Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

115331534153515371539

Comentários

  • @ecoutinho @texaslady @Eduardo e demais foristas...


    Olá, pessoal! Faz tempo que não apareço por aqui e lendo as últimas mensagens vi que mudou o sistema de acompanhamento dos processos e também o formulário para envio. Nesse novo formulário vi que a assinatura fica na terceira página e não mais na segunda como era o anterior. Não permitindo assim a impressão frente e verso em uma única folha. Como devemos enviar o formulário agora? Além disso, tem algum lugar correto que estão exigindo a etiqueta de autenticação da assinatura?

    Grata pela atenção!

  • @Bianca Freire


    Não se preocupe. Imprima o formulário normalmente, em frente e verso, ou seja, você terá duas folhas de papel.

    Leve para o cartório, assine no local indicado e faça o reconhecimento de firma por autenticidade.

    peça para o funcionário do cartório unir as duas folhas. Geralmente isso é feito grampeando, colocando uma etiqueta do cartório por cima do grampo e carimbando, mas cada cartório trabalha de um jeito um pouco diferente.

    Quanto a etiqueta de autenticação, o importante é que não cubra nenhum campo, ou seja, que não gere dúvidas de que possa haver informação embaixo da etiqueta. Normalmente, o cartório cola um "pedaço de papel" no formulário e cola a etiqueta em cima.

    O cartório saberá como fazer isso.

  • @jpvecchi muito obrigada pelas informações!

    Vou seguir suas dicas e enviar pelos correios desta forma.

  • @ecoutinho sobre isso:

    No caso do advogado ele recebe a senha imediatamente ao abrir o processo pelo sistema

    Não é bem assim que tem ocorrido. Muitos processos iniciados online por advogado, estão indo para Lisboa para validação.

    Este, inclusive, é o caso da minha esposa. O processo foi iniciado em 03/09 por adv online e ainda não temos número de processo e senha de acompanhamento. Nós enviamos um email para verificar se estava mesmo tudo certo e para informar que falta a inclusão da transcrição de casamento e eles nos responderam a mensagem abaixo:


    E a adv possui outros 7 processos para serem validados por eles.

  • @Sergio76

    Parabéns pela conquista, lembre-se de atualizar a planilha de acompanhamento para ajudar outras pessoas.


    1) O assento veio bem básico (local de nascimento "República Federativa do Brasil", apenas o nome dos pais (sem os outros dados), sem o nome dos avós, apenas dia do nascimento (sem a hora). Essa incompletude demanda alguma ação específica de minha parte? Em caso afirmativo, como fazer?

    O assento é bem simples mesmo, caso não haja nenhum nome ou informação errada no documento que necessite retificação, não há mais nada a se fazer

    2) Para pedir o cartão de cidadão, tenho que primeiro transcrever meu casamento, ou posso fazer tudo ao mesmo tempo?

    Não há necessidade de transcrever o casamento para solicitar cartão cidadão

    3) Sou obrigado a fazer o NIF? Vi no site do consulado que ele vem automaticamente com o cartão de cidadão; todavia não tenho imóvel, relação de emprego, conta corrente, etc., em Portugal.

    Não há obrigatoriedade nenhuma em fazer o NIF, porém indico que faça antes de solicitar o cartão cidadão, caso esteja fazendo no Brasil, pois se futuramente você quiser por algum motivo fazer o NIF será necessário emitir um novo cartão cidadão. A não ser que o NIF esteja sendo gerado automaticamente na emissão do cartão cidadão, até ano passado não estava e era necessário solicitar.

    4) O PEP pode ser requerido junto com o cartão de cidadão?

    Sim, é possível fazer os dois documentos juntos

  • @caiofaria

    Interessante, pois está de forma diferente ao que havia sido divulgado há algum tempo. Pode ser que tenha a ver com a transição de sistemas. Se puder, mantenha-nos informados por aqui pois ajuda a ter um entendimento de como o processo está funcionando.

  • @texaslady Sobre o pedido do PEP e CC concomitantemente na mesma " visita " aos Consulados, ouvi dizer que depende da " jurisdição " em que aquele Consulado representa.

    SP sempre me disseram que dá pra pedir ambos ao mesmo tempo. Já o RJ não.

    BH realmente não sei....

    MAS TAMBÉM já falaram que depende de " sistema consular ", no que tange o seguinte:

    " Primeiro, peço o CC. CASO os N°s como NIF e demais elementos do cartão sejam gerados NA HORA pelo sistema, beleza. O funcionário supostamente consegue pedir o PEP. Caso não... aí tem que esperar a entidade emissora enviar o CC para o endereço do utente, e SÓ AÍ que poderia pedir o PEP "


    Se alguém puder confirmar a informação tbm!

