Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11731741761781791559

Comentários

• @DanielHenriques Muito obrigada pela pronta resposta! A dúvida do formulário surgiu porque no próprio modelo tem uma lista de locais para apresentação do pedido e nela não consta o ACP, aí achei melhor confirmar.

Quanto a CNH, já fizemos a cópia e o apostilamento (a princípio o requerimento ia ser feito pelo consulado do RJ, que aceita, mas depois decidimos enviar para Portugal por ser mais rápido). Vou tentar telefonar para o ACP para saber se realmente é necessário fazer outra cópia da identidade ou do passaporte se eu for enviar para lá. Será que a CRC de Lisboa aceita a CNH?
  • @Daniel, outra pergunta... minha irmã é casada, precisa mandar a certidão de casamento dela? Ou só depois quando ela for transcrever o casamento?
  • @Daniel Henriques, eu acho que minhas certidões tirei errado... e não quero enviar e-mail para incomodar lá! Alguém tem a lista ai e pode me enviar? Se alguém puder enviar o formulário também!
  • @Déborah Ramos é certeza que ACP não aceita CNH. Aceitam CNH Tondela, Ovar, VN Gaia e 3a. CRC do Porto.
    Lisboa não sei te dizer mas por lá os processos estão demorando mais de 1 ano para conclusão. O formulário não 1C não é atualizado faz algum tempo por isso não constam todas conservatórias.
  • @Daniel,
    Os documentos para ACP porto são:
    1- Certidão inteiro teor por cópia reprográfica - apostilada.
    2- Cópia do RG atual ou Cópia do passaporte - Apostilado
    3- Registo de nascimento do português original ou se nascido após 1911, o numero de assento do nascimento.
    4- Caso o português tenha nascido antes de 1911, além do registo de nascimento do português, você precisará enviar um documento que comprove a composição do nome completo, já que os registos de batismo eram feitos apenas com o primeiro nome e a filiação.

Formulário para requerente maior de idade http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
  • @DanielHenriques, obrigada, entendi! Poxa, se em Lisboa está demorando tanto, acho que vale mais a pena tirar outra cópia então (do passaporte ou RG) para o ACP. Desculpe o incômodo, mais uma pergunta, será que vale a pena enviar para essa 3a. CRC do Porto que aceita CNH? Ou demora muito também?
  • editado February 2018
    @Léo Mendes isso mesmo, mande também cópia do comprovante do vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo, em nome do IRN e com o endereço da ACP.
    Formulário com firma reconhecida por autenticidade em cartório.
  • editado February 2018
    @pedrobicalho O formulário para envio da documentação para Portugal você encontra neste link:
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/.

A lista de documentos tem no próprio formulário, mas os detalhes você pode consultar no site do Consulado do RJ, como tem também aqui no fórum.

No site do Consulado consta como deve ser a certidão do interessado (certidão de inteiro teor por cópia reprográfica certificada e legalizada de acordo com a Apostila de Haia) etc. Vou deixar o link. Só se atente para esse detalhe que de acordo com o Consulado pode CNH, mas para envio direto para Portugal nem todos aceitam, como o Daniel falou. Além disso, o Consulado pede foto 3x4 e Declaração de Nascimento, mas não precisa para envio para Portugal, só esse outro formulário do link.

Consulado RJ: http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/registro-civil/nacionalidade/
  • Gente, como alguns já perceberam, alguém colocou como concluído todos os processos do ano passado por ACP já estar concluindo alguns processos desse ano.
    Consegui uma cópia da planilha do início de Janeiro, então vou tentar corrigir a planilha como era antes e com as atualizações de agora.
    Peço que todos que possuem processo na planilha avisem se seu status estiver errado para que possamos corrigir.

@LilianaLuísa
    Adicionei o processo do seu pai na planilha.
  • @Déborah Ramos meu processo está na 3a. CRC, tem processos por lá que terminaram rápido mas parece que agora já tem bastante processos na fila. Vai depender da sua pressa, acredito que pela 3a. CRC deva demorar uns 4 ou 5 meses. Se eu fosse enviar hoje meu processo mandaria pra ACP.
  • @AndreaPrado
    Por fvr, vc pode colocar
    Pedro Valério de Abreu (84anos), enviado em 19/01/2018, via Sedex EMS, recebido em 06/2/2018, Processo 79xx/18, exigência 15/2/18, via email
    ► Deverá apresentar documentos comprovativos da fixação do nome de seu pai, uma vez que o mesmo consta no registo civil português apenas como “Carlos”, podendo para tal apresentar certidão de casamento, óbito, ou inscrição consular, devidamente certificadas.
    Obrigada
  • Galera
    Bom dia

