Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11711721741761771524

Comentários

  • @Juliana Mesquita em outros casos foi pedido certidão inteiro teor apostilada, pode ser a certidão digitada mas era solicitada uma certidão original.
  • @Vlad Pen, preciso te abusar só mais um pouquinho! O cartório onde fui registrada emite a certidão de inteiro teor por cópia reprográfica como dois serviços, ou seja, tenho que pagar o dobro. Disseram que a cópia reprográfica não é de inteiro teor, para eu ter o que desejo tenho que fazer os dois serviços. Está correto? É melhor fazer dessa forma? Obrigada!
  • editado February 2018
    @Manuela pode ser apenas de inteiro teor apostilada sem ser reprográfica.
  • Bom dia pessoal, passando aqui para agradecer a todos!

    Fiz algumas perguntas durante os últimos meses sobre as documentações e hoje, ao ligar na LR tive a notícia de que o processo do meu pai foi concluído.

    Chegou dia 13/10 na conservatória, liguei na LR algum dia de dezembro para saber a numeração e o processo estava em análise. Hoje, após 4 meses decidimos ligar para ter notícias e deu certo galera, muito obrigado mesmo.

    Agora é a minha vez hehe

    Devo mandar o meus documentos no próximo mês e pra mesma conservatória, só queria tirar uma dúvida. No meu caso, meu pai não é mais casado com minha mãe já tem anos, na ACP Porto eu posso mandar só a minha documentação sem ter que fazer transcrição de casamento? Meu pai, que agora é português, foi quem me registrou no cartório.

    E como estou enviando para a mesma conservatória que acabou de fazer a do meu pai, o processo tende a ser mais rápido?

    Novamente, muito obrigado a todos.
  • Apagaram da planilha os dados de minha mãe ....
  • Pessoal estou terminando de preencher o formulário para dar inicioa atribuiçao do meu pai(filho de portugueses) para depois iniciar a minha , mandei email para Tondela e me informaram que lá os processos estão demorando 6meses, alguem sabe onde está sendo mais rapido?
    Outra coisa que estou em duvida no preencimento do 1C quadro 2 assento com n e depois ano. Coloco no assento o numero completo xx3/2013 e no ano 2013 ou coloco no numero so o xx3 e no ano 2013.
  • eliasfsjunioreliasfsjunior Member
    editado February 2018
    @amandacorreia O filho é menor de idade? Se for menor, pode ser por Tondela também, pois eles dão prioridade e costuma ser bem rápido lá, com tramitação em algumas semanas. A ACP no momento está bem rápida, concluindo processo em menos de 2 meses.

    Quadro 2 - Filho de pai portguês. Coloque o número do assento e o número do ano nos respectivos campos. Envie uma cópia da certidão de nascimento do pai para facilitar a busca.
  • @Loureirz, pro ACP não precisa transcrição de casamento. Não será mais rápido por causa da dobradinha no ACP - tudo está no sistema. Mande pro ACP e torça pra ele continuar veloz.
  • @amandacorreia, ACP pouco mais rápido que Tondela atualmente.
    Nr assento sem o ano; o ano entra no espaço próprio.
  • @Fgiannini,
    Quais os dados da sua mãe? Insere na planilha de novo ou coloca aqui que eu reviso.
  • Eliasfsjunior a principio maior de idade depois entrarei com processo para dois menores que sao meus filhos ,bom saber que Tondela nesse caso é mais rapido. Obrigado
  • Mauromb obrigado enviarei la mesmo.

    Pessoal outra duvida..apos a conclusao do processo do meu pai e o meu quero entrar com processo dos meus filhos menores e do meu marido , o que faço primeiro, vamos morar em Portugal ano que vem . O que faço viajo e entro com processo do meu marido de lá ou já faço tudo aqui e vamos todos com documentaçao ...estou meio perdida...mais uma vez obrigado a todos desse forum maravilhoso
  • Pessoal, na planilha, tem processo "concluído" com data futura (22/02/18, 27/02/18).
  • @amandacorreia Sendo o filho maior, prefira ACP que está bem rápida no momento.