  • Sim @ecoutinho.

    Tudo o que tiver de info nova, informo aqui.

    Eu só achei curioso porque eu também pensava que assim que ela postasse o processo, já teríamos nº do processo e senha de acompanhamento. Tanto que estava nos dando agonia, por isso, mandamos o email pra eles.

    Mas ai, quando obtivemos resposta e encaminhamos para a adv, ela me mostrou que há um processo aguardando essa validação, desde 18/06 🤯

    Só depois dessa validação, feita por humano, que o sistema redireciona o processo. Ao menos, foi isso que entendi pelo que ela comentou e pelo email que recebemos.

    Achei beeeeeemmmm ineficiente esse sistema. Se há 514 processos na frente do da minha esposa para serem validados e a estimativa é de até 2 semanas. 514 / 14 dias úteis = 36,7 processos validados por dia.

    Eu não consigo acreditar que um sistema eficiente tenha essa média diária. Enfim, passei um tempo num trabalho e não consegui vir aqui e cheguei com quase 100 comentários. 😅 Precisava desabafar.

  • @jpvecchi

    Os consulados parecem não ser muito padronizados quanto a emissão de CC e PEP.

    Em BH, é feito em agendamentos separados. Primeiro voce solicita o CC, e depois o PEP, somente com o CC em mãos.

    O agendamento para o segundo ato, você pode fazer com a data estimada do seu CC (em torno de 45 dias corridos) e daí vai gerenciando a agenda, em função do adiantamento ou atraso na entrega deste documento.

    Normalmente, o PEP chega no seu endereço em 15 dias corridos.

  • @monteiroepm Você já teve " experiência " nessa área de jurisdição de MG então?

    Duro um estado tão grande quanto MG(maior em questão territorial do que SP) ter que comparecer PRESENCIALMENTE 2X VEZES.

    Quem mora no interior... tem que " dar seus pulos ".

    E nem tão longe no meu caso, pois fica a 120KM de BH!

  • Olá pessoal, estou no mesmo passo da @marianaluz21, porem somente para os meus irmãos o meu processo já está finalizado e foi feito pela ACP. Dizem que lá é mais rapido.


    Gostaria de saber se posso enviar o dos meus irmãos para lá também, por correio ou só para Conservatória dos Registros centrais, como diz no site do IRN?


    Alguem passou por isso recentemente?

  • @Fernandazf

    Qual o tipo de processo? Filho? Neto? Tempo de residência?

  • Pessoal, mandei meus documentos para Conservatória de registos centrais de Lisboa, para fazer nacionalidade como filho, os documentos chegaram em 11/2022, porem ate agora não teve movimentação alguma. Alguem sabe se isso é normal? Ja vi pessoas completar a sua cidadania mandando na mesma conservatória depois de mim. O que posso fazer? Na antiga plataforma ela estava no processo 1 nem tinha sido digitalizado, na nova plataforma continua no 1

  • @texaslady @AugustoCesar @eduardo_augusto

    Procurar cabelo em ovo kkkk

    Mas sou bem cautelosa. ` É muito gasto para processos serem indeferidos, ou cair em exigência . Graças as orientações desse grupo sempre tive êxito em todos os processos que enviei . Estou preparando mas 3 processos de filhos ( familia) e vou apensar mais 2 filhos a cada processo. Mas estive lendo os comentários de que houve alguma mudança . Vou analizar bem antes de enviar

  • @ecoutinho @texaslady @Eduardo @WellingtonZacharias  e demais foristas...

    Boa noite, prezados!

    Recentemente recebi o email do IRN informando a conclusão do pedido de cidadania para minha avó brasileira (atribuição 1-C), junto com o assento dela - já realizei a atualização da planilha!

    Agora desejo iniciar o mesmo processo para minha mãe e gostaria de confirmar com vocês se listei corretamente os documentos necessários para abrir o processo da minha mãe a partir do assento da minha avó recebido recentemente:

    • Certidão de nascimento do filho requerente (minha mãe) de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada;
    • Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG do requerente (minha mãe);
    • Fotocópia simples do assento enviado por email da avó brasileira (agora também portuguesa) OU o preenchimento das informações do assento no formulário 1-C.

    Não sei se preciso de algum outro documento, seja da minha avó ou da minha mãe, para realizar o processo - se puderem me ajudar, agradeço muito!

    Além disso, gostaria de confirmar se mesmo com todas as mudanças que o IRN tem feito atualmente, se o link para pagamento e emissão do formulário ainda está válido: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Abraços,

    Rafael.

