@Ric e @eduardo_augusto sou meio cético em relação a planejamento do impacto de todos os sistemas com alterações de sistemas ou normas. Já estou na quarta geração (fiz para minha avó como neta, para meu pai e mãe pelo casamento, tios e tias, para mim e meus irmão e agora para meus sobrinhos). No consulado do Rio, Quando fiz o CC para mim, meu pai, mãe, avó e irmãos, já se marcava o pedido de passaporte para a data de entrega do CC. Quando meus tios foram fazer no final do ano passado, eles haviam modificado, mandavam o CC para casa e você tinha que fazer nova marcação para o passaporte. Quanto a marcação me lembro que na minha vez foi muito difícil de encontrar datas, tinha que entrar numa época especifica do mês e dia de semana, mas depois melhorou e não houve mais tanta dificuldade.
Por óbvio, há várias questões relevantes nesse momento. Essa questão do represamento de assentos, dada a mudança no sistema de nacionalidade. Tem a questão da mudança no modelo do CC à partir do meio deste ano (acho que esse tem mais impacto). E há outras coisas a se pensar, principalmente a questão da biometria (altura, foto, assinatura) fazendo parte do pedido de nacionalidade, provavelmente, quem fará a recolha e aferição desses dados serão os Consulados.
Vai ocorrer uma demanda muito grande nos consulados. Se hoje em dia procuram o Consulado somente os interessados em CC, passaporte pós nacionalidade e antes de nacionalidade somente os que querem transcrever o casamento.
Quando houver a regulamentação da última modificação da lei de nacionalidade e se exigir a biometria no pedido de nacionalidade, no meu entender todos terão que ir ao Consulado para aferir os dados biométricos.
De qualquer forma, acho que a interveniência do Consulado também será maior nos pedidos de nacionalidade, quando o processo for totalmente digital creio que se você não tiver um Certificado Digital com o sistema de chaves de Portugal (o CC tem, por exemplo)
Os utentes de pedido de nacionalidade conseguirão submeter seu pedido de nacionalidade por meio digital, somente pessoalmente direto em uma Conservatória ou nos Consulados. Creio que a modalidade de mandar pelo correio provavelmente acabe.
A vantagem que o processo de nacionalidade já vai digitalizado e se faz a aferição dos documentos no protocolo, de repente já se faz até a consulta aos órgãos externos on line na hora do protocolo. E a biometria feita no processo de nacionalidade já possibilitaria o pedido on line de cartão de cidadão ou passaporte, no mínimo dispensaria novo tomada de biometria (no caso do passaporte, tive que tirar nova foto e assinar novamente), só no CC que mediram minha altura.
Muitas variáveis para pensar, creio que não haja planejamento nenhum por parte do governo. Eles criam e apagam os próprios incêndios. Periga ser como é o pedido de nacionalidade italiana, você demora para marcar (muito mesmo), mas quando é atendido o processo termina rápido e identidade/ passaporte saem em tampo razoável.
De qualquer forma seria melhor aguardar para tirar a CC depois que o novo modelo esteja disponível, creio que esteja marcado para junho a implementação do modelo novo. Até lá acho que eles não devem mexer em nenhuma regulamentação da alteração da lei da nacionalidade que impactem nos pedidos de nacionalidade.
@Ric estive recentemente em Portugal para providenciar meus documentos. Tive experiências em diversas Lojas de Cidadão, Conservatórias e Autoridade Fiscal e Aduaneira (Finanças).
Todos os meus atendimentos iniciais foram agendados via SIGA. Todavia, o que pude observar pessoalmente nesses órgãos é que o agendamento, pelo menos para Loja de Cidadão e Conservatórias, é mais protocolar. Percebi ser perfeitamente possível simplesmente "aparecer" lá, tirar a senha no toten da entrada e aguardar atendimento.
Os painéis que controlam o chamado das senhas é padronizado e organizado por letras do alfabeto. Se você for fazer, sei lá, Cartão Cidadão, sua senha é AXX (chute), se for pegar outro documento é BXX, CXX e assim vai. As senhas de agendamento são do tipo YXX, ou seja, fica designado um servidor específico no dia para chamar todo mundo que fez agendamento. Se as senhas Y acabarem ou não estiver no horário do próximo agendamento, esse mesmo servidor chama todas as demais senhas...
Em todos os lugares que fui haviam diversos servidores trabalhando. O tempo de espera é bem tranquilo, o dia que mais demorou para me chamarem foram 15 minutos. E, mais, o agendamento não é garantia de ser atendido no horário, rs... Tive duas experiências curiosas a respeito, mas que não cabe aqui detalhar.
