Eliasfsjunior mais uma vez obrigado. Entao será transmitida do meu pai para mim e sim ele é o declarante na minha certidão , vou enviar sem transcrever depois posto no que deu
Boa noite a todos! O processo do meu pai (Orlando Sgarbi-17/11)está como concluído na planilha mas ainda está em análise. Se alguém puder corrigir pra mim, agradeço.
Boa Noite, estou aqui para passar o que aconteceu comigo, em Agosto de 2017 enviamos a documentação para atribuição de nacionalidade de meu pai que é filho de português, e passado os meses seguintes fomos ligando uma vez ao mês e sempre estavam dizendo que estava em análise, agora no inicio de fevereiro quando ligamos o ACP informou que houve uma pendência na certidão de nascimento do meu pai que foi enviada, e que eles em Janeiro enviaram a carta informando, só que até o dia de hoje não recebemos a tal carta, então liguei novamente hoje e a informação que eles disseram é que temos que enviar a certidão de nascimento novamente do meu pai, segundo ela por fotocópia e com a apostila de haia, questionada por mim que disse: Mas a certidão que enviamos não foi aceita porque? Ela me disse: que eles não querem a certidão de inteiro teor e sim a fotocópia. Então agora estou na dúvida do que devemos fazer, se aguardamos mais um pouco até que chegue a carta, ou enviamos novamente, algumas pessoas me disseram que talvez eles quisessem a certidão digitada, alguém sabe me dizer se essa situação já aconteceu antes, é normal ter pendência. Espero que possam me ajudar.
Acabei de ver a planilha e consta o processo de Simão 11/08/17 como concluído, mas como falei o processo não foi concluído e pelo que fiquei sabendo caiu em exigência de documento de nascimento do meu Pai.
@elima1975 se não foi a certidão reprográfica que foi enviada será exigida outra certidão mesmo, sugiro que providencie a certidão no modelo correto e já envie com os dados dele e número do processo para não atrasar mais ainda a conclusão. As vezes a carta demora mais de um mês para chegar, isso se não extraviar...
Se alguém tiver um back-up antigo da planilha , poderíamos voltar ao que era e ir atualizando. No Carnaval, alguém "concluiu "todos os processos até setembro e hoje continuou até novembro, com datas variadas.
@DanielHenriques Eu vou enviar logo, só fiquei na dúvida sobre que tipo de certidão seria, pois eu enviei a certidão reprográfica de inteiro teor, e agora já me disseram que tem que ser a certidão por fotocópia apostilada. Fiquei confusa, e sem a carta fica dificil realmente saber do que se trata, me disseram que poderia ser a digitada, mas não foi esse o termo que a atendente falou.
@Daniel Henriques a certidão do meu pai que mandei foi a inteiro teor reprográfica apostilada, não sei dizer qual a pendência que encontraram, pois eu chequei tudo antes de enviar, só sei que eles querem a fotocópia, mas vou enviar a digitada também, só com a carta que poderia saber mais detalhes, mas a carta não chegou.
Aproveito e pergunto, esse envio do documento pendente que estou enviando eu mando para o endereço do Porto, que foi o que eu enviei os documentos anteriores? E tem alguma modalidade para o envio, já que se trata de somente um documento sem ter a necessidade de enviar dinheiro, pode ser enviado por sedex?
@elima1975 e a certidão do pai ou mãe dele que foi enviada, era do assento de batismo ou de nascimento? ACP tem exigido, em caso de certidões de batismo, uma certidão de casamento ou óbito do progenitor para conferir o nome uma vez que na certidão só consta o primeiro nome. Será que não te passaram a informação da certidão errada?
@elima1975 Portugal exige a Certidão de Nascimento por Cópia Reprográfica. Essa certidão é uma cópia integral do livro, o cartório pega o livro e faz uma cópia da página solicitada (uma xerox, literalmente). Essa certidão também precisa ser autenticada e Apostilada. A Certidão de Inteiro Teor é apenas versão digitada (do conteúdo do livro) e não contém a cópia deste (xerox). Pelo que entendi, você só enviou a inteiro teor, por isso seu caso caiu em exigência.
