Boa tarde pessoal! Por favor, meus irmãos não estão conseguindo fazer o VP (ag. do interior PR). Alguém sabe me dizer, (caso eles queiram correr o risco) se podem colocar os 175 euros no envelope mesmo, junto aos documentos? Eles vão mandar por DHL. Quando chegar na ACP, eles procedem normalmente ou rejeitam? Desde já, obrigado.
Recentemente eu andei fazendo uma pesquisa a respeito de um documento de meu avô junto ao arquivo distrital de onde ele nasceu (Leiria). Mensagem vai, mensagem vem, a diretora do arquivo me envia uma mensagem dizendo que o casamento com a minha vó foi averbado por lá, mencionando o nome dela, inclusive (mensagem original: no registo consta averbado o casamento no Brasil com ORLANDA Galli). Isso quer dizer que não precisarei fazer a transcrição do casamento dos meus avós?
Prezados @Vlad Pen e @Mei, Continuo com algumas dúvidas com relação aos documentos a serem apresentados na ACP, sei que todo cuidado é pouco nessa hora de separar a documentação...
1 - Meu RG foi emitido em 2005, mas meu passaporte é de 2016 e contém filiação. Nesse caso, melhor entrar com passaporte, não é? Cópia autenticada e apostilada, certo?
2 - O RG da minha irmã é mais recente (2009), mas foi autenticado e apostilado há mais de 6 meses (em 08/2017)... tem problema? Melhor fazer novamente?
3 - Os nossos documentos estão com o nome que minha mãe adotou após o divórcio (voltou a usar o nome de solteira), acho que não tem problema, né? Pois na certidão de nascimento consta o nome da casada, que acabou de ser transcrito por Ponta Delgada...
4 - A ACP Porto aceita dois pedidos no mesmo envelope? Muito obrigado!
@LiviaMolina enviei para o endereço do ACP (Rua Visconde de Setúbal, 328 / 4200-498 Porto). Basicamente é isso, envia os documentos, os formulários de requerimento e como eram menores não precisa de Vale Postal, é gratuito. Depois acompanhar o status pela Linha de Registro e esperar chegar o assento por Correios ou emitir online num site que já passaram aqui.
O meu assento mesmo ainda nem chegou pelos Correios, mas o que eu emiti online foi suficiente para imprimir e dar entrada nos dos meus filhos.
Obrigada a todos!!! O CTT me informou por e-mail que foi devolvido o valor para o Brasil em 05/01 (já faz 2 meses) e me passou o número do Vale Português. A agência que fiz o vale disse que tenho que aguardar um telegrama porque o valor vai para o Banco Central fazer a conversão em reais. É verdadeira esta demora?
Já escrevi para ACP e e responderam prontamente que os documentos estão lá (graças a Deus) e que o vale não foi sacado. O motivo alegado não é porque coloquei 1 Euro a mais, mas porque talvez o nome do emitente do vale não é o mesmo do requerente da atribuição. Realmente fiz o Vale no meu nome e os requerentes são minha mãe e tio . Será que o problema foi esse mesmo?? No requerimento tem uma lacuna para colocar o número do vale e foi escrito. Não é o que importa?
Quanto ao reembolso dos Correios estou preocupada. O sistema está inoperante para verificação. Vou até a agência pessoalmente. Quanto tempo leva para o reembolso?
@Mtrin Agradeço se puder consultar de outra forma além do número de telefone dos Correios. Não quis preencher o formulário no site.
Sei que nossos avós de algum lugar estão nos ajudando para este BEM que nos deixaram e tudo no final dará certo. São estes problemas que ajudam tantas outras pessoas. Que seja assim!!
Vales Postais devem ser realizados nas agências próprias dos Correios preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e: - com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado - devem ser emitidos em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa) - a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente" para quaisquer tipos de processos (Atribuição, Transcrição, etc.) - o valor 175 euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. É para ser usado o Euro de cotação maior. - Entra no site do Correio no dia e veja a cotação do Euro e já leva o valor p facilitar. - Tirar 1 cópia do vale e enviar junto com os documentos.