@ddosoares Ola, o que seria um tempo razoável para emissão de um assento? Estou aguardando o assento desde janeiro 2024, é um motivo a preocupar? enviar questionamento para eles?
@RIBEIRORENATOS estou aguardando tem uns 5 meses desde nov/2023 e sempre que envio e-mail tenho a mesma resposta automática. Tem gente esperando há 10 meses 🥹. Infelizmente acho que não tem nem prazo e muito menos razoável.
@Mpatricio Se a análise de uma cidadania durou 9 meses, é inaceitável a criação de um assento durar este período, seria um parametro para reclamação. Pois não envolve análise, etc..
@RIBEIRORENATOS eu estou aguardando esse dito assento desde agosto de 2023. Já desisti de enviar email cobrando. Nunca vi algo tão desproporcional assim na minha vida.
@RIBEIRORENATOS justamente porque não exige análise eles entraram numa brecha que nem posso pedir urgência. Pois o processo já foi analisado. Enfim fiz as denúncias aos órgãos que fiscalizam o serviço público como me orientaram aqui no fórum, mas não vejo solução, é muito triste.
Com todas essas mudanças de sistema e etc, será que já estão sendo criado os assentos automaticamente?
Depois de muita espera chegou finalmente a bolinha 7, mas está em marrom. Será que vai entrar o registro automático ou ainda tem meses e meses de espera pra conseguir?
@Mpatricio Sendo sincero não acho que vale a pena denunciar o atraso pois eles já deram a resposta do porque não foram emitidos os assentos ainda, quem fará isso será um sistema automático que esta em fase final de desenvolvimento e como estão ocupados migrando os quase 250 mil processos de nacionalidade para a nova plataforma não tem o que fazer além de aguardar, infelizmente... pode ser que cobrar uma resposta da diretoria ou da presidência nos mostre um prazo mas só resta aguardar, e dizem que em maio sairá os assentos.
Oi gente, tudo bem? Eu dei entrada sozinha na nacionalidade para o meu avô. O pai dele era português e eu juntei toda a documentação e dei entrada com auxílio do meu primo, que já tinha feito para ele mesmo e conseguiu. Ontem, quando fui consultar como está o processo, vi que está no passo 4 em amarelo e avisando que está faltando alguma documentação mas não diz qual é e eu também não recebi nenhuma notificação por e-mail ou carta sobre os detalhes. No entanto, cerca de 2 meses antes também estava no passo quatro, mas com a bolinha em vermelho dizendo: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe conceder a nacionalidade Portuguesa". Agora está com a bolinha amarela e dizendo: "O seu processo não está completo, tal como notificado. O seu pedido estará nessa fase até à recepção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento".
Mandei um e-mail para o ACP e eles falaram que vai chegar uma carta. To tentando ligar, mas até agora não consegui ser atendida.
Eu não entendi nada, porque eu mandei todas as documentações necessárias e corretas. Alguém já passou por isso? O que aconteceu? Mandaram uma carta mesmo? Qual documento pediram?
Eu não entendi nada, porque eu mandei todas as documentações necessárias e corretas.
Às vezes falta uma assinatura num documento antigo, às vezes o QR code da apostila tá errado, às vezes o conservador identifica informações inconsistentes. Às vezes documentos "somem" na Conservatória... Cada caso é um caso.
Alguém já passou por isso?
sim, isso é bastante comum!
O que aconteceu?
Varia de caso pra caso. Leia outros posts no forum e vc vai ver.
Mandaram uma carta mesmo?
Sim, geralmente leva entre 15 e 30 dias para chegar. Às vezes não chega. Pode obter as informações na Linha Registos.
@Eduardo Alvim, obrigado pela dica. Isso é bem relevante. Onde fica a Loja de Cidadão a qual vc foi? Ouço que em Lisboa a coisa costuma ser mais tumultuada, mas que em outros concelhos/distritos é bem mais tranquilo. Atendimento mais rápido etc.
@Ric, minhas melhores experiências foram na Loja de Cidadão do Porto, em Campanhã, perto do Estádio do Dragão. Fui 1x na Loja de Gaia (Shopping Arrábida), mas não gostei.
oi gente, alguém que teve a certidão emitida automaticamente e errada (nome completo no "nome" e "apelido" só com asteriscos) conseguiu arrumar isso? mandei e-mail há semanas e nada, é a certidão da minha mãe e além desse erro, está com o nome de casada. será que consigo dar entrada na transcrição de casamento e pedir pra eles arrumarem isso, eles podem/fazem? obrigada.
