Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

119202224251462

Comentários

  • Dyana,

    pode, mas precisa ver se o cartório de Pernambuco tem o "sinal público" em algum cartório de São Paulo ou se tem as assinaturas no sistema dos cartórios chamado Censec. Daí, vc reconhece o sinal público em um cartório de São Paulo e legaliza no consulado-SP.

    Isso mesmo, seu avô só precisa ir ao cartório para assinar o 1C. Não precisa de procuração.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Dyana, complementando a info do Guilherme.

    Se vocês fizerem procuração, não precisa nem ele assinar o 1C, o procurador assina, mas com procuração exige mais documentação (do procurador) e mais $$$$. Portanto, se o seu avô está lúcido e vocês podem levá-lo até o cartório, façam isso já, mesmo antes de legalizar e organizar o resto da documentação.

    Todo o resto se faz sem procuração (legalizar no consulado não precisa ser a própria pessoa), pedir certidões, etc, tudo isso fiz sem necessidade de procuração.
  • Tenho um problema parecido. Porque tirei a certidão de nascimento em Recife, mas ao tentar reconhecer firma do tabelião em Belo Horizonte, me informaram que ele não estava cadastrado no sistema de integração entre os cartórios! Como farei para autenticar a firma do tabelião de outro estado???
  • Obrigada, Guilherme e David.

    Onde encontro informações sobre procuração? Nós gostaríamos de deixar meu avô na casa dele, se possível. Li no 1C a parte da procuração, mas não sei como funciona na prática. É muita grana a mais? Eu, mesmo sendo neta dele, posso ser sua procuradora?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Roberto, ligue para o cartório que emitiu a certidão e pergunte a ele quais cartórios de BH reconhecem a firma dele. Acontece muito isto, é muito comum quando o documento é de cartório de alguma cidade pequena.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado September 2015
    1. Vai ter que fazer uma procuração no cartório (não sei o custo, mas acho que não é barato)
    2. Vai ter que enviar documento do procurador. No PDF do Formulário 1C explicita qual/quais documentos.

    Qualquer brasileiro pode ser procurador de qualquer outro brasileiro.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Ah, também tem que ver se vai ter que legalizar no consulado a documentação do procurador.
    Alguém que já fez com procuração pode ajudar dyana nesta dúvida?
  • Dyana, pergunte ao cartório se o serviço poderá ser prestado na residência do idoso. Li algo a respeito, que em alguns casos o tabelião pode ir à residência, claro que teria um custo adicional, mas pode simplificar o seu processo.
  • Pessoal, minha mãe é viva e filha de portuguesa. Temos todos os documentos de minha avó. Ocorre que minha mãe nem sequer se lembra onde tem ou mm se tirou uma certidão de nascimento. Eu acho que tirou pq ela se casou e este é um documento necessário. Como o documento principal em Portugal pra pedir a atribuição é a certidão de inteiro teor, eu pergunto a vcs se há um cartório online ou algo parecido, onde a gente descubra e tire a certidão de inteiro teor da minha mãe. Podem me ajudar? Pedir como neta é tão incerto assim?
  • Entendi, pessoal. Vou continuar pesquisando sobre a procuração enquanto não consigo a certidão dele, pois é de uma cidadezinha de Pernambuco e tenho o mesmo problema que a Ana Ribeiro, não sabemos ao certo as informações para conseguir esta certidão, mas acho que isso seria um tópico para outro fórum.
    Muito obrigada pela atenção de vcs :)
  • Roberto, tive o mesmo problema com a certidão de nascimento do meu pai emitida em Minas, precisei do sinal público. Liguei para o cartório em Minas que enviou a assinatura por email para o cartório aqui no Rio de Janeiro, cadastraram no sistema e consegui o sinal público.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Ana Ribeiro, procure na igreja onde casou, a do meu avô foram gentis e localizaram, mas antes eu já havia localizado por conta própria no Arquivo Nacional.

    Se ela nasceu depois de 1929 no RJ, procure no Arquivo Nacional.
  • Ana Ribeiro
    Se sua mãe fez algum colégio ou curso quando nova , deve ter alguma coisa nestas instituições. Estava com o mesmo problema e achei no colégio onde minha mãe fez o ginásio nos anos 50!!!! Foi uma surpresa , a certidão original dela estava lá arquivada até hoje. Boa sorte.
  • Ana, eu tive problemas de localização de documentos mas graças a Deus já os encontrei. Te dou uma dica, se ela é casada, na certidão de casamento consta a cidade de nascimento dela. Aí é só procurar o cartório da cidade que localizam. Acredito que isso não será difícil, se tiver mais alguma dúvida a respeito pode me mandar que procurando documentos fiquei bom no assunto rsrs.
  • Ana, completando ... caso a certidão de casamento da sua bisavó vcs tbm tenham dificuldade de encontrá-la, veja na certidão de nascimento de algum filho dela que tbm deve constar a cidade de nascimento da mãe
  • Pessoal, uma dúvida que não ficou clara ... no Quadro 2 do 1C eu posso enviar apenas 1 cópia da certidão portuguesa de meu avô? ou preciso enviar uma via original? Acho que não né? Mas e se eu enviar essa cópia, não preciso preencher mais nada além do quadro PAI PORTUGUÊS? Posso mandar assim mesmo?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Na verdade nem precisa enviar certidão se tiver os dados. Eu enviei porque ficava mais prático e direto para eles. E como era um nascimento muito antigo, enviei.

