Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

115331534153515361538

Comentários

  • Pessoal, bom dia!

    Faz tempo que não acompanho aqui.

    Poderiam, por gentileza, tirar umas dúvidas:

    1 - O ACP Porto continua sendo o melhor local para enviar processo de menor? Tem levado quanto tempo, em média?

    2 - Tem algum local específico aqui que consiga ver os atuais requisitos de documentação/formulário tanto para menor como maior?

    Grato de antemão

  • @eduardo_augusto você sabe o número de telefone?

  • Bom Dia, 

                 Gostaria de tirar uma duvida, meu neto 1C entrou em exigência e recebi oi seguinte email:

    Enviar para o processo uma certidão de nascimento de cópia integra, emitida por fotocópia do assento, devidamente legalizada com a apostila de Haia.

    Esta certidão de nascimento (copia integra) a ser enviada é de Inteiro Teor ou Comum?

  • @leonunes


    O ACP Porto continua sendo o melhor local para enviar processo de menor? Tem levado quanto tempo, em média?

    sim. Os processos tem levado cerca de seis meses. veja aqui os últimos relatos. Filhos - Planilha Cidadania Portuguesa

    Tem algum local específico aqui que consiga ver os atuais requisitos de documentação/formulário tanto para menor como maior?

    aqui: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @Wilson


    Toda certidão reprográfica é de inteiro teor.

  • editado October 21

    Certo quer dizer então que ""copia Integra"" é copia de inteiro teor. Pergunto pois foi enviado anteriormente inteiro teor e me estranhou entrar em exigência e pedido novamente, enfim... Obrigado

  • @Wilson você havia enviado a de inteiro teor digitada? Pois a que estão pedindo agora na exigência é a reprográfica (emitida por fotocópia do assento).

  • editado October 21

    @eduardo_augusto o processo de neto da prima da minha mãe veio com exigência pelo novo sistema, inclusive tinha um campo para anexar o documento, mas quando recebi o documento apostilado o link da exigência já não abria mais o campo.... kkk

    eu enviei dia 3/10 o documento pra Porto, chegou lá dia 7/10 e no dia 14 o processo foi deferido e finalizado.

    a imagem ficou assim:


    04/09 foi a notificação da exigência, 14 da aprovação e 15 da certidão emitida

  • @mourare


    veja a mensagem do @andrero , acima.

  • @AGuedes ,

    como já foi respondido pelo colega, não faz diferênça colorido ou preto e branco. Isso é apenas mais um mito espalhado por aí.

  • @andrero você enviou o documento sinalizando que era parte de um processo já aberto que caiu em exigência? Achei super rápida a resolução deles.

  • @mourare sim, eu coloquei do lado de fora do envelope a informação "cumprimento de exigência - processo 134XXX/2021 artigo 1D" e dentro coloquei a página impressa com a mensagem da exigência (ficou horrível impresso pq é uma página extremamente mal diagramada) e o documento solicitado apostilado.

    também achei o processo todo extremamente ágil, provavelmente ao anexar o conservador já recebe uma notificação (foram 2 processos com exigências parecidas enviados separados mas juntos em um envelope maior, e ambos finalizaram no mesmo dia).

  • @ecoutinho, obrigado pelas informações!

    Porém ainda estou em dúvida quanto à necessidade de transcrever o casamento, pois durante o processo de tirar a cidadania de minha avó, não realizei a transcrição do casamento dos pais dela (pai português nascido e mãe brasileira) - ainda assim consegui a cidadania dela...

    A necessidade de transcrição surge a partir de certa data definida?

  • editado October 21

    @rafael_varago

    Cada caso é um caso. O que se aplica para sua avó não necessariamente vale para sua mãe.

    A transcrição é necessária principalmente nas seguintes situações:

    1. Quando é um casal de portugueses que se casou fora de Portugal.
    2. Quando o declarante do nascimento do filho nascido antes de 1978 não foi o cidadão português, para estabelecer a perfilhação.

