To achando que todos os funcionários da CRC de Lisboa foram transferidos para o ACP no Porto juntamente com os processos de netos.... dai ta com todo o gas... rsrsrsrs. Na CRC ta tudo paradinhoooo...
Estou tendo crises de ansiedade com o excesso de informações e não consigo sair do lugar! É possível fazer o pedido no Porto sem transcrição do casamento? como se a documentação solicitada pede certidão de nascimento do português com estado civil atualizado?
Boa tarde, Minha mãe deu entrada na dupla nacionalidade (filha de pai português) do Consulado no Rio de Janeiro, em Maio/2017, mas até o momento não tive retorno. Não adianta ligar para o consulado e pedir informações, pois eles não sabem informar, tudo tem que mandar e-mail e eles não respondem. Já tentamos inúmeras vezes.
Li em comentários anteriores que conseguimos acompanhar o processo ligando para LR. Mas consigo ter informações da numeração do processo e número do assento ligando para lá mesmo dando entrada no consulado do RJ?
@Lucas Barros. Prezado, o ACP não exige a averbação de casamento de filho de pai português, só para os filhos de mãe portuguesa, tendo em vista que, geralmente, as mulheres trocam de nome quando se casam. Espero ter ajudado. Abraços.
@Lucas Barros, Os consulados é que exigem a certidão do português com estado civil atualizado. Eu tinha as mesmas dúvidas, mas enviei os documentos sem transcrição pra ACP e a atribuição do meu marido saiu rapidamente e sem problemas.
@Mariana Fernandes, Acredito que você ligar pra LR e passar os dados (nome e data de nascimento) eles te passam o número do processo e situação atual. O problema é que os consulados mandam os processos para Lisboa, que está abarrotada e demora muito mais. Depois que já tiver o número, você pode consultar uma vez por mês ( pelo Skype é bem mais em conta)
Enviei hoje o processo de atribuiçao do meu pai para ACP , enviei via DHL achei caro R$264,40 ,mas preferi pagar por ser mais seguro, previsão de entrega dia 06/03 . Primeiro passo dado, agradeço de mais a todos do forum.
O processo do meu avô foi numerado no mes de julho/2017 e até hoje continua em analise. A carta de exigencia nao chegou aqui ainda e enviei a prova de vida novamente recentemente. Alguem sabe o que mais posso fazer? Ja tentei entrar em contato com a ACP via email e telefone e nada
Olá pessoal, boa noite!! Estou prestes a enviar toda a documentação para o ACP e desde já me adianto e agradeço a todos vcs pela ajuda que sempre me deram aqui no fórum. Uma dúvida levantada pelo meu pai e que queria tentar esclarecer com vcs é: A cópia da certidão de casamento do requerente/interessado deve ser autenticada e apostilada ou somente autenticada em cartório já serve?? Como a requerente é minha avó, fui orientada aqui a enviar a certidão de casamento, pois houve mudança no nome dela...
Caros amigos, hoje eu liguei na LR para consultar o processo de minha mãe de 17/11 e fui informado que continua "em análise". Agora há pouco minha mãe me ligou falando que chegou uma cartinha do ACP solicitando "prova de vida no consulado". Isso comprova o que muitos já comentaram: que o sistema acessado pela LR as vezes não está atualizado.
Agora uma dúvida: eles pedem que a prova de vida seja feita no consulado, mas na cidade onde minha mãe mora (Bauru-SP) não tem consulado. É certeza mesmo que a prova de vida pode ser feita em cartório? Por favor, se alguém puder confirmar isso eu ficaria muito grato.
Amigos(as) tudo bem? Na próxima segunda-feria, enviarei para ACP o processo de minha irmã e de meu filho menor. Sei que Tondela dá prioridade para menores, mas como Porto tá dando certo pra mim, vou continuar por lá. Podem me ajudar com aquele check-list final?
Meu filho menor: 1- Certidão de nascimento inteior teor apostilada. 2- RG dele, apenas autenticado (tem mais de 14 anos). 3- RG meu e da mãe dele, ambos apenas autenticado. 4- 1C preenchido, assinado por ambos os pais com reconhecimento das assinaturas por autenticidade. 5- Número do meu assento como cidadão português. Faltou algo?
Minha irmã: 1- Certidão de nasc. por cópia reprográfica apostilada. 2- Cópia de RG recente autenticada e apostilada. 3- Cópia do Vale postal 175 euros. 4- 1C com a firma reconhecida presencialmente. 5- Número do Assento de nosso pai como cidadão português.
Minha grande dúvida..... Minha irmã é divorciada, voltou a usar o nome de solteira. Acabou de tirar o RG com o nome de solteira. Precisaremos enviar cópia de certidão de casamento ou alguma coisa sobre o divórcio nesse processo ou bastará os docs já citados?