Pessoal, atualizando meu caso (pretendo depois fazer um tópico a parte pois nunca vi alguém na mesma situação que eu e pode ajudar outras pessoas), após cair em exigência enviei a documentação pra lá e passaram 2 meses após o recebimento dos papéis cumprindo a exigência só que o sistema das bolinhas não atualizava, eu mandei email e eles responderam com a mesma carta de exigência enviada anteriormente, então fiquei com medo deles terem perdido minha documentação e liguei pra lá hoje... hoje meu processo foi APROVADO e na mesma hora atualizaram o site das bolinhas! já atualizei a planilha e agora seguir com os pedidos do restante da família.
uma dúvida: precisa receber o assento pra transcrever o casamento?
@ddosoares@Mpatricio Ja faz uns 10 anos que faço cidadania da família toda, é a primeira vez que vejo essa situação de assento demorar. Deve estar tendo uma briga interna muito grande entre eles e o projeto pra automatizar isso, de pirraça agora não estão querendo fazer manualmente.
@RIBEIRORENATOS o chato disso tudo é que tinha de acontecer essa chatice logo na nossa vez? Eu tenho processo aprovado desde agosto de 2023 e tinha vários planos pra iniciar em 2024, inclusive propostas que recebi, mas que dependiam desse assento pronto. Projetos estes que foram adiados porque o assento não saiu. Infelizmente, meu ano de 2024 está praticamente perdido pelos projetos que eu tinha em mente. Espero poder concretizá-los em 2025. Não é possível que esses assentos não saiam pelo menos até o meio do ano. Porque se não sairem, aí já acho que o país parou de funcionar, porque não faz sentido demorar tanto. Haja paciência....
@ddosoares As conservatórias devem estar adorando, se nao sai assento não tem novos pedidos de analise de cidadania, os filhos dos assentos que não saem. Tudo pausado.
Então paguei dia 7 na civilonline. Recebi o código hj.
Fiquei com uma dúvida?
Assento criado com nome de casada Cristina Mir... Bacc... Sarti . Faltou nome dos avós, e ja enviei email pra retificações perguntando se colocam o nome dos avos e recebi a resposta que não. O resto dos dados saiu certo c Constam 2 averbações
1°Averbação falando qua a nacionalidade foi atribuída nos termos do artigo 1, etc.....
2° constar constar que aCristina Mira..... Baccili
Duvida
1)Estou indo a Portugal. Se fizer o cartão e passaporte antes de esperar a transcrição do casamento concluir sairia com nome de solteira então?
@RIBEIRORENATOS Na verdade acho que conseguem enviar sim, lembro de um caso de uma pessoa do fórum que questionou uma Carla Ribeiro (Oficial de Registo) e a mesma informou que após o processo ser despachado a pessoa pode enviar o pedido de filho pois quando for registar e fazer a verificação o assento do pai/mãe já vai estar emitido e eles conseguem consultar por la, quem esta com problema nesse atraso são os outros processos que precisam aguardar o novo governo delegar o poder de aprovação de aquisição para os conservadores e isso pode demorar um tempo.
@RIBEIRORENATOS E acho que as conservatórias estão bem ocupadas migrando todos processos para a nova plataforma então acho bem improvável de conseguirem recuperar a pendência enquanto ocorre essa demora de emissão de assentos.
Comentários
@Ric e @eduardo_augusto sou meio cético em relação a planejamento do impacto de todos os sistemas com alterações de sistemas ou normas. Já estou na quarta geração (fiz para minha avó como neta, para meu pai e mãe pelo casamento, tios e tias, para mim e meus irmão e agora para meus sobrinhos). No consulado do Rio, Quando fiz o CC para mim, meu pai, mãe, avó e irmãos, já se marcava o pedido de passaporte para a data de entrega do CC. Quando meus tios foram fazer no final do ano passado, eles haviam modificado, mandavam o CC para casa e você tinha que fazer nova marcação para o passaporte. Quanto a marcação me lembro que na minha vez foi muito difícil de encontrar datas, tinha que entrar numa época especifica do mês e dia de semana, mas depois melhorou e não houve mais tanta dificuldade.
