Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1136013611363136513661425

Comentários

  • editado September 2023

    @Joaopcaro, o meu processo foi aprovado em 26/04/23 no ACP, de lá para cá (140 dias hoje) estou aguardando o assento.

    Segundo determinações superiores do IRN, alguns processos do ACP (1C maior), inclusive o meu, foram redistribuídos para a Conservatória de Alenquer, tendo em vista a criação do Registo. Portanto ACP "lavou as mãos" e estamos "a ver navios".

  • Gente, a aba “Atualizações” da planilha não esta funcionando ou é só para mim?

  • @Marceugenio por curiosidade, vc tentou contato com a Conservatória de Alenquer?

    Acrescentei hoje na planilha o processo da minha avó (de filho), que também está na ACP. Recebi a senha de acompanhamento no dia 19/12 (enviada pela advogada) e o processo chegou na bolinha 4 marrom no dia 28/08.

    Sinceramente, é bem desanimador saber que a criação de assento está sem perspectivas dessa forma. Pouco tempo atrás, os processos de filhos pareciam levar em torno de 6 meses. Com o período de férias e a falta de evolução nos processos, pensei que o da minha avó levaria 1 ano (o que já era bastante). Agora, 1 ano está parecendo pouco.

    O que notei é que alguns assentos de neto foram criados nos últimos dias (vendo o tópico do processo de netos, apenas por curiosidade). Fiquei pensando se, por acaso, a criação de assentos de filhos não entrou em alguma fila misturada com o processo de netos, pois não dá pra entender o tempo que está levando a criação de assentos (mesmo com as férias de verão terminadas).

  • editado September 2023

    É chato demais ver processos 1N e outros sendo aprovados e com assentos emitidos a rodo e o nosso de filhos que costumava ser o mais rapido, na nossa vez travou, sinceramente sem comentários ta demorando pra tudo analisar, aprovar e emitir.

    Olha a bola de neve que ta se formando já..

  • Minha desconfiança quanto a processos de netos estarem sendo analisados simultaneamente aos de filhos é pelo fato de terem enviado processos de netos para a ACP. Como a informação oficial é de que a data de início é a que vale para definir a ordem, em tese os processos de neto são bem mais antigos. Os prazos mencionados em meses naquele site de acompanhamento não fazem distinção entre processos de filhos e netos (que eu tenha notado).

    Uma coisa que, na minha humilde opinião, precisaria de revisão é a questão de urgência para menores de idade. Pelo que li, o motivo da urgência é pelo risco de uma pessoa ficar sem cidadania (e sem acesso a determinados serviços). Porém, é muito diferente a situação de alguém que viveu a vida inteira no Brasil até os 18 anos e possui cidadania brasileira de alguém sem cidadania de qualquer país. A isenção do pagamento de taxa já é uma grande vantagem. Os critérios para solicitação de urgência em outros cenários são muito mais rigorosos e raramente concedidos.@Marceugenio Porém, sei que muitos irão discordar, provavelmente.

  • A urgência para menores, na minha opinião, é essencial. Eu mesmo, só vou "topar" ir para Portugal fazer um mestrado quando meu filho já estiver com a cidadania aprovada.

  • @gaabirodriguez eu fiquei 16 dias a mais do que poderia na Europa. Na saída foi tranquilo, só carimbaram a saída normalmente em Lisboa e fim.

    Porém, recomendo solicitar a extensão de permanencia no espaço por mais 90 dias. Eu não consegui fazer isso, pois já tinha planos em outros países. Quando você solicita, fica válido para o país que você solicitou enquanto aguarda a repsosta :)

    Tive sorte, mas eu poderia dar azar na imigração e terem carimbado que fiquei mais que o período permitido, dificultando assim meu processo imigratório em outros países.

  • editado September 2023

    @frbs Penso o mesmo. Por quê um menor de idade iria ter tanta pressa pra ter prioridade? "Pra poder morar com os pais, estudar lá, pra matrículas, saúde etc" mas é so eles criarem um visto pra isso para os menores poderem viver legalmente com os pais enquanto esperam na fila normal. Sinceramente é sem cabimento nenhum essa prioridade para menores ao meu ver.

