Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

118192123241462

Comentários

  • Vitor,

    estranho... Porque, realmente, estão cobrando essa certidão.
  • Guilherme,

    Também achei estranho. Eu tenho uma cópia de todos os documentos que enviei.. Pensei em entrar em contato com o Sr. Mário para esclarecer. É a melhor opção?
  • Vitor,

    quando fui fazer a atribuição dos meus filhos, não reparei que o consulado colocou a etiqueta de assinatura presencial para mim, e por semelhança para o pai deles (meu marido). Foi um vacilo e tanto, e logo com meus filhos. Eu havia scaneado os documentos, fui vê-los e o sr Mário tinha razão!!!

    Já que a sua certidão é inteiro teor, talvez o carimbo do consulado tenha tb algum erro.
    Dê uma olhada na cópia. Se estiver certa mesmo, enviei scaneado para o ACP.

    Mas, acho que Guilherme está certo (como sempre!!)
  • Vitor,

    quanto a acompanhar pela internet, não dá.
    O que fazemos é ligar para o Linha Registos:
    (351) 950 500 --> opção 1, e depois 1 de novo
  • Marcia,

    Muitissimo obrigado pelas respostas. Verificarei a certidão e também o selo para ver o motivo da não aceitação.
    Posteriormente, entrarei em contato através do telefone que você informou.

    Agradeço novamente,

    Vitor Fonte
  • Malu,

    Então, quando a mãe (ou avó) é a portuguesa, tem que fazer mesmo a transcrição do casamento. Porque é muito difícil que a mulher registre seus filhos (até mesmo hoje é assim, salvo alguns casos, claro).

    E aí, é como se a cidadã portuguesa não tenha reconhecido o filho, mesmo que o nome dela esteja na certidão. Estranho, mas como eles são literais, faz até um pouco de sentido.
    Foi o que aconteceu com meu marido. Para minha família, foi mais fácil, porque o português era o meu avô paterno, e foi passando pro meu pai, e suas filhas.
    Ótimo fim-de-semana e feriado!!
    Boa sorte!!
  • Obrigada, Marcia!
    Realmente, no meu caso, está passando pelas mulheres da familia...é só ter paciência, daqui a pouco isto termina.
  • Pessoal, no caso de solicitar a Cidadania por Atribuição de um filho de pai português que é o declarante na Certidão de Nascimento Brasileira, não precisa da transcrição do Casamento? É necessário algum documento da esposa do Português que é Brasileira?
    Por último e muito importante, para fazer o processo pelo ACP Porto é necessário que o Requerente esteja lá pessoalmente? ou outra pessoa pode ir lá apresentar os documentos e o Requerente apresentar-se no Consulado aqui no Brasil para as assinaturas e fotos? Podem me ajudar?
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado September 2015
    @Fernando: Não é necessário transcrição neste caso. Não precisa estar pessoalmente, pode enviar tudo via Sedex e acompanhar via telefone.
  • @Vitor, a melhor coisa seria ligar pro ACP mesmo. Consegui entrar em contato +- 5/6AM horário de Brasília, via telefone. Depois de falar com eles, nos atualize aqui, também estou curioso sobre o porque deles estarem pedindo a certidão se você já a enviou!
  • Obrigado Marcelo. uma última ajuda creio ... no caso q vc me respondeu anteriormente, é meu avô que é filho de portugues e irá requerer a cidadania por atribuição. Como o proprio pai que é o cidadao portugues é o declarante e já sei que não será necessário transcrever o casamento em Portugal, preciso saber ainda o seguinte:
    1- Será necessário o atestado de óbito de meu bisavô com as devidas legalizações?
    2- Será necessária a Certidão de Nascimento de minha bisavó (que era brasileira)? E a de óbito? Com as devidas legalizações também?

    Obrigado pela ajuda estou com quase todos os documentos em maos e quero agilizar.
  • Fernando,

    creio que o bisavô tenha nascido antes de 03/1911. Nesse caso precisa de uma cópia autenticada do casamento.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2135/informacoes-para-filhos-de-portugueses-processo-via-arquivo-central-do-porto
  • Marcelo,

    Pelo que conversei com o Guilherme, a certidão encaminhada não foi a correta, portanto, aproveito para atualizar aqui. Vou solicitar a correta e encaminhar para complementar o processo. Assim que tiver uma update, posto aqui!
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado September 2015
    >creio que o bisavô tenha nascido antes de 03/1911. Nesse caso precisa de uma cópia autenticada do casamento.

    @Guilherme, isso procede realmente? No meu caso, bisavô nascido em 1893, preciso enviar sua certidão de casamento autenticada (ele casou no Brasil, com uma brasileira)? O ACP não mencionou esse requisito quando liguei a semana passada.

    @Vitor, não foi a correta em que sentido? E muito obrigado por compartilhar as informações!
  • Marcelo,

    Solicitamos a de inteiro teor mas não recebemos essa do cartório. Como não conheciamos a de inteiro teor e a que recebemos é diferente da comum, mandamos ela mesma..
  • Marcelo,

    normalmente, pedem.
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado September 2015
    @Vitor, obrigado, faz sentido.