Infelizmente, em alguns casos, o livro é muito antigo e as páginas estão deterioradas e de difícil leitura. Nesses casos, também é necessário enviar uma Certidão de Nascimento de Inteiro Teor, digitada e Apostilada. Como você já enviou a versão digitada, basta agora enviar a certidão por cópia reprográfica.
Esses documentos vão para o mesmo endereço anterior, caso não chegue a carta da exigência mande uma cartinha junto explicando que esta enviando esses documentos referentes ao processo número/ano de fulano de tal pois, em contato com o linha de registros, foi informada essa exigência e você não recebeu a carta informando. Se já tiver chego a carta melhor mandar xerox dessa junto com a documentação.
@DanielHenriques a certidão que enviamos foi do meu Pai, com mais a certidão de nascimento do Pai dele, que conseguimos através do Arquivo Distrital de Portugal, o cópia do RG do meu Pai apostilada e o formulário preenchido, e com a assinatura dele reconhecida. As certidões seguiram o criterio de terem o assento de batismo, a do meu pai, eu me lembro de ter pedido a certidão reprográfica de inteiro teor e não digitada. Agora o Pai de meu Pai já faleceu, mas ligamos duas vezes para a LR para informar que a carta não chegou, a primeira vez agora no inicio de fevereiro nem quiseram dizer qual a pendência, ontem que eu insisti muito e me passaram que eles pedem urgência no envio da certidão de nascimento e que deve ser fotocópia, segundo a atendente cópia do livro e que eles não querem a inteiro teor, ainda perguntei 2 vezes, pois ao meu ver tínhamos enviado a inteiro teor. Estou com receio de enviar e não ser aceito novamente e com medo de ter que refazer o processo todo novamente. Vou tentar novamente ligando amanhã e pedir que dessa vez meu pai fale. Não sei se vai ajudar. Mas tenho receio da carta demorar muito, já tem mais de 30 dias corridos.
@eliasfsjunior Eu não me lembro de como estava a certidão, pois não tirei cópia dos documentos enviados, então só me lembro de que era uma certidão de inteiro teor, mas que sim tinha as informações do livro atrás da certidão e foi apostilada, foi novamente perguntar ao cartório e ligar mais uma vez para a LR, esperava que eles pudessem enviar o email esclarecendo, seria mais rápido.
Sobre o processo de atribuição do meu pai, eu só não enviei a certidão de casamento do meu pai e nem de óbito do pai de meu pai, esses documentos tem de que ser enviados?
Pessoal, eu tenho uma certidao de nascimento apostilada tirada em maio/2017(menos de 1 ano, porem mais de 6 meses). Devo tirar outra ou ACP deve aceitar com essa data?
Boa noite gente, meu nome é Camila e sou filha de português. Estou querendo dar entrada no meu registro. Qual o local mais rápido atualmente? Sou filha do segundo casamento de meu pai, vou precisar transcrever divorcio e o casamento dele com minha mãe? ele foi o declarante na minha certidão...e outra coisa, como consigo a cópia da certidão dele? Agradeço demais quem puder me ajudar
@elima1975 ligue novamente e tente confirmar. Se seu pai ligar é melhor pois na LR eles tem ordem de só passar informações para o titular do processo. Recentemente pediram para algumas pessoas certidão de casamento ou óbito do português quando o assento deste é anterior a 1911, pois nesses o nome da pessoa batizada não era escrito completo, era anotado apenas os nomes, então querem uma certidão para confirmar o nome completo que a pessoa adotou em vida. Essa certidão tem que ser inteiro teor é apostilada, não precisa ser reprografia. Já temos alguns casos em que isso ocorreu aqui no fórum então estamos recomendando que a pessoa já envie essa certidão para evitar cair em exigência. Tente confirmar se não está sendo solicitada essa certidão também.