    Ao meu ver os processos de netos era pra ter uma prioridade maior pela idade, juntamente com os de filhos 1c maior. Os filhos maiores de idade geralmente querem ir para trabalhar e agregar na economia Portuguesa. Enquanto isso os filhos menores so iriam contribuir ao longo prazo, então realmente não entendo o porquê da prioridade para menores sendo que poderia se resolver com um visto enquanto espera na fila normal.

    É normal concordarem e discordarem cada um tem a sua opnião.

    E sobre os assentos aparentemente os de netos que foram parar na ACP entraram na frente da fila pelo motivo que você mencionou, e talvez pra evitar que se arraste mais ainda eles mandaram alguns processos filho maior para outras conservatórias.

  • Bom Dia !!!!!!!!

    Assento CRIADO em Alenquer !!!!!

    Espera acabou !!!!!!

    428 dias totais

    72 dias para a senha

    287 dias para a provação

    141 dias para o assento !!!!!!

  • Penso o mesmo. Por quê um menor de idade iria ter tanta pressa pra ter prioridade? "Pra poder morar com os pais, estudar lá, pra matrículas, saúde etc" mas é so eles criarem um visto pra isso para os menores poderem viver legalmente com os pais enquanto esperam na fila normal. Sinceramente é sem cabimento nenhum essa prioridade para menores ao meu ver.



    Discordo um pouco aqui. Primeiro, a justificativa é frágil e a solução proposta cria mais complexidade burocrática. Ora, já existem vistos de residência, estudos, trabalho… pela sua lógica, deveria ser dada total Prioridade para as crianças, pois para todos os outros casos, já existem soluções (diferentes tipos de visto).

    Segundo, há muitos países que não aplicam o chamado „jus soli“, ou seja, nao basta nascer no país para ser cidadao. Por isso, às vezes, a importancia de conceder a cidadania portuguesa para a criança, é para que ela não seja apátrida. (Nao sei afirmar com que frequencia isso acontece)

    Terceiro, o registro feito na infancia, notadamente com menos de 1 ano, evita um dos maiores Problemas que muitos colegas aqui no fórum enfrentam: provar a filiacao.

  • Ótima notícia, @carlos_pinto. :)

  • @carlos_pinto

    otima noticia! Parabens pela conquista!

  • Pessoal,

    O processo do meu pai esta na bolinha 4 verificação de documentos ja faz quase 1 mês, como que posso saber se pode ter dado algum problema? Eles avisam de alguma forma?

  • @danirtomaz


    O que importa não é a tanto a cor da bolinha, mas a mensagem que aparece abaixo.


    Bolinha 4 "marrom": Se estiver escrito algo como "O seu pedido foi verificado e está completo...", significa que eles abriram o seu prontuário e todos os documentos mínimos obrigatórios estão lá. Agora eles vão ler, identificar os ascendentes portugueses, confrontar os diferentes documentos. Nada a fazer, nada com que se preocupar.


    Bolinha 4 "vermelha": Se estiver escrito algo como "O seu pedido está incompleto, tal como foi notificado", significa que caiu em exigência. Você receberá uma carta ou email explicando o que está faltando. Mas se for ansioso, ou se já se passaram vários dias e você não recebeu nada, ligue na Linha Registos, que eles podem informar.

  • Boa tarde pessoal!

    Meu assento foi criado em Alenquer na data de hoje, sendo assim meu processo 1C que foi enviado para o ACP foi concluido.

    Caso queriam mais detalhes do processo: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/processo/56229

    Aproveito para agradecer a todos que me ajudaram aqui no fórum e desejar sucesso para todos em seus processos!

  • Boa noite a todos,


    Gostaria de saber se todos os processos para criação de assento que estavam na ACP foram enviados às outras Conservatórias, pois o da minha mãe (sob minha gestão) ainda está na ACP tendo sido aprovado em 09/06.

    Obrigado.

    Fabio

  • Bom dia a todos.

    Gostaria de saber , como posso conseguir o número do meu processo, não recebi por e-mail.

    tenho tentado ligar, mas não estou conseguindo.

    Se alguém puder me ajudar, agradeço.

  • @Sandra barros


    Está ligando para o número certo? Siga as instruções: Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa


    Pode também tentar mandar um email para a Conservatória. Os contatos estão na página do IRN. IRN > Contactos do Registo > Arquivo Central do Porto (justica.gov.pt)

  • @Fabio_mlima

    O meu processo passou para bolinha 7 em 24 de Maio, 2022, e ainda encontra-se no ACP.A espera continua ☺️

  • @Fabio_mlima o do meu pai foi aprovado em Agosto e continua também na ACP aguardando o assento.

