Sim, o meu já está numerado e tenho o número comigo. A pergunta é: o processo é numerado NO DIA que chega ou leva alguns dias até eles pegarem o envelope, abrirem e darem número ao mesmo?
Andressa, não. O vale postal é convertido pela cotação dos correios. Vc vai pagar o valor convertido em reais + 70 e poucos reais da taxa dos Correios.
Inacreditável enviar dinheiro internacionalmente em nome de uma pessoa física para solicitar um serviço público... Não sei como funciona em Portugal, mas se fosse no Brasil isso ia dar um problema incrível...
Desculpa dizer, mas vocês se arriscam de forma imprudente. Fazem coisas sem que haja qualquer formalidade - por escrito - para fazerem daquela forma. Isso é muito perigoso para todos os envolvidos.
Hahaha concordo César, ainda bem que lá é tranquilo... Mas sou muito metódico e nem imaginaria em mandar a remessa no nome da uma pessoa física, isso é muito estranho para mim.
Eu mandei em nome do Arquivo Central do Porto. Quem está fazendo a merda são so Correios, que é um serviço de merda, caro e monopolizado, gerido por gente incompetente e funcionários mal treinados.
Quando pedi a certidão de nascimento do meu bisavô, fiquei duas semanas indo diariamente aos Correios para tentar emitir um Vale Postal, pois estava fora do ar. E ainda tiveram a pachorra de dizer que não era monopólio não...
Só pra lembrar, o Mário não trabalha sozinho! A Sra Ana Santos faz o mesmo trabalho e com a mesma competência e agilidade. Em março, foi ela quem recebeu meu processo e o numerou no dia seguinte.
É verdade Matheus, quem fez o processo do meu avô foi a Ana, mas acho que ela tá de férias, mandei um e-mail de agradecimento e quem respondeu foi o Mario
Alexandre, assim que visualizei nos correios de Portugal que os documentos tinham sido entregues, enviei um email para o ACP e o Sr. Mário me respondeu prontamente. Envie para o email geral do ACP - nacionalidade: arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt
Pessoal, vou aos correios hoje, só tenho mais uma dúvida! Os documentos vão junto com o vale postal ou separadamente? Desculpem mas não faço idéia de como funciona, nunca fiz isso rsrs.
Andressa, o vale postal é algo eletrônico, que é notificado a eles lá. Mas os Correios emitem um comprovante e neste comprovante contém um número que você deve preencher no Formulário 1C. Além disso, por via das dúvidas, eu coloquei uma xerox do comprovante no envelope. E há gente que nos Correios pede duas vias do comprovante e uma envia no envelope.
Parabéns, David, que coisa boa já ter uma previsão! Aproveitando a dúvida da Andressa, esta semana vou postar finalmente os documentos do meu pai, esse vale postal pode ser pago separadamente do envio? Posso passar pra pagar, levar o comprovante para meu pai e ele passar no correio depois para postar? E já pensando em uma segunda etapa, depois do meu pai conseguir a cidadania, vcs sabem se posso pedir a cidadania da minha mãe pelo ACP também? No caso ela pegaria a cidadania através do casamento com o português (meu pai, dentro em breve).
Como sou cri cri, fui nos correios, fiz o vale postal, passei no Tabelião, tirei cópia autenticada, voltei na agência e mandei para Portugal, não precisa fazer isso, mas vai que...
Oi Guilherme, sim, bem anterior à 1981 na verdade. Já fizeram até bodas de ouro meus veinhos. Neste caso tu saberia me dizer qual seria a melhor opção para eu pedir a cidadania da minha mãe?
Obrigada pelo retorno, Guilherme. Puxa, não pensei que casamento antigo fosse ser mais complicado que recente. Vou seguir me comunicando com a Marcia naquele tópico para ver se ela tem mais notícias sobre esse caso.
Guilherme, mais uma vez você tem razão... Eu estava com a ideia que era avô > mãe... Mas é de casamento... Realmente nessa vc foi preciso. Obrigado e desculpe a desinformação Michele.