Enviei documentos dia 6/02 e queria saber como fico sabendo a numeração. O LR 351211950500 estou ligando sem sucesso. Ligo aqui do RJ . É esse numero mesmo?
  • @Shamar
    Adicionado.
  • Ok, obrigada, Daniel!
  • @BarbaraPais
    Vc ja rastreou pelo Correio p saber se ja chegou na ACP, depois que chegar vc deve aguardar uns 10 dias para ligar para a LR o numero esta correto, o melhor horario p se ligar entre 7/9hs
  • Andrea PradoAndrea Prado Member
    editado February 2018
    Quem teve seu processo concluído entre início de Janeiro e agora, favor confirmar, pois estou colocando a planilha como era em 09 de Janeiro (Para deixá-la mais próxima da situação real de ACP)
    Grata
  • @shamar Não consegui rastrear pelo correio rsrs
    Vou aguardar mais um pouco.
    Esse numero que liguei caiu em outro lugar... Acho que fiz bobagem
  • @Barbara Pais
    Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
    Faz quanto tempo que você enviou e qual o serviço utilizado?
  • 013XX/2018 08/01/2018 SERGIO R P (Solange4) Registro (Informação de 16/02)
  • Bom dia,

liguei agora para a LR para saber do processo do meu avô que tinha caído em exigência. Enviei os documentos que eles pediram dia 07/02 e chegaram lá na segunda passada (12/02). Agora a atendente me informou que já está na fase de registo para ligar em alguns dias para pegar o número da certidão! Estou muito feliz com a rapidez!
  • @taina gomes, Parabéns!!
  • @TainaGomes
    Poderia informar o número do processo e nome do seu avô para atualizarmos na planilha? Ou poderia por favor atualizar?
    Grata.
  • Bom dia,

O processo de atribuição do meu pai caiu em exigência. A seguinte carta foi enviada:

"No âmbito do processo em assunto, notifica-se V. Exa., suprir as seguintes deficiências encontradas.
    Certidão de nascimento extraída por fotocópia do livro de registros de nascimentos do cartório onde pertence, certificada e devidamente apostilada

Deverá ainda apresentar documento de fixação do nome de seu progenitor, podendo ser por certidão de casamento, óbito ainda inscrição consular, devidamente certificadas. (Não necessitando de apostila neste documento)"

Lendo alguns posts anteriores, já estamos sem dúvidas quanto a certidão do meu pai que deve ser enviada, porém sobre a documentação do progenitor, visto que ele faleceu aqui, temos que enviar um atestado de óbito do Brasil? Este atestado de óbito deve ser transcrito para Portugal?
  • Bom Dia ! Atualizando o Status do processo de minha mãe ! Não Consigo atualizar a planilha:
    Processo 26xxx/2017 - Maria Clara
    • 16/06/2017 - Entrada
    • 16/10/2017 - Liguei para Portugal dia e disseram que meu processo estava em analise.
    • 17/10/2017 - Rrecebi uma carta da ACP com pedido de correção de alguns documentos, um detalhe a carta foi feita dia
    22/09/2017 e só recebi dia 17/10-17 - quase 1 mês depois (porque não enviaram um email ? seria muito mais rápido e
    barato para eles).
    Divergência no nome da Avó Paterna (tive que consertar a certidão brasileira), e divergência entre os nomes de solteira e
    de casada da Maria Clara (tem que enviar uma copia da certidão de casamento apostilada).
    • 20/11/2017 - Documentação corrigida enviada.
    • 19/02/2018 - Registo !
    Obrigado
    Fabio
  • @Ewerton Carvalho não precisa averbar casamento/óbito, basta enviar a certidão inteiro teor, é apenas para comprovação que a pessoa que foi enviado o assento de batismo é a poesia que deu origem a família. Na certidão de batismo consta apenas o nome do batizado, essa certidão de casamento ou óbito é para comprovar como ficou o nome completo da pessoa.
  • @BarbaraPais
    Se vc entrar na página dos Correios, do lado direito tem um local Rastreamento de objetos, vc pode colocar o seu celular que quando chegar no ACP vc recebera um SMS
  • @Fgiannini
    Já atualizei.
    Nos avise quando for concluído (já tiver o assento)
    Grata.
  • @elima1975 o que é exigido é a certidão de nascimento de inteiro teor, por cópia reprográfica e apostilada (cópia reprográfica e fotocópia é a mesma coisa). Espero ter ajudado.
  • Eu tenho uma certidão de minha mãe Portuguesa, tenho que enviar um xerox dela junto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.