  • @Sandra barros ,

    envie email para rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt, solictando a senha. Muitas vezes o email vai para caixa de spam, e cheque sempre quando está esperando email das CRCs.

  • editado September 2023

    Boa noite. Após resolver todos os problemas em relação aos documentos, me encontro na seguinte situação: minha mãe está em Portugal (vai ficar 3 meses) com os documentos de atribuição em mãos. Eu estou com os documentos pra transcrição de casamento devidamente preenchidos e autenticados, só falta levar no consulado do rio.

    Pergunta: o ACP já analisa a transcrição assim que recebe os documentos? É recomendado que minha mãe espere umas 3 semanas pra transcrição ficar pronta pra só depois dar a entrada? Ou podemos dar entrada simultaneamente, já que provavelmente levarão meses pra analisarem a transcrição?

    Obrigado.

  • Bom dia, eu tenho uma dúvida, a um tempo atras tinha visto em algum post que já nao encontro, que primeiro enviava os doc e o formulario pra ACP, e colocava um bilhete dizendo que o pagamento era em por cartão com o email para eles enviarem o link para pagamento, mas hoje vim verificar para enviar e diz que primeiro pago e dps recebo o formulario para preencher.

    Alguem sabe dizer se posso pagar atraves do link e utilizar o meu formulario ja preenchido e autenticado ou o que eles vão enviar é diferente de alguma forma e terei que preencher novamente e o meu ficará inutilizado?

  • editado September 2023

    Pessoal, bom dia!

    Por favor, o ACP continua o melhor local para enviar o processo de cidadania? O meu tio está com um de adulto pronto para despachar.

    Desde já agradeço a ajuda novamente.

    Att

    Flávio

  • @Fabio_mlima o seu processo tá na 7 marrom desde maio de 2022 ?

  • Correção do meu posto anterior, o meu processo está na bolinha 7(marrom) desde 24 de maio,2023.

  • editado September 2023

    @JacquelineSemblano

    O formulário que eles enviam tem duas diferenças em relação ao que está disponível para download no site do IRN (abaixo):

    1. Vem com os dados da confirmação do pagamento escritos no canto superior esquerdo;
    2. Não tem o Quadro 6 (onde antigamente vc podia escolher entre pagar por vale postal ou cheque).

    Acredito (mas não tenho certeza) que se você mandar o formulário que você reconheceu firma e mandar junto uma impressão do e-mail com a confirmação de pagamento não terá problemas, pois os dados que vêm preenchidos no formulário que eles mandam são os mesmos do e-mail.

    Eu acho que o risco de ter problemas é baixo, mas avalie se vale a pena correr o risco ou se é melhor imprimir de novo o formulário que vai receber após pagar e ir ao cartório novamente reconhecer assinatura por autenticidade. O formulário não precisa apostilar, então o custo de fazer novamente não é alto (apesar do inconveniente de ter que ir ao cartório novamente).

    No mesmo site abaixo você encontra os links para efetuar o pagamento por cartão dos vários tipos de processo de nacionalidade.

    https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos

  • Caros colegas,

    Enviei os 2 processos de minhas filhas (atribuição de menor), foi recebido em 14/09/23 na ACP, hoje já me enviaram e-mail com as chaves para acompanhamento dos processos. Não sei se é o tempo normal mas, enfim, foi rápido.

    Também enviei o processo para transcrição de meu casamento, recebido em 13/09/23 na CRC (Porto)... Agora é esperar e-mail para o pagamento da taxa.

    Agradeço pela ajuda de todos!

  • @texaslady

    Boa tarde.

    Seguindo suas orientações enviei dois processos de nacionalidade dos meus netos para ACP.

    Solicitei a apensação ao processo de nacionalidade do meu filho que aguarda a emissão do seu assento.

    O processo dos meus netos, chegaram dia 15/09 e hoje recebi por e-mail o número do processo e senha da minha neta..

    Estou aguardando agora o número do processo e senha do neto.

    Fiquei surpreso, com a rapidez com que recebi o numero do processo e senha. A medida que os processos forem se desenrolando irei passando informações principalmente pelo fato da apensação que poderá ajudar outros interessados

    Obrigado pela sua ajuda,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.