Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1145414551457145914601478

Comentários

  • Atualização de processo...


  • @Ahne ,

    minha amiga do RJ recebeu por carta a exigência no mês de março e levou 2 semanas para chegar.

  • Oi pessoal,

    Alguém com processo de filho maior de 2023 já recebeu a certidão? Estamos esperando desde janeiro, já pedimos pelo civil online e naaaada, que espera angustiante.

  • @ecoutinho Obrigado meu amigo!!

  • @Ahne

    Eu recebi uma cópia física do meu assento de nascimento enviado por uma conservatória de PT. Levou umas 2 semanas para chegar no BR, mas às vezes leva mais, depende dos correios, de onde você mora etc.

    Ao que eu saiba, o prazo é a partir do recebimento da carta.

    Eu tentaria de novo na Linha de Registros na segunda feira; ao que eu saiba, não adianta ligar um minuto antes do horário, pois o menu que precisa só começa a partir das 9 horário de Lisboa (ao menos era assim há um tempo). Tipo ligar entre 9:00 e 9:01 para eles já estarem abertos e a fila ainda não ter explodido de tamanho.

  • Hoje meu processo foi despachado. Sei que os assentos não estão sendo enviados automaticamente. Alguma sugestão de quanto tempo esperar para pedir pelo civil online ou para eles por email?

    Seguem abaixo as datas do meu processo:

    Postado no correio 27/04/2023

    Chegada porto 09/05/23

    Bola 1 15/05/23

    Bola 2 19/02/24

    Bola 4 08/03/24

    Bola 6 13/04/24


  • @Sayd Levará algum tempo até darem o " comando " para que a nova plataforma gere o PDF e envie automático para seu E-mail.


    Disseram aqui mesmo no grupo que a parte dos assentos está finalizada, sendo que agora passarão a enviar por E-mail quando acabar!

    Apenas aguarde!

  • Bom dia! O processo da minha mãe chegou na bolinha 7 marrom (já atualizei na planilha)

    Vocês sabem me dizer quanto tempo sai o registo?

    Posso pedir pelo civil online ou melhor aguardar mais um tempo?

  • editado April 15

    @andrade_nana

    Os registro estão demorando demais, por conta da implantação do sistema automático.

    Os processos dos meus filhos ficaram bola 7 marrom dia 03/01/2024 (já atualizado na planilha) e nada até hoje.

    Mandei e-mail perguntando e me reponderam para aguardar o novo sistema automático. Essa resposta é um texto padrão que váriaas pessoas aqui do fórum receberam.

    Não arriscar pagar ¢ 10,00 e estar disponível o assento.

    Caso vc consiga no Civil online, me marque aqui, por favor.

  • Bom dia.

    Gostaria que me informassem sobre o seguinte caso: Meu filho vai fazer 18 anos no dia 18/05, só agora conseguir juntar a documentação para solicitar a atribuição da nacionalidade dele. Vou enviar para Portugal via DHL no dia 25/04. Posso preencher o formulário de idade? Pois o pedido será solicitado antes de completar a maior idade. É isto mesmo? O meu raciocínio está correto? Desde já agradeço pela atenção. Obrihado.

  • @antonioafre


    A princípio, está correto sim, os documentos devem chegar lá antes de 18/05, pois a data que conta é a data de entrega do pedido.

  • Pessoal, pra quem está pedindo retificação no assento com erro no centrais.retificacoes@irn.mj.pt, tiveram alguma resposta? Aguardo há semanas e nada.. não sei como proceder. No consulado do RJ se recusaram a ajustar os erros e não

  • @Luiz__123


    No seu caso específico, quais são os erros?

  • Exmos Sr,

    Bom dia.

    Face ao teor de v/requerimento, informo v.exa do seguinte:

    O processo de nacionalidade supra id., decidido favoravelmente em 18/09/2023, encontra-se a aguardar a sua conclusão pela feitura do assento de nascimento de cidadão português.

    No entanto, os assentos de nascimento são processados automaticamente por sistema informático através da nova plataforma de tramitação de processos de nacionalidade; devendo aguardar por notificação de conclusão por parte do IRN,IP.

    Pelo que, atualmente, não estando a feitura dos assentos de nascimento dependente deste serviço

    Esta foi a resposta de hje recebida por mim da conservadora do processo. Fiquei ainda mais confuso.. Então os processos estão na responsabilidade de quem?

