@eduardo_augusto, quando mandei a mensagem aqui no forum já havia me adiantado e enviado por carta a certidão da minha sogra no dia 17/07 e chegou lá justamente no dia 25/07. Como mudaram o status no dia 27/07 creio que o que valeu foi o físico, pois o email já tinha enviado mais de uma vez semanas antes e nada...
Um colega do fórum, não vou recordar quem, encaminhou o processo dele (filho 1C) antes da emissão do registro de nascimento da mãe dele, que ainda estava para ser emitido e estava demorando muito, por ser processo de neto (1D).
Acontece que ele apresentou, juntamente com os documentos dele, um e-mail da CRC ou da ACP, também não me recordo qual das duas, informando que ele poderia apresentar o processo dele antes de o registro da mãe ser emitido.
O funcionalismo público em Portugal não perde nada para o Brasil.. fui hoje novamente na ACP para tirar dúvidas referente ao meu processo, visto que desde 11 de maio está aprovado.. e nem me deixaram entrar. Tinham 02 pessoas esperando e 01 funcionária atendendo ( absurdo ) e o segurança que tira as senhas disse para retornar amanhã mais cedo.. sendo que a ACP fica aberta até às 16h.. e aqui era 11h da manhã. É uma mistura de não querer trabalhar com falta de gente para trabalhar.. e lá se vão 88 dias de espera por um assento...
Bom dia @antoniocesarpires , essa demora não é comum para filhos menores, mas está tudo parado no momento... férias de verão, falta de funcionário, o Papa... E ainda tem a questão da vontade de trabalhar.
Meu processo como filho maior completou 1 ano e agora quase 3 meses de processo aprovado ( bolinha 7 marrom ) e nada de assento emitido, e olha que já estou cá em Portugal.
Alguem sabe quais conservatorias Alem da ACP Aceitam processo de filho de Portugues, com o Portugues sendo o declarante, sem a necessidade de trancrição de casamento ? processo do meu pai de filho estou aguardando a criacao de registo a mais de 3 meses
Recebi essa semana a certidão de nascimento do meu bisavô português solicitada pelo CRAV, e também já estou com a certidão de nascimento de minha avó em inteiro teor reprográfica e apostilada. Só preciso tirar um RG novo para ela, pois o atual foi emitido em 2010.
Porém, lendo a certidão de nascimento dela e a do meu bisavô me surgiram duas dúvidas:
1) Na certidão de minha avó constam avós paternos Antonio Gomes e Christina Gomes. Já na certidão do meu bisavô, seus pais constam como Antonio Gomes e Christina Pereira de Jesus. Será que isso pode dar problema?
2) A certidão de minha avó aparenta estar bem legível. Será que só ela já estaria ok ou é melhor eu também enviar a certidão digitada?
Oi pessoal! Mais uma vez estou aqui pra tirar minhas dúvidas hehe
meu processo de cidadania (filha de português) está em andamento já… porém, eu vou me casar agora em setembro.
como fiz tudo no nome de solteira todo o meu processo… e agora, dps do casamento, terei a mudança de nome (acrescentar o sobrenome do meu noivo). Então a dúvida é… como que fica o processo da cidadania? Eu terei que fazer a transcrição do meu casamento… mas como vou sinalizar que mudei o nome? Apenas a transcrição basta?
seu assento de nascimento em Portugal, mesmo casada sairá em seu nome de solteira. Então depois que receber seu assento faça a transcrição de casamento que o nome será alterado.
O funcionalismo público em Portugal não perde nada para o Brasil.. fui hoje novamente na ACP para tirar dúvidas referente ao meu processo, visto que desde 11 de maio está aprovado.. e nem me deixaram entrar. Tinham 02 pessoas esperando e 01 funcionária atendendo ( absurdo ) e o segurança que tira as senhas disse para retornar amanhã mais cedo.. sendo que a ACP fica aberta até às 16h.. e aqui era 11h da manhã. É uma mistura de não querer trabalhar com falta de gente para trabalhar.. e lá se vão 88 dias de espera por um assento...
O ponto é que o procedimento de nacionalidade é caminho reto, onde não há possibilidade de ficarmos movimentando ele como se fosse um processo judicial, com peticionamentos etc. É procedimento com instrução única, onde deve ser apresentando todos os documentos. Penso que, ao ficarmos indo tirar dúvidas sobre o processo, apenas geramos mais demora para todos os processos que lá encontram. Dizer que eles não gostam de trabalhar por ter atendimento presencial naquele momento, não creio que seja a melhor observação. Existem um determinado número de senhas diárias. Acabando essas senhas, não há atendimento. Isso é a administração que entendeu que funciona melhor assim. Eles, veja bem, não trabalham apenas quando atendem ao público. Isso é até descanso quando atende ao público, o trabalho deles funciona por meta de tantos processos tramitados. A questão do assento não é singularidade do seu processo.
