@Solange4, uma amiga enviou em novembro a documentação para Tondela e o processo somente foi numerado em Janeiro. Ontem liguei para a LR ( a pedido dela ) e a atendente disse q estava em análise. Pelas postagens aqui acredito que a ACP deva estar mais rápida! ainda mais que sua filha é menor
@Flávio Corrêa, para a transcrição não terá prioridade. Só tem prioridade qdo envolve menores. A transcrição ocorrerá no prazo normal. O que a @Lara afirmou acima sobre a amiga, dizia respeito apenas a processo de atribuição, numerado em novembro e ainda em curso (ligou para LR).
@Flávio Corrêa, sim. Seria o mais curto. Mas, neste caso, a pessoa teria que arcar com dois envios. Então, se quer economizar, e não se importa em ter 15 ou 20 dias de diferença, basta enviar os dois para Tondela. Acho que é o caso que comentei lá em cima.
@Marcia, obrigado como sempre... Isso tudo irá depender.... Por cá são 3 miúdos... Acho que é melhor enviar quando chegar a vez deles junto com a transcrição para Tondela.... e fazer o CC deles por Portugal mesmo... Obrigado!
@Flavio Corrêa Outra vantagem que estou vendo, mas não tenho certeza, é que na ACP é exigido o apostilamento dos 3 RG (mãe, pai e menor de 14 anos) e em Tondela basta a xerox autenticada das identidades.
@Caio Bento, você vai precisar do original da Certidão Narrativa de Baptismo de seu avô, que o AD vai lhe mandar pelo correio. A que tirei em AD Viseu custou 19,50 euros (15 + 4,50 de correio).
Bom dia pessoal, Estava pensando em enviar o meu pedido de atribuição para Tondela (fui informado por eles que o prazo é de 6 meses) mas percebi que ACP está mais rápido, pelos comentários. Vale a pena enviar para ACP? obrigado pela ajuda!
Alguém sabe me informar se o ACP aceita PASSAPORTE apenas autenticado junto ao original, se o processo for feito pessoalmente, ou precisa ser apostilado para atribuição?
Irei dar entrada no processo de nacionalidade da minha mãe (filha de pai e mãe portugueses) e estava decidida a mandar para a 3ª CRC, mas acompanho a ACP e notei certa rapidez nos registros. Gostaria de saber se os documentos que tenho são suficientes para dar entrada no processo e o que preciso fazer antes de enviá-los. Segue abaixo lista dos mesmos:
•Certidão de nascimento da minha mãe (por cópia reprográfica e apostilada?) •cópia do RG (apostilado e autenticado?) •Cópia simples dá certidão de nascimento e casamento dos pais português (precisa autenticar ou apostilar?) •Vale postal (pode ser pago no cartão de débito ou apenas dinheiro?) •O formulário 1C irei pesquisar no tópico específico para ele. Está faltando algo ou esses documentos são suficientes para mandar?
@Solange4 e @RafaelCostaMorgado obrigada pelos comentários! Vou esperar do meu pai entrar em registo e vou pedir tb, já q a resposta do civilonline pelo email é mais rápida q a atualização da LR.
Boa tarde!!! Alguem que tenha feito a certidão reprográfica e a mesma ficou com 3 paginas? Solicitei a dos meus filhos e vieram 3 folhas, a primeira com as descrições dos dados (achei normal) mas a cópia do livro veio numa segunda e terceira folhas (na segunda vieram as informações integras do assento e na terceira a continuação das informações e assinaturas). Achei estranho e não sei como vai ser no apostilamento. Alguem com caso semelhante??
