Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11261271291311321559

Comentários

• Bom dia!!
    Pessoal seguinte vocês devem saber como fica a certidão de nascimento quando não se faz a transcrição de casamento dos pais pela ACP?
    Exemplo:
    PAI PORTUGUES = JOÃO DA SILVA
    MÃE BRASILEIRA = MARIA COSTA DA SILVA (nome de solteira é MARIA COSTA)
    Minha duvida é se fica o nome de casado da mãe ou se fica apenas o de solteira quando passa a atribuição ao filho do português?
    obrigado valeu
  • Obrigado @apartme... Conseguir falar com um atendente na LR é uma vitória... Eu tenho tentado diariamente e sou vencido pelo tempo de espera... :- (
    Como meu processo é de setembro, estou tranquilo pq provavelmente ele esta longe... :-(
  • @brunorp A certidão fica com os nomes iguais os da certidão de nascimento brasileira.
  • Após todas as mudanças que vem ocorrendo ao longo do tempo, hoje, a exigência para da entrada com o processo são os mesmos docs?

1-certidão de Nascimento reprografica apostilada (inteiro teor e cópia reprográfica)
    2- cópia autenticada do RG e apostilado
    3-cópia da certidão de Nascimento do português.
    4-Vale postal 175 euros pagos no correio. (Euro-maior valor)
    5-formulário1c reconhecido por autenticidade no cartório.
  • Por gentileza, alguém poderia me confirmar se a ACP Porto continua aceitando processo de atribuição sem exigir a transcrição de casamento dos pais quando o pai (português) é o declarante? Bem como qual o tempo estimado para a conclusão do processo atualmente?

E também poderiam me confirmar o endereço para envio do VP e dos documentos?
  • @ghmoura não são duas certidões de nascimento do requerente (inteiro teor e cópia reprográfica) é certidão inteiro teor por cópia reprográfica.
    O restante OK, é só isso mesmo.
  • Pessoal,

Nenhum registro da galera de julho ainda? Que demora!
  • @Alícia Dantas saudosa época onde #eramostodosmei e os processos levavam menos de 150 dias...

brincadeiras a parte, imagino que já tenhamos vários concluídos e LR desatualizada como da outra vez. ninguém conseguiu consultar por outros meios?
  • Fala galera, tudo certo?

Queria agradecer vocês por terem me ajudado a enviar os documentos certinhos do meu pai, muito obrigado mesmo!

Os documentos chegaram dia 13/10 na ACP Porto e como muitos falavam que não havia necessidade de ficar ligando para saber sobre o processo tão cedo, era só deixar rolar, decidimos (eu e meu pai) ligar somente hoje para a linha de registro, 2 meses após a chegada dos documentos.

Já temos o número do processo, só que a atendente não soube me dizer como está o processo, disse que eles não tem informação. Minhas perguntas são:

- É normal após 2 meses não terem informação sobre qual etapa está o processo?
    - Se já temos a numeração quer dizer que o processo já foi iniciado né? Tinha medo de o vale não ter sido sacado por eles, mas pela numeração quer dizer que foi sacado e iniciado?
    - E qual o prazo ultimamente? Não tenho acompanhado tanto o fórum.
  • Paulo PachecoPaulo Pacheco Member
    editado December 2017
    @Loureirz, a princípio é normal. O meu já tem 143 dias e está em "Análise" segundo a LR.

Processo numerado = processo em análise.

Temos processos com 150 dias que já estão em registro, que é a última fase. Parece que eles ficam meses em alguma pilha e quando eles finalmente conseguem analisar, o status muda rapidamente.

