Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14654664684704711546

Comentários

• Boa noite galera!
    tenho algumas dúvidas sobre atribuição para menores pelo ACP.

1- A certidão de inteiro teor para menor não precisa ser reprográfica. Mas pode ser a reprográfica?

2- Uma vez que o cartório consegue emitir tanto a digitada quanto a reprográfica pelo mesmo preço, qual a vantagem de escolher a digitada para a atribuição do menor? Garantir que estará legível?
  • @Vlad Pen, muito obrigado pela atenção. Fico mais aliviado!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @esbarros sim. No caso, mesmo quando algum lugar NÃO EXIGE reprográfica eu sempre envio reprográfica porque como custa o mesmo que a de inteiro teor, prefiro enviar assim.

2. Normalmente um menor de idade já terá uma certidão digitada, pois desde há algum tempo elas são digitadas, então uma cópia reprográfica de um menor hoje em dia tem 99% de chances de ser cópia de um livro já digitado.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Alguém enviou processo agora no fim de Setembro? Enviei 2 processos de primos que chegaram no ACP dia 29 mas liguei hoje e não foram numerados ainda. Achei estranho, mas como está tudo um pouco atrasado pode ser o novo "normal"
  • Somente para informar. Liguei hj na LR, as 05:01, 38 minutos. Processo numerado em 27/07, status “Em análise”.
  • Bom dia meu povo. Meu processo e de meu irmão numerados dia 16/07 foram despachados dia 11. Quase Tuga. Abraço a todos
  • @david Lima
    Muito obrigado.
  • @davidlima eu enviei no final de Setembro, se não me engano chegou dia 25. Foi numerado dia 01/10.
  • Liguei hoje na LR as 6:30 fiquei uma hora e 12 na linha, processo 16/07 ainda em análise.
  • editado October 2018
    A vai uma boa notícia:

Achei plano skype de R$11,64 com impostos, ligações ilimitadas pra Portugal (apenas telefone fixo) eles chamam de asinatura mas você pode cancelar quando quiser na boa.
  • Liguei na ACP hoje às 5:06 da manhã e fiquei 55 minutos aguardando para ser atendido.
    Meu processo chegou dia 20/09 e foi numerado dia 01/10, em análise.
    A atendente informou que não tem prazo estipulado.
  • @drakunder o do meu pai também fui numerado dia 01/10, mas estou com esperança deles começarem a agilizar os processos. Tamo junto rs rs
  • @SAMANTHA3 ficamos na torcida hahah
  • Olá pessoal tudo bem com você? Será que alguém poderia tirar uma dúvida? como posso acompanhar o processo de atribuição uma vez que já estou com o número do processo 49XXX/2018?
    Abraço a todos!
  • Pessoal como faço para adicionar meu numero de processo a planilha?
  • Gente, estou muito preocupada!
    Estou vendo processos de Julho sendo despachados, e o meu processo numerado dia 12/06 ainda em analise :(
    Acho que meu processo caiu na mão de algum oficial mais lento :/
    alguém com processo numerado em Junho que ainda não saiu também?
  • @marcioandersonvieira, voce tem que ligar na Linha de Registos, dar o número do seu processo e o atendente vai verificar o status pra você. Se você voltar um pouco aqui nos comentários acha o contato fácil.

@felipepp é so acessar a planilha, criar uma nova "linha" e inserir seus dados. eles sao salvos automaticamente
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
  • Juliana MottaJuliana Motta Member
    editado October 2018
    Pessoal liguei na LR hoje para verificar o numero do meu processo de atribuicao.
    Alguem pode adicionar meu processo na planilha, por favor:

Nome: Juliana Motta
    Envio: 30/08/18 via DHL
    Chegada: 03/09/18
    Numeracao: 18/09/18
    Numero: 502XX/18
    Pagamento: Vale postal
    Processo: Analise.
  • Pessoal, pra solicitar o passaporte necessariamente tenho que pedir o cartão cidadão primeiro?
  • Bom dia a todos!

Alguém sabe se me informar se a validade de 6 meses é do apostilamento ou da emissão da certidão?
  • @Vander se o declarante na sua certidão de nascimento foi o seu pai, e ele não é português atribuido ou de origem, você precisa transcrever o casamento da sua mãe em Portugal.
  • @Caroline rocha Sim, é necessário o CC antes.
  • @Jessica Zambon qual a ultima vez que você ligou na LR?
  • @Caroline rocha sim, o cartão cidadão é como um RG você precisa dele para ter o passaporte, igual ao Brasil.
  • @Juliana Motta ta na planilha, verifica se os dados foram inseridos corretamente
  • @saluaribeiro liguei hoje.
    eu estou ligando semanalmente, toda terça.
  • Gente, tudo bem? Vocês podem conferir os documentos que tenho da minha avó, antes de eu mandar o processo dela para o Porto? Preciso saber se tá tudo em ordem :)
    O que tenho é:

1) Certidão de nascimento do português, original, pq nasceu anterior a 1911. (ele é declarante, não preciso transcrever o casamento dele.)
    2) Certidão de nascimento da avó (requerente) em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
    3) Cópia do RG da requerente, apostilada
    4) Prova de vida (ela tem + de 70 anos) feita pelo cartório
    5) Certidão de casamento da minha avó pra justificar troca de nome dela, autenticada pelo cartório
    6) Formulário 1C com firma reconhecida (por autenticidade)
    7) vale postal 175 euros (Deve ser feito em nome da requerente)

Há algo faltando ou que precisa ser mudado?
    Agradeço desde já. <3
  • @MariaHernandes Se a certidão for de batismo, precisa de outro documento para comprovar o nome do português.
  • Putz..,. Não sei se é batismo, mas ele foi registrado numa paróquia.
    Se esse for o caso, qual tipo de documento a mais eles aceitam?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.