Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11851861881901911559

Comentários

  • Vinixiuz, mandei um e-mail para informacao@ctt.pt perguntando se o Vale postal foi sacador alguns dias depois recebi um e-mail deles solicitando informações do vale p responder minha pergunta. Já fiz isso em outro processo e fui respondida, pode levar uns 10-15 dias.

    Aproveito p perguntar como fazer p selecionar o nome p responder, coloco o @ mas não abre nenhuma lista de nomes. Obrigada
  • Apenas para atualizar minha situação das apostilas erradas, já há um desfecho! Depois de várias ligações ao cartório, eles cancelaram as apostilas erradas e me enviaram novas pelo correio. Consegui tirar as apostilas erradas dos documentos sem rasgar e colei as novas no lugar.

    Agora é só enviar e torcer :)
    Obrigada novamente a todos pela ajuda.
  • @leticiafernandespr

    Eu enviaria um email, explicando o que ocorreu, informando que vc ligou na data tal p a LR e foi informada da exigência, e que na data de .... ,vc enviou a prova de vida via correio.
  • Pessoal,

    Será que eu poderia dar entrada da minha atribuição ao mesmo tempo que envio a transcrição de casamento da minha mãe via Ponta delgada ?
  • Pessoal, lendo o site do IRN, surgiu uma dúvida referente aos 2 tipos de atribuição. Pode ser enquandra em:

    1 - Por inscrição do nascimento no registo civil português;
    2 - Por declaração para atribuição da nacionalidade.

    Qual seria a diferença? Obrigado.
  • @Flavio Marcilio te respondi no outro tópico

    @marcosvcamara são tipos de processos diferentes. Por inscrição é um processo um pouco mais rápido, tem que ser feito pessoalmente na conservatória e não utiliza o formulário 1C. Por declaração é o processo que fazemos aqui, com o 1C. Na prática o resultado final é o mesmo.
  • @Daniel Henriques

    Sabe me informar, se todos os processos que são feitos pessoalmente na conservatória entram nessa categoria "Por inscrição"?
  • @Andreagf não sei se todos mas boa parte sim, por isso os processos feitos pessoalmente também finalizam mais rápido, são outro tipo de processo. Aqui no fórum mesmo tem vários relatos de pessoas que vão dar entrada pessoalmente, levam o 1C, e na conservatória dizem que não é necessário.
  • @Daniel Henriques
    E qt mais rápido são, sabe me informar?
  • @Danielle Lessa Mota, sei te responder essa:
    1- Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada - Precisa ser a original ou posso enviar cópia autenticada?
    - vá ao cartório e solicite "certidão de nascimento por cópia reprográfica" e apostile o documento! Tem que ser original e emitida há menos de 6 meses. Pelo menos ACP solicita a cópia reprográfica, que é uma cópia do livro de registro emitida pelo cartório.
  • @Andreagf sei que são um pouco mais rápidos mas não sei dizer exatamente quanto. Apesar que ACP está tão rápida ultimamente que não sei se fará tanta diferença. O problema é que varia muito dependendo da carga de trabalho da conservatória, tem processos desses que já terminaram em 15, 20 dias mas as vezes demora meses também.
  • @Daniel Henriques
    Muito obrigada pelas respostas! :)
  • Boa tarde, pessoal!
    Alguém que teve o processo concluído na segunda quinzena de janeiro, já recebeu a certidão de nascimento?
    É possível solicitar uma certidão feita no ACP em Consulados portugueses no Brasil?
  • @Idelmo Alves Ramalho a certidão pode ser solicitada no consulado ou pode pedir pelo civilonline, nesse caso você recebe uma chave de acesso e pode baixar a certidão formato Word e imprimir. A chave de acesso tem a mesma validade de uma certidão original impressa, eles falam que a impressão dessa certidão do civilonline não tem valor mas se for para fazer Cartão Cidadão os consulados aceitam sem problemas.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • Boa tarde! Pessoal, há algum tópico de discussão para solicitar o passaporte português? Gostaria de saber qual o próximo passo para solicitação do passaporte, quando o registro português sair (dei entrada no meu processo de atribuição recentemente). Obrigada!
  • @Manuela Vidal após ter seu assento de nascimento português terá que solicitar o cartão cidadão e depois receber esse pode pedir o passaporte português, ambos documentos feitos no consulado.
    Tem que agendar esses serviços e depende do consulado a maneira do pagamento pode ser via boleto, débito ou dinheiro no momento do atendimento. Tem que confirmar qual forma de pagamento e valor no consulado em que fará a solicitação.
  • @Manuela Vidal não é isso não. Minha filha é menor de idade e eu não preciso enviar cópia reprográfica da certidão, só apostilada.
    A documentação correta é exatamente a que está no meu check list, eu pesquisei bastante sei que está certinho, só preciso saber mesmo aquelas dúvidas.
    A documentação correta é:
    - número do Assento do português,
    - Certidão de Nascimento em Inteiro Teor apostilhada do filho (não precisa ser por cópia reprográfica neste caso)
    - 1C assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente em cartório
    - xerox autenticados do RG dos pais.
    Obs.: Menores com mais de 14 anos precisam também do xerox do seu RG. Os xerox dos RG só precisam ser autenticados (não precisa apostilhar).
  • @Danielle Lessa Mota a certidão do menor tem que ser original, não é aceita cópia autenticada.A do português pode mandar a do civilonline mesmo, deve ter a indicação do número do assento informatizado em algum local, a da minha mãe tinha. Se preferir pode apenas indicar no formulário o número e ano do assento informatizado.
    Se não me engano Tondela não exige apostilamento dos RGs no caso de atribuição de menor e ACP exige tudo apostilado.
  • @Léo Mendes, quanto ao formulário da sua irmã a firma dela deve ser reconhecida por autenticidade! e não por semelhança
  • @Danielle Lessa Mota,
    Confesso que ainda estou na dúvida quanto à necessidade do apostilamento dos RG's. Quando mandei do meu marido eu apostilei, agora, pra minha filha, são três documentos (pai, mãe e menor). Me informaram aqui que existe a necessidade de apostilar os três.
  • editado March 2018
    @Solange4
    @Danielle