Por fim, acho estranho esse preconceito com relação ao funcionário público, como se o funcionário privado fosse algo de excelência. Será que alguém já teve problema para resolver com a NET, com a Claro, a Vivo, com a Cia de gás, ou qualquer outro serviço público prestado por empresa privada? Fica a reflexão.
@Destefano Opa meu amigo, tudo bem ? Então vamos lá.. no meu caso eu já estou em Portugal então me facilita ir direto a ACP tirar dúvidas, e me convém a isso pois pra eu utilizar o serviço de saúde pública, preciso ter meu número de utente e sem o registro criado e com cartão cidadão não tenho acesso ao mesmo.. então é uma particularidade minha, não sei se enquadra aos outros que estão aguardando, cada um na sua necessidade. Quanto a cobrança do funcionalismo público ela tanto é necessária como é dever de todo cidadão.. e sem comparações com serviço privado onde se um não está bom, terá outros para te atender. Portanto, estar cobrando melhoras, ou estar indignado pelo serviço mal prestado é um dever do cidadão. E por falar na ACP, uma unidade que atende milhares de pedidos que não são só de nacionalidade é vergonhoso ter apenas 1 funcionário trabalhando... Ainda mais por um serviço público mas que se é pago por ele.. emolumentos e etc. Não é um serviço "gratuito". Portanto, não quero desmerecer, nem ser preconceituoso, mas creio que o objetivo do fórum está na transparência e informação sobre a cidadania portuguesa, se fosse tudo fácil, isso já não existiria mais. Cobrar autoridades é um ato de cidadania também, criticar para poder melhorar, aceitar o errado nunca mudou nada.. nem aqui em Portugal nem no Brasil nem em lugar nenhum do mundo. Abraços !
@eduardo_augusto Entao ok, mas em nenhum momento eu disse que não fiz uma reclamação formal, achava que nesse fórum se podia passar as informações como um todo. Visto que vejo quase todos os dias comentários sobre processos parados, senhas não enviadas, e outros erros das conservatórias... Estou apenas passando uma informação do que ocorreu comigo.. para que outros não precisem passar ou fiquem indignados como eu fiquei.. ou ansiosos por querer saber o porquê o processo não anda. Era apenas eu e minha experiência... Nada contra o funcionalismo público.
@eduardo_augusto pois é! Acho que a divergência de nome é grande demais, mesmo sendo somente a avó da minha avó.
Estou conversando com um primo de 2º grau meu que já conseguiu a cidadania portuguesa através desse mesmo bisavô. No caso, a mãe dele é irmã de minha avó. Já vimos que no assento de nascimento português dessa irmã de minha avó consta o nome correto da avó delas, e agora ele vai verificar também na certidão de nascimento brasileira dela.
De qualquer forma, segunda-feira vou ligar no cartório pra me informar sobre o procedimento de retificação da certidão de nascimento de minha avó. Provavelmente vou perder essa certidão de inteiro teor dela que eu já tirei 😔
Mas Christina Gomes não seria o nome de casada de Christina Pereira de Jesus, já que o marido é Gomes?
Já vi casos onde as certidões BR colocavam quase que automaticamente o "nome de casada" da mulher, mesmo que em PT ela não tivesse adotado esse nome em PT, já que no BR era "presumido/obrigatório" que a mulher adotasse o nome do marido.
Se essa explicação é suficiente para evitar uma retificação aí realmente não sei.
pois é, foi o que eu pensei inicialmente, mas na certidao do bisavo, ja deveria constar christina Gomes. A menos que nao fossem casados na epoca. É o que eu disse: pode ser erro, pode ser algo que tenha justificativa.
por outro lado na consegui ver de onde veio o „de jesus“.
1- Temos alguma previsão sobre a emissão do assento? o processo da minha irmã foi para a bolinha 7 marrom em 24/05/23.
2- Gostaria de tirar o meu passaporte (já estou com meu assento em mãos), porém no site do consultado eu não consigo me cadastra pois quando digito o número da certidão de nascimento, ele zera. Alguém mais passou por isso?
@Beatriz_Pinheiro respondendo a pergunta 1, nao existe previsao. Existem processos aguardando assento desde o final de abril. Tem pelo menos um mes de assentos a frente do da sua irmã, infelizmente.
