voce saberia me informar se os pais da sua sogra tiveram os óbitos transcritos ou será que foi esse o motivo de cair em exigência? Pois não constavam as certidões de óbitos deles.
Pessoal, Quais seriam os documentos necessários para eu dar entrada no meu processo sendo filho de pais portugueses, casados em portugal e falecidos no Brasil (já feito as atribuições de óbitos), além disso, sou casado com brasileira. Eu enviaria o meu processo a ACP do Porto via correios. Obrigado.
@VladPen eu vou ter que aguardar,mas estou com dúvida, e se eles não enviarem o email? A carta aqui não chegou, então tenho receio de ter que refazer o processo todo novamente, será que acontece isso? Alguém sabe se já houve essa situação? Obrigada pela ajuda que tenho recebido de vocês.
Boa tarde pessoal, Em Abril estou indo a Portugal e vou aproveitar para dar entrada na minha cidadania. Acabei preferindo por ACP, via em que nas discussões anteriores me pareceu a Conservatória nos quais os processos estão demorando menos. As minhas dúvidas são as seguintes:
1- É possível pagar o valor de 175 euros na hora, diretamente no balcão da Conservatória? Visto que no formulário 1C só possui como opção de pagamento por cheque ou vale postal.
2- Nesta Conservatória, eles solicitam o documento prova de vida?
Finalizado o processo de atribuição do meu pai por tondela e darei em entrada no meu processo e dos meus irmãos em ACP. Nesta conservatória não é exigido transcrição de casamento dos pais ? E possível mandar 3 processos no mesmo Sedex ?
@Leonardo. a transcrição não é exigida desde que o pai seja o declarante do nascimento de todos os filhos. Mande cada processo separado em um envelope com o nome dos respectivos requerentes e depois coloque em um envelope maior,
Olá pessoal! Enviei os documentos para o processo de atribuição da minha mãe e meu tio em 27/11 e receberam em 04/12/17. Contive minha ansiedade para não atrapalhar os trabalhos na Conservatória e aguardei este tempo estimado. Recentemente vi a planilha dos processos da ACP e muitos já foram concluídos (muito booommm!!) Fiquei preocupada e vou ligar pelo Skype para a LR, mas se houvesse alguma exigência, não enviariam um e-mail? Obrigada!
Acho que fiz [apagado]. Coloquei no envelope o nome do destinatário CRC Porto. Mas eu queria mandar pra ACP Porto. Coloquei o endereço (Rua Visconde de Setúbal, 328) telefone, email tudo certo da acp, só errei o nome do destinatário mesmo. . Será que vou ter problema com isso?
Pessoal, apenas para informação, algumas pessoas sentem dúvidas por qual meio encaminhar os documentos. Optei por SEDEX EMS, de Salvador para Porto (R$ 151,00), encaminhei dia 26/02 e receberam hoje, dia 05/03, ou seja, 5 dias úteis, sendo que a previsão é de 8 a 12 dias úteis. Achei uma boa opção!
Amigos, ligamos hoje (05/03) para LR e nos disseram que o processo foi aberto. Os documentos foram recebidos no ACP dia 12/02. Isso quer dizer que o único problema que pode acontecer agora é cair em alguma exigência? Creio que essa seja a fase do haaaaaja coração.
Bom dia pessoal, tenho pesquisado o tópico mas tenho algumas dúvidas...
Sou bisneto de português, segue cada um até chegar a minha pessoa:
Meu bisavô nasceu em portugal e casou com uma brasileira aqui no Brasil, já é morto; Minha avó é brasileira, filha dele, casada e nunca pediu pela cidadania, ainda viva, 81 anos. Meu pai nasceu no Brasil, não pediu pela cidadania, não casou com minha mãe, mas a algum tempo atrás, se casou e é vivo até hoje. Sou solteiro, sem filhos.
A pergunta é, o que eu preciso transcrever? Pois vi li aqui, o casamento do português não teria necessidade, pois casou com uma brasileira no Brasil.
No meu caso, eu preciso primeiro solicitar a cidadania de minha avó, depois de meu pai, até chegar a mim, correto?
Obrigado pelas respostas. Me surgiram outras dúvidas.
1- Sei que a ACP recebe documentos presencialmente, mas também recebe por procuração? 2- Se sim, então não preciso levar o Formulário 1C preenchido (no caso, o do meu irmão), visto que posso preencher um lá na hora e pagar a taxa, correto? 3- Preciso reconhecer firma da escrivã na Certidão de Nascimento antes de Apostilar? Se o documento já foi apostilado sem firma reconhecida, ainda continua sendo válido, já que o apostilamento é "superior" ao reconhecimento de firma?
Vocês me ajudaram tanto no processo de Transcrição de Casamento dos meus avós portugueses e tudo ocorreu certinho. Dei prosseguimento nos Processos de Atribuição da minha mãe e tio e os documentos enviados em 27/11/17 chegaram na ACP em 04/12/17, conforme o AR que recebi. Deixei a ansiedade de lado e aguardei o tempo que normalmente é esperado para não atrapalhar os trabalhos da Conservatória como sempre é frisado aqui e concordo plenamente. Para minha surpresa o Vale não foi sacado, conforme e-mail dos correios de Portugal .que recebi ontem em 05/03/18. Estamos em Março e estou sem rumo do que fazer daqui para frente. Liguei na Agência dos Correios onde fiz os dois Vales e ainda não consta o reembolso. Dois meses? É possível?
