@Samuel 1. Atualmente a Conservatória mais rápida está sendo ACP. Tem processo de Janeiro já finalizada. 2. Sim, o VP vc faz no correio com o remetente IRN,IP, mas com o endereço da conservatória que for enviar o processo. 3.O formulário 1C deve ter assinatura reconhecida por autenticidade. Não precisa apostilar por ser um documento português.
Oi, gente! Estou com uma dúvida... Liguei na LR hoje e me informaram o número do assento do meu pai. o Assento foi numerado em 26/01/18. Perguntei se iria receber o assento no endereço e eles disseram que sim, mas que não tinham nenhum número para rastrear o envio. Vocês sabem quanto tempo demora mais ou menos para chegar esse assento?
Me informaram também, que para solicitar a minha cidadania eu poderia preencher o formulário com o número do assento e enviar sem o documento. Olhando o formulário na Parte do nascimento onde tem Conselho e Freguesia, devo colocar o Estado e Cidade do nascimento do meu pai nascido no Brasil? Desde já, Obrigada!
Obrigado pela informação. Só não entendi o tema do Vale Postal (você mencionou "vc faz no correio com o remetente IRN,IP,"). Não entendi... o remetente não devo ser eu? O que seria IRN,IP?
@Marcia- Boa tarde Marcia ! No dia 14/02, postei a Certidão de Casamento, atestado de vida e Email recebido para identificar o processo. O envelope contendo os documentos já estão em Lisboa, e a carta da Conservadora, só chegou 30 dias depois de postada. A Certidão de casamento simples e atestado de vida todos apostilados. Minha dúvida, será que vai aceitar a Certidão? Na carta só pede Certidão de casamento.
Boa tarde ! A carteira de identidade que faz parte do processo é uma carteira Civil do DETRAN etc , será que eles aceitarão a carteira do Ministério da Defesa ?
Olá Pessoal, boa tarde! Sou filho de portugueses nascidos em Portugal (eles casaram no consulado portugues de New Castle, Africa do Sul) e o estado civil deles em Portugal está como "Casados", inclusive, meus avós maternos nasceram e residem em Portugal (Vila Nova de Gaia). Minha certidão de nascimento consta o nome dos dois, consta que são naturais de portugal...enfim, a documentação está perfeita eu acredito. Estou indo à Portugal em maio/2018 para dar entrada na minha documentação e vi neste tópico que o mais ágil nestes casos de progenitores portugueses é a ACP. Vocês validam essa informação para mim? Pois dependendo a agilidade, já irei residir na Europa.
Grato à todos pela atenção e aguardo um retorno.
obs.: Já tenho em mãos minha certidão de nascimento de inteiro teor e a copia reprográfica (copia do livro de registros) ambas apostiladas.
@JGouvea, não há rastreio. Eles enviam carta simples.
Na parte referente a nascimento, eu apenas coloquei o número de assento do meu pai, data de nascimento e ano do registo. freguesia e demais espaço ficam em branco e marca a opção de CRC (conservatória de registo centrais)
@rafaela Patricio, pode ser o.horario que você está ligando. Para cidadania eles só atendem a partir das 9 (hora local) antes disso, só cartão cidadão mesmo
Sem problemas. Eu já estava ciente disso. Por isso que já enviei o processo de transcrição de casamento, que esta sendo rápido. Enquanto isso estou providenciando a documentação pra minha atribuição. De qualquer forma obrigado.
Desculpa perguntar de novo, mas alguém sabe me dizer algo a respeito? Obrigado novamente.
"Pessoal, boa tarde. Primeira vez nesse tópico aqui. Meu processo é de Lisboa, mas tive a informação hoje que os processos de atribuição de Lisboa foram transferidos para Porto. Gostaria de saber de alguém pode me dar alguma informação a respeito disso. Vai entrar na mesma fila dos processos de Porto? Ou será um processo mais lento? Obrigado desde já e um abraço a todos."
Alguém sabe quanto tempo a ACP demora para enviar o ofício referente à exigência via correio dentro do Portugal. Recebi o e-mail dizendo que o processo apresenta deficiências que eu tenho de suprir e que estas deficiências são apontadas no ofício que eu devo receber em breve. A minha morada é em Lisboa e tenho medo de não cumprir o prazo por causa da possível demora com os correios.