@FernandoPolarco, tanto no Brasil como em Portugal o problema não é o funcionalismo público. Devemos parar com este preconceito com relação a estes profisionais. Não falo nem na baixa remuneração da GRANDE MAIORIA deles, mas sim pela total falta de investimento, pessoal e estrutural, dos gestores, que não possuem qualquer comprometimento com a eficácia do trabalho.
Recentemente ficamos sabendo que houve recrutamento de conservadores e oficiais de registro em Portugal após, pasme, 20 anos depois do último processo seletivo, sem falar ainda dos equipamantos utilizados totalmente ultrapassados e sucateados.
Comentários
Obrigado @eduardo_augusto !!
@eduardo_augusto, quando mandei a mensagem aqui no forum já havia me adiantado e enviado por carta a certidão da minha sogra no dia 17/07 e chegou lá justamente no dia 25/07. Como mudaram o status no dia 27/07 creio que o que valeu foi o físico, pois o email já tinha enviado mais de uma vez semanas antes e nada...
@texaslady , sua ideia faz sentido.
Um colega do fórum, não vou recordar quem, encaminhou o processo dele (filho 1C) antes da emissão do registro de nascimento da mãe dele, que ainda estava para ser emitido e estava demorando muito, por ser processo de neto (1D).
Acontece que ele apresentou, juntamente com os documentos dele, um e-mail da CRC ou da ACP, também não me recordo qual das duas, informando que ele poderia apresentar o processo dele antes de o registro da mãe ser emitido.
@Ricosne ,
tudo bem?
Muito boa informação. E faz sentido pois apesar de não ter o registro a cidadania já está concedida.
@Vande , leia o post do @Ricosne acima.
@RoseMoraes concordo, parece que travou mesmo. O meu está em um ritmo super lento.
O funcionalismo público em Portugal não perde nada para o Brasil.. fui hoje novamente na ACP para tirar dúvidas referente ao meu processo, visto que desde 11 de maio está aprovado.. e nem me deixaram entrar. Tinham 02 pessoas esperando e 01 funcionária atendendo ( absurdo ) e o segurança que tira as senhas disse para retornar amanhã mais cedo.. sendo que a ACP fica aberta até às 16h.. e aqui era 11h da manhã. É uma mistura de não querer trabalhar com falta de gente para trabalhar.. e lá se vão 88 dias de espera por um assento...
Bom dia, pessoal.
O processo do meu filho menor (1-C) tramitando na ACP do Porto está com os seguintes prazos:
ENVIO DHL - 08/03/23;
Recebimento ACP - 15/03/23;
Pulou direto p/ B4 marrom - 07/06/23;
E de lá para cá, mais nada.
Amanhã completará 150 dias de envio e hoje completou 60 dias na B4 marrom.
O que acham? Está no prazo ou apresenta demora?
Bom dia @antoniocesarpires , essa demora não é comum para filhos menores, mas está tudo parado no momento... férias de verão, falta de funcionário, o Papa... E ainda tem a questão da vontade de trabalhar.
Meu processo como filho maior completou 1 ano e agora quase 3 meses de processo aprovado ( bolinha 7 marrom ) e nada de assento emitido, e olha que já estou cá em Portugal.
@BrunaAlvim Oi! Você deu entrada no seu processo presencialmente em Portugal? Como foi? É mais rápido ou o prazo é igual?
@CarlosASP que legal Carlos, parabens!!! Foi enviado para qual conservatoria?
Alguem sabe quais conservatorias Alem da ACP Aceitam processo de filho de Portugues, com o Portugues sendo o declarante, sem a necessidade de trancrição de casamento ? processo do meu pai de filho estou aguardando a criacao de registo a mais de 3 meses
Pessoal, boa tarde!
Recebi essa semana a certidão de nascimento do meu bisavô português solicitada pelo CRAV, e também já estou com a certidão de nascimento de minha avó em inteiro teor reprográfica e apostilada. Só preciso tirar um RG novo para ela, pois o atual foi emitido em 2010.
Porém, lendo a certidão de nascimento dela e a do meu bisavô me surgiram duas dúvidas:
1) Na certidão de minha avó constam avós paternos Antonio Gomes e Christina Gomes. Já na certidão do meu bisavô, seus pais constam como Antonio Gomes e Christina Pereira de Jesus. Será que isso pode dar problema?
2) A certidão de minha avó aparenta estar bem legível. Será que só ela já estaria ok ou é melhor eu também enviar a certidão digitada?