    No caso da sua avó, o pai geralmente é quem vai ao cartório declarar o nascimento do filho. Como o pai dela era o português, provavelmente ele declarou o nascimento de sua avó e como a perfilhação dela estava estabelecida e ele era casado com uma brasileira a transcrição foi dispensada.

    No caso de sua mãe, o cidadão português é a mãe dela. Verifique na certidão de nascimento de sua mãe quem é o declarante do nascimento. Muito provavelmente foi o pai (brasileiro). Se for isso mesmo, a transcrição será necessária, supondo que sua mãe nasceu antes de 1978.

    A transcrição, mesmo quando não é obrigatória é algo que ajuda. Eu sou da opinião de que vale fazer, mesmo quando não é necessária, pois põe uma pá em cima de qualquer discussão sobre perfilhação, dá segurança ao processo. No caso de sua mãe muito provavelmente será obrigatório fazer.

  • @rafael_varago por pura curiosidade, de que mês era o processo da sua avó? Não encontrei na planilha.

  • @ecoutinho, perfeito! Muito obrigado pela explicação!


    @arthur_azzi - eu lembro que iniciei o processo da minha avó numa data bem próxima da sua, em Novembro de 2023 - o nome dela é Ilda e o processo foi feito no ACP.

  • Prezadas(os) foristas, boa noite.

    Pegando carona no post acima do @ecoutinho: entendi que devo transcrever o casamento dos avós da minha sogra, pois ambos eram portugueses e o declarante da filha brasileira (mãe da minha sogra) não foi nenhum dos dois, mas ainda tenho as seguintes dúvidas:

    1- sendo ambos os avós portugueses, posso enviar o processo com o assento de batismo de apenas um deles (o avô) ou devo enviar dos dois?

    2- minha sogra nasceu antes de 1978, sendo a mãe a filha dos portugueses com um pai brasileiro que foi o declarante, eles se casaram. Como o pai não está na linhagem portuguesa da minha sogra, seria necessário enviar junto no processo a certidão e casamento deles para estabelecer a perfilhação?

    Desde já agradeço a quem puder ajudar.

  • @mauroaal

    entendi que devo transcrever o casamento dos avós da minha sogra, pois ambos eram portugueses e o declarante da filha brasileira (mãe da minha sogra) não foi nenhum dos dois

    Exatamente.

    posso enviar o processo com o assento de batismo de apenas um deles (o avô) ou devo enviar dos dois?

    Escolha um deles. Veja quem tem os documentos "mais redondinhos", sem divergências, e vá nele.

    minha sogra nasceu antes de 1978, sendo a mãe a filha dos portugueses com um pai brasileiro que foi o declarante, eles se casaram. Como o pai não está na linhagem portuguesa da minha sogra, seria necessário enviar junto no processo a certidão e casamento deles para estabelecer a perfilhação?

    Não há que se falar em perfilhação. Sua sogra é brasileira e filha de brasileiros. Isto posto, eu mandaria a certidão de casamento para justificar o nome de casada da filha do português na certidão de nascimento da neta do português.

  • @ecoutinho Perfeito, enviarei a certidão de casamento dos pais dela em cópia reprográfica com sinal público e apostilada junto ao processo. Obrigado.

  • @biaamourao eu não posso afirmar nada, mas acho estranho o adv dizer que a senha só será enviada em 6 meses. Isso me parece uma questão pra fazê-la não cobra-lo até que ele a receba, o que pode levar dias ou meses, de fato.

    Se o e-mail que minha esposa recebeu, se confirmar, ela terá recebido a senha em 2 meses.

    Enfim, torço para que não leve tanto tempo assim. 🤞🏽

    Esses processos online deveriam ser mais ligeiros já que os advogados enviam tudo mastigado. Fazer o quê?

    E @ecoutinho mais um caso em que a apresentação do processo online, não gerou a senha instantaneamente. Parece que será criado outro gargalo. 🤦🏽‍♂️

  • Já estóu começando a ficar desesperado, não vejo nenhuma forma de recorrer.


