Consegui o assento do meu marido!! Estou super feliz! Quero agradecer a todos do fórum e especialmente @Paulo Pacheco, @Daniel Henriques, @Vlad Pen e @Márcia Desculpem se eu esqueci alguém!
Liguei na LR e, depois de aguardar 15 minutos, fui atendida e recebi a informação que o processo da minha mãe foi assinado. A atendente me disse que agora devo aguardar o registro e a emissão da certidão que será encaminhada via correio. Isto significa que ela já pode se considerar uma portuguesa? Peço que alguém que domine a planilha atualize, por favor, com as seguintes informações: Elza da Silva Ricci: 75 anos (não caiu em nenhuma exigência) - processo assinado em 20/02/2018.
Sou muito grata, de todo coração, a cada dos participantes deste fórum que colaboram fornecendo seus conhecimentos e dividindo suas experiências.
Enviei os documentos dia 16/12/17, chegaram dia 29. Foi numerado em 08/01 (peguei pela LR). No carnaval liguei e disseram que estava para registro. Liguei novamente dia 16 e ainda não tinham o número do assento. Hoje, impaciente, resolvi pedir uma certidão no civilonline e consegui assento, datado de 14/02. Ou seja, a LR estava desatualizada.
Amanhã mesmo envio o processo de minha filha menor. Resolvi mandar para a ACP mesmo.
@Lucimara, Honestamente, não sei, mas acho que eu perderia o valor.
A primeira vez que recebi a informação de que estava para registro foi em 10/02 e como outros processos próximos já estavam concluídos, resolvi arriscar.
@lucimara foi o que aconteceu comigo. Pedi a certidão da minha esposa, mas o assento ainda não está pronto, mandei um e-mail para eles perguntando se estornariam o valor e a resposta que obtive foi a seguinte:
"Informo que assento de nascimento, ainda se encontra integrado nesta Conservatória. Logo que o mesmo se encontre no sistema Siric, ser-lhe-á remetida a certidão online pedida no dia 09/02, através do nº 97XX/2018".
Portanto, assim que ficar pronta acredito que terei acesso à certidão.
@Daniellexrei ACP não exige a transcrição de casamento se o português foi o declarante do nascimento do fiho.Se o declarante for a portuguesa ou os dois forem portugueses é obrigatória a transcrição de casamento.
Olá gente, os colegas aqui (Vlad Pen e Cristina Reis) me informaram que para nascidos antes de 1911 é necessário uma cópia do registro de batismo que deve ser solicitada junto ao Arquivo Distrital. Estava buscando esse documento e já conversando com o pessoal de lá quando meu avô disse possuir uma cópia simples dessa certidão, ao que parece um dos irmãos dele havia pedido esse registro ao arquivo distrital anos atrás e tirou uma cópia para cada irmão. Minha dúvida agora é, essa cópia serve ou devo prosseguir para conseguir uma "original" junto ao arquivo distrital?
Obrigada, @Marcia! Estou pensando em talvez mandar a transcrição do casamento e a atribuição da minha filha (menor) juntas para Tondela. Pelo menos eu economizo um correio. Será que demora muito mais?
Pessoal, Dúvidas: 1. Eu só posso pagar o VP nos correios, certo? 2. Então, eu devo pagar o VP nos correios, e depois, enviar a documentação via DHL? 3. A DHL é mais rápido, não? Fiz uma cotação aqui em Brasília, e devo gastar +/- uns R$ 220,00 para enviar com prazo de entrega de até 4 dias úteis. Obrigado a todos,
Comentários
Estou super feliz!
Quero agradecer a todos do fórum e especialmente @Paulo Pacheco, @Daniel Henriques, @Vlad Pen e @Márcia
Desculpem se eu esqueci alguém!
Liguei na LR e, depois de aguardar 15 minutos, fui atendida e recebi a informação que o processo da minha mãe foi assinado. A atendente me disse que agora devo aguardar o registro e a emissão da certidão que será encaminhada via correio. Isto significa que ela já pode se considerar uma portuguesa?
Peço que alguém que domine a planilha atualize, por favor, com as seguintes informações:
Elza da Silva Ricci: 75 anos (não caiu em nenhuma exigência) - processo assinado em 20/02/2018.
Sou muito grata, de todo coração, a cada dos participantes deste fórum que colaboram fornecendo seus conhecimentos e dividindo suas experiências.
No aguardo da certidão!
Um ótimo dia a todos.
Já atualizei.
Enviei os documentos dia 16/12/17, chegaram dia 29. Foi numerado em 08/01 (peguei pela LR). No carnaval liguei e disseram que estava para registro. Liguei novamente dia 16 e ainda não tinham o número do assento. Hoje, impaciente, resolvi pedir uma certidão no civilonline e consegui assento, datado de 14/02. Ou seja, a LR estava desatualizada.
Amanhã mesmo envio o processo de minha filha menor. Resolvi mandar para a ACP mesmo.
Veja esse tópico:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia#latest
Custou 10 Euros pelo cartão de crédito e demorou menos de meia hora.
Pois é, eu arrisquei.
Honestamente, não sei, mas acho que eu perderia o valor.
A primeira vez que recebi a informação de que estava para registro foi em 10/02 e como outros processos próximos já estavam concluídos, resolvi arriscar.
Gente, a título de curiosidade, alguém aqui já conseguiu o processo de atribuição na ACP sem transcrever o casamento?
Pedi a certidão da minha esposa, mas o assento ainda não está pronto, mandei um e-mail para eles perguntando se estornariam o valor e a resposta que obtive foi a seguinte:
"Informo que assento de nascimento, ainda se encontra integrado nesta Conservatória. Logo que o mesmo se encontre no sistema Siric, ser-lhe-á remetida a certidão online pedida no dia 09/02, através do nº 97XX/2018".
Portanto, assim que ficar pronta acredito que terei acesso à certidão.
ACP não exige transcrição do casamento.
A não ser que ambos sejam portugueses.
Estava buscando esse documento e já conversando com o pessoal de lá quando meu avô disse possuir uma cópia simples dessa certidão, ao que parece um dos irmãos dele havia pedido esse registro ao arquivo distrital anos atrás e tirou uma cópia para cada irmão.
Minha dúvida agora é, essa cópia serve ou devo prosseguir para conseguir uma "original" junto ao arquivo distrital?
fico feliz por vocês!!!!
Agora, tratar dos outros processos. Parabéns!
aceitam a carteira do Ministério da defesa sim.
E, vão aceitar sua certidão, não se preocupe.
Estou pensando em talvez mandar a transcrição do casamento e a atribuição da minha filha (menor) juntas para Tondela. Pelo menos eu economizo um correio. Será que demora muito mais?
acredito que seja boa ideia. Não deve demorar muito mais.
Dúvidas:
1. Eu só posso pagar o VP nos correios, certo?
2. Então, eu devo pagar o VP nos correios, e depois, enviar a documentação via DHL?
3. A DHL é mais rápido, não? Fiz uma cotação aqui em Brasília, e devo gastar +/- uns R$ 220,00 para enviar com prazo de entrega de até 4 dias úteis.
Obrigado a todos,