Certidão de minha avó: https://drive.google.com/file/d/1VFvE9u_TBQP0OzvcDfIS53lT26F57zxq/view?usp=drive_link
Certidão de meu bisavô: https://drive.google.com/file/d/14LaeAP5es49WR_KqbuABmAgVWf4Utj_f/view?usp=drive_link
Oi pessoal! Mais uma vez estou aqui pra tirar minhas dúvidas hehe
meu processo de cidadania (filha de português) está em andamento já… porém, eu vou me casar agora em setembro.
como fiz tudo no nome de solteira todo o meu processo… e agora, dps do casamento, terei a mudança de nome (acrescentar o sobrenome do meu noivo). Então a dúvida é… como que fica o processo da cidadania? Eu terei que fazer a transcrição do meu casamento… mas como vou sinalizar que mudei o nome? Apenas a transcrição basta?
mto obrigada!
@rmarquine ,
seu assento de nascimento em Portugal, mesmo casada sairá em seu nome de solteira. Então depois que receber seu assento faça a transcrição de casamento que o nome será alterado.
@rmarquine ,continua tudo como está, nada muda por ora.
Assim que o seu processo for finalizado, com a emissão do seu registro, você deverá fazer a transcrição do seu casamento.
Concluída a transcrição, você poderá solicitar o cartão cidadão e o passaporte portugueses.
@arthur_azzi
Christina Gomes e Christina Pereira de Jesus São pessoas diferentes.
Acho muito dificil que alguem aqui no forum te diga que isso nao vai dar problema.
Teria que entender se isso foi um erro que precisa ser corrigido, ou uma alteração de nome, justificada de alguma maneira.
@FernandoPolarco
O funcionalismo público em Portugal não perde nada para o Brasil.. fui hoje novamente na ACP para tirar dúvidas referente ao meu processo, visto que desde 11 de maio está aprovado.. e nem me deixaram entrar. Tinham 02 pessoas esperando e 01 funcionária atendendo ( absurdo ) e o segurança que tira as senhas disse para retornar amanhã mais cedo.. sendo que a ACP fica aberta até às 16h.. e aqui era 11h da manhã. É uma mistura de não querer trabalhar com falta de gente para trabalhar.. e lá se vão 88 dias de espera por um assento...
O ponto é que o procedimento de nacionalidade é caminho reto, onde não há possibilidade de ficarmos movimentando ele como se fosse um processo judicial, com peticionamentos etc. É procedimento com instrução única, onde deve ser apresentando todos os documentos. Penso que, ao ficarmos indo tirar dúvidas sobre o processo, apenas geramos mais demora para todos os processos que lá encontram. Dizer que eles não gostam de trabalhar por ter atendimento presencial naquele momento, não creio que seja a melhor observação. Existem um determinado número de senhas diárias. Acabando essas senhas, não há atendimento. Isso é a administração que entendeu que funciona melhor assim. Eles, veja bem, não trabalham apenas quando atendem ao público. Isso é até descanso quando atende ao público, o trabalho deles funciona por meta de tantos processos tramitados. A questão do assento não é singularidade do seu processo.
Por fim, acho estranho esse preconceito com relação ao funcionário público, como se o funcionário privado fosse algo de excelência. Será que alguém já teve problema para resolver com a NET, com a Claro, a Vivo, com a Cia de gás, ou qualquer outro serviço público prestado por empresa privada? Fica a reflexão.
@Destefano Opa meu amigo, tudo bem ? Então vamos lá.. no meu caso eu já estou em Portugal então me facilita ir direto a ACP tirar dúvidas, e me convém a isso pois pra eu utilizar o serviço de saúde pública, preciso ter meu número de utente e sem o registro criado e com cartão cidadão não tenho acesso ao mesmo.. então é uma particularidade minha, não sei se enquadra aos outros que estão aguardando, cada um na sua necessidade. Quanto a cobrança do funcionalismo público ela tanto é necessária como é dever de todo cidadão.. e sem comparações com serviço privado onde se um não está bom, terá outros para te atender. Portanto, estar cobrando melhoras, ou estar indignado pelo serviço mal prestado é um dever do cidadão. E por falar na ACP, uma unidade que atende milhares de pedidos que não são só de nacionalidade é vergonhoso ter apenas 1 funcionário trabalhando... Ainda mais por um serviço público mas que se é pago por ele.. emolumentos e etc. Não é um serviço "gratuito". Portanto, não quero desmerecer, nem ser preconceituoso, mas creio que o objetivo do fórum está na transparência e informação sobre a cidadania portuguesa, se fosse tudo fácil, isso já não existiria mais. Cobrar autoridades é um ato de cidadania também, criticar para poder melhorar, aceitar o errado nunca mudou nada.. nem aqui em Portugal nem no Brasil nem em lugar nenhum do mundo. Abraços !
