@Daniel Henriques: estou em vias de obter a certidão dele, só estou aguardando uma decisão judicial a ser cumprida em relação a uma retificação (isso nada tem a ver com o meu avô). O registro de meu pai deu-se 11 dias depois de seu nascimento. Então é provavel que tenha sido o meu avô mesmo. Sim, o assento dele é o de batismo, que por sinal eu o tenho em mãos. Caso eu tenha que mandar a certidão de casamento dele eu terei de tirar uma de teor inteiro e depois apostilar ela?
@Jeferson Oliveira onde você enviou o vale postal aqui no Rio?
Poucas agencias aqui na barra da tijuca fazem, e as que fazem disseram que este serviço será suspenso por um motivo la bla bla bla Mesma coisa no jardim botanico
Aqui no Rio de Janeiro estou enfrentando dificuldades com o Vale Postal. Varias agências ou nao fazem o serviço ou se recusam. Liguei hoje para uma agência no Jardim Botanico dizendo que esse serviço está suspenso por um problema com o banco central, etc e que nao tem data para regularizar. Alguem tem alguma ideia do que fazer?
Também fui recomendado à ir à uma agencia da Western Union ou Banco do Brasil.
@Pedro Antonio Pereira Jr. estão exigindo para comprovar a fixação do nome. Qual o ano do casamento de seu avô? Pode ser que a certidão portuguesa já esteja informatizada e é muito mais barato obter essa pelo civilonline do que uma certidão brasileira. A brasileira terá que ser inteiro teor apostilada.
@b_levenhagen tive o mesmo problema com as agências da Barra. Consegui fazer o vale postal em uma agência na Tijuca na Av. Heitor Beltrão que fica em frente a uma UPA. Estava vazia e fui muito bem atendida!
@Daniel Henriques: a gente fez essa alteração no nome da minha avó apenas para deixar tudo corrigido, pois na minha certidão e na de meu pai o nome dela estava errado.
Meus avós se casaram em 1930 (em Março no civil e em Dezembro no religioso).
No caso da certidão de óbito é a mesma coisa? Teor inteiro e apostilada?
Olá @Mei Tenho uma dúvida: o fato do processo ter sido numerado não significa que o vale tenha sido sacado? Pois cometi o mesmo erro colocando meu nome no vale postal para o processo de atribuição da minha avó.
@mso2000, saberia dizer qual o site que se pode emitir online o assento? Depois que conseguir o registro posso usar essa emissão online para adiantar a documentação dos meus filhos? Obrigado
@Daniel Henriques: caso eu consiga achar a certidão de casamento dos meus avós pelo civilonline eu posso mandar uma cópia para anexar junto ao processo de meu pai?
@Pedro Antonio Pereira Jr. Pode sim, não sei te dizer se será obrigatório uma vez que o casamento já está averbado em Portugal mas pra não cair em exigência acho que não custa mandar.
Boa noite! Estou com algumas dúvidas, sei que aqui ja devem ter perguntado, são mts perguntas! Me ajudem , por favor!
Dei entrada na atribuição do meu pai no consulado do RJ, me enviaram apenas o número do assento e não tenho a certidão dele em mãos. Posso fazer e enviar o meu processo de atribuição mesmo assim? No formulário não marco a certidão do registo do meu pai e coloco o número do assento em OUTROS DOCUMENTOS ou marco e coloco o número do assento no lugar??
@b_Levenhagen vá a agência 1 de março no centro e pode procurar a funcionária Élida. Já fiz o vale duas vezes lá sem problemas. Falei com ela das dificuldades é disse que iria indicar essa agência.
@b_levenhagen além da agência dos Correios da Tijuca queb uma amiga mencionou acima, fiz semana passada na Agência da Rua Dias da Cruz, no Méier sem problema algum. É mais uma opção!
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
@Vlad E caso ambos os progenitores forem portugueses, mas eu possuir apenas a certidão do meu pai. Teria algum problema de enviar apenas o assento de nascimento do meu pai? eu teria apenas o Cartão cidadão da minha mãe de fácil acesso.
E como eu faria nesse caso no preenchimento do 1C?
@viniciusffaria Para rastrear só pelo CTT. Vai precisar entrar na página do CTT mandar um e-mail com todos os dados do envio, inclusive estado e país de origem. Número do vale e etc. Eles levam uns dias para responder, mas normalmente responde quando o vale foi sacado.
@marcosvcamara, se ambos são portugueses, lembro que é obrigatória a transcrição do casamento, se houver, claro. Mande apenas uma. Se são casados, qq uma das duas serve, se não são casados, mande a de quem registrou o requerente.
@Marcia, casaram em portugal msm antes de virem ao br e ambos registraram o requerente. Menos mal, assim eu já tenho a documentação em mãos. Obrigado pela informação.
Comentários
Poucas agencias aqui na barra da tijuca fazem, e as que fazem disseram que este serviço será suspenso por um motivo la bla bla bla
Mesma coisa no jardim botanico
Varias agências ou nao fazem o serviço ou se recusam.
Liguei hoje para uma agência no Jardim Botanico dizendo que esse serviço está suspenso por um problema com o banco central, etc e que nao tem data para regularizar.
Alguem tem alguma ideia do que fazer?
Também fui recomendado à ir à uma agencia da Western Union ou Banco do Brasil.
Não sou o Vlad, mas posso ajudar?
no forum tem esse modelo http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7188/modelo-de-procuracao
Meus avós se casaram em 1930 (em Março no civil e em Dezembro no religioso).
No caso da certidão de óbito é a mesma coisa? Teor inteiro e apostilada?
Tenho uma dúvida: o fato do processo ter sido numerado não significa que o vale tenha sido sacado?
Pois cometi o mesmo erro colocando meu nome no vale postal para o processo de atribuição da minha avó.
Obrigado
Pode enviar impresso a certidão recebida que é aceito pelas conservatórias. A chave de acesso a certidão tem o mesmo valor de uma certidão original.
Dei entrada na atribuição do meu pai no consulado do RJ, me enviaram apenas o número do assento e não tenho a certidão dele em mãos. Posso fazer e enviar o meu processo de atribuição mesmo assim? No formulário não marco a certidão do registo do meu pai e coloco o número do assento em OUTROS DOCUMENTOS ou marco e coloco o número do assento no lugar??
Custa 700 eur os honorários na media
QUADRO 2:
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
E caso ambos os progenitores forem portugueses, mas eu possuir apenas a certidão do meu pai. Teria algum problema de enviar apenas o assento de nascimento do meu pai? eu teria apenas o Cartão cidadão da minha mãe de fácil acesso.
E como eu faria nesse caso no preenchimento do 1C?
Obrigado desde já.
pode deixar como está. Não terá problemas.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Para rastrear só pelo CTT.
Vai precisar entrar na página do CTT mandar um e-mail com todos os dados do envio, inclusive estado e país de origem.
Número do vale e etc.
Eles levam uns dias para responder, mas normalmente responde quando o vale foi sacado.
se ambos são portugueses, lembro que é obrigatória a transcrição do casamento, se houver, claro.
Mande apenas uma. Se são casados, qq uma das duas serve, se não são casados, mande a de quem registrou o requerente.