@yksa se um processo não depender do outro aceita. Coloque a documentação de cada processo em um envelope, documentação completa, os envelopes dos processos dentro do envelope de envio. Não pode haver nenhum documento compartilhado nos processos.
Já efetuei a transcrição do casamento dos pais do meu marido.
Agora quero dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade para o meu marido pelo ACP do Porto.
Gostaria de saber se a documentação abaixo está ok, alguém poderia dar uma ajuda?
1) Certidão de nascimento do pai do meu marido, português. (cópia simples); 2) Transcrição do casamento do pai do meu marido (cópia simples); 3) Certidão de nascimento do meu marido (temos a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, emitida em novembro/17, com firma reconhecida do escrevente e apostilada) DÚVIDA: serve a reprográfica ou precisa ser de inteiro teor? 4) Cópia do RG do meu marido (autenticada em cartório e apostilada, em novembro/17) 5) Formulário 1C, impresso frente e verso, com assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE em cartório brasileiro.
Os documentos devem ser enviados para:
Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 Porto
Certo?
Em tempo, o vale postal continua no valor de 175 Euros, nominal ao IRN, IP e enviado para Rua do Cunha 404, Porto, 42.002-50.
Preciso enviar uma cópia do vale postal junto com a documentação para o ACP?
A certidão de nascimento do seu marido deve ser a por cópia reprográfica. Só é enviado a de inteiro teor se a reprográfica não estiver legível. O VP vc tem que enviar para IRN, IP, mas com o endereço do ACP (Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 Porto). E envie uma cópia do recibo do vale postal sim.
Bom dia! Sou nova por aqui e tenho algumas dúvidas. Estou ajudando meu pai a obter a nacionalidade dele, para depois conseguir a minha e do meu filho e marido. Não estou conseguindo agendar no Consulado do Rio, já tenho os seguintes documentos: Certidão de nascimento por cópia reprográfica de inteiro teor já apostilada e cópia da CNH autenticada e apostilada. Meus avós eram portugueses e se casaram em Portugal em Santa Maria da Feira. Além do formulário 1c, e o Vale postal, falta alguma coisa? Desde já agradeço a ajuda.
Quando fiz a transcrição do casamento dos meus sogros, enviei o vale postal (original) junto com a documentação e apenas tirei uma foto na hora e guardei para meu registro. Posso fazer da mesma forma?
Comentários
1. Atualmente a Conservatória mais rápida está sendo ACP. Tem processo de Janeiro já finalizada.
2. Sim, o VP vc faz no correio com o remetente IRN,IP, mas com o endereço da conservatória que for enviar o processo.
3.O formulário 1C deve ter assinatura reconhecida por autenticidade. Não precisa apostilar por ser um documento português.
Me informaram também, que para solicitar a minha cidadania eu poderia preencher o formulário com o número do assento e enviar sem o documento. Olhando o formulário na Parte do nascimento onde tem Conselho e Freguesia, devo colocar o Estado e Cidade do nascimento do meu pai nascido no Brasil? Desde já, Obrigada!
Obrigado pela informação. Só não entendi o tema do Vale Postal (você mencionou "vc faz no correio com o remetente IRN,IP,"). Não entendi... o remetente não devo ser eu? O que seria IRN,IP?
Abs.,
Samuel
A Andreia se confundiu o remetente é o dono do processo, e o destinatário IRN,IP.
Desculpe, erro de dedo...
O destinatário é IRN,IP e o endereço da conservatória que vai enviar.
Minha dúvida, será que vai aceitar a Certidão? Na carta só pede Certidão de casamento.
A carteira de identidade que faz parte do processo é uma carteira Civil do DETRAN etc , será que eles aceitarão a carteira do Ministério da Defesa ?
Sou filho de portugueses nascidos em Portugal (eles casaram no consulado portugues de New Castle, Africa do Sul) e o estado civil deles em Portugal está como "Casados", inclusive, meus avós maternos nasceram e residem em Portugal (Vila Nova de Gaia). Minha certidão de nascimento consta o nome dos dois, consta que são naturais de portugal...enfim, a documentação está perfeita eu acredito.
Estou indo à Portugal em maio/2018 para dar entrada na minha documentação e vi neste tópico que o mais ágil nestes casos de progenitores portugueses é a ACP. Vocês validam essa informação para mim? Pois dependendo a agilidade, já irei residir na Europa.
