Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1145214531455145714581468

Comentários

  • @ecoutinho mas pelo o que eu entendi ali no post a pessoa escondeu no número do assento. Tem o número do processo e do lado o número do assento foi tampado.

  • @MARCUS ALVES ajuda o fórum aqui hahaha

    Consegue ver com ela se eles recebeu de forma automática pelo email? Foi emitido pelo novo sistema? Saber dizer quando ela tinha dado entrada no processo dela?

  • editado April 9

    @geluk

    Posso estar enganado, mas aquela numeração (mesmo que ilegível) me parece mais a chave de acompanhamento online. O número de assento seria alguma coisa como "NNNNN/2024 da CRC Lisboa". Só alguns números não são suficientes para identificar um assento de nascimento, é necessário o número do assento, ano de registo e conservatória. Além do que, o que temos visto é que geralmente quando respondem o email de um processo concluído, geralmente mandam o pdf do assento anexo.

  • @MARCUS ALVES Bom dia! Sabe quando o processo desse seu conhecido foi finalizado e aprovado? O processo dele é mesmo o artigo 6.1?

  • Bom dia Amigos,

    Essa espera está angustiante, meu processo de filho foi recebido em Porto dia 28/10/2022, senha recebida 07/11/2022 e processo aprovado (bolinha 6 verde) dia 06/09/2023. É uma vergonha esses prazos alongados, e esse sistema que não funciona direito. Serviço público é ruim, demorado e burocrático mesmo nos países mais desenvolvidos. Quando mandamos email pedindo informação são sempre as mesmas respostas. Enfim, desculpem o desabafo, sei que não adianta de nada essa indignação mas queria compartilhar as informações do meu processo.

    @geluk você que tem trazido informações importantes e corretas, tem alguma informação de quando esse sistema vai estar rodando perfeitamente?

  • @joaoboscofr pelas datas que vc postou, penso que o seu processo já tenha sido finalizado. Por mais que tenha feito requerimento em março, eu mandaria novo email para a Conservatória perguntando sobre o seu processo. Alega que diversas pessoas que mandaram depois de vc, já receberam o assento.

  • @Destefano mandei email duas vezes, exatamente um mês atrás e outro ontem, e obtive a mesma resposta negativa. Também um mês atrás entrei no civilonline para pedir a certidão e recebi uma outra negativa. Minha irmã com o processo do mesmo dia que eu, também fez o mesmo procedimento e também recebeu respostas negativas.

    E percebi no forúm que existem pessoas com processos mais ou menos da mesma época que o meu, na mesma situação. O engraçado é que vários processos mais novos foram finalizados. Ou seja não existe mais uma ordem, o que me deixa ainda mais angustiado.

  • @joaoboscofr eu acredito que exista sim uma ordem. Problemas acontecem em todos setores. Públicos e privados. No Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, as pessoas estão sem água por que a cia privada que fornece água por lá não consegue resolver os problemas. Da mesma forma em São Paulo, a Enel ficou diversos dias sem fornecer energia elétrica. Isso não é exclusivo do setor público.

    No seu caso específico, temos que entender o que de fato está acontecendo. Se é apenas uma pessoa que não consegue lhe dar uma informação correta ou se é apenas um azar em relação a algum ponto do seu processo e da sua irmã. Não creio nessa última hipótese, penso que seja algo mais relacionado à comunicação mesmo. Penso que o seu processo está concluído.

    Se já tentou de todas formas, faça uma denúncia no site do IRN, no link abaixo. Leia com atenção e indique, diante das informações que têm, a ordem não foi seguida e que isso seria o motivo da sua denúncia.

    https://irn.justica.gov.pt/Fazer-uma-denuncia

  • @MARCUS ALVES

    Interessante. Há mais detalhes nesta informação?

  • Pessoal, pra quem está pedindo retificação no assento com erro no centrais.retificacoes@irn.mj.pt, tiveram alguma resposta? Aguardo há semanas e nada.. não sei como proceder. No consulado do RJ se recusaram a ajustar os erros e não pude emitir o doc.