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar. Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilhada.
  • Obrigada @Lara Amaral !!
  • Valeu @Vlad!!!!
    TO mandando do meu filho na segunda ou terça.
    Já estava preocupado em ter que apostilar os 3 RGs. Rs.
  • @Vlad Pen essa orientação sobre menor acima que vc mencionou é envio para Tondela ou ACP? beijos
  • @LaraAmaral..essa é uma instrução antiga que temos e não especifica a conservatória.Geralmente indicamos Tondela para atribuição de menores.
  • editado March 2018
    @Idelmo o do meu pai foi concluído na segunda quinzena e até agora a certidão não chegou. Você pode solicitar solicitar certidão no site do civil online. Tem um tópico no fórum sobre a requisição nesse site.
  • @Idelmo
    Você faz o pedido no site, paga e recebe um código pelo sms e e-email. Entra com o código e baixa um arquivo word.

    Veja aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • Daniel, Mariana e Shamar, muito obrigado. Vou solicitar a certidão. Abraços
  • Prezados, estou há algum tempo sem entrar no fórum e hoje lendo as boas novas fico muito feliz com a agilidade dos processos!!!
    Parabéns a todos os novos Tugas!!!

    Segue o andamento do processo de minha sogra se alguém puder atualizar agradeço, pois tenho receio de fazer algo errado.
    Nathalina Aquino
    Enviado 15/12/17 por EMS Correios
    Recebido em 29/12/7
    Numerado em 08/01/2018 - 15XX/18
    Status: Exigência

    Dia 23/02 em ligação para LR descobrimos que estava em exigência. Uma senhora muitíssimo simpática e atenciosa informou que estão exigindo documentos que identifiquem o português no Brasil. Quando informamos que ele nunca se casou ela disse que teríamos a opção de enviar a cópia reprográfica do óbito devidamente apostilada ou inscrição consular. Disse que enviaram uma carta em fevereiro que até agora não chegou.

    SUGESTÃO: aos que vão mandar seus processos para a ACP enviem junto a certidão de casamento, óbito ou inscrição consular para comprovar o nome completo do português visto que nas certidões de batismos/ nascimento anteriores a 1911 só constam o primeiro nome, mesmo que não esteja na relação de documentos exigidos inicialmente. Foi por esse motivo que ela informou ter caído em exigência.

    Outra observação: Minha sogra fará 78 anos em maio, mandei a identidade atualizada em dezembro/17 e não mandei prova de vida e não caiu em exigência.

    Abçs e boa sorte à todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.