@Camila Fernandes se seu pai é o declarante de seu nascimento faça o processo por ACP que não exige a transição do casamento. ACP também é o local mais rápido atualmente. Se tiver os dados do assento informatizado basta informar no formulário, se quiser uma cópia para enviar junto a maneira mais rápida e barata é solicitar pelo civilonline. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia
@Daniel obrigada! e se eu der entrada lá pessoalmente, tem alguma diferença? estou indo para Portugal dia 26/04. E esse local mais rápido, quer dizer quanto tempo em média?
@Camila Fernandes ACP tem finalizado os processos tão rápido que se mandar agora é capaz de já estar finalizado quando quando você chegar lá. Tem processos sendo terminados em pouco mais de 1 mês.
Bom dia, pessoal! Consegui falar hoje na LR. Demorou menos de cinco minutos, então ligar entre 7h e 8h funciona muuuito bem! Quem puder atualizar na planilha:
Luís C. B. dos Santos Enviado dia 05/01, Chegou dia 08/02, Numerado dia 08/02 Número do Registro: 79xx/2018 Status: Em análise
Agora é só esperar o do meu pai sair para eu também poder fazer! Sorte para todos nós!
Bom dia. O formulário para atribuição de nacionalidade pelo Arquivo Central do Porto é aquele modelo 1C (o que vem dirigido a CRC) ou tem outro modelo específico do Porto? Além disso, sabem dizer se há problema em enviar cópia autenticada e apostilada da CNH como identidade? O restante da documentação está em ordem. Obrigada!
@Déborah Ramos o formulário 1C é o mesmo para todas conservatórias. ACP não aceita CNH, são aceitos RG emitido há menos de 10 anos e passaporte modelo novo, que contém a filiação.
Pessoal, sou novo aqui neste grupo.... Pelo que estou vendo a atribuição esta demorando em media quantos dias para ficar pronta? tenho 21 anos meus bisavós são portugueses, consegui atribuição através de minha vó que passou para minha mãe, agora estou fazendo a transcrição dela em Ponta Delgada. Compensa eu enviar minha atribuiçao para ACP ou Tondela??
@Pedro Bicalho ACP finalizou vários processos recentemente em menos de 2 meses. A documentação é a mesma, ACP não aceita CNH. A cópia do documento de identificação tem que autenticada e apostilada independente de ser passaporte ou RG.
Comentários
Então agora estou na dúvida do que devemos fazer, se aguardamos mais um pouco até que chegue a carta, ou enviamos novamente, algumas pessoas me disseram que talvez eles quisessem a certidão digitada, alguém sabe me dizer se essa situação já aconteceu antes, é normal ter pendência. Espero que possam me ajudar.
No Carnaval, alguém "concluiu "todos os processos até setembro e hoje continuou até novembro, com datas variadas.
Infelizmente, em alguns casos, o livro é muito antigo e as páginas estão deterioradas e de difícil leitura. Nesses casos, também é necessário enviar uma Certidão de Nascimento de Inteiro Teor, digitada e Apostilada. Como você já enviou a versão digitada, basta agora enviar a certidão por cópia reprográfica.
Recentemente pediram para algumas pessoas certidão de casamento ou óbito do português quando o assento deste é anterior a 1911, pois nesses o nome da pessoa batizada não era escrito completo, era anotado apenas os nomes, então querem uma certidão para confirmar o nome completo que a pessoa adotou em vida. Essa certidão tem que ser inteiro teor é apostilada, não precisa ser reprografia. Já temos alguns casos em que isso ocorreu aqui no fórum então estamos recomendando que a pessoa já envie essa certidão para evitar cair em exigência. Tente confirmar se não está sendo solicitada essa certidão também.
Se tiver os dados do assento informatizado basta informar no formulário, se quiser uma cópia para enviar junto a maneira mais rápida e barata é solicitar pelo civilonline.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia
Demorou menos de cinco minutos, então ligar entre 7h e 8h funciona muuuito bem!
Quem puder atualizar na planilha:
Luís C. B. dos Santos
Enviado dia 05/01, Chegou dia 08/02, Numerado dia 08/02
Número do Registro: 79xx/2018
Status: Em análise
Agora é só esperar o do meu pai sair para eu também poder fazer! Sorte para todos nós!