Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

114151719201556

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Valeu Matheus!
  • Prezados,
    Boa noite!!

    E com imenso prazer que eu gostaria de anunciar que a cidadania da minha mãe e da minha tia foi concluída!!

    Os documentos foram recebidos pelo ACP no dia 13/07 e enviados no dia 17/08.

    A minha mãe recebeu a certidão dela, bem simples, como já informado.

    Agradeço a todos vcs que contribuíram para esse momento se alegria, tenho certeza que o momento de vcs cai chegar!!!

    É isso, um grande abraço!!!

    "Junto somos ainda melhores!!"
  • Matheus, o processo no consulado é tão estressante que deveria ter enviado diretamente sem passar por eles. A certidão de antecedentes da polícia federal estava faltando 10 dias para vencer e fui informada que deveria tirar uma nova.. complicado. Enfim.. paguei o valor de R$:1050, 00 que era referente aos 250 Euros, na agencia dos Correios, paguei em real mesmo e o boleto é referente aos serviços de legalização das certidões de nascimento e as de antecedentes criminais.
    Pensei na possibilidade de cair na nova lei sim, mas me disseram que foi enviado na semana seguinte, mas vou deixar passar um tempo, tenho todos os comprovantes e emails trocados com o Consulado.. Vou esperar.
  • Parabéns Paulo André!!!
  • Me disseram que não era necessário a transcrição do casamento, tanto que não ficaram com a certidão de casamento dos meus avós.
  • Matheus, você acha que a mudança na lei vai dificultar o processo de cidadania??
  • Cristiane, só para garantir, eu ligaria para a linha registo e perguntava se o processo já foi recebido e se já tem um número. Caso contrário, peça os documentos ao consulado e envie ao Porto.
    A certidão da PF, se for enviar, pode ser a obtida pela internet mesmo e nem precisa autenticar.
  • Matheus, acho que já não dá tempo de enviar direto ao Porto e chegar antes de sexta-feira, seria muito arriscado. Como ela já entregou os documentos no consulado, provavelmente deve ser considerado ainda pela lei vigente, basta confirmar.
  • Matheus, a minha certidão não sai pela internet. Entreguei ao Consulado no dia 06, tenho os comprovantes e os emails enviados ao longo dessa semana para Consulado que provam isso. Mas vou ligar para o registo e pedir informações amanhã. Mas lá no Consulado me informaram que a lei ainda precisa se aprovada pelo Presidente.
  • David Lima

    Agora que li o comentário, como assim os documentos NÃO SAEM do Consulado e são digitalizados?? O atendente do Consulado disse q eu tinha até a sexta dia 14/08 pra entregar a nova certidão de antecedentes criminais já que seria quando o malote iria para Portugal, o que acontece uma vez por mês.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado August 2015
    Cristiane, tenho um amigo que trabalha no Consulado e ele me disse que é tudo digitalizado e enviado por internet, os documentos nem saem do Brasil, risos.
  • David,

    confirme com seu amigo. Até onde sei isso pode ser verdadeiro para processos de atribuição, quanto aos processos de aquisição (naturalização netos) creio que possa ser diferente.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Vou perguntar sim e trago novas infos.
  • David,
    Rsrs.. só rindo mesmo. Entreguei a certidão no dia 12/08. Se informe, por favor. Vou enviar email para eles perguntando também sobre o andamento. Obrigada
  • Cristiane,

    A certidão que eu precisei emitir na PF foi esta: https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html
  • David Lima,
    Obrigada mais uma vez,
    Após ler muitos tópicos a respeito de averbação/transcrição, li há pouco sua resposta para Tereza em que diz: *Não vai precisar se o português for o declarante.
    Este caso é o melhor cenário: Portuga + brasileiro, sendo o portuga o declarante, porque aí não precisa averbar o casamento deles.
    Esse é o caso da minha mãe, preciso ainda transcrever?Obrigada novamente e sucesso para essa semana.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Rosana, pelo que entendi sua mãe é filha de português com brasileira, ele é o declarante do nascimento dela, portanto não precisa transcrever/averbar o casamento.

    Então é isso mesmo, pede atribuição direto pra ela sem transcrever nada. Foi assim que fiz para minha avó (viva, filha de português com brasileira) e é assim que é recomendado aqui no fórum.
  • Oi David!
    Eu dei entrada na atribuição dela já, desde o dia 10/07 (dia que chegou no ACP), vou telefonar esta semana, porém quero dar continuidade com a minha atribuição assim que a de minha mãe estiver pronta, mas essa é a minha dúvida.Posso enviar a minha documentação direto, ou preciso transcrever antes o casamento dela?
    Desculpe mais essa dúvida e muito obrigada pela preciosa ajuda de sempre.Deus nos abençoe nesta semana.
  • Meus Parabéns Paulo Andre!!!!
  • Oi David, li tudooo !!! como vc me indicou e consegui ter varias respostas pras minhas duvidas, esse forum é muito bom !! So com relação a transcrição / averbação do casamento dos meus avós que estou receosa, como é minha avó é portuguesa e o declarante da certidão de nascimento da minha mãe foi meu avo que é brasileiro, e o casamento foi no Rio, então precisaremos averbar o casamento dos meus avós para poder tirar a cidadania da minha mãe pelo ACP ? Vi que muitos não precisam pois o pai é português e declarante ...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Rosana, precisa transcrever porque ela virou portuguesa com nome de solteira. Então primeiro transcreve e depois faz sua atribuição. O pessoal aqui tem feito transcrição na 4a CRC do Porto (tem link neste tópico, dá uma procurada). É lá onde também irei transcrever o casamento da minha avó.

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Sim thatianna, tem que transcrever/averbar o casamento primeiro.
    Como dito para a Rossana, o pessoal aqui tem feito transcrição na 4a CRC do Porto (tem link neste tópico, dá uma procurada). É lá onde também irei transcrever o casamento da minha avó.
  • Obrigada David !!! Vou providenciar toda documentação ...
  • Muito Obrigada David Lima,
    Entendi perfeitamente, mas minha mãe está com o nome de solteira mesmo, não é casada, é divorciada, voltou a assinar com o nome de solteira.Obrigada pela dica da 4a CRC do Porto.Caso necessite, vou por lá tambem, abraço.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Hmm... entendi. Mas e você, seu nome tem sobrenome do seu pai?
    Porque se tiver, pelo meu entendimento tem que averbar o casamento e depois o divórcio.

    Porque senão depois como explicar seu novo sobrenome quando você pedir a sua atribuição?
    Não sei se estou certo, alguém do fórum sabe algo em casos assim?
  • Obrigada Guilherme então tenho mesmo que fazer a transcrição de minha mãe.
  • Obrigada, Guilherme.
    David, meu nome não consta mais o sobrenome do meu pai desde que eu me casei,Somente o sobrenome da minha mãe ( portugues) e o do meu esposo.Ainda espero que não precise transcrever....
  • Olá, Rosana!

    Será que nossos avôs se conheciam?...rsrs...
    Então, o Arquivo Distrital de Braga ja me respondeu. Já tem até um número o meu pedido. Enviei os dados solicitados para eles fazerem o cálculo do valor do serviço. Agora é esperar mais um pouco e fazer o tal vale postal que, pelo que tenho lido, tem sido um "parto" nos Correios.
    Valeu, querida! Boa noite,
  • Rosana, o que importa é o nome da sua mãe na sua certidão de nascimento e o estado civil dos seus pais.

    Se constam como casados e o nome dela é o de casada, deverá obrigatoriamente transcrever o casamento deles.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.