Guilherme, a questão é que manutenção de Residente entende-se pessoa física e o correio não gera esse vale em nome de Pessoa jurídica. é esperar e ver no que vai dar.
supondo que tudo ocorra conforme o esperado e meu avô receba a cidadania portuguesa, os documentos necessários para a naturalização do meu pai serão os mesmos? - Certidão de inteiro emitida a menos de 1 ano e legalizada no consulado - Cópia do Rg autenticada - Modelo 1c devidamente preenchido e autenticado - Preciso enviar o novamente a certidão do agora português meu avô? - Preciso comprovar o domínio da língua portuguesa? Acho que vi isso em algum lugar no fórum, mas não sei se vale para o processo de naturalização.
Boa tarde Amigos do Fórum. Primeiramente agradeço a todos por aqui as belas contribuições que me deram.
Agora vamos as minhas contribuições e experiência no processo de atribuição que estou fazendo para a minha esposa e também para a nossa filha que possui 5 anos hoje:
A minha esposa é nascida no Brasil e filha de pai português (falecido há 15 anos) com mãe italiana (viva e residente aqui no Rio de Janeiro). Inicialmente estávamos querendo entrar com o processo de reconhecimento da cidadania italiana delas, entendendo que seria mais fácil e rápido o reconhecimento da italiana pelo fato da minha sogra ser viva, porém nos enganamos, o processo italiano dura anos (há caso até de 10 anos). Ciente disso buscamos a alternativa pela portuguesa que pela nossa surpresa mostrou-se ser a melhor e a mais rápida. Com isso descobri aqui esse maravilhoso site e fórum e fomos colhendo as informações inclusive a mais importante de todas o ACP e o educadíssimo Sr. Mário. Mandamos e-mail pra ele perguntando sobre as documentações necessárias e aproveitei também fiz algumas perguntas diretas de dúvidas de outras pessoas que surgiram aqui neste tópíco que acabaram naquele momento também sendo as minhas.
1 - O modelo 1C pode ser impresso em preto ou somente em colorido? Sr. Mário disse que é INDIFERENTE.
2 - Não há a menor necessidade de legalizar a certidão de nascimento no Itamaraty... ACP não exige e o consulado Portugal no RJ também não!
Perguntei ao Sr. Mário se poderíamos mandar a documentação da nossa filha menor junto no mesmo envelope com a documentação da minha esposa. Ele disse que sim. Assim que a minha esposa estivesse concluído automaticamente o da nossa filha seria feito (além da vantagem de tornar o processo dela mais rápido, nós pagaríamos apenas 1 envio para Portugal, lembrem-se também que pessoas menores de idade não precisa de vale postal).
Mandamos pelo correio na última quinta-feira (06/08/15) e no dia anterior fui da agência dos correios daqui de Copacabana (Av.NS de Copacabana, 1059) e a gerente da loja do correios (que não é franquia) me informou que não fazia mais Vale Postal quando o destinatário for Pessoa Jurídica. Achei super estranha essa informação e entrei em contato com o SAC dos Correios e eles me informaram que essa informação dada pela gerente não procedia. Com essa informação voltei nessa mesma agência dos correios já "armado" com essa informação oficial e ao ser atendido por outra pessoa e fingi que estava indo lá pela primeira vez e PASMEM... consegui fazer NORMALMENTE O ENVIO PARA O ARQUIVO CENTRAL DO PORTO e como MANUTENÇÃO DE RESIDENTE.
Essa foi a nossa experiência até agora no processo. A medida que for vindo mais novidades posto aqui pra vcs!
Ah!!! Antes de eu enviar pelo correio eu perguntei ao Sr. Mário se eu podia enviar por email tudo escaneado para ele dar um check. Ele me disse que sim e assim o fiz e ele respondeu um objetivo "ESTÁ TUDO CERTO!!".
