Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1144914501452145414551462

Comentários

  • @Destefano Se realmente for do jeito que esta falando significa que realmente não andou nada, mas eu lembro de um e-mail do ACP que mandaram aqui acho que em Janeiro falando que processos do inicio de 2023 estariam sendo classificados, pode ser que processos pro final de 2023 e inicio de 2024 vejam uma diminuição do prazo, mas se realmente for o que você falou não mudou nada...

  • @welinty na atual conjuntura, tenho comemorando a manutenção dos prazos, porque a tendência é sempre aumentar. Assim, não aumentando o prazo, já estou feliz.

  • Pessoal, recebi por e-mail o assento de nascimento (1-c) da minha namorada. Demos entrada no processo em agosto de 2022 e estava na bolinha 7 há cerca de um ano. Ontem, enviei um e-mail questionando a ACP sobre a demora e eles responderam dizendo que o processo havia sido concluído em fevereiro/2024. Também enviaram o assento em PDF, com a seguinte informação:

    "Junto se envia cópia informativa do assento de nascimento, ao abrigo do n.º 4, do artigo 50º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, na redação introduzida pelo Decreto-Lei nº 26/2022, de 18 de março. Para agendar o pedido de cartão de cidadão aceda a https://agendamento.irn.mj.pt/. Escolha o local, dia e hora que lhe for mais conveniente. Mais informo que para efetuar o primeiro Cartão de Cidadão numa loja, Conservatoria ou Secção Consular, abrangido pelo descrito no respetivo Flash n.º 69/2024 - Despacho do CD - Nova Plataforma da Nacionalidade e que conste o nome do cidadão corrido e/ou conste só a designação do país, deve ser solicitado o complemento dos dados, ao cidadão, com o preenchimento do documento no momento do pedido do cartão do cidadão facultado pelo próprio serviço. Esta situação, deve-se ao facto de no fluxo do pedido no CVCC, no que se refere aos campos, (apelidos, nome próprio e naturalidade) existirem campos complementares para serem preenchidos obrigatoriamente".


    No assento, vários campos estão com asterisco. Em filiação, só o nome dos pais foram preenchidos. Todo o resto ficou com os ******. Declarante e nome dos avós também não foram preenchidos. Na prática, o que tudo isso implica? Vamos ter dificuldades para emitir o Cartão Cidadão?

  • @Claudio Luiz no campo "Apelidos" está o seu sobrenome ou asterisco?

  • @Destefano

    “Em tempo: o seu pai nasceu em Portugal e tal. O registro dele é por atribuição ou por aquisição? Isso tem no assento.”

    Nao entendi… ele é nascido em Portugal de pais tb portugueses.

    doc que o civil online faz

  • @geluk

    Eu havia mandado ao ACP email no dia 06/03 perguntando sobre meu proceso.

    Hoje escrevi de novo, tentando ser o mais amável possível, para ter uma resposta concreta.

    Em menos de 30 seg do envio recebi o mesmo email da resposta anterior. Do dia 06/03.

    Ou seja, não poderemos contar com o e-email, e pelo visto nem com o site do IRN, para ter uma visão geral dos andamentos dos processos.


    Só me resta aguardar a boa vontade...

  • Boa tarde a Todos !

    @texaslady boa tarde ! Trago informações sobre processos enviados por Apensação! No mês 06/2023 enviei o processo de cidadania de meu genro para o Porto juntamente com o processo de meu neto de 11 anos com pedido de Apensação. Hoje verificando a situação dos processos vi que de meu genro pulou a bolinha 1 verde para a 2 verde. E do meu neto pulou da bolinha 1 verde para bolinha 4 marron achei interessante pois em resposta via e-mail da central do porto em 2023 me disseram que processo de meu neto só finalizaria após do meu genro finalizar.

  • Pessoal, devido aos erros na emissão de assentos e aquele boato de assentos serem emitidos sem despacho. Eles pararam para corrigir esses pontos. Recebi essa a informação a uma semana e meia mais ou menos.

    Acredito que em Abril vamos voltar a ver os assentos, precisamos ter um pouco mais de paciência agora. Se caso eu receber alguma outra coisa aviso.

    Infelizmente agora o secretário de justiça está saindo então já não respondem mais. Vou esperar para ver quem será o novo e tentar contato.

  • editado March 28

    Falando nisso acabou de sair a composição do novo governo, já descobri quem será a nova ministra da justiça, agora precisamos esperar para ver quem vai ser o novo secretário que vai assumir a pasta do Pedro T.

  • @geluk Obrigado e estamos aqui na torcida por mais informações precisas vindas vossas. Abraços.

  • @RoseMoraes ,

    a atualização do site de consulta não está muito em dia. Logo o de seu genro deve seguir e os dos filhos ficarão aguardando na fase 4.

