Ahh Estou super feliz por todos! muitos processo despachados! A ACP voltou com tudo! está quase finalizando Julho... Meu processo é de início de agosto, estava super desanimada, mas agora animei de novo!!! Ah! só para informação, o processo do meu pai, quando foi pra despacho, ficou pronto em uma semana só. #AgoraVai
@PessoALL, acabei de falar com a LR, os meus processos que foram numerados no dia 10/07 também estão fase de registro. Um foi aprovado no dia 08/10 e o outro em 09/10. #AcelaraACP
Pessoal, Alguém pode me passar a lista de documentos pra atribuição por ACP ? Pode ser copia reprografica do nascimento? Eu ia fazer por VNG mas parece que lá tá demorando demais.
Precisa transcrever o casamento do pai portugues com mae brasileira?
Desculpe não conseguir acompanhar, tentei procurar um pouco mas 486 páginas não vou conseguir rs
@Pamelavfb segue a relação de documentos para a atribuição na ACP:
1. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada; 2. Cópia devidamente autenticada do RG e apostilada; 3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório; 4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento 5. Vale postal ou cartão de crédito (175 euros)
Se o declarante na certidão do interessado foi o pai, e esse é o português não precisa fazer a transcrição de casamento.
O processo da minha mãe é 38XXXX numerado 25/7. Liguei na segunda, mas ainda estava em analise, agora estou segurando a ansiedade até segunda que vem para ligar de novo.
@pmv1 você fez pelo cartório? Deu certo? Fiquei com medo, pois eles disseram que a prova de vida tem que ser no consulado. Alguém mais poderia me informar se a prova de vida pode ser feita no cartório ao invés do consulado? @Maria Nélida @David Lima Muito obrigada
@pauladalgo Normalmente eles aceitam a prova de vida feita no cartório sim, isso já seria suficiente. Adicionalmente, vocês poderiam fazer uma carta justificando que foi feita pelo cartório, pois o Consulado é muito distante da residência de vocês.
Boa tarde meus queridos, retomando meu processo agora, pois tive que passar por uma cirurgia, mas graças a Deus, tudo certo.
Recapitulando:
1º ACP ainda continua sendo a mais rápida? Espero que sim pois já efetuei o pagamento por cartão de crédito semana passada. 2º Estou indo ao cartório fazer os apostilamentos e assinar o formulário para reconhecer por autenticidade, só para confirmar:
Para apostilar:
Xerox autenticada do RG e CPF Certidão de inteiro teor com cópia reprográfica de nascimento (Sendo que neste caso, trata-se de uma mulher que casou e alterou seu nome de casada. Esta informação consta nesta certidão de inteiro teor de seu nascimento, ou seja, preciso apostilar a certidão de inteiro teor do casamento também ou apenas esta basta? Tendo em vista que irei fazer primeiramente a atribuição?)
Xerox simples:
Assento do português Comprovante de residencia
Formulário 1C devidamente preenchido e reconhecido por autenticidade.
Como informei anteriormente, efetuei o pagamento por cartão de crédito, neste caso, irei enviar diretamente a ACP. Como vocês sugerem este envio? Por sedex ou EMS?
@tatyjares continua sendo mais rápida sim, o CPF não é necessário e nem comprovante de residência. Por EMS seria o SEDEX, é que tem um que é mais caro e chega mais rápido o DHL, se não me engano, mas ai vai de você a necessidade de urgência.
@Yasmin Donatti Boa tarde, ele tem que ser assinatura reconhecida por autenticidade no cartório, apenas. Talvez seja isso. Mas se não for, vá em outro, meu pai fez por um em Osasco, mas tenta ligar antes no cartório pra não perder viagem.
Meu pai frisou para a moça do guichê que era um doc para a cidadania e por isso não poderia riscar os espaços em brancos. Ele foi em um cartório que já tem firma reconhecida (o da Vila Formosa). Ele vai tentar no cartório da Mooca agora.
Caros, esta situação de "riscar os campos em branco" infelizmente é regra da Corregedoria de São Paulo (para mim, sem significado).
No meu caso , o Cartório fez um pequeno risco no primeiro espaço de cada campo ... Espero que Portugal aceite.
Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça - ARPEN-SP Capítulo XIV - Seção VII - Do Reconhecimento de Firmas Seção VII - Do Reconhecimento de Firmas Art. 64. É vedado o reconhecimento de firma em documentos sem data, incompletos ou que contenham, no contexto, espaços em branco
@Marcelo Flavio Rodrigues - - A unica diferenca entre mandar daqui e dar entrada lá é o momento da numeração. Quando você dá entrada no balcão, o processo costuma ser numerado imediatamente, já quando envia por correio, demora uns 10 dias (alem do periodo que fica em traslado). Numerados os processos, o trâmite para conclusão é igual.
Comentários
muitos processo despachados! A ACP voltou com tudo! está quase finalizando Julho...
Meu processo é de início de agosto, estava super desanimada, mas agora animei de novo!!!
Ah! só para informação, o processo do meu pai, quando foi pra despacho, ficou pronto em uma semana só.
#AgoraVai
Alguém pode me passar a lista de documentos pra atribuição por ACP ?
Pode ser copia reprografica do nascimento?
Eu ia fazer por VNG mas parece que lá tá demorando demais.
Precisa transcrever o casamento do pai portugues com mae brasileira?
Desculpe não conseguir acompanhar, tentei procurar um pouco mas 486 páginas não vou conseguir rs
1. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada;
2. Cópia devidamente autenticada do RG e apostilada;
3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório;
4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
5. Vale postal ou cartão de crédito (175 euros)
Se o declarante na certidão do interessado foi o pai, e esse é o português não precisa fazer a transcrição de casamento.
2 processos da minha família foram despachado no dia 12/10
Eles foram recebidos na ACP 24/07 e numerados em 25/07.
Pediram pra entrar em contato para pegar o número de assento em 2 semanas, pois eles estão sobrecarregados...
Obrigado @VladPen e @MariaNelida pela ajuda de sempre...
Boa sorte a todos! Seguimos agora na transcrição e atribuição de menor de idade!
Liguei na segunda, mas ainda estava em analise, agora estou segurando a ansiedade até segunda que vem para ligar de novo.
Recapitulando:
1º ACP ainda continua sendo a mais rápida? Espero que sim pois já efetuei o pagamento por cartão de crédito semana passada.
2º Estou indo ao cartório fazer os apostilamentos e assinar o formulário para reconhecer por autenticidade, só para confirmar:
Para apostilar:
Xerox autenticada do RG e CPF
Certidão de inteiro teor com cópia reprográfica de nascimento (Sendo que neste caso, trata-se de uma mulher que casou e alterou seu nome de casada. Esta informação consta nesta certidão de inteiro teor de seu nascimento, ou seja, preciso apostilar a certidão de inteiro teor do casamento também ou apenas esta basta? Tendo em vista que irei fazer primeiramente a atribuição?)
Xerox simples:
Assento do português
Comprovante de residencia
Formulário 1C devidamente preenchido e reconhecido por autenticidade.
Como informei anteriormente, efetuei o pagamento por cartão de crédito, neste caso, irei enviar diretamente a ACP. Como vocês sugerem este envio? Por sedex ou EMS?
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Por EMS seria o SEDEX, é que tem um que é mais caro e chega mais rápido o DHL, se não me engano, mas ai vai de você a necessidade de urgência.
moro em São Paulo e alguns cartórios se negaram a reconhecer firma e autenticar o formulário 1C do meu pai sem riscar os campos em branco.
Como foi com vocês? Me recomendam algum cartório?
Muito obrigada
Meu pai frisou para a moça do guichê que era um doc para a cidadania e por isso não poderia riscar os espaços em brancos. Ele foi em um cartório que já tem firma reconhecida (o da Vila Formosa). Ele vai tentar no cartório da Mooca agora.
Obrigada pela atenção!
Obrigada pela atenção!
Eu fiz no início do ano p o meu avô a prova de vida em cartório e apostilada. Deu td certo!
No meu caso , o Cartório fez um pequeno risco no primeiro espaço de cada campo ... Espero que Portugal aceite.
Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça - ARPEN-SP
Capítulo XIV - Seção VII - Do Reconhecimento de Firmas
Seção VII - Do Reconhecimento de Firmas
Art. 64. É vedado o reconhecimento de firma em documentos sem data, incompletos ou que contenham, no contexto, espaços em branco
O declarante foi o pai sim e é o português.
Nesse caso farei via ACP. Vou pegar o endereço no outro post.