Por óbvio, há várias questões relevantes nesse momento. Essa questão do represamento de assentos, dada a mudança no sistema de nacionalidade. Tem a questão da mudança no modelo do CC à partir do meio deste ano (acho que esse tem mais impacto). E há outras coisas a se pensar, principalmente a questão da biometria (altura, foto, assinatura) fazendo parte do pedido de nacionalidade, provavelmente, quem fará a recolha e aferição desses dados serão os Consulados.
Vai ocorrer uma demanda muito grande nos consulados. Se hoje em dia procuram o Consulado somente os interessados em CC, passaporte pós nacionalidade e antes de nacionalidade somente os que querem transcrever o casamento.
Quando houver a regulamentação da última modificação da lei de nacionalidade e se exigir a biometria no pedido de nacionalidade, no meu entender todos terão que ir ao Consulado para aferir os dados biométricos.
De qualquer forma, acho que a interveniência do Consulado também será maior nos pedidos de nacionalidade, quando o processo for totalmente digital creio que se você não tiver um Certificado Digital com o sistema de chaves de Portugal (o CC tem, por exemplo)
Os utentes de pedido de nacionalidade conseguirão submeter seu pedido de nacionalidade por meio digital, somente pessoalmente direto em uma Conservatória ou nos Consulados. Creio que a modalidade de mandar pelo correio provavelmente acabe.
A vantagem que o processo de nacionalidade já vai digitalizado e se faz a aferição dos documentos no protocolo, de repente já se faz até a consulta aos órgãos externos on line na hora do protocolo. E a biometria feita no processo de nacionalidade já possibilitaria o pedido on line de cartão de cidadão ou passaporte, no mínimo dispensaria novo tomada de biometria (no caso do passaporte, tive que tirar nova foto e assinar novamente), só no CC que mediram minha altura.
Muitas variáveis para pensar, creio que não haja planejamento nenhum por parte do governo. Eles criam e apagam os próprios incêndios. Periga ser como é o pedido de nacionalidade italiana, você demora para marcar (muito mesmo), mas quando é atendido o processo termina rápido e identidade/ passaporte saem em tampo razoável.
De qualquer forma seria melhor aguardar para tirar a CC depois que o novo modelo esteja disponível, creio que esteja marcado para junho a implementação do modelo novo. Até lá acho que eles não devem mexer em nenhuma regulamentação da alteração da lei da nacionalidade que impactem nos pedidos de nacionalidade.
@Ric estive recentemente em Portugal para providenciar meus documentos. Tive experiências em diversas Lojas de Cidadão, Conservatórias e Autoridade Fiscal e Aduaneira (Finanças).
Todos os meus atendimentos iniciais foram agendados via SIGA. Todavia, o que pude observar pessoalmente nesses órgãos é que o agendamento, pelo menos para Loja de Cidadão e Conservatórias, é mais protocolar. Percebi ser perfeitamente possível simplesmente "aparecer" lá, tirar a senha no toten da entrada e aguardar atendimento.
Os painéis que controlam o chamado das senhas é padronizado e organizado por letras do alfabeto. Se você for fazer, sei lá, Cartão Cidadão, sua senha é AXX (chute), se for pegar outro documento é BXX, CXX e assim vai. As senhas de agendamento são do tipo YXX, ou seja, fica designado um servidor específico no dia para chamar todo mundo que fez agendamento. Se as senhas Y acabarem ou não estiver no horário do próximo agendamento, esse mesmo servidor chama todas as demais senhas...
Em todos os lugares que fui haviam diversos servidores trabalhando. O tempo de espera é bem tranquilo, o dia que mais demorou para me chamarem foram 15 minutos. E, mais, o agendamento não é garantia de ser atendido no horário, rs... Tive duas experiências curiosas a respeito, mas que não cabe aqui detalhar.
Pessoal, como identifico no envelope que o envio é pra atender uma exigencia? Coloco alguma instrução dentro também?
Obrigado!
@ddosoares Ola, o que seria um tempo razoável para emissão de um assento? Estou aguardando o assento desde janeiro 2024, é um motivo a preocupar? enviar questionamento para eles?
@RIBEIRORENATOS estou aguardando tem uns 5 meses desde nov/2023 e sempre que envio e-mail tenho a mesma resposta automática. Tem gente esperando há 10 meses 🥹. Infelizmente acho que não tem nem prazo e muito menos razoável.
@Mpatricio Se a análise de uma cidadania durou 9 meses, é inaceitável a criação de um assento durar este período, seria um parametro para reclamação. Pois não envolve análise, etc..