Felipe, que bom que deu tudo certo para você, mas aqui no Fórum estamos pedindo às pessoas que usem o bom senso e não sobrecarreguem o Sr. Mário com perguntas e demandas desnecessárias, que podem ser resolvidas por aqui mesmo, a maioria das suas dúvidas inclusive já haviam sido comentadas aqui várias vezes. Imagina se todos fizerem isso, mandar email para cada dúvida, mandar a documentação antes para ele avaliar, etc. o tempo que levará cada processo no ACP será muito longo, já que são poucos funcionários. Quando vejo o seu relato, penso que vai começar uma nova enxurrada de emails para o Sr. Mario, por isso gostaria de pedir a todos novamente que não lotem a caixa postal dos funcionários do ACP desnecessariamente, a não ser para uma dúvida muito específica, para que todos os processos andem, ou não vai mais adiantar mandar para lá, será ainda mais demorado que o CRC.
Sandrafig... muito pelo contrário não sobrecarreguei o sr. Mário com dúvidas desnecessárias até porque quanto entrei em contato com ele esse tópico aqui estava na terceira página ainda. O meu intuito era ajudar. Inclusive há dúvida super recorrentes como o caso do Itamaraty (muita gente tem o trabalho de ir ao Itamaraty legalizar sem necessidade, podemos pensar também que o pessoal do Itamaraty também fica sobrecarregado, não é verdade?). Se mais alguém achar que o meu relato acima possa trazer algum inconveniente, podem deletá-lo sem problema algum! Abraços.
Felipe, a minha mensagem foi no sentido de não aumentarmos ainda mais a demanda do Sr Mario daqui para frente, não sugeri em momento algum deletar a sua mensagem. Mas se vc ler as mensagens anteriores, inclusive em outros tópicos, vai ver diversas pessoas falando que já contactaram ou vão contactar o Sr. Mario para esclarecer dúvidas. É disso que estou falando. Logicamente algumas dúvidas só com ele mesmo, mas outras são muito básicas e podemos ajudar por aqui, para o bem de todos.
David, exato, ja dei entrada no processo do meu avô pelo ACP, e, se tudo correr como esperado, darei entrada no processo do meu pai. A dúvida é se os documento serão os mesmos ou se terá mais alguma outra exigência. Valeu!
David Lima... desculpe-me ficar falando sobre isso, mas não concordo que as minhas perguntas foram redundantes. Como disse anteriormente quando fiz as perguntas para o Sr. Mário esse tópico AINDA ESTÁVA NA 3 PÁGINA... portanto na ocasião não eram redundantes.
Vamos lá: sobre o Itamaraty... vc mesmo legalizou lá sem ter a certeza que não precisava segundo o seu relato, portanto ainda existe a dúvida, e eu perguntei diretamente, não legalizei, e deu tudo ok. Quanto ao formulário 1C você mesmo levantou a lebre se poderia ser impresso ou não em preto e branco ou só poderia ser em colorido e vc informou na ocasião que fez em colorido por precaução e lembro também que algum outro forista disse que não faria sentido o formulário ser em cores e entregar em preto e branco, ninguém respondeu com certeza e no meu post trouxe pra vcs a informação certa. Quanto a minha experiência de poder anexar documento de filho menor no processo do pai ou da mãe, também não vi ninguem falando sobre o caso... vejo inclusive vários casos de pessoas mandando por etapas em separado. Isso em falar na informações diversas sobre o envio do vale postal... pessoa física, pessoa jurídica... manutenção de residentes. Meu caso é um ótimo exemplo de como provar aos atendentes dos correios que PODE SIM ser para pessoa jurídica e como manutenção de residentes.
Volto a dizer que o meu objetivo foi o mais nobre possível. E muito provavelmente só não agradou para aqueles que já estão com os seus processos enviados para o ACP.
E desculpem-me mas essa história de dizer que fica sobrecarregando o Sr. Mário pra mim soa um pouco de egoísmo, afinal todos aqui entraram em contato com ele pelo menos alguma vez, e duvido que esses que agora que amplificam esse discurso quando estavam para mandar os seus documentos preocuparam-se em sobrecarregar o Sr. Mário. Até porque quem tem que avaliar se está sobrecarregando ou não, deve ser o próprio Sr. Mário. Ninguém aqui conhece de fato como é a estrutura e quantidade de pessoas lá envolvidas para falarem isso.
De qualquer forma, para não ficar mais amplificando polêmicas bobas (e ninguém precisa disso), não postarei mais nada aqui sobre o processo que estou tocando da minha esposa e filha. Caso alguém tenha alguma dúvida e interesse pode me perguntar em privado.
