Galera que teve o processo concluido em Janeiro, alguém já recebeu a certidão? O meu processo foi concluido dia 24/01, mas não recebi a certidão ainda no endereço do 1C, imaginei que fosse ter um atraso por causa do Carnaval, mas já passou de 1 mês, to ficando preocupado hahahaha
Gente, vi um relato ontem de um homem que enviou documentos para Portugal via Sedex e os mesmos foram perdidos! Dado a pequena diferença atualmente (DHL está saindo em média R$ 220, e Sedex R$ 150), acredito que não está valendo a pena enviar por Sedex. Além da questão de DHL ser muito mais rápido.
@annehalli, Acredite, mas eu não consegui enviar via DHL. O meu CEP não consta no sistema da empresa. Então, eu enviei via correios pelo Sedex Mundi. Paguei uma grana! R$ 295!!! Mas chega em 4 dias úteis. Esse valor tem seguro em caso de extravio de +/- R$ 400,00. Postei ontem, dia 27/02. Espero que não extravie.
Pessoal, tenho uma dúvida: preenchi o formulário 1-C com o número do passaporte. No campo Emitido por coloco DPF/AQA/SP ou República Federativa do Brasil? Obrigado.
Pessoal O processo é de meu esposo Eduardo Pinheiro Lopes, enviado via correios(simples, 36,00 reais com AR) dia 06/02 e consta numerado dia 26/02 108xx/2018. Não consegui incluir na planilha.
@Clarissa, na certidão do português era normal ter somente o primeiro nome é mais tarde assumia o sobrenome dos pais. Precisa ver na certidão do seu avô os sobrenomes dos pais dele se tem Rodrigues.
Gente, com licença. Acabei de reunir todos os documentos para dar entrada na atribuição. O que eu mais preciso saber pra na hora de pagar o vale postal e enviar os documentos?
Vales Postais devem ser realizados nas agências próprias dos Correios (franqueadas não fazem), preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e: - com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado - devem ser emitidos em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa) - a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente" - o valor em euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. É para ser usado o Euro de cotação maior. Valor 175 Euros Juntar 1 cópia e enviar com os documentos
Bom dia Liguei hj na L R e meu pai Pedro da Silva ,já é cidadão português. Entrada pessoalmente no processo dia 31 de janeiro ,exigência dia 17 de fevereiro , conclusão dia 27 de fevereiro. Obrigado a todos do fórum,pois tudo que obtive de informação foi por aqui . E agora vamos para o meu processo.
Bom dia pessoal, podem colocar na planilha os processos de meus filhos pois não sei como fazer, processo 11xxx/2018 Rafael Vieira Vasconcelos. 11xxx/2018 Renan Vieira Vasconcelos 11xxx/2018 Raissa vieira Vasconcelos enviado por DHL dia 19/02 recebido na ACP 22/02 hj LR me informou foi numerado 28/02 muittto obrigado a todos agora é torcer e aguardar..
Bom dia, @vlad Pen vou enviar minha documentação para atribuição. Sou separada, preciso enviar minha certidão de casamento onde consta a averbação da minha separação ou somente minha certidão de nascimento??? No formulário no campo estado civil eu coloco separada? (eu me separei mas não foi feito o divorcio ainda)). Tenho esta duvida.
Bom dia, o e-mail da ACP é esse aqui arquivocentral.porto@irn.mj.pt ? Eles demoram pra responder? Enviei email para avisar que escrevi o numero do assento errado. Obrigada
Boa tarde pessoal. Me ajudem: Estou tirando a nacionalidade de minha mãe que foi registrada como Eunice da Silva filha de Albino da Silva. Caiu em exigência Porto pediu a certidão de casamento dele para comprovar o apelido da Silva. Enviamos a certidão de casamento onde constava Albino da Silva Vigario.Ninguem da família sabia que era esse o nome certo. Porto então mandou o e-mail abaixo pedindo pra corrigir a certidão de casamento dele ou a certidão de nascimento de minha mãe. Minha dúvida é se basta acertar a certidão de nascimento dela constando que o nome correto do pai é Albino da Silva Vigário ou se em função desta mudança terá que se alterar todos os outros documentos brasileiros como carteira de identidade, certidão de casamento, ou até mesmo o nome de nascimento dela que seria Eunice da Silva Vigario. Segue o teor do e-mail recebido: Analisada a certidão de casamento, que provaria o uso do apelido "da Silva" do pai, verifica-se que o mesmo usava "da Silva Vigário", em contradição com os restantes documentos apresentados por V. Ex.a, nomeadamente, certidão de nascimento e documento de identificação. Sendo que para o regime jurídico português nos interessa a fixação do nome do nacional português, temos então que o nome de seu pai, foi fixado em "Albino da Silva Vigário". Desta forma, será este o nome a fixar no assento que lhe dará a nacionalidade. No caso de não pretender este nome e quiser manter "Albino da Silva", deverá promover a retificação do assento de casamento; ou se for de fixar (Albino da Silva Vigário), deve promover a retificação do assento de nascimento. Informa-se que a correlação e coincidência de dados entre os documentos apresentados são relevantes para a análise do processo, pelo que se solicita se digne suprir a referida deficiência, retificando todos os dados nos referidos documentos. Informa-se ainda V. Exa. que sem as informações/documentos solicitados, não será dado seguimento ao procedimento já que são necessários à apreciação do pedido.