-Como fica a validade dos documentos? -O reembolso do vale e o motivo como fico sabendo? -O que eu faço?
Estou bem preocupada e peço ajuda de quem já passou por isso. Obrigada! Sei que tudo se resolverá.
Comentários
voce saberia me informar se os pais da sua sogra tiveram os óbitos transcritos ou será que foi esse o motivo de cair em exigência? Pois não constavam as certidões de óbitos deles.
Quais seriam os documentos necessários para eu dar entrada no meu processo sendo filho de pais portugueses, casados em portugal e falecidos no Brasil (já feito as atribuições de óbitos), além disso, sou casado com brasileira. Eu enviaria o meu processo a ACP do Porto via correios. Obrigado.
A carta aqui não chegou, então tenho receio de ter que refazer o processo todo novamente, será que acontece isso?
Alguém sabe se já houve essa situação?
Obrigada pela ajuda que tenho recebido de vocês.
Em Abril estou indo a Portugal e vou aproveitar para dar entrada na minha cidadania. Acabei preferindo por ACP, via em que nas discussões anteriores me pareceu a Conservatória nos quais os processos estão demorando menos. As minhas dúvidas são as seguintes:
1- É possível pagar o valor de 175 euros na hora, diretamente no balcão da Conservatória? Visto que no formulário 1C só possui como opção de pagamento por cheque ou vale postal.
2- Nesta Conservatória, eles solicitam o documento prova de vida?
Desde já, obrigado.
Finalizado o processo de atribuição do meu pai por tondela e darei em entrada no meu processo e dos meus irmãos em ACP. Nesta conservatória não é exigido transcrição de casamento dos pais ? E possível mandar 3 processos no mesmo Sedex ?
Desde ja agradeço pela atenção.
Aproveitando o conhecimento de vcs, meu RG é muito antigo, ACP aceita algum outro documento ?
É necessário mandar uma cópia da certidão de casamento dos meus pais, mesmo não sendo necessário a transcrição ?
Enviei os documentos para o processo de atribuição da minha mãe e meu tio em 27/11 e receberam em 04/12/17. Contive minha ansiedade para não atrapalhar os trabalhos na Conservatória e aguardei este tempo estimado.
Recentemente vi a planilha dos processos da ACP e muitos já foram concluídos (muito booommm!!)
Fiquei preocupada e vou ligar pelo Skype para a LR, mas se houvesse alguma exigência, não enviariam um e-mail?
Obrigada!
No meu caso o estado cívil de meu pai é divorciado e ele só viveu com minha mãe, não foram casados. Nesse caso como terei de proceder?
Será que vou ter problema com isso?
Alguém possui Formulário IC atualizado para me enviar?
Obrigada!
Sou bisneto de português, segue cada um até chegar a minha pessoa:
Meu bisavô nasceu em portugal e casou com uma brasileira aqui no Brasil, já é morto;
Minha avó é brasileira, filha dele, casada e nunca pediu pela cidadania, ainda viva, 81 anos.
Meu pai nasceu no Brasil, não pediu pela cidadania, não casou com minha mãe, mas a algum tempo atrás, se casou e é vivo até hoje.
Sou solteiro, sem filhos.
A pergunta é, o que eu preciso transcrever? Pois vi li aqui, o casamento do português não teria necessidade, pois casou com uma brasileira no Brasil.
No meu caso, eu preciso primeiro solicitar a cidadania de minha avó, depois de meu pai, até chegar a mim, correto?
obrigado!
1- Pode pagar em Euros sim, e não necessita do Formulário 1C que é somente para envio por correios.
2- Sim, pedem prova de vida.
Obrigado pelas respostas. Me surgiram outras dúvidas.
1- Sei que a ACP recebe documentos presencialmente, mas também recebe por procuração?
2- Se sim, então não preciso levar o Formulário 1C preenchido (no caso, o do meu irmão), visto que posso preencher um lá na hora e pagar a taxa, correto?
3- Preciso reconhecer firma da escrivã na Certidão de Nascimento antes de Apostilar? Se o documento já foi apostilado sem firma reconhecida, ainda continua sendo válido, já que o apostilamento é "superior" ao reconhecimento de firma?
Att.
Vocês me ajudaram tanto no processo de Transcrição de Casamento dos meus avós portugueses e tudo ocorreu certinho.
Dei prosseguimento nos Processos de Atribuição da minha mãe e tio e os documentos enviados em 27/11/17 chegaram na ACP em 04/12/17, conforme o AR que recebi.
Deixei a ansiedade de lado e aguardei o tempo que normalmente é esperado para não atrapalhar os trabalhos da Conservatória como sempre é frisado aqui e concordo plenamente.
Para minha surpresa o Vale não foi sacado, conforme e-mail dos correios de Portugal .que recebi ontem em 05/03/18.
Estamos em Março e estou sem rumo do que fazer daqui para frente.
Liguei na Agência dos Correios onde fiz os dois Vales e ainda não consta o reembolso. Dois meses? É possível?
-Como fica a validade dos documentos?
-O reembolso do vale e o motivo como fico sabendo?
-O que eu faço?
Estou bem preocupada e peço ajuda de quem já passou por isso.
Obrigada! Sei que tudo se resolverá.