Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

113141618191547

Comentários

• Parabéns Mylene!!!
    Ótimo prazo o seu... 41 dias!!!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Viva viva! O meu (da minha avó) já está com 37 dias. Vou ligar amanhã na Linha Registos para ver se foi concluído (Ana Santos me disse que até o fim de Agosto já estaria :) Ô ansiedade =)
  • Ola gente, confesso estar meio perdida ... Para fazer a nacionalidade por atribuição da minha mãe( filha de portuguesa com brasileiro declarante na certidão de nascimento dela) preciso fazer a transcrição do casamento dos meus avós antes de mandar para o ACP do porto ?
    tathiana, não precisa. Leia as mensagens deste tópico primeiro, ajuda na maior parte das dúvidas que você vai ter ;)
    Sei que são muitas páginas, mas vale a pena ;) Qq dúvida estamos aqui.
    editado August 2015
    Bom dia caros amigos,
    liguei agora na Linha Registos e a atendente foi bem dúbia.

Primeiro me disse: o processo já está despachado.
    No que respondi: isso significa que já está concluído?
    Ela disse: Sim
    Eu disse: Então agora só aguardo a certidão?
    Ela disse: Sim
    Eu disse: E já existe um número de assento, porque vou dar prosseguimento para averbação
    Ela disse: Não porque o Registo ainda não foi feito. Tem que aguardar a certidão.

Agradeci e desliguei.
    E não entendi nada. Kkkk! Não sei se está concluído ou não... Vou ligar de novo! Kkkkk
    Liguei de novo e fui bem explícito.
    Expliquei que liguei anteriormente mas não havia ficado claro.

Agora ela foi clara: me disse que o processo estava aprovado, que só está aguardando o registo, isto é, gerarem a certidão :) Ooooba! :) 38 dias em total.
  • Parabéns David e Mylene!!!
    <3<3<3 muito amor por este fórum!
  • Que legal, David! Ah, porque não vi esse forum antes? Depois de atribuir para mim, pretendo atribuir para minha filha de 10 anos e meu filho de 31. Não,registrei nenhum dos dois. Dúvida: me casei e me divorciei com o pai do meu filho mais velho. Vou ter que requerer inteiro teor da certidão de casamento e da averbação do divórcio e fazer a transcrição antes de atribuir pra ele, correto?
    Segunda dúvida: eu e o pai da minha filha vivemos em união estável. Como vou atribuir pra ela?
    Já quero começar a fazer a planilha dos passos que tenho que dar.
    Parabéns pra galera que já conseguiu.
  • Muito bom ler q os processos estão sendo concluídos em pouco mais de 1 mês!
    Ontem paguei o vale postal e hoje vou enviar os documentos do meu pai! Se Deus quiser logo logo fica pronto e depois faço o meu!
    Aliás, uma dúvida: feito o processo do meu pai, o meu vai ser igual? Envio os mesmos documentos, certo?
  • Parabéns David! :)
    O assento do meu bisavô é de 1878 e não pediram a certidão de casamento, não sei se foi sorte, mas mandei a certidão do arquivo de Coimbra e foi aceito.
    Obrigado Millena! :)

Sim Andressa.
  • Bom Dia!
    Ao concluir o processo da minha mãe, posso dar continuidade a minha atribuição?Penso que quanto menos tempo perder melhor.
  • Olá. Tudo bem?
    Procurei no fórum, mas não encontrei esta resposta. Estou preenchendo o formulário 1C e, logo no quadro 1, fiquei na dúvida sobre o código postal. Não tem espaço para colocar o CEP 13560-044, por exemplo.

Alguém poderia dar uma luz? Pois tenho medo de enviar com rasuras.

Obrigado.
  • Bom Dia Antonio Augusto,
    Eu preenchi e deu tudo certo pois já tenho numero de protocolo assim; se o numero for ex:13560-044 coloquei: nos ultimos quadradinhos o num.13 - nos tres quadrados em seguida o núm;560 - e por fim o 044 nos últimos quadrados (muitos por sinal!).Espero ter ajudado, boa sorte,
  • editado August 2015
    Antonio,

como não encontrou? rsrsrs

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/26188/#Comment_26188

E tem mais vezes!
  • Que legal, David!
    Ah, porque não vi esse forum antes? Depois de atribuir para mim, pretendo atribuir para minha filha de 10 anos e meu filho de 31. Não,registrei nenhum dos dois. Dúvida: me casei e me divorciei com o pai do meu filho mais velho. Vou ter que requerer inteiro teor da certidão de casamento e da averbação do divórcio e fazer a transcrição antes de atribuir pra ele, correto?
    Segunda dúvida: eu e o pai da minha filha vivemos em união estável. Como vou atribuir pra ela?
    Já quero começar a fazer a planilha dos passos que tenho que dar.
    Parabéns pra galera que já conseguiu.
    Tania,

Não te respondi antes porque não sei a resposta correta, mas pelo que entendo vai rolar o seguinte....

