Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

120212325261452

Comentários

  • Muito obrigada Roberto e David!!
    Levantei a certidão de nascimento da minha mãe e foi meu avô o declarante, sim. Quanto a transcrever o divórcio dela, talvez não seja necessário uma vez que nos meus documentos constem o nome dela de casada.. Difícil vai ser eu descobrir onde meu avô nasceu.. So tenho a cédula de estrangeiro dele com a data de chegada no RJ e a certidão de óbito... Eu preciso transcrever óbito?! Vi aqui que se eu fizer pelo consulado é mais caro e burocrático...
  • David, acho q vou ter q fazer o mesmo caminho que você.. Minha avó, minha mãe e eu..
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Fernando menos de 1 mês.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Raissa tem que transcrever casamento e depois constituir advogado para fazer o divórcio, afinal acredito que você tenha parte do nome do seu pai. Vai justificar isso em Portugal como?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Não precisa transcrever o óbito. Tem que fazer da sua mãe e pronto. Ache a certidão do seu avô e faça a atribuição de sua mãe. Depois volte aqui para os passos seguintes.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Consulado só serve pra legalizar certidões ou emitir passaporte e BI depois de já ser portuguesa. Fora isso fuja de qualquer serviço deles, são lentos demais.
  • @David Vou justificar o nome do meu pai, declarante meu, com a certidão de casamento dele com a minha mãe.. Como a situação deles era casados quando eu fui registrada, acredito que eu não precise atualizar o status dela para divorciada. Talvez seja até melhor que eu não o faça, uma vez que em meus documentos cosntem o nome dela de casada..
    Quanto a certidão do meu avô, está difícil descobrir onde nasceu.. acho que vou tentar pelo lado da minha avó mesmo. =/
  • Bom dia galerinha!
    Li nomsite do consulado RJ que posso enviar pelos correios os documentos para legalização.
    Alguém já utilizou esse procedimento?
    Abs
  • Olá de novo!
    No site do Consulado eu clico no link 'legalização de documentos'? Só isso?
    Eu posso já legalizar a minha certidão e a dos meus irmãos também, todas juntas com a do meu pai? Assim só preciso ir ao consulado uma vez! Ou não, pois o formulário 1-C também precisa ser legalizado?
  • Tania,

    pensei que já tinha providenciado a legalização. Muitos já fizeram pelo correio, normalmente, os que moram longe da cidade do Rio de Janeiro. Fiz as minhas sempre pessoalmente, não corre o risco do correio, embora o retorno, se não estou enganado, seja Sedex.

    Se já está com as certidões, melhor é legalizar todas.

    Não acha melhor reconhecer por AUTENTICIDADE em cartório o 1C?
  • Oi, Guilherme!
    Só está faltando a legalização, que havia programado para meados de setembro. Mas como estou com uma entorse no joelho há quase um mês, não posso agendar para ir lá, pois está difícil me locomover para o Rio. Nesse ínterim, meus irmãos questionaram a possibilidade de ir só uma vez com todas as certidões. Meu pai já assinou, no cartório, o 1C.
    E a opção de enviar pelos correios decorre da incerteza de quando estarei liberada para zanzar por aí.
    Obrigada, querido, pelo retorno. Vc sempre prestativo!
    Abs
  • Ah, esqueci de comentar: mandei email ontem à noite para o ADB e hj pela manhã já tinha resposta informando que a certidão do meu vô já foi encaminhada desde 4/9.
  • editado September 2015
    Dando um follow up pra quem esta no mesmo processo.

    Entregue em 17/08/2015.
    Enviei e-mail em 08/09/2015 perguntando se havia número do processo.
    Em 09/09/2015 me passaram o número do processo.

    Vou aguardar uns 30 dias e fazer novo contato. Processo de Naturalização.

    Abs.
  • Queria saber se vocês conseguem falar com facilidade por telefone com o ACP? Vi que o horário de funcionamento deles é das 9 às 17 horas, com o fuso pra nós seria das 5 às 13 h, certo? Pois já tentei algumas vezes dentro desse horário e nunca tive ligação atendida. Só não liguei nas primeiras horas da manhã pq antes das 7 h eu estou uma zumbi, mas amanhã vou fazer uma força e tentar... Hehehe
    Não sei se é complicado mesmo ou estou dando azar. Ligo no número +351 225 573 846, que é o que o Sr. Mario havia me passado por e-mail. O brabo é que não me responderam e-mail enviado há uns 10 dias nem consigo contato telefônico.
  • Michele,
    Vale a pena o esforço de levantar as 05 ou 05:30 da manhã para ligar.Tem grandes chances de ser logo atendida.Liguei nesse horario(antes das 06:00) e com menos de 5 minutos tive atendimento finalizado.Boa sorte.
  • Boa tarde pessoal, li o tópico todo, mas não achei uma resposta pra minha dúvida: preciso fazer a cidadania do meu avô, mas ele já tem idade avançada e já está bem debilitado e não consegue se locomover pra outros lugares. Como faço para reconhecer a assinatura dele no Formulário 1C por procuração? Tenho que fazer uma procuração púbica? Alguém já fez por procuração e conseguiu?
    Muito obrigado!
  • Gustavo,

    por vezes tenho uma certa dificuldade para entender algumas coisas. Veja, é necessário 1 (uma) assinatura PRESENCIAL do seu avô, pode ser em cartório ou no consulado.