@RIBEIRORENATOS eu estou aguardando esse dito assento desde agosto de 2023. Já desisti de enviar email cobrando. Nunca vi algo tão desproporcional assim na minha vida.
Olá @Sayd
A cerca de uns 2 anos o processo 1D (netos) de minha mãe caiu em exigência.
Enviei o que foi solicitado num envelope para o endereço deles, constante na carta de exigência.
Escrevi por fora no envelope, acima do endereço deles e também numa folha internamente:
ATENDIMENTO DE EXIGÊNCIA
PROC. N° XXXXXX/XX
SETOR (dados conforme carta de exigência)
Eles receberam, deram continuidade e depois o processo foi deferido.
Espero ter ajudado.
@RIBEIRORENATOS justamente porque não exige análise eles entraram numa brecha que nem posso pedir urgência. Pois o processo já foi analisado. Enfim fiz as denúncias aos órgãos que fiscalizam o serviço público como me orientaram aqui no fórum, mas não vejo solução, é muito triste.
Com todas essas mudanças de sistema e etc, será que já estão sendo criado os assentos automaticamente?
Depois de muita espera chegou finalmente a bolinha 7, mas está em marrom. Será que vai entrar o registro automático ou ainda tem meses e meses de espera pra conseguir?
@Mpatricio Sendo sincero não acho que vale a pena denunciar o atraso pois eles já deram a resposta do porque não foram emitidos os assentos ainda, quem fará isso será um sistema automático que esta em fase final de desenvolvimento e como estão ocupados migrando os quase 250 mil processos de nacionalidade para a nova plataforma não tem o que fazer além de aguardar, infelizmente... pode ser que cobrar uma resposta da diretoria ou da presidência nos mostre um prazo mas só resta aguardar, e dizem que em maio sairá os assentos.
Oi gente, tudo bem? Eu dei entrada sozinha na nacionalidade para o meu avô. O pai dele era português e eu juntei toda a documentação e dei entrada com auxílio do meu primo, que já tinha feito para ele mesmo e conseguiu. Ontem, quando fui consultar como está o processo, vi que está no passo 4 em amarelo e avisando que está faltando alguma documentação mas não diz qual é e eu também não recebi nenhuma notificação por e-mail ou carta sobre os detalhes. No entanto, cerca de 2 meses antes também estava no passo quatro, mas com a bolinha em vermelho dizendo: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe conceder a nacionalidade Portuguesa". Agora está com a bolinha amarela e dizendo: "O seu processo não está completo, tal como notificado. O seu pedido estará nessa fase até à recepção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento".
Mandei um e-mail para o ACP e eles falaram que vai chegar uma carta. To tentando ligar, mas até agora não consegui ser atendida.
Eu não entendi nada, porque eu mandei todas as documentações necessárias e corretas. Alguém já passou por isso? O que aconteceu? Mandaram uma carta mesmo? Qual documento pediram?
@Jessyca23
Eu não entendi nada, porque eu mandei todas as documentações necessárias e corretas.
Às vezes falta uma assinatura num documento antigo, às vezes o QR code da apostila tá errado, às vezes o conservador identifica informações inconsistentes. Às vezes documentos "somem" na Conservatória... Cada caso é um caso.
Alguém já passou por isso?
sim, isso é bastante comum!
O que aconteceu?
Varia de caso pra caso. Leia outros posts no forum e vc vai ver.
Mandaram uma carta mesmo?
Sim, geralmente leva entre 15 e 30 dias para chegar. Às vezes não chega. Pode obter as informações na Linha Registos.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos
Qual documento pediram?
Varia de caso pra caso. Espere chegar a carta ou ligue na linha registos p saber sobre o seu processo.
Concordo com suas observações, @Damasceno_de_Castro. É por aí mesmo.
@Eduardo Alvim, obrigado pela dica. Isso é bem relevante. Onde fica a Loja de Cidadão a qual vc foi? Ouço que em Lisboa a coisa costuma ser mais tumultuada, mas que em outros concelhos/distritos é bem mais tranquilo. Atendimento mais rápido etc.
@Ric eu já fui em mais de uma em Lisboa, a melhor que fomos atendidos foi em Marvila, que fica dentro ou do lado de um Supermercado Pingo Doce.
@eduardo_augusto Obrigada pela explicação. O prazo do envio do documento pendente só começa a contar a partir do momento em que chega a carta?
@Jessyca23
O prazo do envio do documento pendente só começa a contar a partir do momento em que chega a carta?
sim.
