Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

121222426271460

Comentários

  • Guilherme, sim o nome é grande. Abreviarei o RJ. Obrigada!
  • Gente reli todo o fórum e apesar de estar quase certo disso, me ajudem por favor: As Certidões de Casamento enviadas ao ACP devem também ser legalizadas no Consulado Português ou não?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Pessoal estou de férias na Espanha e não estou acompanhando nenhuma dúvida, por isso desculpem por não poder ajudar. Vim aqui para dizer que consegui transcrever com sucesso o casamento de minha avó na 4a CRC do Porto. Legalizei todos os documentos no RJ e enviei pela Espanha, com vale postal dos correios daqui (chamam Giro Internacional/ EuroGiro) e deu tudo certo. A carta com os documentos chegou ontem, segunda, e hoje, terça, já me enviaram e-mail informando que a transcrição ocorreu com sucesso. Agora vou enviar pro ACP os documentos de minha mãe e tia, que também trouxe para cá para isso, pois é mais barato enviar.

    Abraços e dou notícias em breve.
  • Tenho mais duas dúvidas: A transcrição depois de feita, posso dar continuidade enviando uma nova documentação para atribuição ou é necessário enviar cópia da transcrição ao ACP?
    Posso fazer o pedido de atribuição meu e de minha irmã em um só processo?Somos em 3 irmãs e eu estou responsavel pela documentação.Obrigada pela ajuda.
  • Rosana,

    quando a transcrição do casamento for feita, vão lançar uma averbação ou averbamento no assento de nascimento de sua mãe, isso tudo é informatizado. Se for a qq conservatória ou consulado português, será possível acessar esse assento com o casamento averbado.

    Vales postais separados, pode colocar cada processo em 1 envelope e estes em um maior, daí paga um único Sedex-EMS ou Mundi.
  • Guilherme, é bem pratico então...
    quanto ao novo processo, pelo menos dá pra economizar no sedex não é?entendi perfeitamente.
    Te agradeço imensamente.Boa noite.
  • Pessoal,

    Meus documentos enfim chegaram em Portugal, agora resta esperar. Como faço pra saber o andamento do processo, tenho q ficar ligando pro ACP?

    Obrigada!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Andressa, espera uns 15 dias depois da data de chegada e manda email pedindo o número do processo. De posse do número, depois de uns 35 dias liga pra linha registos e consulta se já foi concluído.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Ah, email pro ACP.
  • Pessoal,

    Estou no processo e desde o princípio meu contato é o Mario da ACP. Há mais 15 dias enviei um e-mail a ele para saber como estava o andamento, se já havia algum retorno pra me dar e ele não respondeu, Aguardei uma semana e voltei a perguntar, lá se vão 8 dias e nada.. Resolvi ligar pra ele, mas só chama e NINGUÉM atende! Liguei também pra linha de registros e lá eles me informam que o processo está em análise.
    O Mario me informou, assim que me passou a numeração do processo, que tudo ficaria pronto esse mês e lá se vão 44 dias que a documentação chegou em Portugal.
    Então gostaria de saber se tem alguém conseguindo contato com o ACP? Se alguém enviou mais ou menos nesse período também a documentação e está sem posição do processo? E se alguém saberia me informar se essa demora é normal?
    Peço desculpas pelas perguntas, mas a ansiedade está gritando nesse momento rs

    Agradeço desde já a ajuda de vocês!
  • Camila, estou na mesma situação que tu estás. Mandei e-mail há 2 semanas para o ACP, sem resposta, esta semana mandei diretamente para o e-mail do Sr. Mario, tbem sem resposta. Pior é que faz alguns dias que tento ligar lá e só chama, ninguém atende. Hoje mesmo tentei direto das 05:40 às 07:30 da manhã, de 10 em 10 min, e nada. Será que estão com algum problema? Alguém conseguiu contato nos últimos dias?
  • Pois é Michele! Junto à expectativa e a ansiedade acaba vindo a preocupação já que não estamos tendo nenhum tipo de retorno e não estamos conseguindo falar por telefone com eles!
  • Realmente está difícil o contato com o ACP, mandei o processo da minha mãe e da minha tia, chegou lá dia 20/08 e só consegui o numero do processo agora no dia 14/08 via e-mail, havia mandado e-mail antes e não fui respondido, me parece que eles estão muito ocupados ou tem alguém de ferias, o que percebo é que quando não tem mudança no status do processo eles nem respondem
  • Realmente Juan o que você diz tem coerência, pois a Linha de Registros diz que ainda está em andamento então na ACP não nos dão retorno.
    O estranho é não conseguirmos nem contato por telefone, uma vez que chama e ninguém atende.. Mas, vamos aguardar né, é o que nos resta! Pelo menos conseguimos ver que não é uma questão de não aprovação ou qualquer problema particular específico e sim uma coisa geral por motivos deles lá!
    Obrigada gente :)
  • Pessoal boa tarde, estou com toda documentação pronta para conseguir a cidadania através do meus avos portugueses (meu pai nao pegou), porém o consulado do rj não abre disponibilidade para entrega dos dox e eu estou considerando fazer pela ACP, com isso vai minha pergunta:

    - os documentos a serem legalizados no consulado de portugal sao: Original da sua certidão de nascimento de inteiro teor; Original da certidão de nascimento do seu progenitor que for filho do português de inteiro teor;Certificado do registo criminal, obtido através da Internet, ou não sendo, emitido pela Polícia Federal Brasileira,

    Muito obrigado a todos
  • Rodrigo,
    Eu precisei legalizar todas os documentos: certidão do meu pai, a minha, meu diploma, a certidão da PF e mais a certidão da Civil.
  • Rodrigo,

    só precisa legalizar as certidões brasileiras. Quanto aos antecedentes, basta o da PF da Internet.
  • @Rodrigo, você já confirmou se é possível fazer o processo de avó->neto pelo ACP?
  • Camila,

    se entendi, a promessa era setembro, não? Se ligar na Linha Registo e o seu processo estiver finalizado vão lhe informar. Não precisa mais falar com o ACP.
  • Perfeito Guilherme, obrigada!
  • Muito obrigado Cristiane
  • Olá @Marcelo,

    Então, eu enviei um e-mail para eles e eles responderam com a documentação necessária, porém isto foi em Junho/2015. Acham que eu deveria reconfirmar? Segue o e-mail abaixo:

    "Bom dia,
     
    Para dar entrada de um processo de naturalização, ao abrigo do n.º 4 do artigo 6.º da Lei da Nacionalidade, Lei n.º 37/81 de 3 de Outubro, pela nova redacção dada pela Lei n.º 43/2013 de 3 de Julho, deverá apresentar os seguintes documentos:
     
    Original da sua certidão de nascimento de inteiro teor, emitida pelo Cartório e legalizada pelo Consulado de Portugal aí no Brasil;
     
    Original da certidão de nascimento do seu progenitor que for filho do português de inteiro teor, emitida pelo Cartório e legalizada pelo Consulado de Portugal, aí no Brasil;
     
    A certidão de nascimento do ascente de 2.º grau, ou, indicação da data de nascimento, freguesia e concelho;
     
    Cópia autenticada em Cartório do documento comprovativo do conhecimento da língua, nomeadamente, histórico escolar ou diploma de curso;
     
    Certificado do registo criminal, obtido através da Internet, ou não sendo, emitido pela Polícia Federal Brasileira, legalizado pelo Consulado de Portugal aí no Brasil;
     
    Cópia autenticada em Cartório do seu documento de identificação;
     
    Impresso anexo, devidamente preenchido e com assinatura reconhecida presencialmente em Cartório;
     
    Vale Posta no valor de 250,00 € emitido à ordem do
     
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498 PORTO "
     
    Estes são os documentos necessários. Após a análise dos mesmos se aferirá se possui ou não os requisitos para a obtenção da cidadania portuguesa.
     
    Melhores cumprimentos
     
    Ainda, preciso de um suporte. Acabou de abrir vaga no consulado do RJ para dar entrada em meu processo, com isso estou em duvida se faço por aqui ou direto por ACP. O que vocês sugerem?

    Obrigado
  • @Guilherme bom dia,

    Obrigado. Pode confirmar se o antecedentes criminais também precisam ser legalizados?

    Obrigado
  • editado September 2015
    Rodrigo,

    já decidiu onde vai fazer?
  • CristianeCristiane Member
    editado September 2015
    Rodrigo,
    Eu enviei pelo Consulado em agosto, mas eu deveria ter enviado diretamente para o ACP.
    Em um dos comentários numa página li que o Alexandre fez na semana seguinte ao meu e enviou diretamente e já recebeu um número de processo, como fiz pelo Consulado semana passada me responderam o email dizendo que devido ao grande número de processos o meu ainda aguarda a entrada.
  • @Cristiane obrigado,
    @Guilherme, vou fazer pelo ACP.

    Obrigado a todos!
  • Rodrigo,

    como já havia falado se usar este "Certificado do registo criminal, obtido através da Internet" não tem que legalizar.
  • Pessoal, podem me ajudar? Dúvida no preenchimento do Formulário 1C:

    - no campo do documento de identificação, devo colocar os dados do RG Brasileiro? Pois nas instruções de preenchimento diz que deve ser documento Europeu. Ou deixo isso em branco já que junto enviarei a cópia autenticada do RG?
  • Fernando,

    preencha com os dados do seu RG.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.