1- Ok, caso a certidão reprográfica não esteja legível, envie tb 1 certidão de inteiro teor autenticada 2- Ok, RG, se possível recente 3- Caso o português tenha nascido antes de 1911, além do registo de nascimento do português, você precisará enviar um documento que comprove a composição do nome completo, já que os registos de batismo eram feitos apenas com o primeiro nome e a filiação, como certidão de casamento, óbito ou inscrição consular devidamente certificadas. 4-Vale Postal pode ser pago cartão de débito 5-Juntar uma cópia simples do Vale postal
@Solange4@bel_linden obrigada, meninas! Foram mais de dois anos desde que iniciamos as pesquisas pra fazer, então, o processo do meu avô, muitos reencontros e reaproximação da família! Estamos todos muito felizes! \o/ Sim, fiz tudo presencial. No form 1C coloquei tel aqui de Portugal mesmo, então no dia em que ficou pronto, me ligaram, perguntei se eu poderia retirar pessoalmente e me foi autorizado. Bel, não sei te dizer exatamente, mas na segunda-feira quando liguei estava pra despacho e foi lavrado na sexta. Consta na minha certidão: "Averbamento nº 1, de 23-02-2018". Fui a primeira felizarda do dia! =D Mas não sei a data em que foi pra despacho. @Rafael Azeredo de repente o seu já está concluído tb! Eu só liguei pra checar o meu qd vc disse que o seu estava pra despacho.
Olá pessoal!! A ACP está rápida mesmo, pois na época das minha filhas menor e presencial demorou 4 meses dei entrada em agosto 2017 e saiu em dezembro 2017. Então o restante da família agora quer tb a cidadania, tenho algumas dúvidas em relação aos filhos das minhas cunhadas que são: 1) a cunhada n°1 foi casada e depois divorciada ela tem as duas certidões e nunca mudou o RG para o nome de casada, precisa transcrever alguma coisa para a cidadania da filha que é maior e quem é declarante da certidão foi o pai não português? 2) a cunhada n° 2 vive junto tem três filhos não casou como conseguir as cidadania dos filhos sendo que o pai não português é declarante das certidões? 3) A ACP só aceita a certidão reprográfica apostilada, e se não estiver legível a de inteiro teor sim, mas se tirar as duas tem que pagar duas vezes? 4) Se for presencialmente a filha levar os documentos para a mãe e dar entrada tem que apostilar o RG? 5) E quando a filha é maior pode dar presencialmente entrada nas duas cidadanias mãe e filha? Pessoal obrigada estou conseguindo tirar a cidadania de todos da família Faria graças a esse forum!!! Um abraço a todos e que consigam a cidadania, pois estou morando a 6 meses em Portugal e estou amando e realizando um sonho!!
Comentários
1- Correto
2- Junte uma cópia de vale com os documentos
3- Sim, ontem postei 1 certidão sedex EMS paguei $151 reais
não é bem assim. Menor tem prioridade em Tondela.
Quem respondeu que quando fosse concluído seria enviada a certidão, o Civil Online ou ACP??
para a transcrição não terá prioridade. Só tem prioridade qdo envolve menores.
A transcrição ocorrerá no prazo normal.
O que a @Lara afirmou acima sobre a amiga, dizia respeito apenas a processo de atribuição, numerado em novembro e ainda em curso (ligou para LR).
sim. Seria o mais curto. Mas, neste caso, a pessoa teria que arcar com dois envios. Então, se quer economizar, e não se importa em ter 15 ou 20 dias de diferença, basta enviar os dois para Tondela. Acho que é o caso que comentei lá em cima.
Outra vantagem que estou vendo, mas não tenho certeza, é que na ACP é exigido o apostilamento dos 3 RG (mãe, pai e menor de 14 anos) e em Tondela basta a xerox autenticada das identidades.
verdade. Esta é outra vantagem.
15 dias! Impressionante! Parabéns! Foi tudo presencial?
Estava pensando em enviar o meu pedido de atribuição para Tondela (fui informado por eles que o prazo é de 6 meses) mas percebi que ACP está mais rápido, pelos comentários. Vale a pena enviar para ACP? obrigado pela ajuda!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8397/atribuicao-crc-almada#latest
Irei dar entrada no processo de nacionalidade da minha mãe (filha de pai e mãe portugueses) e estava decidida a mandar para a 3ª CRC, mas acompanho a ACP e notei certa rapidez nos registros.
