Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

112131517181471

Comentários

  • Davi, ainda não mandei e-mail e nem telefonei....acho muito cedo ainda para obter alguma resposta...rsrs vou esperar mais alguns dias. :)
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Sim Ziza, é 56 por documento. Tem que fazer vários agendamentos e pagar para cada documento que precisar reconhecer no consulado.
  • Hoje a Sra. Ana me respondeu sobre meu processo que remeti em 11/08/2015. Confirmou o recebimento da documentação assim como o Vale postal que foi endereçado ao Sr. Mário, portanto não houve problema nesta questão.

    Agora vou aguardar uns 50-60 dias pra fazer novo contato e ver se tem algum parecer.

    Abs.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Eu vou começar a emitir a certidão de nascimento de inteiro teor do meu avô para fazer a averbação do casamento no 4oCRC, já que a atribuição está quase finalizada.
  • Michele Mirco,

    o Guilherme tem razão.
    Aquisição de nacionalidade da cônjuge mulher, casada antes de out/1981 é um processo mais garantido do que os demais para os casados posteriormente a esta data. É a tal da Base X. E é gratuito!!!!!!

    Só que, infelizmente, apenas a CRC Lisboa tem a competência para tal.
    Então, leva tempo!!

    Para este tipo de processo, não se precisa provar vínculo com comunidade portuguesa, nem precisa de histórico escolar. Sugestão: quando você for solicitar a certidão de nascimento de inteiro teor da sua mãe, peça duas (foi o que fiz para minha mãe, uma para a transcrição de casamento, outra para a nacionalidade dela). Pela 4a de Porto, fui informada, que não precisaria (que a certidão seria remetida para Lisboa), mas não acreditei nisso. Depois, soube que Lisboa estava colocando em exigência esses casos.
    Boa sorte!
  • Millena,

    Eu fiz a minha naturalização por lá também, e demorou 115 dias entre março e junho.
    De lá do Porto é encaminhado à CRC de Lisboa e ao SEF para verificações.
    Você pode ligar pra linha registo e ter informações mais precisas.
  • Oi Márcia! Muito obrigada pelas informações.
    Todos aqui no fórum estão sendo muito prestativos, minha intenção inicial era fazer pelo consulado porque não tinha a menor ideia de como proceder para pedir a cidadania. A previsão que me deram lá era de mais de 6 meses...
    Depois que encontrei vocês fiquei muito mais animada!
    Agradeço a todos pelas respostas que me dão e por compartilhar suas experiências.
  • Ola, primeiramente muito obrigada pelas informações. Gostaria da ajuda de vocês, no meu caso minha avo materna é portuguesa, entendi previamente que posso tirar a cidadania da minha mãe por atribuição pelo ACP, transcrevendo a certidão de casamento dos meus avós uma vez que meu avo materno é cidadão brasileiro e ele foi o declarante na certidão de nascimento da minha mãe. A minha dúvida trata se da minha cidadania, uma vez que minha mãe tenha a cidadania, eu poderia tirar a minha cidadania por atribuição no consulado do RJ, correto ? No entanto meus pais não são casados, e ele foi o declarante na minha certidão, a certidão de nascimento do meu pai bastaria neste caso ? Muito Obrigada pela ajuda
  • Matheus Pereira.

    Obrigado pela resposta...
    Puxa demora né :( gostaria muito que saísse antes... rsrs vou aguardar com paciência. :D
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Michele, eu cheguei a dar entrada no Consulado mas me informaram que poderia haver divergência por conta do nome na certidão de casamento dos meus bisavós (que apareciam novos sobrenomes que não constavam na certidão de nascimento). Também me disseram que ainda assim ia levar 4 a 6 meses (e tinha esse risco da divergência, de o processo não ser concluído, de eu perder o dinheiro). Neste mesmo dia que entreguei tudo lá voltei pra casa com o coração na mão, achando que tinha que ter enviado pro ACP, nem consegui dormir! Sabe o que fiz? Não paguei o boleto (assim eles cancelam o processo), peguei os documentos de volta no Consulado, enviei pro ACP (onde no caso da minha avó não precisa da certidão de casamento para atribuição) e até o fim de Agosto tudo estará resolvido, com presteza, sem sustos. Viva este fórum! O Consulado para mim virou uma piada, de mau gosto.
  • Millena, até que demorou menos do que o previsto. Diziam que ia durar até 6 meses!