  • @joaoboscofr estamos na mesma situação e acredito que não adianta reclamar porque está havendo mudanças no sistema e será esta a justificativa. Meu irmão que ingressou depois de mim já teve seu assento expedido e o meu até agora nada. Também já pesquisei no civil online. Já passei 2 e- mails e a resposta é a mesma que eles estão respondendo a todos. Um e-mail já em cópia para todos que questionam. Então meu amigo se te serve de consolo são muitas pessoas na mesma situação que a gente. E só nos resta esperar com fé que logo sairá o nosso. Forte abraço e fique em paz. Vai dar td certo.

  • @RitaDonato

    Obrigado Rita pela resposta. Mais um caso como o meu, e mais uma evidência de que a ordem foi quebrada.

    Mas concordo com você, não tem o que fazer, é esperar mesmo.

  • @joaoboscofr


    E percebi no forúm que existem pessoas com processos mais ou menos da mesma época que o meu, na mesma situação. O engraçado é que vários processos mais novos foram finalizados. Ou seja não existe mais uma ordem, o que me deixa ainda mais angustiado.

    Existe uma ordem. Mas não é uma ordem linear. São milhares - dezenas de milhares - de processos chegando a cada ano, com equipes cada vez mais velhas e menores. Digamos que o conservador José precisa avaliar o processo 001/22, de 02/01/2022 e o conservador João precisa avaliar o processo 002/22, entregue na mesma data. O conservador João não fica perguntando para o José "e aí, já terminou de avaliar o seu processo 001? Posso começar a avaliar o 002?"

    O IRN é dividido em equipes, cada equipe tem seu próprio ritmo, cada oficial de registros tem seu ritmo, cada conservador tem seu ritmo... a idade média dos funcionários do IRN é a maior de todo o serviço público português, então vc tb tem gente que fica doente, tem gente já "cansada" de trabalhar... claro que para quem está pagando, nada disso importa, e a frustração é compreensível. Por outro lado, o governo português já está bem ciente do problema, e há soluções a caminho.

  • editado April 9

    @eduardo_augusto

    Vários assentos foram criadas de forma automática em fevereiro, não acho que a interferência humana seria tão grande nesse passo, com grandes variações de tempo.

    E era possível até ano passado enxergar que as ordens de finalizações seguiam a data de aprovação. Pequenas variações poderiam existir, mas não muito grande.

  • Olá pessoal!

    Poderiam me ajudar com uma dúvida?

    Vi que há um novo sistema informatizado para solicitar a nacionalidade. Gostaria de saber, a partir de agora é somente por este sistema novo? Pois minha intenção é enviar minha solicitação junto à documentação por conta própria. Grato.

  • @elimatias2023LA


    O sistema informatizado é de uso exclusivo de advogados.

    Se você pretende apresentar o seu processo sem usar advogado, é só enviar os documentos em papel mesmo direto para a conservatória.

  • @geluk @ddosoares

    O assento de nascimento, POR TEMPO DE RESIDÊNCIA, não foi emitido pelo novo sistema, pois lá aparece o nome da conservadora que emitiu.

    O processo dele foi bola 7 no início de dezembro. Não sei se TEMPO DE RESIDÊNCIA é o artigo 6.1.


    @BernardCosta sobre o que vc quer mais informações?

  • Bom dia,

    Peço desculpas se essa questão já foi feita antes, mas o processo da minha mãe está para terminar e eu darei a entrada no meu processo assim que tiver o assento dela.

    Na seguinte instrução  O formulário deverá ser assinado no cartório, com firma reconhecida por autenticidade ou no consulado português, gostaria de saber como fazer isso em Portugal, visto que já moro cá há 5 anos, seria somente assinar e entregar para o consulado ou eu devo ir em alguma conservatória fazê-lo?


    Agradeço desde já

  • editado April 10

    @giovanneguerra

    Respondendo sua pergunta: você pode ir em qualquer conservatória e pedir o reconhecimento simples de assinatura. É o equivalente no Brasil a reconhecer firma no cartório. Em Portugal também podem reconhecer assinatura câmaras de comércio, advogados e solicitadores. Se conhecer um advogado ou solicitador pode pedir para ele fazer o reconhecimento da sua assinatura e serve da mesma forma.

    Sobre um ponto que você não perguntou, mas considerando que você vai pedir sua cidadania a partir da sua mãe: já verificou se antes de entrar com seu pedido de cidadania você precisa transcrever o casamento de seus pais (supondo que eles eram casados)? Caso o declarante do seu nascimento tenha sido seu pai, ou um terceiro (avô, tio etc), ou sua mãe tenha mudado de nome ao se casar, a transcrição pode ser necessária para que seu pedido passe sem nenhuma exigência.

