Minha irmã está com o processo de nacionalização em andamento em ACP.. até final deste mês já deve estar nacionalizada.. em março / 2019 ela irá a Portugal...ficará 20 dias... Caso nesta data já seja portuguesa naquela data, inclusive já tendo transcrito o casamento, tenho as seguintes dúvidas: - ela poderá pedir identidade/passaporte lá em algum cartório sem agendar ou tem que agendar ?? em quanto tempo eles entregam a identidade/passaporte ?? - Qual cartório ela pode fazer isso mais rapidamente ?? Se tiver que agendar, como que faz isso ??? - A filha tb irá com ela.. essa filha pode dar entrada no processo da nacionalização diretamente em ACP ou outra conservatória, sem precisar agendar ?? dando entrada pessoalmente tem como ela conseguir resolver a nacionalidade em 10/15 dias ?? (claro, se levar todos os documentos certinho)..
Bom dia, Liguei agora para a linha de registros e recebi as seguintes informações: Processo: 37XXX/18 Enviado dia: 12/07 via EMS Entregue : 19/07 Numerado: 20/07 Me informaram que o processo caiu em exigência e estão solicitando prova de vida no consulado (minha avó tem 86 anos). Alguém sabe me informar se essa prova de vida só pode ser feita no consulado? Pois minha avó mora no interior de Minas, e lá não tem consulado. A prova de vida feita em cartório e apostilada não serviria? Muito obrigada.
liguei na LR agora, fui informado de que meu processo não consta no sistema deles ainda. Devo me preocupar? rs Ele foi recebido em 08/10 por Isabel Ferreira.
@drakunder@samantha3 meu pai tava com 79 anos quando fez o processo, concluído em julho. Não enviei prova de vida, mas o RG dele tinha sido emitido menos de um mês antes de enviar.
Para sua irmão pedir o CC e passaporte em Portugal
Em Portugal, o passaporte português pode ser feito nas Lojas do Cidadão ou Conservatórias em todas as sedes de concelho do país, nas Delegações do SEF, nas lojas do Passaporte no Aeroporto de Lisboa e também no Aeroporto do Porto, nos governos da Madeira e Açores (ilhas de Portugal
A filha poderá dar entrada no ACP sem agendamento,mas o processo não ficará pronto em 10/15 dias
Bom dia! Fiz o processo do meu pai pelo Consulado do Rio, dei entrada em setembro de 2017 e nada ate hoje! Só esse ano aprendi com vcs que poderia dar entrada direto em Portugal, sem ser presencial. Louca para começar o meu, pelo ACP Porto, claro! Então la vai o pedido de ajuda. Existe alguma maneira de consultar se esta pronto? Tirar uma certidão ou algo assim? Ou realmente tenho que aguardar a certidão chegar em casa.
Bom dia pessoal, tem alguém que ta pra ir la em ACP por esses dias? Meu processo de julho (10/07) n tem data de numeração só essa data de entrada e não sai de análise... gostaria de saber se ele realmente existe e se anda pra frente... to com passagem pra final do mês pra PT e queria já tirar o restante dos docs lá. Obrigado.
Bom dia! Apenas compartilhando: Meu processo foi concluído em 06/2018 e a cópia do assento foi enviada por carta simples em 1/10/2018 e recebida em SP ontem 16/10/2018. Talvez devido ao período de férias tenha demorado um pouco além do prevsito. enfim apenas gostaria de compartilhar com todos porque sei que no começo do processo a ansiedade é grande, mas é preciso saber esperar...
Gente, tem uma amiga minha que quer tirar a da mãe dela e depois o dela, a vó dela já faleceu mas ela nasceu depois de 1911, vocês sabem o procedimento? É muito diferente?
@Lais Lacerda a avó dela era portuguesa ? Se positivo basta pedir na conservatória a certidão de nascimento da avó ou mesmo tentar direto no civilonline.
@blancout é sim! Só tem um problema, na certidão de nascimento da mãe dela consta um nome faltando da avó, teria que primeiro arrumar isso aqui pra nao dar problema lá né?