Fiz prova de vida em jan/18 p meu avô ai em Bauru, foi no 2° tabelião, Sebastião Pomaro. Falei com o Fabiano lá, ele super me ajudou, fez a prova d vida em domicílio e apostilou. Deu td certo da maneira q ele fez, o processo do meu avô já ta concluído. Acho q foi 78 reais a prova de vida, n lembro direito o valor, mas foi proximo disso. E 108 p apostilar.
Amigo @MAUROMB, tô na esperança de não precisar transcrever o casamento neste primeiro momento, pois quando do nascimento do meu filho eu não era casado e também fui o declarante do registo dele, logo nos primeiros dias de nascido. No caso da minha irmã, para atribuição dela, estou me apegando no mesmo fato do meu pai ter sido o declarante antes de 1 anos de idade. Espero que não precise agora. rs. Quero deixar esse gasto pra mais tarde!!!
Amiga @Solang4, eu li posts falando pra apostilar e outros só falando em autenticar. Como pairou esta dúvida, ficarei esperando a confirmação dos demais amigos "oráculos" aqui do fórum!!!! Muito oibrigado
Bom dia! Meu esposo é filho de Português, faremos a atribuição dele pelo ACP. Dúvidas: 1. Meu filho viajará para Porto e enviaremos a documentação por ele. Neste caso meu filho apenas faz a entrega dos documentos ou é necessário procuração do meu esposo para ele? 2. No ACP não há a necessidade de transcrição do casamento do meu sogro Português com esposa brasileira? 3. Me confirmem se falta algum documento: a) Certidão de casamento do Português de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada, b) Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada (requerente), c) RG apostilado (requerente), d) Formulário 1C assinado, autenticado e apostiilado e) O valor de 175 euros podem ser pagos no próprio ACP?
@Sandra, não consigo te responder à primeira pergunta, mas no caso das demais: 2. Se o pai português foi o declarante na certidão do seu esposo, não precisa transcrever o casamento. Se não, é preciso. 3. a) A certidão de casamento só será necessária se ele não for o declarante. Mas será preciso do português a cópia da certidão de nascimento, caso ele tenha nascido depois de 1911. Não precisa ser original nem apostilada; b) Ok. c) Cópia do RG autenticada e apostilada; d) Não precisa apostilar o Formulário, reconheça a assinatura por AUTENTICIDADE (e não por semelhança); e) Essa também não sei com certeza, mas acho que sim!
Olá, pessoal! Sou nova por aqui e passei os últimos dias lendo os posts e gostaria de agradecer imensamente por todo conhecimento adquirido aqui e a todos que dedicam um tempo de suas vidas para ajudar as pessoas a conquistarem seus sonhos. Muito obrigada!
Estou com os documentos separados para enviar para ACP para fazer a atribuição da minha filha de 9 anos e fiquei com umas dúvidas. Poderiam me ajudar, por favor?
1- Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada - Precisa ser a original ou posso enviar cópia autenticada? 2- RG meu e do pai dela, ambos apenas autenticados - O RG do pai português pode ser RG brasileiro ou precisa ser o Cartão do Cidadão português? 3- 1C preenchido, assinado por ambos os pais com reconhecimento das assinaturas por autenticidade. - OK 4- Número do assento do pai português - Peguei a certidão dele no civilonline, mas é uma cópia simples e está com o número de assento antigo, antes de ser informatizado. Enviei email para o rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e peguei o número já informatizado. Basta eu indicar este número novo ou preciso enviar a certidão que recebi do civilonline com o antigo?
Comentários
Estou tendo crises de ansiedade com o excesso de informações e não consigo sair do lugar! É possível fazer o pedido no Porto sem transcrição do casamento? como se a documentação solicitada pede certidão de nascimento do português com estado civil atualizado?
Minha mãe deu entrada na dupla nacionalidade (filha de pai português) do Consulado no Rio de Janeiro, em Maio/2017, mas até o momento não tive retorno. Não adianta ligar para o consulado e pedir informações, pois eles não sabem informar, tudo tem que mandar e-mail e eles não respondem. Já tentamos inúmeras vezes.
Li em comentários anteriores que conseguimos acompanhar o processo ligando para LR. Mas consigo ter informações da numeração do processo e número do assento ligando para lá mesmo dando entrada no consulado do RJ?
Obrigada.
Prezado, o ACP não exige a averbação de casamento de filho de pai português, só para os filhos de mãe portuguesa, tendo em vista que, geralmente, as mulheres trocam de nome quando se casam.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Os consulados é que exigem a certidão do português com estado civil atualizado.
Eu tinha as mesmas dúvidas, mas enviei os documentos sem transcrição pra ACP e a atribuição do meu marido saiu rapidamente e sem problemas.
Acredito que você ligar pra LR e passar os dados (nome e data de nascimento) eles te passam o número do processo e situação atual.
O problema é que os consulados mandam os processos para Lisboa, que está abarrotada e demora muito mais.
Depois que já tiver o número, você pode consultar uma vez por mês ( pelo Skype é bem mais em conta)
Estou prestes a enviar toda a documentação para o ACP e desde já me adianto e agradeço a todos vcs pela ajuda que sempre me deram aqui no fórum.
