Andressa, enviei para o ACP a atribuição da minha avó (filha de português com brasileiro).
Como minha avó é casada, o nome dela na certidão de nascimento é o de solteira (obviamente) e no RG é o nome de casada. Sendo assim, quando enviei email ao Sr. Mario ele pediu que eu juntasse também à documentação uma cópia autenticada do casamento da minha AVÓ (que está requerendo sua atribuição). No email ele disse que seria para JUSTIFICAR a alteração de nome. Significa que ele irá averbar o casamento? Não, mas imaginei que como o nome no RG dela é de casada, a justificação é para essa mudança no nome. Entendeu?
Então se você juntasse uma cópia autenticada da certidão de casamento do seu pai, era interessante.
Oi David!! E quem mais puder me dar um pequeno help.. rs Juro que li quase tudooo e tenho algumas dúvidas.. Vou iniciar o processo para meu avô filho de português com brasileira. Quero fazer pelo ACP também, pela agilidade.. Na pesquisa pelos dados do meu bisavô, descobri que ele não foi o declarante na certidão de nascimento do meu avô. Então tenho que averbar o casamento do meu bisavô em Portugal? Faço isso antes ou depois de solicitar a via da sua certidão de nascimento?
Se eu mandar os documentos solicitados e o Sr. Mario achar que precisa algo mais só preciso enviar à parte e segue o mesmo processo né? Parece que estou perguntando o óbvio, mas não quero correr o risco de faltar algo e ter que refazer o pedido gastando o dobro de tempo e dinheiro. Os documentos que o David citou já tenho quase prontos (falta o mais prosaico, autenticar o RG do meu pai, que está refazendo pq tinha erros) mas como meu avô (o portuga original da história) foi declarante do nascimento do meu pai e nunca mudou de nome, acho que não corro risco de me pedirem a certidão de casamento dele, né?
Galera uma dúvida, Coloquei no modelo 1c que meu avô é natural do rio de janeiro, e na cópia do rg que enviei está escrito que ele e natural do Estado da Guanabara, atual cidade do rio. Será que tem problema?
Puxa, Cesar, meu avô nasceu em 1904... Será que vão me pedir a certidão de casamento dele, então? Só tenho a simples, não sei se para pedir inteiro teor sem ser nenhum dos nubentes (meus avós são ambos falecidos) não é preciso ser por via judicial... Seria um belo transtorno. Mas se posso mandar depois e anexar ao pedido sem ter que pagar uma nova taxa tudo bem, tento primeiro com o que tenho e vejo se o Sr. Mario vai pedir ou não a certidão de casamento...
Michele, qualquer pessoa da família pode solicitar a certidão, digo isso pois eu tirei a certidão de casamento de inteiro teor de minha avó, que é viva, sem procuração nem nada e sem problema algum.
Agora uma dúvida Michele: você está fazendo naturalização para seu pai? Porque se seus avós são mortos e estes não pediram a nacionalidade em vida, só restou a naturalização para seu pai.
pensei ter deixado claro que não precisa de outra certidão de casamento. " a cópia autenticada dessa certidão de casamento do avô que tem e envie junto com os demais documentos. Pode ser antiga mesmo."
Meu avô era português, mas já falecido, David, meu caso é de nacionalidade mesmo. Estou fazendo a cidadania do meu pai para depois ver a minha. Vou fazer como sugeriu o Guilherme, mandar uma cópia autenticada da certidão simples de casamento (do meu avô português com minha avó brasileira) que tenho, mais como garantia mesmo, prefiro pecar por excesso do que por falta! Achava que certidão de inteiro teor pedida por terceiros não fosse simples de tirar, mas bom saber que se for preciso não vai me complicar tanto... Obrigada Guilherme e David pela ajuda nas minhas dúvidas!
David, bom dia, A proposito, vou telefonar para o ACP, não para o Sr.Mário,não tenho como saber o andamento do meu processo de outra forma.Não tenho mais nada a pesquisar.
Rosana, além do número de telefone do ACP, você pode consultar o andamento do processo pelo número da Linha de Registos +351 211 95 05 00. O horário de atendimento é de 9 às 17h de Portugal, ou 5 às 12h no horário de Brasília. Opção 1 duas vezes. Tenho ligado nele também.
Boa tarde ,sou neto de português ,tenho acompanhado o forum a algum tempo. Minha mãe filha de português viva enviou para ACP os documentos dia 23 de abril 2015 e até agora não saiu a atribuição dela ,já tem mais de 3 meses . deixo vocês do forum cientes que está demorando também pelo porto o senhor Mário e já liguei pra ele umas 7 vezes e nada . se alguém quizer tentar pelo consulado da sua região é melhor. Obs. Não caiu em exigência nem nada o processo e o numero do protocolo peguei 3 dias depois . só para constar e ajudar os amigos...
Silvio, o seu deve ter caído no mesmo caso que um outro que comentou aqui (esqueci o nome dele), que foi justamente na época em que o ACP teve problemas e começou a enviar os processos pra Lisboa. Já perguntou na linha Registos onde está seu processo?
O Juan (que comentou neste tópico) enviou depois de você e o dele foi concluído em 32 dias.
Prezados, hoje fiz a última parte do processo no Brasil, fui ao consulado legalizar duas certidões e depois correios. Quando cheguei no Correio o funcionário me disse que não poderia preencher a opção "manutenção de residente" em nome da "ACP Porto" visto que "ACP porto" não é um residente e sim um Dpto do Estado português (faz sentido).