    @Guilherme, obrigado pela informação, não sabia disso. Seria autenticada em cartório ou legalizada no consulado Português? Detalhe, não está listado aqui: http://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/ para atribuição de pai para filhos.

    @Fernando, Que eu saiba, no caso de pai->filho, só pedem a certidão de nascimento do filho(a) legalizada no Itamaraty e no consulado Português. Não precisa de óbito do progenitor(a) Português (alguém corrija-me se estou errado, por favor.)
  • Marcelo,

    tudo isso tem muitos "se", não dá para especificar tudo. Creio que o ACP lhe passou uma informação padrão como esta:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2135/informacoes-para-filhos-de-portugueses-processo-via-arquivo-central-do-porto

    Por sinal nessa relação não consta legalização no Itamaraty, que realmente não precisa mais embora alguns consulados continuem exigindo.
  • @Guilherme, então seria autenticar a certidão de casamento do Português(a) em cartório brasileiro?

    Obrigado!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Marcelo, no processo da minha avó não pediram a certidão de casamento dos bisavós, apenas da minha AVÓ, por ter se casado e alterado o nome (nome do RG autenticado diferente do nome da certidão de inteiro teor).
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Ah, e mesmo assim pediram uma cópia autenticada da certidão de casamento dela.
    O processo foi concluído com sucesso.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Se o Fernando LER O TÓPICO vai tirar todas as dúvidas que teve desde que pintou por aqui. No tópico fiz as mesmas perguntas e obtive respostas, portanto basta dar uma lidinha. Sei que são muitas páginas, mas o tópico tá aqui pra isso ;)
  • blz David Muito obrigado por toda a ajuda
  • Liguei hoje, 07/Setembro, para solicitar número de referencia de processo de atribuição entregue na ACP dia 31/Agosto.
    Maria, atendente da linha de registros, informou que somente 1 a 2 meses depois da chegada do processo seria possível obter o número do processo.
    Este prazo me parece mais longo que o normal. Alguém poderia comentar?

    Grato,
    Marcelo
  • Marcelo,
    pode ser devido à quantidade enorme de solicitações que eles estão recebendo, como o proprio Consulado de SP já postou no site, ou pode ser que seja devido ao periodo de férias, com menor numero de funcionarios trabalhando.
    Quando mandei os meus documentos, uns 5 dias após o recebimento em Portugal (conferido pelo rastreamento dos Correios) mandei um e-mail perguntando qual a previsão do processo, e me responderam por e-mail 3 dias após, dando o numero do processo, e dizendo que os documentos estavam sendo analisados. Pediram para aguardar, que eles entrariam em contato. Tem que ter paciência... deve estar tudo certo.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Marcelo o número do processo não se pede à linha registos. Envie UM EMAIL ao ACP e aguarde. E aguarde uns 15 dias após o recebimento para fazer tal solicitação por email. Senão é tempo perdido, email perdido e ocupa o Sr.Mario com algo que ele não vai poder resolver.

    Aliás a linha Registos é bem totó da cabeça. Depois de ter o número em mãos é comum dizerem... Ih liga daqui 4 meses porque o processo é muito recente (nem eles sabem da velocidade do ACP...). KKKk

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Resumindo: Linhas Registos só para depois de já ter o número do processo em mãos. E.... só ligue depois de 30 a 40 dias que o processo chegou ao ACP. Antes disso é praticamente impossível terem alguma informação/finalização, só vai te gerar custo e ansiedade à toa.
  • David,

    podemos saber o número do processo através do Linha Registos, sim.
    Foi o que fiz, para o processo da minha mãe, que só é feito pela CRC Lisboa: no Linha Registos, perguntaram a data de nascimento dela e nome completo, e me deram o número.


    Marcelo,

    Os atendentes do Linha Registos têm em mente a morosidade da CRC.
    E sempre falam que está muito cedo para perguntar, etc... Não sabem o quanto o ACP é muito mais veloz!
    Não se preocupe, dê uns 8 - 9 dias úteis, depois que os docs chegaram e envie email pro ACP, ou ligue novamente para o Linha Registos.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Marcia, sim é possível saber mas o CAMINHO MAIS COMUM é enviarmos email ao ACP, passados uns 15 a 20 dias que o processo chegou lá. Os atendentes da Linha Registos são completamentes desconectados da realidade do ACP.
  • Ahh, que alegria esse fórum!! Já estava desesperançosa com a demora dos Consulados..

    Li todas estas 22 páginas de comentários, mas ainda restaram algumas dúvidas. rsrs

    Meu avô é filho de português com brasileira, nasceu em Pernambuco, mas mora em Niterói e tem 98 anos, já eu e meus irmãos moramos em São Paulo. Nós poderíamos legalizar a certidão de nascimento dele no Consulado de São Paulo mesmo?
    Pelo o que eu entendi, teríamos que tirar meu avô de casa apenas para ir ao cartório assinar o 1C e o resto podemos fazer nós mesmos, por procuração.. é isso?

    Obrigada, pessoal!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.