    Obrigado

  • editado April 15

    @mozkid1996

    Não se preocupe, eles são prolixos mesmo. Escrevem, escrevem, escrevem, falam, falam, falam, rodeiam, rodeiam, rodeiam e não explicam ou informam rigorosamente nada, consequentemente, ninguém entende nada e ficamos mais confusos do que já estávamos anteriormente. Uma lástima!

  • editado April 15

    @mozkid1996

    O processo de nacionalidade supra id., decidido favoravelmente em 18/09/2023, encontra-se a aguardar a sua conclusão pela feitura do assento de nascimento de cidadão português.

    No entanto, os assentos de nascimento são processados automaticamente por sistema informático através da nova plataforma de tramitação de processos de nacionalidade; devendo aguardar por notificação de conclusão por parte do IRN,IP.

    Pelo que, atualmente, não estando a feitura dos assentos de nascimento dependente deste serviço

    Não acho o texto prolixo, ele apenas é formal como também são as comunicações dos orgãos públicos do Brasil... Acho que a diferença é que como já estamos mais ou menos acostumados com os termos usados no Brasil, não estranhamos.

    Traduzindo (segundo meu entendimento) o que está nessa comunicação: seu processo foi aprovado (parabéns!!) e está aguardando que o "novo sistema" gere o assento de nascimento. Quando isso acontecer, você será avisado automaticamente por e-mail. A emissão do assento, o novo sistema e o envio do email não dependem de ação da conservatória (ACP). Portanto não adianta reclamar com o ACP, a parte deles do processo (da recepção dos doctos até a aprovação) está concluída.

    Posso estar enganado, mas salvo engano a emissão do assento, depois do despacho, é feito pela CRC Lisboa.

  • Boa tarde pessoal!

    O processo da minha filha teve despacho hoje!

    O sistema de geração do registro está funcionando? Como estão os prazos?


    Vide etapas atualizadas na planilha:

    23/02/2023 - Processo enviado dia DHL

    27/02/2023 - Processo recebido pela ACP

    06/03/2023 - Chave de Acesso recebida por E-mail

    03/01/2024 - Bolinha 2 Verde 

    02/02/2024 - Bolinha 4 Marrom

    17/02/2024 - Bolinha 4 Bege (Exigência Certidão Reprográfica)

    06/03/2024 - Recebida a Carta Exigência + Envio Certidão Reprográfica via Carta Registrada para ACP

    18/03/2024 - Chegada Certidão Reprográfica no ACP

    22/03/2024 - Bolinha 4 Verde

    22/03/2024 - Bolinha 5 Verde

    22/03/2024 - Bolinha 6 Marrom

    15/04/2024 - Bolinha 6 Verde / 7 Marrom




    Atenciosamente,

  • Pelo que estou vendo, nos processos de Neto, as bolinhas não funcionam e o os assentos de nascimento processados automaticamente por sistema funcionam, já nos processos de filho, o inverso está ocorrendo.

    Falo isso porque o processo de Neto do meu Pai está até hoje com a Bolinha parada no 4 marrom desde 06/2023, porém em 02/2024 foi gerado o assento de nascimento de forma automatizada, recebi via Civil Online e já dei entrada no meu processo como filho e no dos meus filhos apensados, ambos correndo desde Março/2024.

    Espero que em breve ambos, sistema de bolinha e emissão automatizada, funcionem automaticamente !

  • uma sugestão que tenho ao @Admin seria acrescentar a opção de bolinah 07 marrom na planilha. Tenho visto muitas pessoas colocarem como 07 verde mas na verdade estão na 07 marrom.

    Assim como eu, com processo aprovado, aguardando o registro do assento.

    Estamos no limbo entre o ACP e a CRC sem saber quando teremos boas novas com o assento emitido e enviado :/

  • editado April 15

    @EricCarvalho

    Parabéns pela sua evolução.

    Apenas gostaria de tentar entender qual a logica, critério ou metodologia utilizada pela Conservatória? Estou com processo de neto dado entrada em Lisboa em 30/04/2021, que entrou no estágio 2 em 28/08/2023 e está lá até hoje sem ter sido concluído. Ou seja, era para o meu processo ter sido concluído. Vai entender?

    Informações dão conta que estão processando pedidos da primeira quinzena de abril/2021 e não sai deste período.

    Alguém sabe informar alguma coisa de concreta?

  • Ótima sugestão do @leonardocouto para o @Admin. Implantar a bolinha 7 marrom na planilha, para conseguirmos acompanhar a emissão de assentos.