    Mas sim, se você enviar a cópia em tese não precisa preencher o quadro com os dados. Eu não preenchi.

    Já agora na atribuição de minha mãe que devo enviar semana que vem, só preenchi com os dados, uma vez que a certidão ainda não chegou pra mim, mas já tenho todos dados, incluindo número de assento.
  • Legal David isso vai me facilitar muito. Já estou aproveitando e montando da família inteira que tem direito. Uma cópia da Certidão Narrativa já é suficiente então né?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Certidao de Inteiro Teor (Leg Consulado) + Cópia do RG Autenticado + Modelo 1C com firma reconhecida presencialmente no cartório + dados do português + Vale Postal
  • Vlw David. é que é tão menos burocrático que fico na dúvida !!! Boa sorte a todos e obrigado a todos que ajudam.
  • Ana Nascimento, conforme falaram, na certidão de casamento da sua mãe você já vai achar onde ela nasceu. Além disso, no próprio RG dela já vai ter as informações de livro, folha e número do registro.

    Vale dar uma olhada
  • David e Cristiane, obrigado pela ajuda!! Descobri que não há cartórios em BH com o sinal público do cartório de Recife. Assim, encontrei um que aceitou receber por correio e o pessoal de Recife já encaminhou. Que burocracia, mas pelo menos eles foram solícitos e educados.
  • Gente uma dúvida: A Assinatura Presencial do Formulário 1C tem validade? Pode por exemplo assinar hoje e só enviá-la daí uns 6 meses ou mais?
  • Gente, tenho dois caminhos pra conseguir a cidadania por atribuição.
    O primeiro é solicitar a da minha mãe que é filha de português nato, mas meu avô já é falecido e não temos contato com a família do lado dele.
    O segundo é solicitar a cidadania da minha avó (viúva do meu avô português), filha de português (falecido também), depois a da minha mãe e depois a minha...
    Qual caminho seria melhor? Não tenho a certidão de nascimento do meu avô... Se ele for o declarante do nascimento da minha mãe eu não preciso transcrever o casamento e óbito dele, certo?

    Obrigada pela ajuda!! ^^
  • Outra dúvida gente... Na minha certidão de nascimento e RG consta o nome de casada da minha mãe, mas quando eu entrar com o pedido de atribuição dela será com nome de solteira pois meus pais são divorciados. Como posso fazer pra provar que ela é minha mãe?! Cópia da certidão de casamento ou averbação do divorcio servem?!
    Vi a possibilidade de atualizar meu registro civil mas é muito complicado e demorado, podendo não ser efetivado.. =(
  • Oi, Raissa. Em relação à primeira pergunta, eu iria pela via do seu avô português falecido. Pegar a nacionalidade da sua mãe e depois a sua. Se ele for o declarante, não vai ter que transcrever nada. E você não precisa da certidão de nascimento dele não. Se você tiver o nome completo, data de nascimento e saber exatamente onde nasceu, basta mandar um e-mail para a ACP, informar esses dados e eles vão te dar o número do registro e o ano do registro. Aí é só informar esses dados quando for preencher o formulário 1C. Quando chegar na sua vez, você vai precisar transcrever o casamento da sua mãe, caso seu pai seja o declarante.
  • Quanto à segunda pergunta, não sei como proceder em casos de divórcio. Não peguei nenhum no meu processo. bj
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Raissa, o Roberto explicou corretamente. O mais sensato é fazer o da sua mãe, filha de português nato e depois a sua.
    Depois que sua mãe virar portuguesa você terá que AVERBAR/TRANSCREVER o casamento dela. E o seu pedido de atribuição deve ser realizado após você também informar o divórcio em Portugal. Este é o ponto delicado da sua situação, visto que divórcio em Portugal precisa de advogado. Mas bom, vai fazendo a cidadania da sua mãe, depois transcreve o casamento e busca info sobre o divórcio, como proceder.

    Alguém aqui capaz de ajudar com o assunto divórcio?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Fernando, acho que não tem validade mas não é recomendável enviar um formulário preenchido há meses. Como em muitos casos o primeiro processo é de pessoa idosa eles podem implicar, afinal a chance de um idoso falecer num período de meses é grande.

    Não li regra sobre isso, mas certamente deve haver alguma. Eu enviaria com, no máximo, 1 mês de assinado. Mais que isso não faria. O ideal é reconhecer por autenticidade no mesmo mês que vai enviar.
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado September 2015
    @David, interessante observação. A primeira coisa que fizemos foi realmente autenticar presencialmente a assinatura de minha avó no cartório, já que ela é de idade avançada (mas ainda lúcida e pode se caminhar e sair de casa sem maiores problemas).

    Isso foi no dia primeiro deste mês. Estamos agora esperando a certidão de batismo enviada pelo Arquivo Distrital de Vila Real, enviado a semana passada desde Portugal. Vou ligar pro ACP para perguntar sobre isso. Espero e não haja problema, pq gastar tempo e dinheiro de novo para ir no cartório não está em minha lista agora :)

    Poderia perguntar quanto tempo passou desde que sua avó assinou presencialmente até quando foi recebido pelo ACP?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.