Matheus, o processo no consulado é tão estressante que deveria ter enviado diretamente sem passar por eles. A certidão de antecedentes da polícia federal estava faltando 10 dias para vencer e fui informada que deveria tirar uma nova.. complicado. Enfim.. paguei o valor de R$:1050, 00 que era referente aos 250 Euros, na agencia dos Correios, paguei em real mesmo e o boleto é referente aos serviços de legalização das certidões de nascimento e as de antecedentes criminais. Pensei na possibilidade de cair na nova lei sim, mas me disseram que foi enviado na semana seguinte, mas vou deixar passar um tempo, tenho todos os comprovantes e emails trocados com o Consulado.. Vou esperar.
Cristiane, só para garantir, eu ligaria para a linha registo e perguntava se o processo já foi recebido e se já tem um número. Caso contrário, peça os documentos ao consulado e envie ao Porto. A certidão da PF, se for enviar, pode ser a obtida pela internet mesmo e nem precisa autenticar.
Matheus, acho que já não dá tempo de enviar direto ao Porto e chegar antes de sexta-feira, seria muito arriscado. Como ela já entregou os documentos no consulado, provavelmente deve ser considerado ainda pela lei vigente, basta confirmar.
Matheus, a minha certidão não sai pela internet. Entreguei ao Consulado no dia 06, tenho os comprovantes e os emails enviados ao longo dessa semana para Consulado que provam isso. Mas vou ligar para o registo e pedir informações amanhã. Mas lá no Consulado me informaram que a lei ainda precisa se aprovada pelo Presidente.
Agora que li o comentário, como assim os documentos NÃO SAEM do Consulado e são digitalizados?? O atendente do Consulado disse q eu tinha até a sexta dia 14/08 pra entregar a nova certidão de antecedentes criminais já que seria quando o malote iria para Portugal, o que acontece uma vez por mês.
Cristiane, tenho um amigo que trabalha no Consulado e ele me disse que é tudo digitalizado e enviado por internet, os documentos nem saem do Brasil, risos.
confirme com seu amigo. Até onde sei isso pode ser verdadeiro para processos de atribuição, quanto aos processos de aquisição (naturalização netos) creio que possa ser diferente.
David, Rsrs.. só rindo mesmo. Entreguei a certidão no dia 12/08. Se informe, por favor. Vou enviar email para eles perguntando também sobre o andamento. Obrigada
David Lima, Obrigada mais uma vez, Após ler muitos tópicos a respeito de averbação/transcrição, li há pouco sua resposta para Tereza em que diz: *Não vai precisar se o português for o declarante. Este caso é o melhor cenário: Portuga + brasileiro, sendo o portuga o declarante, porque aí não precisa averbar o casamento deles. Esse é o caso da minha mãe, preciso ainda transcrever?Obrigada novamente e sucesso para essa semana.
Rosana, pelo que entendi sua mãe é filha de português com brasileira, ele é o declarante do nascimento dela, portanto não precisa transcrever/averbar o casamento.
Então é isso mesmo, pede atribuição direto pra ela sem transcrever nada. Foi assim que fiz para minha avó (viva, filha de português com brasileira) e é assim que é recomendado aqui no fórum.
Oi David! Eu dei entrada na atribuição dela já, desde o dia 10/07 (dia que chegou no ACP), vou telefonar esta semana, porém quero dar continuidade com a minha atribuição assim que a de minha mãe estiver pronta, mas essa é a minha dúvida.Posso enviar a minha documentação direto, ou preciso transcrever antes o casamento dela? Desculpe mais essa dúvida e muito obrigada pela preciosa ajuda de sempre.Deus nos abençoe nesta semana.
Oi David, li tudooo !!! como vc me indicou e consegui ter varias respostas pras minhas duvidas, esse forum é muito bom !! So com relação a transcrição / averbação do casamento dos meus avós que estou receosa, como é minha avó é portuguesa e o declarante da certidão de nascimento da minha mãe foi meu avo que é brasileiro, e o casamento foi no Rio, então precisaremos averbar o casamento dos meus avós para poder tirar a cidadania da minha mãe pelo ACP ? Vi que muitos não precisam pois o pai é português e declarante ...
Rosana, precisa transcrever porque ela virou portuguesa com nome de solteira. Então primeiro transcreve e depois faz sua atribuição. O pessoal aqui tem feito transcrição na 4a CRC do Porto (tem link neste tópico, dá uma procurada). É lá onde também irei transcrever o casamento da minha avó.
Sim thatianna, tem que transcrever/averbar o casamento primeiro. Como dito para a Rossana, o pessoal aqui tem feito transcrição na 4a CRC do Porto (tem link neste tópico, dá uma procurada). É lá onde também irei transcrever o casamento da minha avó.
Muito Obrigada David Lima, Entendi perfeitamente, mas minha mãe está com o nome de solteira mesmo, não é casada, é divorciada, voltou a assinar com o nome de solteira.Obrigada pela dica da 4a CRC do Porto.Caso necessite, vou por lá tambem, abraço.