    Meu processo é de setembro de 2023, estava 7 marrom no sistema antigo e nesse sistema novo não sai da bolinha 3.


    A cada dia que passa, mais e mais processos de novembro são finalizados e tem seu assento emitidos, já aqueles de setembro e outubro são jogados de lado, no limbo dos processos, esquecidos sabe-se lá por quanto tempo. Literalmente jogaram os nossos processos de lado e passaram outros na frente.


    Já mandei e-mails, já paguei o civil online, já rezei e até pedi aos santos por uma solução, não sei mais como prosseguir e só me resta aguentar esse sofrimento.


    O que vocês acham? Alguma idéia de como reclamar e recorrer? Quanto tempo mais vocês acham que vai levar?


    E pensar que se eu tivesse demorado mais dois meses para enviar, hoje eu já teria meu assento em mãos...


    O que será de nós que enviamos o processo em setembro e outubro de 2023?

  • Oi, gente, tudo bem? Conforme relatei aqui sobre o meu processo que foi apensado e foi indeferido, eu gostaria de pedir uma ajuda para vocês sobre como responder a carta que chegou sobre isso. Como eu poderia escrever para a conservadora para continuar com meu processo e indicar a dependência no processo do meu pai?

    Desde já agradeço pela ajuda de sempre.

  • Bom dia. A respeito de Transcrição de Casamento - Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro:



    Depois de ter tido os documentos entregues pela via Postal, qual o prazo médio de envio do E-mail ao requerente preenchido no formulário, contendo os dados bancários?


    Estando ou não tudo OK, receberei a comunicação eletrônica de qualquer maneira, certo?

  • @jpvecchi

    Acabei de fazer a minha Transcrição de Casamento no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

    Recebi um email no dia seguinte que eles receberam os documentos, com prazo de 48hs para pagamento da taxa. Olhe no seu lixo eletrônico, no meu caso o email foi para lá como Spam.

  • editado October 22

    @Denise Cardoso Acabo de receber o E-mail.

    Fiz o depósito identificado e agora acusaram o recebimento do meu comprovante

    Só que lá diz : " 30 dias úteis ".

    Mas não acho que seja isso tudo.

    Dizem que o RJ tá bem rápido!

  • @ecoutinho Hoje, dentro do prazo informado pela pessoa do IRN, o processo da minha esposa foi submetido. Entretanto, ainda não foi verificado, como a pessoa informou que aconteceria no email, pois a advogada não pôde fazer o upload da transcrição de casamento que falta.

    De qualquer maneira, levou 48 dias para o processo online ser processado, ter número de processo e senha de acesso.

    @biaamourao Vamos torcer para o teu ser mais rápido, mas pode ser que com o tempo que levou o da minha esposa, você possa ter uma ideia do tempo que poderá levar o teu processo a ter senha de acesso. 🤞🏽

  • Olá! Finalmente os processos de nacionalidade (ACP) dos meus filhos Daniel e Rafael foram concluídos.

    Atualizei a planilha com as datas corretas. Mas a demora foi em torno de 350 dias!

  • @caiofaria Consegui contato com a conservatória e os processos dos meus filhos não estão sequer numerados. A conservadora disse que é assim mesmo e pode levar algumas semanas até que eles entrem na fila. E assim que forem, o advogado recebe a senha e o número do processo.

    Sim, tenho certeza que eles disseram 6 meses para que eu não os incomode...

    Não sei seu o meu terá o mesmo êxito que o seu, visto que quando foi enviado colocamos uma nota sobre apensação com o meu 1D, e de acordo com os últimos relatos, isso virou caso de indeferimento. Vamos torcer para todos os santos que me ajudem! rsrs

    Muito obrigado pelas suas observações, é muito bom poder contar com a experiência de todos os foristas, isso dá tranquilidade de que, mesmo lento e com vários problemas e algumas intercorrências, estamos no mesmo barco e o processo como um todo está em funcionamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.