1- se o filho for representar o pai é necessário uma procuração. (o filho vai levar os documentos inclusive o formulário 1C assinado com firma reconhecida e apenas pagar em especie Ainda assim necessita de procuração? em caso positivo você tem modelo dessa procuração? .
OBS:Foi o Português q declarou o nascimento do filho? Sim foi o Português
Pessoal, boa tarde! Não sei se é verídica a informação, mas o atendente da agência Cambuci (SP) me informou que a partir de amanhã estará suspenso o envio dos vales internacionais em todo o Brasil. Algúem sabe se procede? Será?
@Claucon Fiz o meu VP hj cedo aqui no RJ ninguém comentou nada na agencia dos Correios, para envio de Transcrição de Casamento, como vou fazer a Atribuição de menor junto, mandei para Tondela via DHL na parte de tarde hoje.
@Claucon A consulta no sistema dos correios só pode ser feita através do número do CPF ou CPNJ do emissor, não existe outra forma. Até agora eu não recebi nenhuma informação sobre o cancelamento dos vales postais internacionais. Por enquanto eles encontram-se ativos no sistema interno. Se tiver qualquer outra informação sobre o assunto te aviso. Quanto ao prazo, na minha opinião já deveria ter chegado. Afinal ele foi devolvido em 05/01. Abra a reclamação pelo o telefone que eu te dei e fale grosso.
@Claucon, a demora é uma realidade, não que seja um cabimento. Algumas pessoas que tiveram os vales devolvidos, o receberam depois de 3 meses.
Quanto à informação de suspensão dos vales, não é verdade. Esse é um movimento de idas e vindas de muitos boatos. As agências fecham este serviço, não os correios. E aí, basta procurar outra agência.
@SandraBrasil quando é o procurador a representar o requerente, ele assina o 1 C na frente do atendente.Mas por segurança , é conveniente levar um formulário 1C ja preenchido pelo requerente.
@Daniel Henriques @Vlad então caso não conste que meu avô fez a declaração na certidão do meu pai como eu devo proceder? Envio uma cópia da certidão de casamento junto ao processo dele?
@Marcia Entendi... Mas agora que eu apostilei e depois reconheci a firma, o que fazer? Posso apostilar novamente a certidão agora com com a firma reconhecida, deixo como está ou preciso tirar outra certidão inteiro teor cp e apostilar?
@Pedro Antonio Pereira Jr. o primeiro passo agora é pedir a certidão de nascimento de seu pai e ver quem consta como declarante e com quanto tempo de vida foi feito o registro. O assento de seu avô é o de batismo? Caso seja terá que mandar certidão de casamento ou óbito de seu avô para comprovar que foi ele que deu origem a família uma vez que nos assentos de batismo só era registrado o(s) nome(s) do batizado, sem o(s) sobrenome(s).
Comentários
Processo enumerado ontem,, 07/03.
Chegou la no dia 22/2
130xx/2018
Eis o histórico dos meus 2 filhos:
15/02 - Documentos recebidos no ACP
26/02 - Processos numerados
08/03 - Processos concluídos. Assentos liberados
Parabéns, que rapidez!!!
Continuo com algumas dúvidas com relação aos documentos a serem apresentados na ACP, sei que todo cuidado é pouco nessa hora de separar a documentação...
1 - Meu RG foi emitido em 2005, mas meu passaporte é de 2016 e contém filiação. Nesse caso, melhor entrar com passaporte, não é? Cópia autenticada e apostilada, certo?
2 - O RG da minha irmã é mais recente (2009), mas foi autenticado e apostilado há mais de 6 meses (em 08/2017)... tem problema? Melhor fazer novamente?
3 - Os nossos documentos estão com o nome que minha mãe adotou após o divórcio (voltou a usar o nome de solteira), acho que não tem problema, né? Pois na certidão de nascimento consta o nome da casada, que acabou de ser transcrito por Ponta Delgada...
