Boa Noite queria dizer que hoje meu Pai entrou em contato comigo para dizer que recebeu o email comunicando qual seria a pendência referente ao processo de atribuição de nacionalidade. Trata-se da sua certidão de nascimento que pelo que eu entendi, não foi enviada por fotocópia e sim digitalizada, pois pelo que me lembre meu Pai pediu ao cartório a reprográfica de inteiro teor, e se eles estão pedindo a certidão por fotocópia, eu acredito que foi mandado uma digitalizada e querem a fotocópia para comparar com a digitalizada. Eu liguei para o Cartório e a funcionária informou que é possível que tenha sido isso mesmo pois na digitalizada eles não tem base de comparação para o que está escrito no livro e isso pode gerar documento falso. De qualquer forma estamos aliviados e já providenciamos o documento e vamos enviar com o papel do pedido do documento e número do processo. Claro a certidão será apostilhada. Queria só perguntar se esse envio segue alguma norma, ou apenas deve ser encaminhada ao local onde foi enviado os demais documentos que no nosso caso foi a ACP? Agradeço a ajuda !
@Daniel Henriques Acabei de saber pelo meu Pai que ele recebeu o email. Então está tudo certo, já providenciamos o documento e vamos enviar para a ACP. Obrigada mais uma vez!
@elima1975 pode mandar junto cópia impressa do e-mail onde esta a exigência. Nesse e-mail já deve ter os dados do seu pai e número do processo. Caso não tenha junte estas informações também. Basta enviar para o mesmo endereço para onde enviou a documentação anterior.
@e Lima Olha até eu fiquei aliviada com as suas notícias, porque eu estava agoniada com a sua situação. Acho que em caso se exigência deviam mandar e-mail, porque cartas demoram muito e existe o prazo pra providenciar os documentos solicitados. Estou aqui torcendo por você.!
@Daniel Henriques eu já separei o email impresso para enviar, o papel com exigência do documento e vou enviar, só queria saber se o envio é normal ou a carta tem alguma modalidade como foi para enviar a primeira vez os documentos? Vou pedir que seja o envio mais rápido que puder.
@elima1975 como devem ter dado o prazo padrão de 20 dias e a extensão de mais 30 dias não tem tanto problema assim quanto ao envio, os prazos são em dias úteis o que dá uns 2 meses e meio. O envio mais rápido é DHL, chega em 3 ou 4 dias úteis, fora isso EMS nos correios mas aí varia bastante o prazo. As vezes chega em 5 dias úteis, outras vezes demora quase 1 mês.
@DanielHenriques nós vamos enviar o mais rápido possível o Email só chegou essa semana. Mas vou mandar a cópia para explicar que só não enviamos antes pois não tínhamos recebido a carta. Muito obrigada pela ajuda. @DanielHenriques
Boa noite pessoal !! O registo de meu pai esta para sair ... e estou adiantando os documentos para eu tirar a cidadania através do meu pai que ainda vai se tornar portugues.. No meu caso preciso da certidão simples do meu pai , mas essa certidão é a brasileira ou terei que tirar uma certidão portuguesa do meu pai? ou apenas coloco o numero de registo no formulário e não necessito anexar a certidao de nascimento do meu pai? obrigado pela ajuda galera!
@JPTeixeira, Você precisará de: 1- Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro original e apostilada. 2- Cópia do seu RG atual ou cópia do passaporte autenticada e apostilada. 3- Preencher o formulário 1c, apenas com os dados do assento do seu pai em Portugal. Caso vc receba a carta com o assento, pode também enviar um cópia.
quando fazemos apostilamento nos cartórios, é verificada pelo sistema, a autenticidade da assinatura do notário (este é um dos passos do apostilamento, vamos dizer assim). Se aquela assinatura estiver no sistema, ok. Se não estiver, então, e necessário o sinal público (ou fé pública), que é quando um tabelião reconhece a assinatura de outro tabelião. Isso tudo está incluso no processo de apostilamento.
Logo, se está apostilado, não tem como cair em exigência (não por isso).