@Lais Lacerda o ideal é que os nomes não tenham diferenças, pede a ela pra tentar uma retificação administrativa,hoje em dia os cartórios estão bem flexíveis a esse respeito, mas para a correção será necessária a certidão portuguesa.
Comentários
Para o mesmo endereço
Caso nesta data já seja portuguesa naquela data, inclusive já tendo transcrito o casamento, tenho as seguintes dúvidas:
- ela poderá pedir identidade/passaporte lá em algum cartório sem agendar ou tem que agendar ?? em quanto tempo eles entregam a identidade/passaporte ??
- Qual cartório ela pode fazer isso mais rapidamente ?? Se tiver que agendar, como que faz isso ???
- A filha tb irá com ela.. essa filha pode dar entrada no processo da nacionalização diretamente em ACP ou outra conservatória, sem precisar agendar ?? dando entrada pessoalmente tem como ela conseguir resolver a nacionalidade em 10/15 dias ?? (claro, se levar todos os documentos certinho)..
Liguei agora para a linha de registros e recebi as seguintes informações:
Processo: 37XXX/18
Enviado dia: 12/07 via EMS
Entregue : 19/07
Numerado: 20/07
Me informaram que o processo caiu em exigência e estão solicitando prova de vida no consulado (minha avó tem 86 anos). Alguém sabe me informar se essa prova de vida só pode ser feita no consulado? Pois minha avó mora no interior de Minas, e lá não tem consulado. A prova de vida feita em cartório e apostilada não serviria?
Muito obrigada.
Liguei agora para a LR e o processo do meu pai numerado no dia 25/07 foi despachado no dia 15/10! =]
Já atualizei a planilha.
Agora falta pouco para eu dar entrada no meu processo.
Muito obrigado pela ajuda de todos.
Sou novo por aqui, mas já enviei o processo e foi despachado.
Poderiam atualizar na planilha?
Meu pai: Aires gomes dos Passos
Entrada: 30/07/2018
Entrega: Em mãos
Processo: 40xxx/2018
liguei na LR agora, fui informado de que meu processo não consta no sistema deles ainda. Devo me preocupar? rs Ele foi recebido em 08/10 por Isabel Ferreira.
Para sua irmão pedir o CC e passaporte em Portugal
Em Portugal, o passaporte português pode ser feito nas Lojas do Cidadão ou Conservatórias em todas as sedes de concelho do país, nas Delegações do SEF, nas lojas do Passaporte no Aeroporto de Lisboa e também no Aeroporto do Porto, nos governos da Madeira e Açores (ilhas de Portugal
A filha poderá dar entrada no ACP sem agendamento,mas o processo não ficará pronto em 10/15 dias
Fiz o processo do meu pai pelo Consulado do Rio, dei entrada em setembro de 2017 e nada ate hoje!
Só esse ano aprendi com vcs que poderia dar entrada direto em Portugal, sem ser presencial.
Louca para começar o meu, pelo ACP Porto, claro! Então la vai o pedido de ajuda.
Existe alguma maneira de consultar se esta pronto? Tirar uma certidão ou algo assim? Ou realmente tenho que aguardar a certidão chegar em casa.
Já tentou ligar pra linha registos?
351 21 195 0500
No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
Melhor horário às 5:00hs
Pode, também,comprar créditos e ligar pelo Skype
Apenas compartilhando:
Meu processo foi concluído em 06/2018 e a cópia do assento foi enviada por carta simples em 1/10/2018 e recebida em SP ontem 16/10/2018. Talvez devido ao período de férias tenha demorado um pouco além do prevsito. enfim apenas gostaria de compartilhar com todos porque sei que no começo do processo a ansiedade é grande, mas é preciso saber esperar...
Processo numerado: 20/07/18
Liberado para registro: 11/10/2018
Já atualizei na planilha.
Esse formato do processo ser liberado para registro para depois (2 a 3 semanas) sair o numero do assento, é algo novo, não?!
Lembro que quando fiz o processo para o meu pai, foi liberado direto o numero do assento.
Muito obrigado a todos!