    Quanto ao consulado no RJ, fujam dele sempre que possível.
    Até pra emitir os documentos portugueses está difícil lá.
  • No meu caso, e acho que no caso da grande maioria, o fórum está sendo essencial na busca pelas informações e pelos atalhos parar conseguir a cidadania. Acho que sem o fórum não digo que não conseguiria, mas o tempo gasto para abertura do processo teria sido no mínimo o dobro.
    Outra coisa bastante relevante é que por aqui podemos expôr nossas ansiedades e ver através de outras pessoas os processos caminhando e sendo finalizados, e isto vai alimentando a esperança e motivando aquele que ainda está no começo da trajetória.
    É por isso que pelo menos uma vez ao dia entro aqui pra dar uma espiada e ver quais são as novidades de todos. Acho que muitos aqui praticam o mesmo vício....rsrsrs
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Rodrigo, fato! kkkkk
    Pena que não dá para postar imagem, senão eu ia anexar uma foto da carta quando chegar a certidão portuguesa da minha avó. kkk
  • O consulado é uma piada! Fui lá semana passada legalizar a certidão de nascimento do meu pai e quase saí escoltada! Rsrs.
    Fiz o pagamento do boleto, agendei, fui lá mas não levei o boleto pois estou acostumada a pagar tudo online, nem imprimo mais nada. Quando li q precisava do boleto e não tinha mais como recuperar, pois no site do consulado não é possível adquirir uma 2ª via, imprimi o comprovante de pagamento no site do banco e levei. Chegando lá o cara q me atendeu se recusou dizendo q precisava do boleto para bater com as informações do comprovante! E sem ele eu teria q emitir um novo boleto e realizar um novo pagamento! No final das contas ele me deu razão e fez o processo, felizmente.
  • David Lima, as certidões portuguesas são muito simples, diria até amadoras, qualquer um pode bater uma no Word. rs
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Mas a emoção de receber a cartinha do ACP não tem preço :D
  • Isso é, hehehe eu lembro quando recebi a certidão de nascimento do meu avô, tenho até hj o envelope do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
  • Olá David Lima, li o relato da sua experiência com respeito a dar entrada no processo através do consulado e depois diretamente no ACP. O meu caso – na verdade o caso do meu pai, que é neto de português e estamos aguardando a regulamentação da nova lei –, é semelhante. Temos a certidão de batismo/nascimento do meu bisavô, mas quando ele veio para o Brasil, adotou o sobrenome da mãe dele. Ou seja, também estamos com uma divergência entre a certidão de batistmo/nascimento dele e a certidão de casamento dele com minha bisavó brasileira. Pelo que entendi, vc acha mais 'seguro' entrar com o processo diretamente no ACP? Obs: a certidão de batismo/nascimento está registrada no Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC). É por lá que daríamos entrada no processo? Desculpe, não sei se fui confuso na minha explanação.
  • Olá, povo! Estou com a certidão,de nascimento do meu pai de inteiro teor (ele,é filho de português e meu avô foi o declarante). Agora é só legalizar no Itamaraty e no consulado? Posso requerer a atribuição,dele pelo ACP tb? Nao tenho a certidão do meu avô, mas tenho todos os dados do nascimento dele. Estou meio,confusa, pois são tantas informações que acabei me perdendo.
  • Bom, depois de ler todos os posts, já obtive todas as informaçõesmque precisava. Estou muito feliz por isso, pois vai ser mais fácil do que eu imaginava. Pelo menos a do meu pai. A minha e de meus filhos é outra história. Por favor, ignorem post anterior. Mas volto,aqui se tiver dúvidas, valeu? Abraços a todos.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado August 2015
    Wesley, no meu caso eu tinha divergência na certidão de casamento dos bisavós. Nas outras estava tudo correto. Pelo consulado pediam a de casamento e esta divergência poderia gerar uma negação da nacionalidade, este era o problema.