1. Você vai ter que averbar o casamento com o pai do filho maior (creio)
    2. Divórcio dizem ser mais complicado, precisará de advogado em Portugal (li aqui alguma vez algo à respeito)
    3. E no caso da sua filha com um novo companheiro, não tenho ideia como vai ter que fazer...

Se alguém puder dar uma luz pra Tania pessoal, eu tô só no achismo.
  • A título de curiosidade, e para fazer um mea culpa, ontem recebi uma ajuda providencial do funcionário do consulado daqui de Porto Alegre. Posso dizer que eles não estão aí só para complicar, no meu caso ele me livrou de um transtorno desnecessário.

Quando fui com meu pai pedir a certidão de inteiro teor dele a funcionária do cartório olhou a que ele tem, chamada Pública Forma, e nos disse que era a mesma coisa da de inteiro teor, pois tem todos os dados por extenso e segundo ela, inclusive mais completos que a de inteiro teor. Ou seja, nos tranquilizou que era igual, só não estava escrito "inteiro teor" no título.

Ontem iríamos postar os documentos e passamos no consulado antes para reconhecer a assinatura, por acaso o funcionário viu a certidão do meu pai e nos avisou que ela não seria aceita. Por mais que seja uma questão de duas palavrinhas de diferença, eles pedem inteiro teor e não aceitam nada diferente. Portugueses como sempre muito diretos e práticos.

Lá fomos nós no cartório de novo e pedimos a de inteiro teor, mesmo eles dizendo que é igual à tal pública forma, que seria a mesma certidão, nsistimos que queríamos "inteiro teor" escrito na bendita certidão!

Agora terei que esperar mais 5 dias úteis pra mandar os papéis, mas mando com mais certeza que não terei problemas depois. Dessa vez o consulado me ajudou muito!
  • Michele,

não sei como é o conteúdo dessa certidão "pública forma", mas mais completa do que a de "inteiro teor" realmente não pode ser. Nada pode ser mais completo do que "INTEIRO TEOR" ou seja TUDO que está escrito no registro.
  • editado August 2015
    Se a cidadania é por seu lado, não precisa se preocupar, basta que seu nome conste na certidão de nascimento dos seus filhos.O que dá rolo é quando a cidadania é por parte paterna, vira um transtorno que só...
  • Show, Cesar!
    David, querido! Imagino que vc está bem feliz. Então, fiz a pergunta de novo pq depois foram postadas várias outras e a gente acaba nao vendo as anteriorrs. Normal! Mas muito obrigada por todas as suas informacões e "achismos". Aliás, todos aqui são super solícitos e pacientes.
    Ontem enviei email para o concelho (Vila Verde) onde meu avô foi registrado, já que vc aconselhou a enviar a certidão dele tb. Hj me responderam informando que a certidão dele já está no Arquivo Distrital de Braga. Tb já enviei email pra lá e estou aguardando. De qualquer forma, se demorar muito, vou encaminhar os docs do meu pai só com os dados que tenho.
    Tb estou super feliz com todas essas informações e acho que vou fazer uma surpresa pro meu pai. Abraços, galera!
  • Muito obrigado, Rosana e Guilherme.
  • taniachristani
    Meu avô também é de Vila Verde,e fui respondida muito rápido quanto a certidão de nascim. dele assim como fui pelo Arquivo Distrital de Braga, cerca de 2 dias cada um.Vai conseguir logo resposta.
    Rosana Nunes, depois da atribuição de sua mãe, você terá que averbar o casamento dela antes de fazer a sua atribuição.
    Uma pergunta: é possível dar entrada na averbação de casamento só com o número do assento da minha avóu ou terei que esperar a certidão de nascimento chegar?
  • Bom dia. No começo de agosto fiz a solicitação por atribuição no Consulado aqui do Rio de Janeiro. Reuni os documentos que pedem no site do consulado. Paguei o valor postal de 250 Euros nos Correios do Aeroporto Santos Dumont e paguei um boleto de R$:584,00 para complementar os serviços. Agora é esperar.
    Consulado do RJ, te dão de 4 a 6 meses para fazer o que o ACP resolve em 30 a 40 dias.
    Além do mais não deixam claro que se o português casou com brasileira e é declarante do filho, não precisa averbar.

Realmente não entendo. Detalhe que os documentos NEM SAEM do Consulado, são digitalizados e enviados à CRC, não entendo tamanha morosidade e incompetência.
  • David, só o número já deve ser suficiente.

Cristiane, você solicitou atribuição e pagou um vale postal de €250?
    O custo da atribuição é de €175 e quando feita no consulado, paga-se em real, pelo boleto gerado na hora.

€250 é o custo da aquisição (naturalização) de avós para netos. E o boleto de R$ 584 eu não faço ideia do que seja. Parece alguma transcrição de casamento.

Do jeito que o consulado é lento, é capaz de não terem enviado seu processo ainda e se passar do dia 29, há riscos de cair na nova lei.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.