha (2) Vale postal?
Obrigado!
apenas para informação de acompanhamento.
Um processo enviado em 28/07 do RJ concluído com assento em 30/10.
Outro enviado em 15/8 do RJ foi despachado em 23/10 e ainda não saiu o assento
Acabei de ligar para Portugal e essa foi a informação que obtive.
Espero ter ajudado com essa informação, pois já dá para ter noção do intervalo e andamento de processos.
Para o meu processo, ao invés do RG, irei enviar a CNH. No preenchimento do C1, informo o número da CNH em doc. de identificação?
Na certidão de nascimento de minha mãe tem ANOTAÇÃO do casamento (diz a troca do sobrenome, RG e CPF). Mas acredito que seja melhor fazer inteiro teor (com apostilamento) e anexar ao processo. O que você acha?
Desde já, obrigado.
Agora que vou fazer o meu processo pela ACP, preciso enviar junto minha certidão de casamento por conta da mudança de nome? Ou seja, terei que tirar minha certidão de casamento de inteiro teor 2x??? Uma para a nacionalidade e outra pra transcrição do casamento? Mesmo eu colocando no formulário que sou casada???
Recebidos por Maria do Ceu dia 05/11
Agora é esperar 2 semanas e ligar pra ver o numero do processo!