    Qual a diferença em assinar o formulário 1C ou uma procuração?
  • Guilherme,

    A diferença é que os cartórios não vão até a residência para pegar a assinatura presencial do meu avô. Mas eles vão para fazer a procuração pública. Só que o custo da procuração pública é de R$ 400,00. Queria saber se é realmente necessária a procuração pública ou uma procuração simples bastaria. E também gostaria de saber quais documentos do procurador eu preciso mandar junto, porque no PDF do Formulário 1C não consta nada.
  • Gustavo,

    tenho conhecimento de alguns que passaram por aqui que conseguiram que o cartório fosse em casa para reconhecer o 1C. Existe um modelo de procuração no site do IRN, acredito que encontre pesquisando por formulários.

    O amigo Lucas conseguiu: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/30230/#Comment_30230
  • Guilherme, pesquisei no site do IRN, mas não localizei nenhum modelo de procuração que atenda ao meu caso: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade/

    Mandei um email para o IRN, vamos ver se me respondem.
  • Várias pessoas estão enviando pedido de naturalização para o ACP de Porto, não é preciso aguardar a regulamentação da lei de nacionalidade? Sou neta de português sendo que minha mãe, já falecida, não chegou a se naturalizar. É viável fazer o pedido em Porto?
  • Depende.. se eu fosse vc mandava. Nao ha prazo para regulamentacao, mas deve demorar.
  • Obrigada, César Machado.
  • A cidadania do meu pai ainda não saiu (dedos cruzados) mas já pensando na da minha irmã que pedirei junto com a minha depois, estou com uma dúvida, não sei se vcs podem me ajudar.
    Minha irmã mora no Panamá, a certidão de inteiro teor dela já tiramos, inclusive com o adendo do casamento dela, com a troca do nome para de casada. Para legalizar no consulado ela não precisa estar junto, não teremos problema com isso. Precisa algum documento extra devido à troca de nome para o de casada, como a certidão de casamento dela?
    O problema seria o reconhecimento presencial da assinatura em cartório, como será que ela pode fazer? Será que em um cartório panamenho ou na embaixada brasileira eles fazem isso, e seria aceito no processo ter um dos documentos validado em país diferente do solicitante? Pq sei que o ACP aceita pedido de filho de português nascido fora de Portugal só no caso de união européia ou Brasil, né?
    Meu pai está indo visitá-la esta semana, e poderia trazer esse documento de lá caso seja possível.
    Se alguém souber como faço nesse caso seria melhor, pois não precisaria entrar em contato por e-mail com o ACP, não sobrecarregando ninguém. Até pq ainda não consegui contato com eles nem pra ver o andamento do pedido do meu pai...
  • Michele,

    se a certidão de nascimento de sua irmã já tem o casamento averbado, não precisa da cópia da certidão de casamento.

    Quanto ao reconhecimento da assinatura no 1C na embaixada do Brasil, certamente não, mas talvez o consulado honorário possa ser uma solução:
    https://www.portaldascomunidades.mne.pt/rede-consular/america/panama#consulado-honorario-de-portugal-em-panama

    O ACP pode aceitar o seu pedido ou o de sua irmã, se o seu pai nasceu no Brasil. Não interessa onde vcs estejam ou tenham nascido.
  • David,
    Enviei um email para a CRC perguntando sobre meu processo e me informaram que devido ao grande número de pedidos de nacionalidade o meu processo, enviado via consulado do Rio em agosto, aguarda a entrada e logo que for atribuído um nº de processo, receberei um ofício com as informações. :(
  • David, estou fazendo o processo de atribuição para o meu tio e me tire uma dúvida: quanto ao endereço posso abreviar, pois o endereço é maior do que o campo de preenchimento, ou preciso enviar dois modelos de 1C?
  • Cristiane,

    nas instruções da pág. 3 diz para usar um outro formulário. Mas tem certeza que não cabe mesmo? É o campo "Residente em" do Quadro 1? Note que o campo continua ao lado do "Cod. Postal".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.