    Pelo ACP o caso da minha avó se enquadrou no melhor dos cenários: filha de português com brasileira, sendo o português o declarante. Neste caso não precisa averbar o casamento do português, pedem apenas a certidão de nascimento do português e do filho (pois ele casou com brasileira e é declarante do nascimento de minha avó).

    Pelo que entendi seu caso está pulando uma geração que não pediu a nacionalidade, certo? Se for assim é complicado, só naturalização e o ideal era fazer antes da nova lei.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Ziza, melhor esperar duas semanas para saber o número do processo. Provavelmente só vai chegar lá quarta da semana que vem, então na segunda da outra semana é mais seguro terem o número.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    tianiachristani, localize a certidão do portuga para preencher no formulário. eu acho até mais seguro inclusive pedir uma cópia (custam 20 euros + envio) e enviar junto do processo.
  • Oi David!
    Eu cheguei a requerer a certidão de meu avô e recebi em casa há uns seis anos atrás quando comecei a pensar em requerer a cidadania. Ocorre que entreguei para o meu pai e ele perdeu, não sabe onde enfiou. Mas eu anotei todos os dados que precisava (distrito, concelho, etc). Não dei entrada na época pq era muito trabalhoso e os advogados cobraram uma fortuna. Ainda bem que encontrei esse forum, pois não ía requerer mais e meu pai ía ficar muito chateado comigo. Agora está mais fácil e vou começar já. Digo, quando melhorar, pois justo essa semana, que ía começar tudo, "ganhei" uma entorse no joelho e estou de repouso.
    Depois que atribuir a do meu pai, vou requerer a minha. E depois passar para meus filhos. E, ainda, provavelmente vou ter que fazer para meus irmãos tb...rs. Faz parte!
    Mas uma coisa de cada vez! Abraços!
  • Wesley PradoWesley Prado Member
    editado August 2015
    Sim, David, estamos pulando uma geração, mas creio que meu pai não terá problemas com as exigências da nova lei, pois ele morou por três períodos em Portugal, a última vez até 03/2015, num total de 11 anos. Ele tem todos os comprovantes que eventualmente possam pedir – comprovante de residência, carta de condução, extratos bancários, NIF, título de eleitor, etc. No caso dele, as mudanças na lei vieram bem a calhar, pois ele poderá pegar a nacionalidade por atribuição, e depois repassá-la para nós, os filhos. Quanto à divergência na certidão de casamento do avô de meu pai, talvez não teremos problema, pois o sobrenome da mãe que ele adotou aqui no Brasil, consta na certidão de batismo/nascimento dele em Portugal. Interessante que o caso do meu pai é idêntico ao seu: filho de português com brasileira, sendo o português o declarante. Por isso, vou avaliar seriamente essa possibilidade de dar entrada no processo diretamente pelo ACP. Obrigado pelos esclarecimentos!
  • Olá! Dúvida: onde informo o numero do vale postal? Obrigada!
  • Taniachristani... No final do formulário 1C.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Wesley, mas pelo que entendi você sempre pôde fazer a naturalização (que aqui chamam de aquisição) pelo ACP. Mas tens razão, melhor agora esperar a nova lei, no seu caso realmente seu pai tem laços comprováveis com o país.
  • Obrigada, Felipe!
  • Pessoal agradeço imensamente ao fórum.
    Gostaria apenas de dividir meu caso. Sou filha de português e ele foi o declarante do meu nascimento. Enviei o pedido de atribuição para o ACP no dia 01/07 e os documentos chegaram lá dia 08/07. Hoje liguei para o número de registros e o processo foi concluído dia 18/08. Estou muito feliz! Obrigada e boa sorte a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.