@FernandoPolarco
concordo que é um direito e um dever do cidadão cobrar a qualidade e presteza do serviço pùblico.
vamos desconsiderar que voce ainda nao é cidadao, nao é ponto relevante.
mas o que voce fez nao foi cobrar a melhoria, foi reclamation em um forum na internet.
quer cobrar do jeito certo? Aqui o link: https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa
boa Sorte no seu processo!
@eduardo_augusto Entao ok, mas em nenhum momento eu disse que não fiz uma reclamação formal, achava que nesse fórum se podia passar as informações como um todo. Visto que vejo quase todos os dias comentários sobre processos parados, senhas não enviadas, e outros erros das conservatórias... Estou apenas passando uma informação do que ocorreu comigo.. para que outros não precisem passar ou fiquem indignados como eu fiquei.. ou ansiosos por querer saber o porquê o processo não anda. Era apenas eu e minha experiência... Nada contra o funcionalismo público.
@FernandoPolarco
beleza, seguimos em frente! :-)
@eduardo_augusto pois é! Acho que a divergência de nome é grande demais, mesmo sendo somente a avó da minha avó.
Estou conversando com um primo de 2º grau meu que já conseguiu a cidadania portuguesa através desse mesmo bisavô. No caso, a mãe dele é irmã de minha avó. Já vimos que no assento de nascimento português dessa irmã de minha avó consta o nome correto da avó delas, e agora ele vai verificar também na certidão de nascimento brasileira dela.
De qualquer forma, segunda-feira vou ligar no cartório pra me informar sobre o procedimento de retificação da certidão de nascimento de minha avó. Provavelmente vou perder essa certidão de inteiro teor dela que eu já tirei 😔
@arthur_azzi
Mas Christina Gomes não seria o nome de casada de Christina Pereira de Jesus, já que o marido é Gomes?
Já vi casos onde as certidões BR colocavam quase que automaticamente o "nome de casada" da mulher, mesmo que em PT ela não tivesse adotado esse nome em PT, já que no BR era "presumido/obrigatório" que a mulher adotasse o nome do marido.
Se essa explicação é suficiente para evitar uma retificação aí realmente não sei.
@CarlosASP
pois é, foi o que eu pensei inicialmente, mas na certidao do bisavo, ja deveria constar christina Gomes. A menos que nao fossem casados na epoca. É o que eu disse: pode ser erro, pode ser algo que tenha justificativa.
por outro lado na consegui ver de onde veio o „de jesus“.
Olá pessoal!
1- Temos alguma previsão sobre a emissão do assento? o processo da minha irmã foi para a bolinha 7 marrom em 24/05/23.
2- Gostaria de tirar o meu passaporte (já estou com meu assento em mãos), porém no site do consultado eu não consigo me cadastra pois quando digito o número da certidão de nascimento, ele zera. Alguém mais passou por isso?
Obrigada!
@Beatriz_Pinheiro respondendo a pergunta 1, nao existe previsao. Existem processos aguardando assento desde o final de abril. Tem pelo menos um mes de assentos a frente do da sua irmã, infelizmente.
Caros
Desde o dia 12/05/2023 aguardando a bolinha 7 verde , 60 dias úteis . alguem sabe se esta demorando isso mesmo ou houve algum problema
@alvarogbraz , segundo a tabela, existem pessoas com despacho aprovado desde a primeira quinzena de abril.
Aparentemente os prazos se dilataram bastante.
@FernandoPolarco, tanto no Brasil como em Portugal o problema não é o funcionalismo público. Devemos parar com este preconceito com relação a estes profisionais. Não falo nem na baixa remuneração da GRANDE MAIORIA deles, mas sim pela total falta de investimento, pessoal e estrutural, dos gestores, que não possuem qualquer comprometimento com a eficácia do trabalho.
Recentemente ficamos sabendo que houve recrutamento de conservadores e oficiais de registro em Portugal após, pasme, 20 anos depois do último processo seletivo, sem falar ainda dos equipamantos utilizados totalmente ultrapassados e sucateados.
@Beatriz_Pinheiro e @alvarogbraz, bom dia! Estou esperando a 110 dias corridos o meu assento.