Felipe, ressaltei que você fez um relato ótimo (inclusive incluíndo dúvidas que realmente não haviam sido sanadas anteriormente, que você explicou nesta mensagem). De maneira alguma quis desmerecer seu relato e sim ele teve muitos adendos importantes. De forma alguma penso em monopolizar o acesso ao Sr. Mario, muito pelo contrário, como você mesmo afirmou todos aqui entraram em contato com ele. A questão era mais para pessoas que caem aqui no primeiro dia e já querem enviar email ao Sr.Mario, quando na maior parte das vezes já tem respostas aqui (não é o seu caso).
Se o seu entendimento foi esse, peço-lhe desculpas. Continue com suas colocações, que foram enriquecedoras e somaram ao fórum. E sorte para todos nós, que seja suave.
O seu relato sobre o seu processo foi super interessante e bem vindo, como bem ressaltou o David.
Como o fórum está divulgando o tempo todo o email direto do Sr. Mario (existe também um email geral do ACP) e indiretamente estimulando esse contato, minha intenção foi alertar para o risco de termos todos os processos mais demorados no caso de qualquer dúvida passar a ser encaminhada ao mesmo. Perguntar quais são os documentos necessários, por exemplo, é uma dúvida que parece que já foi respondida muitas vezes no fórum, existe até mesmo no tutorial. Mas sim, é o direito de qualquer um enviar um email para perguntar isso, por exemplo. Aliás, cada um é livre para fazer o que bem entender.
Eu posso falar por mim, não por todos. Evitei ao máximo esse contato pensando no coletivo, primeiro tentei obter respostas aqui no fórum. E recebi ajuda de muitos, a quem sou muito grata. Só mandei email depois de enviar meu processo, para me certificar que os documentos chegaram nas mãos corretas e saber o número do mesmo. Logicamente existem muitos casos particulares que se torna indispensável fazer contato antes, e é uma questão de bom senso. A questão é que muitos que chegam por aqui, nem ao menos param para ler ou pesquisar o que já foi informado no próprio fórum pelos mais experientes e que já passaram pelo processo, e já preferem muitas vezes, até por comodidade, fazer direto esse contato. Se não foi o seu caso, então o meu alerta não foi para você, e peço desculpas se ficou ofendido.
Só um detalhe: o atraso nos processos não afeta somente os que já estão com processo em andamento no ACP, e sim a todos, porque quem enviar depois também entrará no final da mesma fila.
No meu caso enviei no máximo dois e-mails ao Sr. Mário, considerando divergências em documentos, mas nunca para que ele conferisse e desse ok, até porque ele não é pago para isso e é muita falta de noção. rs
Após processo recebido, mandei e-mails apenas 1 vez por mês, ou seja, uns 5 e-mails no máximo.
E-mail é bom mas desde que usado com responsabilidade.
Boa tarde, pessoal! Enviei os documentos de minha mãe que é filha de portugueses, para o ACP no final de maio. Recebi o número do processo com algumas exigências que foram cumpridas no mês de junho, porém, até hoje não recebemos qualquer aviso de conclusão processo. Continuamos esperando.
David, liguei para lá ontem (linha registos) e recebi a mesma resposta que você recebeu: processo muito recente, tem que esperar 2, 3 meses para ter algo no sistema.
David, acredito que já esteja numerado. Quando recebi a carta de exigências já informaram o número do processo, e essa carta foi postada um dia depois do recebimento da documentação pelo ACP.
Comentários
Mas o seu já deve estar por sair...
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3073474&page=-1
Silvio Christ, seu processo já foi recebido ?
Abs.
supondo que tudo ocorra conforme o esperado e meu avô receba a cidadania portuguesa, os documentos necessários para a naturalização do meu pai serão os mesmos?
- Certidão de inteiro emitida a menos de 1 ano e legalizada no consulado
- Cópia do Rg autenticada
- Modelo 1c devidamente preenchido e autenticado
- Preciso enviar o novamente a certidão do agora português meu avô?
- Preciso comprovar o domínio da língua portuguesa? Acho que vi isso em algum lugar no fórum, mas não sei se vale para o processo de naturalização.
Obrigado mais uma vez.
Primeiramente agradeço a todos por aqui as belas contribuições que me deram.