Manutenção de residente precisaria constar o nome de uma pessoa qualquer...fiquei meio sem saber o que fazer na hora mas como já estava na boca do caixa, acabei preenchendo o Nome completo do Sr. Mario e no endereço os dados da ACP. então ficou algo como
Beneficiário: Sr. Mario Manoel Vales End. R. Visconde de Setúbal 328 Arquivo Central do Porto 4200-498
A documentação remeti pro mesmo endereço e dentro coloquei o recibo do Vale Postal.
Não é o correto conforme vi as instruções aqui mas pelo visto, não tinha muita saída.
Bom não sei porque , mas conversando com o sr. Mário ele me disse que realmente as vezes demora até mais de 6 meses . Pra ser sincero ele muito educado disse que não demora mais tem demorado , vai entender?!!??
Comentários
Como minha avó é casada, o nome dela na certidão de nascimento é o de solteira (obviamente) e no RG é o nome de casada. Sendo assim, quando enviei email ao Sr. Mario ele pediu que eu juntasse também à documentação uma cópia autenticada do casamento da minha AVÓ (que está requerendo sua atribuição). No email ele disse que seria para JUSTIFICAR a alteração de nome. Significa que ele irá averbar o casamento? Não, mas imaginei que como o nome no RG dela é de casada, a justificação é para essa mudança no nome. Entendeu?
Então se você juntasse uma cópia autenticada da certidão de casamento do seu pai, era interessante.
no caso da Andressa não seria o caso, não creio que o pai tenha alterado o nome no casamento.
Juro que li quase tudooo e tenho algumas dúvidas.. Vou iniciar o processo para meu avô filho de português com brasileira. Quero fazer pelo ACP também, pela agilidade..
Na pesquisa pelos dados do meu bisavô, descobri que ele não foi o declarante na certidão de nascimento do meu avô. Então tenho que averbar o casamento do meu bisavô em Portugal? Faço isso antes ou depois de solicitar a via da sua certidão de nascimento?
Os documentos que o David citou já tenho quase prontos (falta o mais prosaico, autenticar o RG do meu pai, que está refazendo pq tinha erros) mas como meu avô (o portuga original da história) foi declarante do nascimento do meu pai e nunca mudou de nome, acho que não corro risco de me pedirem a certidão de casamento dele, né?
Coloquei no modelo 1c que meu avô é natural do rio de janeiro, e na cópia do rg que enviei está escrito que ele e natural do Estado da Guanabara, atual cidade do rio. Será que tem problema?
Mas se posso mandar depois e anexar ao pedido sem ter que pagar uma nova taxa tudo bem, tento primeiro com o que tenho e vejo se o Sr. Mario vai pedir ou não a certidão de casamento...
faça a cópia autenticada dessa certidão de casamento do avô que tem e envie junto com os demais documentos. Pode ser antiga mesmo.
Agora uma dúvida Michele: você está fazendo naturalização para seu pai?
Porque se seus avós são mortos e estes não pediram a nacionalidade em vida, só restou a naturalização para seu pai.
É isso mesmo?
pensei ter deixado claro que não precisa de outra certidão de casamento. " a cópia autenticada dessa certidão de casamento do avô que tem e envie junto com os demais documentos. Pode ser antiga mesmo."
Vou fazer como sugeriu o Guilherme, mandar uma cópia autenticada da certidão simples de casamento (do meu avô português com minha avó brasileira) que tenho, mais como garantia mesmo, prefiro pecar por excesso do que por falta!
Achava que certidão de inteiro teor pedida por terceiros não fosse simples de tirar, mas bom saber que se for preciso não vai me complicar tanto...
Obrigada Guilherme e David pela ajuda nas minhas dúvidas!
A proposito, vou telefonar para o ACP, não para o Sr.Mário,não tenho como saber o andamento do meu processo de outra forma.Não tenho mais nada a pesquisar.
O horário de atendimento é de 9 às 17h de Portugal, ou 5 às 12h no horário de Brasília.
Opção 1 duas vezes.
Tenho ligado nele também.
Quinta perturbo no ACP
se não for o consulado de SP, mesmo com esse prazo superior a 3/4 meses, continua sendo melhor fazer pelo ACP.
Estranho o processo de sua mãe não estar concluído. Não enviaram para Lisboa?
No momento, dos casos que sei (uma meia dúzia) levaram entre 30 e 40 dias.
O Juan (que comentou neste tópico) enviou depois de você e o dele foi concluído em 32 dias.
Quando cheguei no Correio o funcionário me disse que não poderia preencher a opção "manutenção de residente" em nome da "ACP Porto" visto que "ACP porto" não é um residente e sim um Dpto do Estado português (faz sentido).
Manutenção de residente precisaria constar o nome de uma pessoa qualquer...fiquei meio sem saber o que fazer na hora mas como já estava na boca do caixa, acabei preenchendo o Nome completo do Sr. Mario e no endereço os dados da ACP. então ficou algo como
Beneficiário: Sr. Mario Manoel Vales
End. R. Visconde de Setúbal 328
Arquivo Central do Porto
4200-498
A documentação remeti pro mesmo endereço e dentro coloquei o recibo do Vale Postal.
Não é o correto conforme vi as instruções aqui mas pelo visto, não tinha muita saída.
alguém já precisou fazer algo parecido ?
Obrigado
acho que não vai dar certo... Devia ter procurado outra agência dos Correios.