Gostaria de saber se os documentos que tenho são suficientes para dar entrada no processo e o que preciso fazer antes de enviá-los. Segue abaixo lista dos mesmos:
•Certidão de nascimento da minha mãe (por cópia reprográfica e apostilada?)
•cópia do RG (apostilado e autenticado?)
•Cópia simples dá certidão de nascimento e casamento dos pais português (precisa autenticar ou apostilar?)
•Vale postal (pode ser pago no cartão de débito ou apenas dinheiro?)
•O formulário 1C irei pesquisar no tópico específico para ele.
Está faltando algo ou esses documentos são suficientes para mandar?
Desde já agradeço muito a atenção de vocês!
Alguem que tenha feito a certidão reprográfica e a mesma ficou com 3 paginas?
Solicitei a dos meus filhos e vieram 3 folhas, a primeira com as descrições dos dados (achei normal) mas a cópia do livro veio numa segunda e terceira folhas (na segunda vieram as informações integras do assento e na terceira a continuação das informações e assinaturas).
Achei estranho e não sei como vai ser no apostilamento. Alguem com caso semelhante??
1- Ok, caso a certidão reprográfica não esteja legível, envie tb 1 certidão de inteiro teor autenticada
2- Ok, RG, se possível recente
3- Caso o português tenha nascido antes de 1911, além do registo de nascimento do português, você precisará enviar um documento que comprove a composição do nome completo, já que os registos de batismo eram feitos apenas com o primeiro nome e a filiação, como certidão de casamento, óbito ou inscrição consular devidamente certificadas.
4-Vale Postal pode ser pago cartão de débito
5-Juntar uma cópia simples do Vale postal
Item 4 - só pode pagar com cartão de débito se for do B do Brasil nas agências próprias. Outras situações só a dinheiro.
Sim, fiz tudo presencial. No form 1C coloquei tel aqui de Portugal mesmo, então no dia em que ficou pronto, me ligaram, perguntei se eu poderia retirar pessoalmente e me foi autorizado.
Bel, não sei te dizer exatamente, mas na segunda-feira quando liguei estava pra despacho e foi lavrado na sexta. Consta na minha certidão: "Averbamento nº 1, de 23-02-2018". Fui a primeira felizarda do dia! =D
Mas não sei a data em que foi pra despacho.
@Rafael Azeredo de repente o seu já está concluído tb! Eu só liguei pra checar o meu qd vc disse que o seu estava pra despacho.
A ACP está rápida mesmo, pois na época das minha filhas menor e presencial demorou 4 meses dei entrada em agosto 2017 e saiu em dezembro 2017.
Então o restante da família agora quer tb a cidadania, tenho algumas dúvidas em relação aos filhos das minhas cunhadas que são:
1) a cunhada n°1 foi casada e depois divorciada ela tem as duas certidões e nunca mudou o RG para o nome de casada, precisa transcrever alguma coisa para a cidadania da filha que é maior e quem é declarante da certidão foi o pai não português?
2) a cunhada n° 2 vive junto tem três filhos não casou como conseguir as cidadania dos filhos sendo que o pai não português é declarante das certidões?
3) A ACP só aceita a certidão reprográfica apostilada, e se não estiver
legível a de inteiro teor sim, mas se tirar as duas tem que pagar duas vezes?
4) Se for presencialmente a filha levar os documentos para a mãe e dar entrada tem que apostilar o RG?
5) E quando a filha é maior pode dar presencialmente entrada nas duas cidadanias mãe e filha?
Pessoal obrigada estou conseguindo tirar a cidadania de todos da família Faria graças a esse forum!!!
Um abraço a todos e que consigam a cidadania, pois estou morando a 6 meses em Portugal e estou amando e realizando um sonho!!