4 - A ACP Porto aceita dois pedidos no mesmo envelope?
Muito obrigado!
Obrigado pela atenção!
O meu assento mesmo ainda nem chegou pelos Correios, mas o que eu emiti online foi suficiente para imprimir e dar entrada nos dos meus filhos.
@Marcia @Mtrin @Vlad @Mei
Obrigada a todos!!!
O CTT me informou por e-mail que foi devolvido o valor para o Brasil em 05/01 (já faz 2 meses) e me passou o número do Vale Português.
A agência que fiz o vale disse que tenho que aguardar um telegrama porque o valor vai para o Banco Central fazer a conversão em reais. É verdadeira esta demora?
Já escrevi para ACP e e responderam prontamente que os documentos estão lá (graças a Deus) e que o vale não foi sacado. O motivo alegado não é porque coloquei 1 Euro a mais, mas porque talvez o nome do emitente do vale não é o mesmo do requerente da atribuição. Realmente fiz o Vale no meu nome e os requerentes são minha mãe e tio . Será que o problema foi esse mesmo??
No requerimento tem uma lacuna para colocar o número do vale e foi escrito. Não é o que importa?
Quanto ao reembolso dos Correios estou preocupada. O sistema está inoperante para verificação. Vou até a agência pessoalmente.
Quanto tempo leva para o reembolso?
@Mtrin Agradeço se puder consultar de outra forma além do número de telefone dos Correios. Não quis preencher o formulário no site.
Sei que nossos avós de algum lugar estão nos ajudando para este BEM que nos deixaram e tudo no final dará certo. São estes problemas que ajudam tantas outras pessoas. Que seja assim!!
@Mei Vela acesa kkkkk
Vales Postais devem ser realizados nas agências próprias dos Correios preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e:
- com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado
- devem ser emitidos em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa)
- a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente" para quaisquer tipos de processos (Atribuição, Transcrição, etc.)
- o valor 175 euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. É para ser usado o Euro de cotação maior.
- Entra no site do Correio no dia e veja a cotação do Euro e já leva o valor p facilitar.
- Tirar 1 cópia do vale e enviar junto com os documentos.
1- se o filho for representar o pai é necessário uma procuração. (o filho vai levar os documentos inclusive o formulário 1C assinado com firma reconhecida e apenas pagar em especie Ainda assim necessita de procuração? em caso positivo você tem modelo dessa procuração?
.
OBS:Foi o Português q declarou o nascimento do filho? Sim foi o Português
Não sei se é verídica a informação, mas o atendente da agência Cambuci (SP) me informou que a partir de amanhã estará suspenso o envio dos vales internacionais em todo o Brasil.
Algúem sabe se procede? Será?
Obrigada!!! no inicio pareço cega em tiroteio..., mas com a ajuda de vcs está ficando mais fácil.
Fiz o meu VP hj cedo aqui no RJ ninguém comentou nada na agencia dos Correios, para envio de Transcrição de Casamento, como vou fazer a Atribuição de menor junto, mandei para Tondela via DHL na parte de tarde hoje.
A consulta no sistema dos correios só pode ser feita através do número do CPF ou CPNJ do emissor, não existe outra forma.
Até agora eu não recebi nenhuma informação sobre o cancelamento dos vales postais internacionais. Por enquanto eles encontram-se ativos no sistema interno.
Se tiver qualquer outra informação sobre o assunto te aviso.
Quanto ao prazo, na minha opinião já deveria ter chegado. Afinal ele foi devolvido em 05/01. Abra a reclamação pelo o telefone que eu te dei e fale grosso.
a demora é uma realidade, não que seja um cabimento.
Algumas pessoas que tiveram os vales devolvidos, o receberam depois de 3 meses.
Quanto à informação de suspensão dos vales, não é verdade. Esse é um movimento de idas e vindas de muitos boatos. As agências fecham este serviço, não os correios. E aí, basta procurar outra agência.
Entendi..., Vc tem modelo de procuração??