Hmm... entendi. Mas e você, seu nome tem sobrenome do seu pai? Porque se tiver, pelo meu entendimento tem que averbar o casamento e depois o divórcio.
Porque senão depois como explicar seu novo sobrenome quando você pedir a sua atribuição? Não sei se estou certo, alguém do fórum sabe algo em casos assim?
Obrigada, Guilherme. David, meu nome não consta mais o sobrenome do meu pai desde que eu me casei,Somente o sobrenome da minha mãe ( portugues) e o do meu esposo.Ainda espero que não precise transcrever....
Será que nossos avôs se conheciam?...rsrs... Então, o Arquivo Distrital de Braga ja me respondeu. Já tem até um número o meu pedido. Enviei os dados solicitados para eles fazerem o cálculo do valor do serviço. Agora é esperar mais um pouco e fazer o tal vale postal que, pelo que tenho lido, tem sido um "parto" nos Correios. Valeu, querida! Boa noite,
Comentários
Boa noite!!
E com imenso prazer que eu gostaria de anunciar que a cidadania da minha mãe e da minha tia foi concluída!!
Os documentos foram recebidos pelo ACP no dia 13/07 e enviados no dia 17/08.
A minha mãe recebeu a certidão dela, bem simples, como já informado.
Agradeço a todos vcs que contribuíram para esse momento se alegria, tenho certeza que o momento de vcs cai chegar!!!
É isso, um grande abraço!!!
"Junto somos ainda melhores!!"
Pensei na possibilidade de cair na nova lei sim, mas me disseram que foi enviado na semana seguinte, mas vou deixar passar um tempo, tenho todos os comprovantes e emails trocados com o Consulado.. Vou esperar.
A certidão da PF, se for enviar, pode ser a obtida pela internet mesmo e nem precisa autenticar.
Agora que li o comentário, como assim os documentos NÃO SAEM do Consulado e são digitalizados?? O atendente do Consulado disse q eu tinha até a sexta dia 14/08 pra entregar a nova certidão de antecedentes criminais já que seria quando o malote iria para Portugal, o que acontece uma vez por mês.
confirme com seu amigo. Até onde sei isso pode ser verdadeiro para processos de atribuição, quanto aos processos de aquisição (naturalização netos) creio que possa ser diferente.
Rsrs.. só rindo mesmo. Entreguei a certidão no dia 12/08. Se informe, por favor. Vou enviar email para eles perguntando também sobre o andamento. Obrigada
A certidão que eu precisei emitir na PF foi esta: https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html
Obrigada mais uma vez,
Após ler muitos tópicos a respeito de averbação/transcrição, li há pouco sua resposta para Tereza em que diz: *Não vai precisar se o português for o declarante.
Este caso é o melhor cenário: Portuga + brasileiro, sendo o portuga o declarante, porque aí não precisa averbar o casamento deles.
Esse é o caso da minha mãe, preciso ainda transcrever?Obrigada novamente e sucesso para essa semana.
Então é isso mesmo, pede atribuição direto pra ela sem transcrever nada. Foi assim que fiz para minha avó (viva, filha de português com brasileira) e é assim que é recomendado aqui no fórum.
Eu dei entrada na atribuição dela já, desde o dia 10/07 (dia que chegou no ACP), vou telefonar esta semana, porém quero dar continuidade com a minha atribuição assim que a de minha mãe estiver pronta, mas essa é a minha dúvida.Posso enviar a minha documentação direto, ou preciso transcrever antes o casamento dela?
Desculpe mais essa dúvida e muito obrigada pela preciosa ajuda de sempre.Deus nos abençoe nesta semana.
Como dito para a Rossana, o pessoal aqui tem feito transcrição na 4a CRC do Porto (tem link neste tópico, dá uma procurada). É lá onde também irei transcrever o casamento da minha avó.
Entendi perfeitamente, mas minha mãe está com o nome de solteira mesmo, não é casada, é divorciada, voltou a assinar com o nome de solteira.Obrigada pela dica da 4a CRC do Porto.Caso necessite, vou por lá tambem, abraço.
Porque se tiver, pelo meu entendimento tem que averbar o casamento e depois o divórcio.
Porque senão depois como explicar seu novo sobrenome quando você pedir a sua atribuição?
Não sei se estou certo, alguém do fórum sabe algo em casos assim?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/29944/#Comment_29944
David, meu nome não consta mais o sobrenome do meu pai desde que eu me casei,Somente o sobrenome da minha mãe ( portugues) e o do meu esposo.Ainda espero que não precise transcrever....
Será que nossos avôs se conheciam?...rsrs...
Então, o Arquivo Distrital de Braga ja me respondeu. Já tem até um número o meu pedido. Enviei os dados solicitados para eles fazerem o cálculo do valor do serviço. Agora é esperar mais um pouco e fazer o tal vale postal que, pelo que tenho lido, tem sido um "parto" nos Correios.
Valeu, querida! Boa noite,
Se constam como casados e o nome dela é o de casada, deverá obrigatoriamente transcrever o casamento deles.