  • @EricCarvalho Na verdade esta a mesma coisa para todos, alguns processos de diferentes artigos estão sem atualização nas bolinhas mas outros estão e alguns foram gerados assento e outros não, o novo sistema que gerou assentos em fevereiro deve ter pego processos em teste e foi por livre sorteio ou data de despacho, não sabemos porque alguns foram e outros não, mas só temos 2 certezas na vida, 1 que morreremos e outro é que serviço público é ruim em todo lugar, pegaram milhares de processos para usar como cobaia e todos que foram emitidos saíram com nome completo na linha de nome... aparentemente eles ainda estão polindo ja que os assentos de cobaia saiu tudo errado e precisava de retificação e pra não gerar mais problema pra cabeça do outro órgão eles ainda estão aprimorando o novo sistema.

  • Como já teve nomeação das novas secretárias de Estado e Justiça, alguém conseguiu alguma resposta nas redes sociais delas para cobrar a transparência do IRN? como vi que estão com problemas de greves em tribunais acho que a prioridade do novo governo não será no IRN e o que resta é cobrar para ver se dão um pouquinho de atenção igual o antigo secretário dava atenção... Nomes: Maria José Barros e Maria Clara Figueiredo.

    Como já passou 10 dias desde a nomeação pode ser que respondam se algumas pessoas mandarem mensagem no Linkedn

  • @MARCUS ALVES

    Estou na mesma situação sua, o processo está bolinha 7 marrom desde janeiro

    Ouvi dizer que a atualização das bolinhas poderia estar errada e tentei pedir a certidão pelo civil online, foi negada pois o assento não foi gerado, e criei um problema, eles querem me ressarcir os 10 euros do pagamento, mas exigem uma conta em Portugal...

  • editado April 16

    Prezados,

    Bom dia!

    Recebi o e-mail abaixo há dois dias do ACP-PORTO.

    Não adianta ficarmos enviando e-mails. A resposta é sempre a mesma - Texto padrão copia e cola!

    "Exmos.

    DESPACHO N.º001/PCD/2024 -Entrada em produção da nova plataforma de tramitação de pedidos de nacionalidade - Procedimentos 

    Considerando que, a nova plataforma de tramitação de pedidos de nacionalidade, que tem vindo a ser desenvolvida e que entrou em produção no dia 18 de dezembro, tem reflexos no trabalho que é desenvolvido nos serviços de registo, o que implica a necessidade da adoção de novos procedimentos e fixação de orientações.

    Todos os processos já tramitados no SITPRO e que já se encontram concluídos com decisão favorável, independentemente da espécie de artigo em que se fundou o pedido de nacionalidade, serão migrados para a nova plataforma que comunicará ao SIRIC os dados necessários à realização automática do assento de nascimento naquela aplicação.

    Mais informo que a comunicação do assento lavrado é efetuada automaticamente, para o correio eletrónico, ficando o seu processo de nacionalidade portuguesa totalmente concluído."

     

  • Que angústia...não aguento mais esperar! Bolinha 7 marrom desde 19/06/2023 e até agora nada de registro. Tentei o Civil Online e nada...só aquelas mensagens padrão copia e cola

  • @RIBEIRORENATOS

    Exatamente esse o meu medo, de não estar pronto o assento e acho que não está.

    Realmente, falam que as bolinhas não estão atualizando, mas recentemente, falaram que teve movimentação.

    Mandei e-mail perguntando e me reponderam para aguardar o novo sistema automático. Essa resposta é um texto padrão que várias pessoas aqui do fórum receberam.

  • @erikamachadoturismo nossa que demora é eu achei que o meu de novembro/2023 estava demorando. O seu processo é de filho?

  • Está insuportável essa demora, mas quem vive em Portugal já está acostumado. E quem vive aqui sabe também que as coisas só andam quando perturbamos e nos humilhamos, portanto enviem sim emails sempre que puderem mesmo que as respostas sejam iguais e reclamem no IGSJ.

    Os primeiros assentos só saíram em Fev/Março pois estávamos em cima, do contrário nem estes teriam ainda.

    Formulário de queixa, reclamação ou denúnciaigsj.justica.gov.pt

  • @BernardCosta acabei de registrar minha queixa,tenho processo 1 C parado há 26 meses,isso não é nada razoável,é um insulto na minha opinião,não é um serviço gratuito,é pago e ,uito bem pago.Merecemos respeito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.