Pessoal, sou novo aqui, mas tenho acompanhado as informações no fórum há algum tempo. Acabei de fazer a transcrição de casamento da minha mãe (portuguesa) por PD. Agora, separando os documentos para dar entrada na atribuição pela ACP Porto (minha e na da minha irmã), fiquei com algumas dúvidas básicas: 1 - Meu RG foi emitido em 2005, mas meu passaporte é de 2016 e contém filiação. Nesse caso, melhor entrar com passaporte, não é? Cópia autenticada e apostilada, certo? 2 - O RG da minha irmã é mais recente (2009), mas foi autenticado e apostilado há mais de 6 meses (em 08/2017)... tem problema? Melhor fazer novamente? 4 - Os nossos documentos estão com o nome que minha mãe adotou após o divórcio (voltou a usar o nome de solteira), acho que não tem problema, né? Pois na certidão de nascimento consta o nome da casada, que acabou de ser transcrito por Ponta Delgada... 3 - A ACP Porto aceita dois pedidos no mesmo envelope? Muito obrigado!
Bom dia pessoal! Finalmente consegui contactar a LR e fui atendido pela Teresa! Ela me passou o número do processo 80xx/18 e disse que está em análise ainda.....acredito que essa demora tenha se dado pelo problema que tive com o primeiro VP, que foi insuficiente (enviei toda a documentação em 21/12/17 e o novo VP em 26/01/18)....Pessoal, se houve numeração do processo, isso significa que eles sacaram o novo Vale Postal que eu enviei e que o processo está correndo "normalmente"???
Parabéns pela conquista, Rafael. Tô no mesmo caminho, eu enviei pelos correios no dia 26/02 e no dia 06/03 já havia sido entregue em Portugal. Me diz uma coisa, quando o seu processo foi numerado, você recebeu a informação por e-mail, ou o único contato que eles fazem por e-mail é somente quando o processo é finalizado com número do assento?
@Mei e @Vlad Pen Me ajudem por favor!! e quem mais puder responder agradeço
Tenho algumas duvidas, e graças a esse excelente fórum cada dia elas diminuem, mas ainda falta esclarecer alguns pontos:
Meu esposo é filho de Português, faremos a atribuição dele pelo ACP. Dúvidas: 1. Meu filho viajará para Porto e enviaremos a documentação por ele. Neste caso meu filho apenas faz a entrega dos documentos ou é necessário procuração do meu esposo para ele? se necessário existe modelo de procuração?
2. Certidão de casamento do Português(cópia simples) ou certidão de nascimento obtida em Portugal ( como conseguir a certidão de nascimento de Portugal?)
3. O valor de 175 euros podem ser pagos no próprio ACP?
Bom dia! Liguei para linha de registro hoje as 09:00, e a Sr. Maria, informou que o processo do meu sogro, foi concluído com sucesso. Agradeço de coração a todos moderadores pela orientação prestada. Assim que tiver o número da certidão do meu sogro, iniciarei o processo da minha esposa.
Já li e reli várias vezes, mas estou mega insegura! Poderiam me confirmar se relação de documentos para atribuição para menor de idade seria essa abaixo?
1) Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada 2) Cópia da identidade do pai e mãe autenticadas. Dúvidas: Teria que apostilar??? 3) Formulário 1C preenchido e assinado pelos pais com firma reconhecida por autenticidade 4) Assento de nascimento do cidadão português. Dúvidas: Tem que ser atualizada? Meu assento foi retirado em 1999. Nesse caso pode ser só cópia autenticada??
Como é feito o envio pelos correios? Seria vale postal correto? Sabe mais ou menos o valor dessa postagem?
@Maria Rosa 1- certidão de nascimento do menor apostilada, 2- Rgs todos somente autenticados, inclusive do menor caso tenha mais que 14 anos, 3- Sim, 4- Cópia simples 5- Sim, boa noticia é gratuito Se for pelo Correio fica mais ou menos de $160 reais, e leva em média 10/15 dias, ou pela DHL fica um pouco mais, com a vantagem de ser entregue em torno de 5 dias.
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
@vlad só mais uma dúvida. Sou casada com o pai do meu filho, porém sou divorciada do meu primeiro casamento, onde inclusive estou fazendo a transcrição do casamento e divórcio em Portugal para poder transcrever o meu atual casamento com o pai do meu filho. Dúvidas! Precisa estar tudo isso averbado em Portugal primeiro para eu fazer essa atribuição para o meu filho? Ou não? Obrigada!!
Comentários
Fica trranquila , meu processo também foi recebido pelo Hermógenes Moço.
Aguarde uns 10 dias para ligar p LR
Agradeço a ajuda !
Basta enviar para o mesmo endereço para onde enviou a documentação anterior.