  • Olá pessoal! Tudo bem?

    Poderiam me ajudar com uma dúvida quanto as documentos a serem enviados a Portugal?

    Solicitei minha certidão de inteiro teor por cópia reprográfica e a mesma se encontra legível, porém as letras estão bem pequenas. Será que isso seria um problema para a conservatória? Seria melhor eu enviar uma digitada também?


    Grato!!

  • Olá meu processo está a 6 meses que foi aprovado e está aguardando que seja criado um assento de nascimento. Será que vai demorar mais? O que pode estar acontecendo? Ajudem me por favor a saber quanto tempo mais deve demorar , esperado a nacionalidade desde 2021.04

  • Pessoal, Alguém recebeu o registro de cidadão finalizado?

    Incrível a demora pelo tal sistema informatizado.

  • @texaslady

    Boa tarde!

    Realmente de todos os outros filhos estão na bolinha 4 marrom ! Creio que não atualizaram o site de consulta do meu genro ( 2) dele deve estar na 4 juntamente com filho dele. Pelo menos sabemos que os processos de filhos ( maiores) estão cumprindo os prazos entre 10 a 12 mêses

  • Olá amigos,

    Vou atualizar meu processo aqui para vocês Atribuição 1C por porto, todo processo fiz com a ajuda do grupo.

    • ENVIADO OS DOCUMENTOS - 01/11/22 Envio pelos correios mesmo.
    • DOCUMENTOS ENTREGUES - 14/11/22
    • CHAVE DE ACESSO - 21/11/22
    • INICIO DO PROCESSO 210*/2022
    • ACESSEI O CIVIL ONLINE 05/03/2024 - paguei a taxa de 10 euros - Recebi no outro dia meu assento no e-mail

    Meu processo ainda está na bolinha marrom 7, acredito que está apenas com problema de sincronização o site.

  • @MARCUS ALVES Infelizmente, o novo sistema emite o assento, mas não é capaz(AINDA) de enviar automático para o E-mail do autor do processo.

    Por isso já tinha perguntado ao @geluk quando passariam a enviar automaticamente, evitando assim, desgaste de ficar mandando E-mail, ligando e cobrando das Conservatórias

  • Olá pessoal, boa tarde! :)

    Venho acompanhando o grupo e vi que algumas pessoas relataram ter pedido o assento através do Civil Online, tentei fazer a mesma coisa, mas hoje pela manhã recebi um email dizendo que o meu pedido foi recusado. Alguém sabe me dizer o porque isso poderia ocorrer?

    Dei entrada no meu processo em 10 de Março de 2022, ele caiu em exigência em Novembro de 2022, o documento necessário foi providenciado e só em Fevereiro desse ano foi finalizado o processo. Será que teria a possibilidade de o meu assento já ter sido criado, tendo em vista que o meu processo é de 2022? Ou não tem nenhuma relação? Tendo em vista que mesmo sendo de 2022 o processo só finalizou agora em Fevereiro.

    Obrigada por todas as dicas, vocês ajudam muito :)

    @geluk @texaslady @Destefano

  • @MarianaRosa seu processo é muito recente. O IRN está com outros assentos pendentes de emissão ainda.

    Sugiro tentar de volta no final de Abril. Porém, se eu receber nova informações o que indicariam para pedir isso antes aviso aqui.

    Observação para todos, o fato de seu processo ter sido aprovado não quer dizer que o assento já foi emitido. Em princípio logo será desta maneira, mas o sistema ainda não chegou a este ponto. Acredito que até final de Abril eles devem resolver isso.

    De ante mão, estou aguardando para ver quem vai ser o próximo secretário de justiça para conseguir mais informações.

  • editado April 1

    Acho que Abril é demasiado otimisto. Em Fevreiro ACP emitiu muitos assentos para os processos de filhos com despacho em 2022. Não sei, mas parece que todos contem erros. É correto, não é? Qantos são? 20 mil? E tambem não mandaram e-mails com assentos. So todos os dias alguem deste 20 mil envie um e-mail para ACP, ACP resposta, a pessoa recebe um assento com erro, envie outro e-mail para corrigir etc. Não esqueçam outros sem registos emitidos que tamben mandam e-mails para encontar o status de seu processo.

    Parece que vai demorar mais do que criar um registo manualmente.

  • editado April 1

    @Seagu77 eles pararam com a emissão de assentos exatamente para corrigir estas falhas. O Sistema em si tem capacidade de emitir todos os assentos pendentes em um dia.

    Não é feito ainda pq está em fase de implementação, acompanhamento e correção de erros. Última informação que recebemos é que em breve o sistema de notificação deve ficar pronto e a ferramenta em seu 100% funcionamento na parte de emissão de assentos. A expectativa é Abril... mas sim isso pode se estender mais um pouco.