David, a Sra. Ana Santos te respondeu por e-mail ou telefone? só curiosidade mesmo, pois já vai completar 45 dias que enviei, ainda não telefonei pois o meu caso é por naturalização...creio que demore um pouco mais para um parecer favorável.
Millena, respondeu por 3 dias depois o email. Mas acho que é isso que você falou, como seu caso é naturalização ela não deve ter nenhuma posição a te passar. Pelo que reparei nas comunicações que fiz com eles, foram muito sucintos e objetivos, então se não te responderam tenha certeza que é porque ela não tem alguma atualização relevante (acho).
Ziza, como você sabe que não leram? De repente leram mas não responderam. E dependendo do conteúdo nós aqui do fórum conseguimos ajudar muito mais que eles lá do ACP, pergunte aqui primeiro
Comentários
Andressa, não. O vale postal é convertido pela cotação dos correios. Vc vai pagar o valor convertido em reais + 70 e poucos reais da taxa dos Correios.
Não sei como funciona em Portugal, mas se fosse no Brasil isso ia dar um problema incrível...
Desculpa dizer, mas vocês se arriscam de forma imprudente. Fazem coisas sem que haja qualquer formalidade - por escrito - para fazerem daquela forma. Isso é muito perigoso para todos os envolvidos.
O meu mandei nominal ao "Arquivo Central do Porto".
Quem está fazendo a merda são so Correios, que é um serviço de merda, caro e monopolizado, gerido por gente incompetente e funcionários mal treinados.
Quando pedi a certidão de nascimento do meu bisavô, fiquei duas semanas indo diariamente aos Correios para tentar emitir um Vale Postal, pois estava fora do ar. E ainda tiveram a pachorra de dizer que não era monopólio não...
Tem como acompanhar o processo pela Internet?
Eles funcionam das 4h às 12h de Brasília.
Já liguei duas vezes e consegui sem problemas.
Vcs ligaram nesse fone da ACP para confirmar o recebimento do processo? Se sim, dps de quanto tempo ?
Abs.
assim que visualizei nos correios de Portugal que os documentos tinham sido entregues, enviei um email para o ACP e o Sr. Mário me respondeu prontamente.
Envie para o email geral do ACP - nacionalidade: arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt
Lembrando que o processo chegou lá dia 13/07.
Aproveitando a dúvida da Andressa, esta semana vou postar finalmente os documentos do meu pai, esse vale postal pode ser pago separadamente do envio? Posso passar pra pagar, levar o comprovante para meu pai e ele passar no correio depois para postar?
E já pensando em uma segunda etapa, depois do meu pai conseguir a cidadania, vcs sabem se posso pedir a cidadania da minha mãe pelo ACP também? No caso ela pegaria a cidadania através do casamento com o português (meu pai, dentro em breve).
1. Sim
2. Primeiro tem que averbar o casamento deles, depois de averbado ela pode sim dar entrada pelo ACP
Obs: ACP não averba casamento, o povo aqui tem feito pelo 4o CRC do Porto, que geralmente diz que averba em uma semana.
tem certeza que o ACP faz cidadania para cônjuge? Acho que não.
Michele,
o casamento é anterior a 10/1981?
Neste caso tu saberia me dizer qual seria a melhor opção para eu pedir a cidadania da minha mãe?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2588/nacionalidade-por-efeito-base-x-conjuge-mulher-casada-com-portugues-antes-de-1981
ao contrário, esse é garantido; após 1981, não é.
Mas é de casamento... Realmente nessa vc foi preciso. Obrigado e desculpe a desinformação Michele.
Mas acho que é isso que você falou, como seu caso é naturalização ela não deve ter nenhuma posição a te passar.
Pelo que reparei nas comunicações que fiz com eles, foram muito sucintos e objetivos, então se não te responderam tenha certeza que é porque ela não tem alguma atualização relevante (acho).
Ziza, como você sabe que não leram? De repente leram mas não responderam.
E dependendo do conteúdo nós aqui do fórum conseguimos ajudar muito mais que eles lá do ACP, pergunte aqui primeiro