Olha até eu fiquei aliviada com as suas notícias, porque eu estava agoniada com a sua situação. Acho que em caso se exigência deviam mandar e-mail, porque cartas demoram muito e existe o prazo pra providenciar os documentos solicitados.
Estou aqui torcendo por você.!
não acredito!
Sugiro que vá até a página:
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3, preencha todos os dados e lá embaixo em "qual sua dúvida", preencha o número do vale postal e pergunte sobre seu levantamento ou pagamento.
Pode ser uma informação errada, como a @Jandira Pinheiro mencionou (e realmente acredito que seja!).
Você pode também perguntar aos correios brasileiros. No papel do vale, tem um 0800 no rodapé.
Espere as respostas. Se o vale não tiver sido sacado, escreva pro ACP.
Você precisará de:
1- Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro original e apostilada.
2- Cópia do seu RG atual ou cópia do passaporte autenticada e apostilada.
3- Preencher o formulário 1c, apenas com os dados do assento do seu pai em Portugal. Caso vc receba a carta com o assento, pode também enviar um cópia.
quando fazemos apostilamento nos cartórios, é verificada pelo sistema, a autenticidade da assinatura do notário (este é um dos passos do apostilamento, vamos dizer assim). Se aquela assinatura estiver no sistema, ok. Se não estiver, então, e necessário o sinal público (ou fé pública), que é quando um tabelião reconhece a assinatura de outro tabelião. Isso tudo está incluso no processo de apostilamento.
Logo, se está apostilado, não tem como cair em exigência (não por isso).
Enviarei amanhã os meus documentos.
Volto aqui para comunicar o andamento do processo.
1 - Meu RG foi emitido em 2005, mas meu passaporte é de 2016 e contém filiação. Nesse caso, melhor entrar com passaporte, não é? Cópia autenticada e apostilada, certo?
2 - O RG da minha irmã é mais recente (2009), mas foi autenticado e apostilado há mais de 6 meses (em 08/2017)... tem problema? Melhor fazer novamente?
4 - Os nossos documentos estão com o nome que minha mãe adotou após o divórcio (voltou a usar o nome de solteira), acho que não tem problema, né? Pois na certidão de nascimento consta o nome da casada, que acabou de ser transcrito por Ponta Delgada...
3 - A ACP Porto aceita dois pedidos no mesmo envelope?
Muito obrigado!
Tenho algumas duvidas, e graças a esse excelente fórum cada dia elas diminuem, mas ainda falta esclarecer alguns pontos:
Meu esposo é filho de Português, faremos a atribuição dele pelo ACP. Dúvidas:
1. Meu filho viajará para Porto e enviaremos a documentação por ele. Neste caso meu filho apenas faz a entrega dos documentos ou é necessário procuração do meu esposo para ele? se necessário existe modelo de procuração?
2. Certidão de casamento do Português(cópia simples) ou certidão de nascimento obtida em Portugal ( como conseguir a certidão de nascimento de Portugal?)
3. O valor de 175 euros podem ser pagos no próprio ACP?
Obrigada!!
Já li e reli várias vezes, mas estou mega insegura!
Poderiam me confirmar se relação de documentos para atribuição para menor de idade seria essa abaixo?
1) Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
2) Cópia da identidade do pai e mãe autenticadas. Dúvidas: Teria que apostilar???
3) Formulário 1C preenchido e assinado pelos pais com firma reconhecida por autenticidade
4) Assento de nascimento do cidadão português. Dúvidas: Tem que ser atualizada? Meu assento foi retirado em 1999. Nesse caso pode ser só cópia autenticada??
Como é feito o envio pelos correios? Seria vale postal correto? Sabe mais ou menos o valor dessa postagem?
Obrigada a todos e bom dia!
1- certidão de nascimento do menor apostilada,
2- Rgs todos somente autenticados, inclusive do menor caso tenha mais que 14 anos,
3- Sim,
4- Cópia simples
5- Sim, boa noticia é gratuito
Se for pelo Correio fica mais ou menos de $160 reais, e leva em média 10/15 dias, ou pela DHL fica um pouco mais, com a vantagem de ser entregue em torno de 5 dias.
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
1- se o filho for representar o pai é necessário uma procuração.
2- Necessita de copia do assento de nascimento do português.
3-O procurador faz o pgto em Espécie.
OBS:Foi o Português q declarou o nascimento do filho?