O número da "Linha Registos" é +351 211 95 05 00. O horário de atendimento é de 9 às 17h de Portugal, ou 5 às 12h no horário de Brasília.
Opção 1 duas vezes. Por experiência própria, o melhor horário é de manhã, o mais cedo que puder ligar! Às vezes tem fila e vc fica um tempão ouvindo uma música clássica rs
Eu recebi o meu no dia útil seguinte ao recebimento. Eu devo ter sido um utente muito chato! Toda a minha comunicação e o processo correu com a Ana e não com o Mário.
Liguei para a Linha Registos (de abuso porque sei que é mto pouco tempo mas enfim, só para testar o número do processo). Então a atendente me disse que aguarde pois o processo é muito recente, então esperar mais uns 2 a 3 meses (mal sabe ela da agilidade do ACP, kkkkk).
Resumo: se o seu processo não completou nem 1 mês, não faça como eu perdendo seu tempo para saber o óbvio. Pelo menos foi simpática a atendente.
Agora aliviado finalmente recebi o número do processo o Sr. Mário muito gentil passou pra minha mulher depois de quase 1 mês que meus documentos estavam sumidos no ACP. alguém recebeu a minha documentação e não entregou para o Sr. Mário, "sumiram" com eles por uns dias e isso fez com que ficasse nesse impasse, primeiro a tensão de ouvir pelo telefone ele dizer que não tinha recebido nenhuma documentação minha, depois mais essa..mas enfim está tudo certo como assim disse o Sr.Mário. Graças a Deus pois já está nos tramites finais.
Boa dia pessoal, antes de enviar os documentos para o porto resolvi enviar ao sr. Mario um email com os doc digitalizados para ele analisar previamente e verificar se não estaria faltando alguma coisa, mas pelo visto ele deve estar muito atarefado com todos esse processos e ainda não conseguiu me responder...rs
Só confirmando os documentos necessários: -Certidão de batismo de português -Certidão do filho do português legalizada no consulado -Copia autenticada do RG do filho do português -Modelo 1C devidamente preenchido e autenticado presencialmente em cartório
Com relação ao modelo 1C, pelo que entendi, o quadro 3 é para ser preenchido apenas quando o interessado for menor de idade, isto confere? E com relação ao envio do vale postal, preciso somente do endereço completo do Arquivo Central do Porto, ou preciso de alguma informação adicional?
Se ambos os pais forem portugueses, deve juntar também o casamento. Se for o pai, e mãe for brasileira, não. E no caso da mãe ser portuguesa e o pai brasileiro, também deve ter o casamento. Fora isso, os documentos costumam ser esses que você listou.
O quadro 3 só deve ser preenchido quando não é assinado pelo filho do português, por procurador.
Pro vale só precisa do endereço mesmo, às vezes pedem telefone também. E se perguntarem, diga que a modalidade de envio é "manutenção de residente".
David, nao estou fazendo pelo o ACP e sim via consulado de Sao Paulo. Estou fazendo por atribuicao sou bisneta de portugueses e ja fiz a nacionalida da minha vo que e filha dos portugueses, ficou pronta em 4 meses. A 2 semanas enviamos toda a documentacao para o consulado de SP do meu pai. Todos os dias olhamos como esta indo o processo e ainda esta aqui no consulado de SP. Tenhamos fe que fique pronto tudo entre 3 a 4 meses. Agora estou em duvidas de como vou fazer o meu se vou em Portugal e faco direto la ou faco como vc esta fazendo ACP, estou confusa nesta parte ou indecisa.
e o que estamos pensndo para nosso Processo , Gracas a Deus nao temos nada a reclamar do consulado de Portugal em Sao Paulo , sempre fomo muito bem atendidos , sao muito educados e dedicados , passam todas a informacoes corretas e a demora pelo consulado de Portugal esta a mesma que mandar para o Lisboa direto!
Alguem sabe me dizer com certeza sobre a Nova Lei ? estao falando nas redes sociais que ja nao precisa mais fazer a nacionalidade passando de pai para filho , tipo minha avo pegou a cidadania , acabamos de fazer a cidadania dela , agora estamos fazendo a do meu pai , mas segundo fiquei sabendo pela nova lei nao preciso esperar meu pai , pois ja se passa para netos !! sera q e assim mesmo ?
Comentários
O número da "Linha Registos" é +351 211 95 05 00.
O horário de atendimento é de 9 às 17h de Portugal, ou 5 às 12h no horário de Brasília.
Opção 1 duas vezes.
Por experiência própria, o melhor horário é de manhã, o mais cedo que puder ligar! Às vezes tem fila e vc fica um tempão ouvindo uma música clássica rs
Toda a minha comunicação e o processo correu com a Ana e não com o Mário.
Obrigado
Resumo: se o seu processo não completou nem 1 mês, não faça como eu perdendo seu tempo para saber o óbvio. Pelo menos foi simpática a atendente.
Obrigado por compartilhar a informação David. Vou aguardar mais 2 semanas e buscar um feedback do processo.
Abs
alguém recebeu a minha documentação e não entregou para o Sr. Mário, "sumiram" com eles por uns dias e isso fez com que ficasse nesse impasse, primeiro a tensão de ouvir pelo telefone ele dizer que não tinha recebido nenhuma documentação minha, depois mais essa..mas enfim está tudo certo como assim disse o Sr.Mário.
Graças a Deus pois já está nos tramites finais.
antes de enviar os documentos para o porto resolvi enviar ao sr. Mario um email com os doc digitalizados para ele analisar previamente e verificar se não estaria faltando alguma coisa, mas pelo visto ele deve estar muito atarefado com todos esse processos e ainda não conseguiu me responder...rs
Só confirmando os documentos necessários:
-Certidão de batismo de português
-Certidão do filho do português legalizada no consulado
-Copia autenticada do RG do filho do português
-Modelo 1C devidamente preenchido e autenticado presencialmente em cartório
Com relação ao modelo 1C, pelo que entendi, o quadro 3 é para ser preenchido apenas quando o interessado for menor de idade, isto confere?
E com relação ao envio do vale postal, preciso somente do endereço completo do Arquivo Central do Porto, ou preciso de alguma informação adicional?
Valeu galera vocês são 10!
Se ambos os pais forem portugueses, deve juntar também o casamento.
Se for o pai, e mãe for brasileira, não. E no caso da mãe ser portuguesa e o pai brasileiro, também deve ter o casamento.
Fora isso, os documentos costumam ser esses que você listou.
O quadro 3 só deve ser preenchido quando não é assinado pelo filho do português, por procurador.
Pro vale só precisa do endereço mesmo, às vezes pedem telefone também. E se perguntarem, diga que a modalidade de envio é "manutenção de residente".
Só o pai do meu avô era português. A mãe era brasileira. Acho que são só estes documentos mesmo.
Agora qual o contato telefônico mais apropriado do ACP para informar aos correios caso perguntem?
Valeu!
-Certidão do filho do português legalizada no consulado <<<< DE INTEIRO TEOR, ok?
Exatamente, Certidão de Inteiro Teor.
pediram algum telefone para contato ?
Se alguém tiver em mãos e puder me informar eu agradeço.