Grato à todos pela atenção e aguardo um retorno.
obs.: Já tenho em mãos minha certidão de nascimento de inteiro teor e a copia reprográfica (copia do livro de registros) ambas apostiladas.
EStou ligando na LR e só existem opções de atendimento para cartão cidadão.
Alguém sabe dizer se o contato mudou?
Preciso saber se o processo foi ou não numerado.
Na parte referente a nascimento, eu apenas coloquei o número de assento do meu pai, data de nascimento e ano do registo. freguesia e demais espaço ficam em branco e marca a opção de CRC (conservatória de registo centrais)
Sem problemas. Eu já estava ciente disso. Por isso que já enviei o processo de transcrição de casamento, que esta sendo rápido. Enquanto isso estou providenciando a documentação pra minha atribuição.
De qualquer forma obrigado.
Obrigado novamente.
"Pessoal, boa tarde.
Primeira vez nesse tópico aqui. Meu processo é de Lisboa, mas tive a informação hoje que os processos de atribuição de Lisboa foram transferidos para Porto. Gostaria de saber de alguém pode me dar alguma informação a respeito disso. Vai entrar na mesma fila dos processos de Porto? Ou será um processo mais lento?
Obrigado desde já e um abraço a todos."
é o horário, quando for assim, nem adianta tentar que eles não irão atender, liga por volta das 8h
Alguém sabe quanto tempo a ACP demora para enviar o ofício referente à exigência via correio dentro do Portugal. Recebi o e-mail dizendo que o processo apresenta deficiências que eu tenho de suprir e que estas deficiências são apontadas no ofício que eu devo receber em breve. A minha morada é em Lisboa e tenho medo de não cumprir o prazo por causa da possível demora com os correios.
Obrigado!
Já efetuei a transcrição do casamento dos pais do meu marido.
Agora quero dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade para o meu marido pelo ACP do Porto.
Gostaria de saber se a documentação abaixo está ok, alguém poderia dar uma ajuda?
1) Certidão de nascimento do pai do meu marido, português. (cópia simples);
2) Transcrição do casamento do pai do meu marido (cópia simples);
3) Certidão de nascimento do meu marido (temos a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, emitida em novembro/17, com firma reconhecida do escrevente e apostilada) DÚVIDA: serve a reprográfica ou precisa ser de inteiro teor?
4) Cópia do RG do meu marido (autenticada em cartório e apostilada, em novembro/17)
5) Formulário 1C, impresso frente e verso, com assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE em cartório brasileiro.
Os documentos devem ser enviados para:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 Porto
Certo?
Em tempo, o vale postal continua no valor de 175 Euros, nominal ao IRN, IP e enviado para Rua do Cunha 404, Porto, 42.002-50.
Preciso enviar uma cópia do vale postal junto com a documentação para o ACP?
Obrigada!
A certidão de nascimento do seu marido deve ser a por cópia reprográfica. Só é enviado a de inteiro teor se a reprográfica não estiver legível.
O VP vc tem que enviar para IRN, IP, mas com o endereço do ACP (Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 Porto). E envie uma cópia do recibo do vale postal sim.
1) OK
2) Se quiser enviar, mas não é necessário
3) A reprográfica é a certidão exigida.
4) OK
5) OK
Endereço para envio dos documentos e valor do vale corretos.
Para envio do vale:
IRN, IP
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 Porto
O endereço para onde manda o vale é sempre o da conservatória para onde vai o processo.
Envie cópia do comprovante do vale para facilitar a identificação do pagamento.
Alguém saberia me informar se consigo fazer a atribuição do meu pai na ACP sem transcrever o casamento do meu avô?
Obrigada!
Sou nova por aqui e tenho algumas dúvidas.
Estou ajudando meu pai a obter a nacionalidade dele, para depois conseguir a minha e do meu filho e marido.
Não estou conseguindo agendar no Consulado do Rio, já tenho os seguintes documentos: Certidão de nascimento por cópia reprográfica de inteiro teor já apostilada e cópia da CNH autenticada e apostilada.
Meus avós eram portugueses e se casaram em Portugal em Santa Maria da Feira.
Além do formulário 1c, e o Vale postal, falta alguma coisa?
Desde já agradeço a ajuda.
Quando fiz a transcrição do casamento dos meus sogros, enviei o vale postal (original) junto com a documentação e apenas tirei uma foto na hora e guardei para meu registro. Posso fazer da mesma forma?