    O do seu marido será em função do casamento com você? Se for em função do casamento, se não estou errado, todos os processos vão para Lisboa. Pode fazer já em Portugal, mas esse processo é mais demorado.
  • Eliasfsjunior sim maior, no caso será o do meu pai e depois de concluido o meu, e ai sim depois do meu o dos meus filhos que sao menores. É em funçao do casamento também estou achando melhor deixar esse para fazer lá e ele viaja como turista nesse caso?
  • Oi pessoal! Faz tempo que não apareço por aqui mas estou acompanhando diariamente os processos e comentários. Parabéns aos novos Tugas :))
    Tenho novidades de minha avó (Ruth Schwyzer na planilha - processo de novembro). Recebi hoje uma cartinha da ACP dizendo que entrou em exigência: Prova de vida em consulado. O RG foi enviado com 1 mês de emissão mas ela já tem 87 anos, então nada além da normalidade pedirem. A carta é datada de 30/01 e chegou em 19/02. Ainda bem que tem a dilatação de prazo pra cumprimento da exigência...
    Por favor, se alguém puder atualizar a planilha eu agradeço ;)
    Ah, outra coisa.. já li mil vezes aqui que o pessoal está fazendo a prova de vida em cartório (mesmo sendo pedida em consulado).. não tem problema mesmo né?
    Agradeço a ajuda de todos! ;)
  • Andrea PradoAndrea Prado Member
    editado February 2018
    Só pra comunicar...
    Alguém está mexendo na planilha e colocando dados irreais.
    Acabei de entrar pra atualizar o status da @Rafaella (Ruth Schwyzer) e o mesmo constava como concluído.
    Assim não temos como ter um parâmetro real da velocidade da ACP.
    Só pq estão concluindo processos de Janeiro, não quer dizer que os anteriores foram concluídos...

    Gente, não vamos mexer nos dados do processo do amiguinho a não ser que seja pedido, ok? Grata.
  • Empolgado pelos comentários, acabei ligando agora mesmo(19/02 - 13:43 BR) para LR, meu processo que foi recebido em 18/01 está com despacho favorável, aguardando registo!!!!!!!
  • Léo Mendes processo de atribuiçao no ACP?
  • Pessoal, boa tarde.
    Primeira vez nesse tópico aqui. Meu processo é de Lisboa, mas tive a informação hoje que os processos de atribuição de Lisboa foram transferidos para Porto. Gostaria de saber de alguém pode me dar alguma informação a respeito disso.
    Obrigado desde já e um abraço a todos.
  • @Andrea Prado,

    Sim, infelizmente não está dando pra confiar mais na planilha.
  • @amandacorreia Sim, terminada a sua atribuição, faça a transcrição do seu casamento por Ponta Delgada e posteriormente a atribuição do(s) seu(s) filho(s). Seu marido poderá ir como turista, mas chegando em Portugal você precisa dar entrada no "Reagrupamento Familiar".

    https://www.eurodicas.com.br/reagrupamento-familiar-em-portugal/

    http://www.imigrante.pt/PagesPT/DocumentosNecessarios/ConcessaoAR/14Art98N1.aspx
  • Eliasfsjunior muito obrigado. Farei dessa forma
  • Só mas uma duvida farei o processo do meu pai por Porto, preciso transcrever o casamento dele antes de dar entrada na minha atribuiçao?
  • Na discussão dos endereços de envio de vale postal e documentos, está escrito entre parênteses "(somente Atribuição)". Precisa escrever isso no vale postal e documentos? Ou escreve somente IRN,IP (No vale postal) e Arquivo Central do Porto (para envio dos documentos)
    Obrigada
  • @Amandacorrea, sim, meu processo de atribuição na ACP.
  • Léo Mendes Que otima noticia...muito rapido, estou tão anciosa, em março já envio o meu espero que seja rapido igual ao seu...
  • @Marils2 apenas IRN, IP.
  • Juliana Mesquita meu processo teve a mesma exigência. Eu enviei cópia autenticada da certidão de casamento em inteiro teor da portuguesa (sem apostilar) e teve despacho favorável.
  • @amandacorreia Depende, caso a nacionalidade portuguesa seja transmitida pela mãe ou caso a mãe seja a declarante na certidão de nascimento é preciso fazer a transcrição do casamento, obrigatoriamente, se houver. Caso o pai transmita a nacionalidade e seja o declarante do nascimento, algumas conservatórias não exigem, a princípio, a transcrição do casamento. Se financeiramente não for problema, eu recomendo fazer a transcrição do casamento, para evitar que algum processo caia em exigência e você tenha que comprovar a relação matrimonial posteriormente.

    Alguém mais pode confirmar aqui para você, mas acho que a ACP do Porto não está exigindo a transcrição do casamento caso o pai seja o declarante do nascimento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.