@Claucia, É necessário enviar um certidão de casamento de inteiro teor caso houve mudança do seu nome em relação ao q consta no R.G.O estado civil vc sempre coloca o atual no formulário 1C.
Amigos, vi em alguns tópicos que é possível fazer o processo de atribuição sem a necessidade da transcrição do casamento no ACP Porto e no CRC de Vila Nova de Gaia. Correto? Porém no ACP Porto só é feita a atribuição para quem tem o pai nascido em Portugal.
Se o pai é nascido no Brasil e possui a cidadania portuguesa não é permito, né? Então se um filho de cidadão português nascido no Brasil deseja fazer um processo de atribuição sem a necessidade da transcrição do casamento, o mesmo só pode fazer por Vila Nova de Gaia?
Pessoal acabo de fazer meu vale postal sem problemas fui fazendo asso a passo com a atendente. Pra quem for de Sao Paulo e estiver tendo problemas com o VP, indico a agencia fica em Cotia-SP., bairro jardim sabiá , a cidade fica proxima a capital vale a viagem de estiver com problemas .
Comentários
Geralmente pedem uma certidão de casamento ou de óbito para confirmar o nome completo.
@Manuela Vidal
O preço subiu, ano passado era R$ 130.
O meu processo foi concluido dia 24/01, mas não recebi a certidão ainda no endereço do 1C, imaginei que fosse ter um atraso por causa do Carnaval, mas já passou de 1 mês, to ficando preocupado hahahaha
.
Acredite, mas eu não consegui enviar via DHL. O meu CEP não consta no sistema da empresa. Então, eu enviei via correios pelo Sedex Mundi. Paguei uma grana! R$ 295!!! Mas chega em 4 dias úteis. Esse valor tem seguro em caso de extravio de +/- R$ 400,00.
Postei ontem, dia 27/02.
Espero que não extravie.
Obrigado.
O processo é de meu esposo Eduardo Pinheiro Lopes, enviado via correios(simples, 36,00 reais com AR) dia 06/02 e consta numerado dia 26/02 108xx/2018. Não consegui incluir na planilha.
O órgão emitente é Departamento da Polícia Federal
SR/DPF/RJ POLÍCIA FEDERAL
Grata
Vales Postais devem ser realizados nas agências próprias dos Correios (franqueadas não fazem), preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e:
- com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado
- devem ser emitidos em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa)
- a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente"
- o valor em euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. É para ser usado o Euro de cotação maior.
Valor 175 Euros
Juntar 1 cópia e enviar com os documentos
Liguei hj na L R e meu pai Pedro da Silva ,já é cidadão português.
Entrada pessoalmente no processo dia 31 de janeiro ,exigência dia 17 de fevereiro , conclusão dia 27 de fevereiro.
Obrigado a todos do fórum,pois tudo que obtive de informação foi por aqui .
E agora vamos para o meu processo.
Eles demoram pra responder?
Enviei email para avisar que escrevi o numero do assento errado.
Obrigada
Estou tirando a nacionalidade de minha mãe que foi registrada como Eunice da Silva filha de Albino da Silva. Caiu em exigência
Porto pediu a certidão de casamento dele para comprovar o apelido da Silva.
Enviamos a certidão de casamento onde constava Albino da Silva Vigario.Ninguem da família sabia que era esse o nome certo.
Porto então mandou o e-mail abaixo pedindo pra corrigir a certidão de casamento dele ou a certidão de nascimento de minha mãe. Minha dúvida é se basta acertar a certidão de nascimento dela constando que o nome correto do pai é Albino da Silva Vigário ou se em função desta mudança terá que se alterar todos os outros documentos brasileiros como carteira de identidade, certidão de casamento, ou até mesmo o nome de nascimento dela que seria Eunice da Silva Vigario. Segue o teor do e-mail recebido:
Analisada a certidão de casamento, que provaria o uso do apelido "da Silva" do pai, verifica-se que o mesmo usava "da Silva Vigário", em contradição com os restantes documentos apresentados por V. Ex.a, nomeadamente, certidão de nascimento e documento de identificação.
Sendo que para o regime jurídico português nos interessa a fixação do nome do nacional português, temos então que o nome de seu pai, foi fixado em "Albino da Silva Vigário". Desta forma, será este o nome a fixar no assento que lhe dará a nacionalidade.
No caso de não pretender este nome e quiser manter "Albino da Silva", deverá promover a retificação do assento de casamento; ou se for de fixar (Albino da Silva Vigário), deve promover a retificação do assento de nascimento.
Informa-se que a correlação e coincidência de dados entre os documentos apresentados são relevantes para a análise do processo, pelo que se solicita se digne suprir a referida deficiência, retificando todos os dados nos referidos documentos.
Informa-se ainda V. Exa. que sem as informações/documentos solicitados, não será dado seguimento ao procedimento já que são necessários à apreciação do pedido.
Se o pai é nascido no Brasil e possui a cidadania portuguesa não é permito, né? Então se um filho de cidadão português nascido no Brasil deseja fazer um processo de atribuição sem a necessidade da transcrição do casamento, o mesmo só pode fazer por Vila Nova de Gaia?