  • @viniciuuuusz Sim.

    Infelizmente, mesmo filhos 1C, a CRC de Lisboa é a PIOR e mais DEMORADA conservatória de toda Portugal.

    O jeito é aguardar os 3 anos!

  • @eduardo_augusto

    Quando eu enviei meu processo de filho, no formulário, eu não colei as duas folhas. Elas foram soltas, porém com a assinatura autenticada, com o carimbo do cartório não ficando por cima de qualquer informação.

    Além disso, meu processo já está no sistema, com nome e tudo mais.

    Acho que se eles não aceitassem, não teriam inserido no sistema e me enviado a senha, né?

    Bateu um receio aqui. Kkkkkk

  • @PedroCCZ


    Sim, provavelmente foi aceito. Agora é deixar correr.

    Confia, vai dar certo! 😃

  • @jpvecchi sim, meu pai tem mais de 75 anos. Não sei se entrou como prioridade (me falaram que isso meio que não existe rsrs). Mas estou torcendo para sair logo e conseguir dar entrada no meu pedido brevemente 🙏🏻

  • Pessoal ha alguma planilha de acompanhamento de processos de menores de idade? Enviei em agosto e no site ainda consta bolinha 1, já não tem prioridade pedidos de menores? Obrigada

  • texasladytexaslady Beta
    editado October 20

    @RoseMoraes ,

    então foi bom enquanto durou a questão da apensação antes. Mas eu mandaria os processos e solicitaria que fossem tratado de acordo com o decreto lei n. 26/2022 de 18/03/2022, artigo 40A item 5. Solicitaria também que fosse feita uma referência de dependência nos processos dependente dos filhos e anexeria uma cópia do requerimento em todos os processos.

    lembrando de não solicitar apensação pois ai seria indeferida por não se tratar de caso de apensação.

  • @rafael_varago ,

    sim estes são os documentos básicos requisitados. Porém é preciso saber se foi sua avó que declarou o nascimento de sua mãe na menoridade dela. Se não foi seria preciso saber quem declarou, se sua avó era casada e quando se casou para responder se será necessário algum documento a mais.

    E o link de pagamento é o mesmo.

    Aqui tem o guia para pedido 1C de maior:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

  • @texaslady,

    Minha mãe teve sua certidão de nascimento registrada em 1968 pelo pai dela (já falecido), que também já era casado com a minha avó em 1967.

    Preciso pegar a certidão de casamento da minha avó para comprovar que ela é filha da minha avó então?

    Abs,

  • editado October 21

    @rafael_varago

    Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG do requerente (minha mãe);

    Confirme se o RG de sua mãe foi emitido há menos de 10 anos e se consta a filiação. Se a resposta para um dos dois itens for "não", emita uma CIN (novo RG) ou use um passaporte brasileiro dentro da validade (caso conste filiação).

    Minha mãe teve sua certidão de nascimento registrada em 1968 pelo pai dela (já falecido), que também já era casado com a minha avó em 1967.

    Preciso pegar a certidão de casamento da minha avó para comprovar que ela é filha da minha avó então?

    Você precisa transcrever o casamento de seus avós para estabelecer a perfilhação de sua mãe, pois ela foi declarada pelo pai brasileiro (que é o mais comum) e nasceu antes de 1978.

    Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

  • editado October 21

    [PROCESSO EM EXIGÊNCIA] Bom dia! O processo 1-C da minha irmã caiu em exigência. Providenciamos o documento e enviamos para o ACP via DHL. O documento chegou hoje. Alguém sabe como funciona a partir de agora? Eles retomam a análise do processo? Como eu sei que está sendo analisado? Junto do documento eu coloquei um papel com o número do processo, o nome completo dela e dizendo que aquele documento foi exigido para análise.


  • @texaslady

    Bom dia @texaslady! Gostaria que me esclarecesse uma dúvida: o Formulário 1-C para filhos menores deve ser impresso a cores ou pode ser em preto e branco mesmo.

  • @caiofaria Meu advogado disse que a senha será enviada em 6 meses...............

    aiaiai

  • @mourare


    não se sabe como será a representação do cumprimento de exigências na nova plataforma. acho que o seu é o primeiro caso de uma notificação recebida e que o requerente (voce) já mandou o documento. como isso vai aparecer na plataforma... mistério!

    o melhor que você faz é ligar para a Linha Registos e perguntar objetivamente: o documento já foi incorporado ao processo?



    boa sorte!

  • @AGuedes


    não faz diferença.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.