@Ric, minhas melhores experiências foram na Loja de Cidadão do Porto, em Campanhã, perto do Estádio do Dragão. Fui 1x na Loja de Gaia (Shopping Arrábida), mas não gostei.
Repassando para SERFADITAS
@geluk, tudo bem??
Tem alguma informação sobre quando vão rodar o sistema de emissão de assentos novamente?? Ou quando o sistema começa a funcionar de forma permanente?
Pelo visto, fizeram uma emissão em massa perto do dia 20/02, mas depois disso nada mais foi emitido.
oi gente, alguém que teve a certidão emitida automaticamente e errada (nome completo no "nome" e "apelido" só com asteriscos) conseguiu arrumar isso? mandei e-mail há semanas e nada, é a certidão da minha mãe e além desse erro, está com o nome de casada. será que consigo dar entrada na transcrição de casamento e pedir pra eles arrumarem isso, eles podem/fazem? obrigada.
Pessoal, atualizando meu caso (pretendo depois fazer um tópico a parte pois nunca vi alguém na mesma situação que eu e pode ajudar outras pessoas), após cair em exigência enviei a documentação pra lá e passaram 2 meses após o recebimento dos papéis cumprindo a exigência só que o sistema das bolinhas não atualizava, eu mandei email e eles responderam com a mesma carta de exigência enviada anteriormente, então fiquei com medo deles terem perdido minha documentação e liguei pra lá hoje... hoje meu processo foi APROVADO e na mesma hora atualizaram o site das bolinhas! já atualizei a planilha e agora seguir com os pedidos do restante da família.
uma dúvida: precisa receber o assento pra transcrever o casamento?
@Sayd
Você deverá colocar dentro do envelope uma Cópia da Carta de Exigência que receberá pelo Correio.
Através desta cópia da carta eles identificarão que você está enviando os documentos necessários em resposta à exigência.
@ddosoares @Mpatricio Ja faz uns 10 anos que faço cidadania da família toda, é a primeira vez que vejo essa situação de assento demorar. Deve estar tendo uma briga interna muito grande entre eles e o projeto pra automatizar isso, de pirraça agora não estão querendo fazer manualmente.
@RIBEIRORENATOS o chato disso tudo é que tinha de acontecer essa chatice logo na nossa vez? Eu tenho processo aprovado desde agosto de 2023 e tinha vários planos pra iniciar em 2024, inclusive propostas que recebi, mas que dependiam desse assento pronto. Projetos estes que foram adiados porque o assento não saiu. Infelizmente, meu ano de 2024 está praticamente perdido pelos projetos que eu tinha em mente. Espero poder concretizá-los em 2025. Não é possível que esses assentos não saiam pelo menos até o meio do ano. Porque se não sairem, aí já acho que o país parou de funcionar, porque não faz sentido demorar tanto. Haja paciência....
@ddosoares As conservatórias devem estar adorando, se nao sai assento não tem novos pedidos de analise de cidadania, os filhos dos assentos que não saem. Tudo pausado.
@RaissaCervone
Então paguei dia 7 na civilonline. Recebi o código hj.
Fiquei com uma dúvida?
Assento criado com nome de casada Cristina Mir... Bacc... Sarti . Faltou nome dos avós, e ja enviei email pra retificações perguntando se colocam o nome dos avos e recebi a resposta que não. O resto dos dados saiu certo c Constam 2 averbações
1°Averbação falando qua a nacionalidade foi atribuída nos termos do artigo 1, etc.....
2° constar constar que aCristina Mira..... Baccili
Duvida
1)Estou indo a Portugal. Se fizer o cartão e passaporte antes de esperar a transcrição do casamento concluir sairia com nome de solteira então?
@RIBEIRORENATOS Na verdade acho que conseguem enviar sim, lembro de um caso de uma pessoa do fórum que questionou uma Carla Ribeiro (Oficial de Registo) e a mesma informou que após o processo ser despachado a pessoa pode enviar o pedido de filho pois quando for registar e fazer a verificação o assento do pai/mãe já vai estar emitido e eles conseguem consultar por la, quem esta com problema nesse atraso são os outros processos que precisam aguardar o novo governo delegar o poder de aprovação de aquisição para os conservadores e isso pode demorar um tempo.
@RIBEIRORENATOS E acho que as conservatórias estão bem ocupadas migrando todos processos para a nova plataforma então acho bem improvável de conseguirem recuperar a pendência enquanto ocorre essa demora de emissão de assentos.