Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

117182022231462

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    HAhahahaahahaa.
  • Sr Paul Hiler,

    Conforme muito bem disse o Lucão Lacerda, no tópico "Guia de Ajuda", este espaço não diz respeito a interesses comerciais. Trata-se de um lugar, onde pessoas ajudam outras pessoas, sem esperar nada em troca. O Lucão o advertiu, mesmo assim o sr continuou escrevendo em outros tópicos.

    A solidariedade é um conceito fora de época, mas, pelo menos aqui, é real!!!!!
    E, esse tipo de interferência quebra o clima.
  • Pessoal,

    Alguém tem noção de quanto tempo tem levado processos de naturalização na CRC em Lisboa?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Meses, muitos meses. CRC Lisboa é o inferno na Terra.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Pra desopilar e rir... Liguei na Linha Registos e não quiseram me informar o número do assento, teria que ser a própria pessoa (minha avó, que mora longe pra dedéu e jamais ia conseguir se desembaraçar para ligar pra Portugal sozinha).

    Desliguei o telefone, liguei novamente e fiz voz de vovó, Hahahahah.
    Bingo, consegui o número ;)
  • David,

    muito boa. Imagino a voz de vovô!
    Acho que depende da atendente. Tem umas que deixam você saber de 3 processos (é claro que você não é 3 pessoas), outras que implicam à toa. Curiosidade: nunca fui atendida por um homem na Linha Registos!
  • Denis, eu tentei pagar via cartão de crédito e deu erro.

    David, muito bom! :)))
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Pois é, até entendo que legalmente eu não seja procurador da coroa, mas vá, se eu sei todos os dados e o número do processo, qual seria meu interesse em ROUBAR um número de assento? Cada uma...

    Voz de vovó salva! :D kkkk
  • Millena OlivaMillena Oliva Member
    editado September 2015
    Imaginei tua voz de vovó David! Hehe...Esses dias implicaram comigo tmb... rsrs ;)
  • Para confirmar, para a Atribuição pelo Porto, o único documento que precisa ser levado ao consulado é a minha certidão de nascimento ?

    O Formulário a ser preenchido basta ser reconhecida a assinatura por autenticidade me qualquer cartório ?

    Alguém confirma que deu certo sem precisar legalizar o formulário ?
  • Denis, só precisa autenticar a assinatura do formulário em cartório, não precisa legalizar.
  • E sim, entrei em contato com o ACP hoje, o único documento que precisa ser legalizado no Itamaraty e Consulado é a certidão de nascimento do filho(a) do Português (se este for o declarante, se não for, aí não tenho certeza se precisa legalizar também a certidão de casamento).
  • Na verdade perguntei errado. Desculpe. Minha dúvida mais precisamente falando era se o reconhecimento de assinatura por Autenticação pode ser feito em qualquer cartório ou precisa ser feito no consulado. Nas instruções falam entre outras opções para se reconhecer assinatura presencial (como o consulado por exemplo) - "Cartório Notarial ou Conservatórias do Registro Português". Isso quer dizer cartório notarial apenas portugues ? ou vale brasileiro ?
  • De acordo com o ACP, pode ser em um cartório brasileiro. Assim fizemos o de minha avó.
  • Alguém tentou contato com o ACP via e-mail essa semana? enviei um na terça e até hoje não me responderam
  • Enviei dois emails, um para o Sr Mario (o que me arrependi pois entendi que não devemos sobrecarregá-lo com emails muito gerais) e um geral. E não foram respondidos.


  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Se o email for muito óbvio ou repetitivo eles demoram mesmo, mas respondem.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Denis, o formulário, se você leu o tópico, NÃO PRECISA SER LEGALIZADO NO CONSULADO. Só precisa RECONHECER FIRMA POR AUTENTICIDADE no cartório. Mais barato e prático.

    E sua certidão legalizada no consulado sim, de inteiro teor.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado September 2015
    Gente, aproveitando o ensejo. Minha avó já é portuguesa (fogos, eeee!). Vou averbar o casamento esta semana. Até aí tudo bem, não tenho dúvidas...

    Depois de averbado o casamento iniciarei o processo de atribuição da minha mãe, filha da PORTUGUESA.
    Como no nascimento da minha mãe o declarante é meu avô, ao pedir a atribuição da minha mãe, além dos documentos que já sabemos, tenho que juntar uma cópia da certidão de casamento dos meus avós?

    Ou como já terá sido averbado, não precisa?
  • @David, parabéns! Estive acompanhando seus updates aqui, muito úteis, obrigado por compartilhar tanta informação útil.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado September 2015
    Mais aprendi do que ajudei acredito.
    Mas tá valendo. No que puder, estamos juntos! :) A união faz a força!
  • Parabéns, Davi! Fiquei feliz por você! além de nos ajudar, você nos diverte com tuas estratégias (imitando a voz da tua avó ao telefone, por exemplo). A gente aprende todos os dias alguma coisa com esta turma do Forum!
    No teu caso, eu mandaria, sim, uma cópia da certidão do casamento dos teus avós, por precaução, ou uma cópia da certidão da avó contendo a averbação do casamento. Meu caso é parecido, pois na certidão de nascimento do meu avô, quem declarou o nascimento foi o pai dele, o brasileiro, e não a mãe que era portuguesa. E o CRC pediu que fizesse a transcrição do casamento para comprovar que a portuguesa era a esposa do declarante e mãe do meu avô (mesmo que em todas as certidões conste que eles eram casados...).
  • David e Malu,

    já fiz esse mesmo processo para meu marido, filho de portuguesa.
    Transcrevemos o casamento dos pais dele em Portugal, e pedimos a cidadania dele.
    Saiu em julho (com um pouco mais de 30 dias).