Agora vamos as minhas contribuições e experiência no processo de atribuição que estou fazendo para a minha esposa e também para a nossa filha que possui 5 anos hoje:
A minha esposa é nascida no Brasil e filha de pai português (falecido há 15 anos) com mãe italiana (viva e residente aqui no Rio de Janeiro). Inicialmente estávamos querendo entrar com o processo de reconhecimento da cidadania italiana delas, entendendo que seria mais fácil e rápido o reconhecimento da italiana pelo fato da minha sogra ser viva, porém nos enganamos, o processo italiano dura anos (há caso até de 10 anos). Ciente disso buscamos a alternativa pela portuguesa que pela nossa surpresa mostrou-se ser a melhor e a mais rápida. Com isso descobri aqui esse maravilhoso site e fórum e fomos colhendo as informações inclusive a mais importante de todas o ACP e o educadíssimo Sr. Mário. Mandamos e-mail pra ele perguntando sobre as documentações necessárias e aproveitei também fiz algumas perguntas diretas de dúvidas de outras pessoas que surgiram aqui neste tópíco que acabaram naquele momento também sendo as minhas.
1 - O modelo 1C pode ser impresso em preto ou somente em colorido? Sr. Mário disse que é INDIFERENTE.
2 - Não há a menor necessidade de legalizar a certidão de nascimento no Itamaraty... ACP não exige e o consulado Portugal no RJ também não!
Perguntei ao Sr. Mário se poderíamos mandar a documentação da nossa filha menor junto no mesmo envelope com a documentação da minha esposa. Ele disse que sim. Assim que a minha esposa estivesse concluído automaticamente o da nossa filha seria feito (além da vantagem de tornar o processo dela mais rápido, nós pagaríamos apenas 1 envio para Portugal, lembrem-se também que pessoas menores de idade não precisa de vale postal).
Mandamos pelo correio na última quinta-feira (06/08/15) e no dia anterior fui da agência dos correios daqui de Copacabana (Av.NS de Copacabana, 1059) e a gerente da loja do correios (que não é franquia) me informou que não fazia mais Vale Postal quando o destinatário for Pessoa Jurídica. Achei super estranha essa informação e entrei em contato com o SAC dos Correios e eles me informaram que essa informação dada pela gerente não procedia. Com essa informação voltei nessa mesma agência dos correios já "armado" com essa informação oficial e ao ser atendido por outra pessoa e fingi que estava indo lá pela primeira vez e PASMEM... consegui fazer NORMALMENTE O ENVIO PARA O ARQUIVO CENTRAL DO PORTO e como MANUTENÇÃO DE RESIDENTE.
Essa foi a nossa experiência até agora no processo. A medida que for vindo mais novidades posto aqui pra vcs!
Ah!!! Antes de eu enviar pelo correio eu perguntei ao Sr. Mário se eu podia enviar por email tudo escaneado para ele dar um check. Ele me disse que sim e assim o fiz e ele respondeu um objetivo "ESTÁ TUDO CERTO!!".
Abraços a todos!
Boa sorte no seu processo!
Abraços.
Rodrigo, você quer dizer ATRIBUIÇÃO do seu pai, certo?
Seu avô é vivo né?
exato, ja dei entrada no processo do meu avô pelo ACP, e, se tudo correr como esperado, darei entrada no processo do meu pai. A dúvida é se os documento serão os mesmos ou se terá mais alguma outra exigência.
Valeu!
"do agora português meu avô" vc precisa do número do assento português.
Processo de atribuição para filhos não mudou nada e nem vai mudar com a nova lei. Então não tem que "comprovar o domínio da língua portuguesa".
aqui a lista com todas as conservatórias, lá no Porto está o Arquivo Central:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos-civil/downloadFile/file/CR_civil.pdf
Como disse anteriormente quando fiz as perguntas para o Sr. Mário esse tópico AINDA ESTÁVA NA 3 PÁGINA... portanto na ocasião não eram redundantes.
Vamos lá: sobre o Itamaraty... vc mesmo legalizou lá sem ter a certeza que não precisava segundo o seu relato, portanto ainda existe a dúvida, e eu perguntei diretamente, não legalizei, e deu tudo ok. Quanto ao formulário 1C você mesmo levantou a lebre se poderia ser impresso ou não em preto e branco ou só poderia ser em colorido e vc informou na ocasião que fez em colorido por precaução e lembro também que algum outro forista disse que não faria sentido o formulário ser em cores e entregar em preto e branco, ninguém respondeu com certeza e no meu post trouxe pra vcs a informação certa.