    Boa sorte

  • Parece q voltaram a atualizar


    Entregue DHL 19/04/2023.

    Entregue ACP 24/04/2023.

    Bolinha 1 verde em 03/05/2023.

    Bolinha 2 verde em 01/02/2024.

    Bolinha 4 marrom em 06/02/2024.

    Bolinha 6 verde / 7 marrom em 10/04/2024.


    processo 1c

    488xx/23

  • andrade_nanaandrade_nana Member
    editado April 10

    Bom dia, gente. Tudo bem? o processo de filha da minha mãe entrou hoje na bola sete marrom.

    Depois desse tempo, em média, demora muito pra sair o registo?


  • editado April 10

    @ecoutinho muito obrigado pela resposta, antes de mais nada!

    No meu caso minha mãe foi a declarante no meu nascimento, está lá na minha certidão reprográfica, até onde eu consultei isso não dará problema, até com a advogada que fez o processo da minha mãe. (no qual não tive boa experiência e não vou continuar com ela).


    Tinha pensado em fazer online, mas pelo que tenho visto precisa de advogados ou solicitadores e não me parece também que têm saído mais rápido, é basicamente uma questão de sorte.

  • Vou retomar um tema que é complicado a meu ver.


    Meu pai é filho de português, não casado oficialmente com Brasileira, tiveram aqui 5 filhos, porém de todos os 5 meu pai foi o único em que foi registrado no cartório pela mãe, aí que complica a história.

    Tenho certidão de batismo de meu pai onde também consta o nome de meu avô e o nome de minha avó.

    O que fazer para que Portugal reconheça meu pai devidamente como filho de meu avô?

    Já possuo todos os outros documentos necessários só falta tratar essa questão.

  • @adrianoba se seu pai nasceu entre 1932 e 1958, não havendo casamento e sendo seu pai registrado pela mãe brasileira, não houve, a meu sentir a perfilhação.

    Neste caso a paternidade e a maternidade em relação ao progenitor português só fica estabelecida quando é declarada pelo pai ou pela mãe, respetivamente, quer pessoalmente ou por representante com poderes especiais ou pela apresentação de um documento legal que comprove o reconhecimento anterior, como por exemplo uma escritura pública ou testamento. 

  • editado April 11

    Prezados colegas do fórum,

    O processo 1-C de minha sobrinha foi aprovado hoje, 10/04/2024, aguardando agora o registo:

    Envio pelos Correios, no Rio de Janeiro, em 14/04/2023.

    Bolinha 1 em 03/05/2023

    Bolinha 2 em 08/02/2024

    Bolinha 4 em 09/02/2024

    Bolinha 6 verde em 10/04/2024

    O meu processo e de meus irmãos (1-D netos) haviam sido finalizados em março/2023.

    Assim que sair o registo dela iremos providenciar os processos dos trinetos (netos do meu irmão).

    Saudações!

  • @viniciusmrocha

    Ele nasceu em 1944, há alguma forma mesmo que jurídica de fazer a perfiliação?

  • Bom dia pessoal!

    Após a finalização do processo no Registro Central do Porto quanto tempo em média até termos o número de assento do português?

    Há alguma forma de descobrir esse número antes de o mesmo ser enviado por e-mail? Pergunto pois o processo de minha esposa e do meu cunhado finalizou há quase um mês mas eles ainda não receberam o número de registro.

    Desde já agradeço.

    Grande abraço!

  • @DSMachado


    Pode ligar na linha registo para perguntar, ou por fazer diretamente um pedido no civilonline.


    📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @adrianoba

    Os único os meios jurídicos de ter a perfilhação são :

    Registro em cartório pelo progenitor português na menoridade da criança

    casamento em qualquer tempo com o outro progenitor estrangeiro


    O conservador vai se questionar o porquê desse progenitor português não ter registrado a criança. Ainda mais no caso de ser homem português. e ainda por cima em 1944 em que já havia a obrigação de registrar em cartório

    existem meios não jurídicos de se provar a perfilhação. Mas cabe ao conservador julgar se são robustos suficiente.

    como. Batismo. Documentos escolares. Cartão de saúde. Etc. Precisa conter a assinatura do português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.