    Documentos que enviamos:
    - Certidão de nascimento do solicitante Inteiro teor, legalizada pelo Consulado
    - Formulário 1C
    - Cópia da identidade autenticada no cartório
    - Cópia do assento português da mãe dele (não precisa desta cópia, só mandamos porque já tínhamos mesmo)

    E mais nada. Não precisa da certidão de casamento brasileira, que não serve de mais nada, já que o casamento está averbado em Portugal e uma vez que no assento português constam as informações do casamento.
    Boa sorte!!
  • Parabéns pela primeira etapa cumprida, Davi!
    Quanto aos e-mails, mandei um semana passada para o Sr. Mario (para ver aquele meu problema de ter mandado a certidão sem legalizar, ver se já podia mandar a corrigida), ele não respondeu, imaginei que estivesse sem tempo, mandei terça desta semana um para o e-mail geral do ACP e também não responderam...
    Pior é que não consigo ligar pra lá, tem que ser do telefone de casa (meu celular não faz ligação internacional) e de manhã antes de sair pro trabalho sempre esqueço ou fico sem tempo. Quando chego em casa eles já fecharam...
    Vou aproveitar o feriado segunda e ligo, já que não me respondem por e-mail não fogem de mim por telefone!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Maravilha Marcia, foi o que juntei pra mandar o processo da minha mãe e da minha tia. Só queria confirmar com alguém que já fez. Obrigado! :) Vamos em frente rumo a mais uma atribuição.
  • Olá Márcia, tudo bem?

    Eu encaminhei exatamente esses mesmos documentos em Julho para o Arquivo Central do Porto. Inclusive, o Sr. Mário me confirmou o recebimento do vale postal e dos documentos por e-mail.
    Acontece que ontem, recebi uma carta encaminhada por ele dizendo o número do processo em Portugal, e informando que: o processo está em andamento e que será finalizado de acordo com a data de entrada. Quanto a isso, achei ótimo e tudo bem, porém, no final da carta veio a seguinte informação em negrito:

    "Deverá remeter a sua certidão de nascimento de inteiro teor, legalizada pelo Consulado de Portugal".

    Aconte que, eu já encaminhei essa certidão, então estou na dúvida se houve algum problema ou se eles estão exigindo alguma outra coisa... Acho que o jeito será telefonar para lá e confirmar.

    Quanto ao número do processo que eles me enviaram, há alguma forma de acompanhar isso pela internet?

    Agradeço desde já,

    Vitor Fonte
  • Marcia,
    obrigada pela resposta. Acho que o teu caso é bem mais simples, O meu caso (pedimos a naturalização de minha mãe como neta de portuguesa), mandamos todos os documentos como pedidos na lista do Consulado, todos eles carimbados pelo consulado, para a Conservatória de Lisboa. Na época (março) eu ainda não sabia que vocês existiam, senão teria mandado para o Porto.
    A avó de minha mãe é a portuguesa, casada no Brasil com um brasileiro em 1895. O filho deles, pai de minha mãe, nasceu no Brasil, e quem o registrou no cartório foi o pai dele, e não a mãe portuguesa (naquela época geralmente eram os pais que registravam os filhos, não é?)
    A Conservatória de Lisboa mandou alguns documentos de volta, pedindo que fossemos ao consulado portugues mais proximo para nos informar sobre os procedimentos a tomar. O texto da carta era assim: "O assento de nascimento do pai de minha mãe (filho da portuguesa) não foi assinado por sua mãe (a portuguesa). A questão que se suscita, do estabelecimento da filiação relativamente ao progenitor português, pode ser resolvida promovendo o ingresso na ordem juridica portuguesa do casamento da referida (a portuguesa) com Julio" (avó e avô de minha mãe). Como a Maria dos Anjos não assinou o assento de nascimento do filho, nunca a filiação materna se poderia considerar estabelecida."
    Estranho, não é? Na certidão de nascimento do meu avô estavam o nome dela completo como mãe, o nome do pai, com os avós e os padrinhos, e na certidão de casamento deles tambem. Tudo correto.
    A Conservatória de Lisboa disse que não tinha competência para fazer isto. O Vice-Consulado aqui de Curitiba tambem disse que não podia fazer nada e que tinhamos que transcrever o casamento da Maria dos Anjos e o Julio em Portugal. Foi nesta altura que fiquei sabendo do Forum, e mandei então para a 4ª CRC do Porto os documentos para a transcrição. Sei que os documentos já estão lá, e eles vão me avisar quando a transcrição ficará pronta. Depois disto mandarei a transcrição para a Conservatoria de Lisboa continuar com o processo da naturalização da minha mãe. Espero que esteja certo, e que a resposta venha logo. O mais dificil é esperar quando não podemos mais fazer nada para acelerar... Sempre que precisou de algum documento a mais, a CRLisboa nos escreveu, após uma semana da chegada dos documentos em Portugal.
    Bom final de semana!
    Malu
  • Vitor,

    o seu processo está em exigência. Pelo que li num outro tópico seria o processo do seu pai, correto?

    A certidão de nascimento do seu pai, que mandou, está em INTEIRO TEOR e foi LEGALIZADA no Consulado?

    Uma dessas duas coisas não está correta.
  • Olá Guilherme,

    Correto! O processo é do meu pai, mas eu estou agitando as coisas para ele. Inclusive você me ajudou bastante através de MP e somente por isso consegui fazer todo o procedimento facilmente.

    Quanto a certidão, solicitamos de INTEIRO TEOR no cartório, atráves de uma despachante que meu pai conhece. Quanto a Legalização, pagamos a taxa e levamos no Consulado de Portugal no RJ para isso, assim como foi carimbado o formulário 1C.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.