Quanto a minha experiência de poder anexar documento de filho menor no processo do pai ou da mãe, também não vi ninguem falando sobre o caso... vejo inclusive vários casos de pessoas mandando por etapas em separado. Isso em falar na informações diversas sobre o envio do vale postal... pessoa física, pessoa jurídica... manutenção de residentes. Meu caso é um ótimo exemplo de como provar aos atendentes dos correios que PODE SIM ser para pessoa jurídica e como manutenção de residentes.
Volto a dizer que o meu objetivo foi o mais nobre possível. E muito provavelmente só não agradou para aqueles que já estão com os seus processos enviados para o ACP.
E desculpem-me mas essa história de dizer que fica sobrecarregando o Sr. Mário pra mim soa um pouco de egoísmo, afinal todos aqui entraram em contato com ele pelo menos alguma vez, e duvido que esses que agora que amplificam esse discurso quando estavam para mandar os seus documentos preocuparam-se em sobrecarregar o Sr. Mário. Até porque quem tem que avaliar se está sobrecarregando ou não, deve ser o próprio Sr. Mário. Ninguém aqui conhece de fato como é a estrutura e quantidade de pessoas lá envolvidas para falarem isso.
De qualquer forma, para não ficar mais amplificando polêmicas bobas (e ninguém precisa disso), não postarei mais nada aqui sobre o processo que estou tocando da minha esposa e filha. Caso alguém tenha alguma dúvida e interesse pode me perguntar em privado.
Boa sorte a todos.
Se o seu entendimento foi esse, peço-lhe desculpas.
Continue com suas colocações, que foram enriquecedoras e somaram ao fórum.
E sorte para todos nós, que seja suave.
Um abraço!
O seu relato sobre o seu processo foi super interessante e bem vindo, como bem ressaltou o David.
Como o fórum está divulgando o tempo todo o email direto do Sr. Mario (existe também um email geral do ACP) e indiretamente estimulando esse contato, minha intenção foi alertar para o risco de termos todos os processos mais demorados no caso de qualquer dúvida passar a ser encaminhada ao mesmo. Perguntar quais são os documentos necessários, por exemplo, é uma dúvida que parece que já foi respondida muitas vezes no fórum, existe até mesmo no tutorial. Mas sim, é o direito de qualquer um enviar um email para perguntar isso, por exemplo. Aliás, cada um é livre para fazer o que bem entender.
Eu posso falar por mim, não por todos. Evitei ao máximo esse contato pensando no coletivo, primeiro tentei obter respostas aqui no fórum. E recebi ajuda de muitos, a quem sou muito grata. Só mandei email depois de enviar meu processo, para me certificar que os documentos chegaram nas mãos corretas e saber o número do mesmo. Logicamente existem muitos casos particulares que se torna indispensável fazer contato antes, e é uma questão de bom senso. A questão é que muitos que chegam por aqui, nem ao menos param para ler ou pesquisar o que já foi informado no próprio fórum pelos mais experientes e que já passaram pelo processo, e já preferem muitas vezes, até por comodidade, fazer direto esse contato. Se não foi o seu caso, então o meu alerta não foi para você, e peço desculpas se ficou ofendido.
Só um detalhe: o atraso nos processos não afeta somente os que já estão com processo em andamento no ACP, e sim a todos, porque quem enviar depois também entrará no final da mesma fila.
Boa sorte para todos.
Após processo recebido, mandei e-mails apenas 1 vez por mês, ou seja, uns 5 e-mails no máximo.
E-mail é bom mas desde que usado com responsabilidade.
Enviei os documentos de minha mãe que é filha de portugueses, para o ACP no final de maio. Recebi o número do processo com algumas exigências que foram cumpridas no mês de junho, porém, até hoje não recebemos qualquer aviso de conclusão processo.
Continuamos esperando.
Abraços
Com o número do processo é possível.
Vou esperar segunda para enviar um email a ele, já que terá completado 34 dias.
Dedos cruzados
Obrigado.