    Precisamos aguardar o novo secretário de justiça chegar para ver se consegue nos ajudar nisso. Pessoal responsável por herdar o trabalho do antigo secretário.

  • @geluk

    Boas! Uma dúvida: após a correção na ferramenta que cria os assentos automaticamente, eles vão enviar os assentos corrigidos daqueles que enviaram e-mail e receberam os assentos incompletos? Ou teremos que seguir com estes assentos criados com asteriscos e fazer a correção no momento de requerer o cartão cidadão e o passaporte? Sei que talvez não consiga uma resposta para isso mas é uma dúvida pertinente e talvez sem resposta no momento... grato por todas as informações anteriores..

  • @Edrostar infelizmente não tenho essa informação mas vou tentar conseguir ela. De qualquer forma para quem está com o assento errado, sugiro enviar e-mail pedindo correção.

    Não espere pela boa vontade pois já possuem bastante problemas lá então é bom ficar em cima.

  • @MarianaRosa

    "(...) hoje pela manhã recebi um email dizendo que o meu pedido foi recusado. Alguém sabe me dizer o porque isso poderia ocorrer?"

    A recusa geralmente acontece por inexiste certidão a ser emitida.

    Dei entrada no meu processo em 10 de Março de 2022, ele caiu em exigência em Novembro de 2022, o documento necessário foi providenciado e só em Fevereiro desse ano foi finalizado o processo.

    Seu processo foi finalizado ou teve apenas o despacho favorável? Se foi finalizado mesmo, bolinha 7 verde, o seu pedido no civil online não deveria ter sido recusado.

    "(...) Será que teria a possibilidade de o meu assento já ter sido criado, tendo em vista que o meu processo é de 2022? Ou não tem nenhuma relação? (...)"

    Apesar do seu processo ser de 2022, ele caiu em exigência. Com isso, entendo que vc não pode considerar as datas para o seu caso. Se não tivesse caído em exigência, certamente vc já teria recebido o assento ano passado mesmo.

  • @jpvecchi o unico problema eh que sem autenticacao, o sistema solicita para inserir Distrito/Concelho/Freguesia. Fiz meu processo por Porto, entao distrito e Concelho eu tenho a opcao 'Porto'. Ja em freguesia, nao sei o que inserir. Posso inserir uma qualquer e explicar no campo 'Outras informacoes' que nao possuo esse dado?

  • @MauricioDezem Não precisei preencher essas informações. Tem campos obrigatórios com " * " em asteriscos. Outros são opcionais.

    O primordial são: " País, no caso, Portugal. Naturalidade: " Brasil " = República Federativa do Brasil. Se pedir, cidade : SP/SP por exemplo.

    Nome dos pais: " Fulano e Fulana "

    Email para contato( por onde enviarão o assento ) E outros mais caso preciso!

  • @MauricioDezem Inclusive compreendi sua dúvida. E esclarecendo bem:

    " Não é porque o processo foi feito em Portugal, que a " naturalidade " vai ser na cidade do dito processo. Também já tive esta dúvida.

    Seu local de nascimento, jamais mudará. Não importa quantas Nacionalidades você obtenha ou reconheça.

    Tanto que... nos passaporte português virá: " Nacionalidade = Português/Portuguesa / Naturalidade: Local que nasceu, no caso, República Federativa do Brasil ou meramente " Brasil "

    Aqui vc muda:


    As pessoas confundem. Você não tem como "nascer " em mais de um lugar ao mesmo tempo.

    Aí todo país que é duplo ou mais cidadão, tem que usar a sua " origem ":


    Passaporte Italiano ? Português ? Americano que seja; vai constar : " Naturalidade/Local de Nascimento/ " Birth Place " : República Federativa do Brasil, Brasil

  • @Destefano Uma coisa que não entendi são esses e-mails que o ACP mandou para você e para o @viniciusmdp@viniciusmrocha, ambos receberam e-mail e datas próximas (provavelmente menos de 1 mês) mas com prazos totalmente diferentes

    Esse foi o e-mail que ele recebeu no começo de março ou final de fevereiro falando que os processos seriam classificados até 1 de Junho e o seu dias depois (6 de março de 2024) falando que processo até 23 de outubro seriam classificados, ambos e-mails com a mesma fala porém com datas totalmente divergentes e distantes...

  • @Destefano Ou estamos vendo uma possível diminuição de prazo para os processos entrados mais recentemente ou os funcionários do ACP não sabem nem o que estão respondendo mais nos e-mails.

  • Boa tarde, @Destefano

    Eu dei entrada no meu processo de cidadania, através de advogado, e acho que foi por meio digital, no dia 15.06.2023, e até hoje consta na bolinha 04 marrom.

    Essa demora toda em atualização do status, está normal?

    Os processos ainda estão demorando para prosseguirem?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.