Uma dúvida levantada pelo meu pai e que queria tentar esclarecer com vcs é:
A cópia da certidão de casamento do requerente/interessado deve ser autenticada e apostilada ou somente autenticada em cartório já serve?? Como a requerente é minha avó, fui orientada aqui a enviar a certidão de casamento, pois houve mudança no nome dela...
Mais uma vez obrigada, pessoal! Um abraço!
Agora uma dúvida: eles pedem que a prova de vida seja feita no consulado, mas na cidade onde minha mãe mora (Bauru-SP) não tem consulado. É certeza mesmo que a prova de vida pode ser feita em cartório?
Por favor, se alguém puder confirmar isso eu ficaria muito grato.
Essa declaração de "prova de vida" feita em cartório, precisar reconhecer firma por autenticidade do requerente (minha mãe) e do tabelião?
Na próxima segunda-feria, enviarei para ACP o processo de minha irmã e de meu filho menor. Sei que Tondela dá prioridade para menores, mas como Porto tá dando certo pra mim, vou continuar por lá.
Podem me ajudar com aquele check-list final?
Meu filho menor:
1- Certidão de nascimento inteior teor apostilada.
2- RG dele, apenas autenticado (tem mais de 14 anos).
3- RG meu e da mãe dele, ambos apenas autenticado.
4- 1C preenchido, assinado por ambos os pais com reconhecimento das assinaturas por autenticidade.
5- Número do meu assento como cidadão português.
Faltou algo?
Minha irmã:
1- Certidão de nasc. por cópia reprográfica apostilada.
2- Cópia de RG recente autenticada e apostilada.
3- Cópia do Vale postal 175 euros.
4- 1C com a firma reconhecida presencialmente.
5- Número do Assento de nosso pai como cidadão português.
Minha grande dúvida.....
Minha irmã é divorciada, voltou a usar o nome de solteira. Acabou de tirar o RG com o nome de solteira.
Precisaremos enviar cópia de certidão de casamento ou alguma coisa sobre o divórcio nesse processo ou bastará os docs já citados?
Desde já agradeço
Fiz prova de vida em jan/18 p meu avô ai em Bauru, foi no 2° tabelião, Sebastião Pomaro. Falei com o Fabiano lá, ele super me ajudou, fez a prova d vida em domicílio e apostilou. Deu td certo da maneira q ele fez, o processo do meu avô já ta concluído. Acho q foi 78 reais a prova de vida, n lembro direito o valor, mas foi proximo disso. E 108 p apostilar.
Mas leve isto em conta:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/137288/#Comment_137288
Amiga @Solang4, eu li posts falando pra apostilar e outros só falando em autenticar. Como pairou esta dúvida, ficarei esperando a confirmação dos demais amigos "oráculos" aqui do fórum!!!! Muito oibrigado
Sabe me informar se o número do LR é esse (351) xx 211 950 500 ? - opção 1 e depois opção 1 de novo.
Meu esposo é filho de Português, faremos a atribuição dele pelo ACP. Dúvidas:
1. Meu filho viajará para Porto e enviaremos a documentação por ele. Neste caso meu filho apenas faz a entrega dos documentos ou é necessário procuração do meu esposo para ele?
2. No ACP não há a necessidade de transcrição do casamento do meu sogro Português com esposa brasileira?
3. Me confirmem se falta algum documento:
a) Certidão de casamento do Português de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada,
b) Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada (requerente),
c) RG apostilado (requerente),
d) Formulário 1C assinado, autenticado e apostiilado
e) O valor de 175 euros podem ser pagos no próprio ACP?
Obrigada!!
2. Se o pai português foi o declarante na certidão do seu esposo, não precisa transcrever o casamento. Se não, é preciso.
3.
a) A certidão de casamento só será necessária se ele não for o declarante. Mas será preciso do português a cópia da certidão de nascimento, caso ele tenha nascido depois de 1911. Não precisa ser original nem apostilada;
b) Ok.
c) Cópia do RG autenticada e apostilada;
d) Não precisa apostilar o Formulário, reconheça a assinatura por AUTENTICIDADE (e não por semelhança);
e) Essa também não sei com certeza, mas acho que sim!
Estou com os documentos separados para enviar para ACP para fazer a atribuição da minha filha de 9 anos e fiquei com umas dúvidas.
Poderiam me ajudar, por favor?
1- Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada - Precisa ser a original ou posso enviar cópia autenticada?
2- RG meu e do pai dela, ambos apenas autenticados - O RG do pai português pode ser RG brasileiro ou precisa ser o Cartão do Cidadão português?
3- 1C preenchido, assinado por ambos os pais com reconhecimento das assinaturas por autenticidade. - OK
4- Número do assento do pai português - Peguei a certidão dele no civilonline, mas é uma cópia simples e está com o número de assento antigo, antes de ser informatizado. Enviei email para o rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e peguei o número já informatizado. Basta eu indicar este número novo ou preciso enviar a certidão que recebi do civilonline com o antigo?
Obrigada!