O prazo atual parece estar girando em torno de 5 ou 6 meses.
  • Gente, vamos mudar a # para #meideusorte e #desempacaacp
    Fizemos do meu avô em VNG ano passado e levou 3 meses. Como não tínhamos pressa, deixamos pra fazer de papi depois. Agora ACP nos dando esse chá de silêncio, que gastura... que coisa!rs
  • #desemcapaacp adoreiiii ahahahhahaa
  • Ola pessoal. Eu tenho lido acompanhado o forum e ví que cresceu as exigências para prova de vida. Eu mandei a atribuição da minha avó que tem 85 anos, eu sei que o processo é recente e vai demorar, porém minha preocupação é se cair em exigência como eu serei avisado? Tenho que acompanhar na LR?
    Obrigado,
    Guilherme
  • Queridos, semana passada liguei para a LR e a informação foi a mesma. Nenhum andamento - houve apenas a numeração do processo. O número da minha mãe é 37073/2017. Foi recebido na ACP no dia 28 de agosto mas eu somente recebi o número do processo quando solicitei a numeração por e-mail ( 06/09 )> logo não sei se a minha numeração é de agosto ou setembro. Tenho acompanhado a leitura de vcs e procuro ficar otimista para em janeiro ou fevereiro ter uma boa notícia.
    Me bateu uma curiosidade. Como vcs receberam a notícia de que o processo caiu em exigência? Email, Correios ou por telefone? Como já tem um tempinho que enviei a documentação e nada aconteceu fico com medo do meu processo estar em exigência... alguém saberia me dizer algo?
    Obrigada a todos
  • @GuilhermeGomes, se eu fosse vc me anteciparia e enviaria a prova de vida antes q peçam.
  • Pessoal, alguem ja ouviu dizer que um processo esta em fase de processamento ? Isso signfica analise ou algo mais avançado, como despacho ?

• Amigos, volto aqui para agradecer mais uma vez a @wsteles, @jhmelman, @MAUROMB, @Vlad Pen, @Maria Nélida, @Mei, @Mariza Guerra pelas explicações precisas, respostas e atenção às dúvidas que apresentei.

Sem esquecer de agradecer a todos do fórum que deixam suas contribuições e experiência, isso é muito importante para quem está iniciando a busca pela atribuição e tem me ajudado muito espero poder contribuir e vou colocar minha experiência que está bem no início.

Ontem finalmente consegui enviar os documentos para atribuição de minha sogra para ACP e para quem busca Agências dos Correios que façam o envio do Vale Postal em Niterói indico a de Icaraí na Rua Gavião Peixoto.

Além da simpatia do atendimento não foi colocado nenhum impedimento e o Vale foi feito exatamente segundo as orientações aqui do fórum.

Em Janeiro/18 ligarei para LR e informo aqui o andamento para colocar na planilha de acompanhamento.
    Mais uma vez agradeço de coração.
  • @Priscila78 boa sorte na sua jornada.
  • @Priscila

Que bom que enviou!. Dará tudo certo!!
  • Pois é, @Mei, por isso enviamos pro ACP. Agora se tem paciência ou tem paciência. Não há oq fazer. Mas que esse silêncio dá uma gastura, ô se dá!rs
    @Lara Amaral o meu tb é do final de agosto. Nada aconteceu mesmo. Ainda estamos aguardando a conclusão dos processos de julho.
    #desempacaacp
  • Boa tarde a todos!
    Venho aqui postar uma informação que creio ser de muita valia para aqueles que enviaram seus documentos para ACP do Porto. Me desculpem caso alguém já tenha postado aqui, mas não tenho tido muito tempo para entrar no fórum.
    Bom, direto ao assunto: liguei para a LR nesta sexta, dia 15/12 e a funcionária, muito atenciosa por sinal, informou que a ACP Porto está concentrando os processos de Lisboa. Como a infraestrutura de pessoal do Porto não aumentou isso está implicando em uma sobrecarga de trabalho e, óbviamente, MAIS TEMPO PARA ANÁLISE E CONCLUSÃO DOS PROCESSOS.
    Portanto, acho que quem está prestes a enviar seus processos para ACP do Porto sugiro repensar se não seria melhor mandar para alguma das outras CRC's. Será que mais alguém obteve essa mesma informação que eu? Caso positivo seria importante informar aqui pois acho fundamental nos preocuparmos em equilibrar a distribuição dos processos de forma que nenhuma repartição fique atribulada excessivamente.
    Boa sorte a todos e... feliz Natal!
  • Pessoal, um ponto de atenção, tem um processo de julho na planilha (Idelmo) onde o português foi o declarante e pediram a certidão de casamento. Pode ter sido um caso isolado mas...
  • @Paulo Pacheco. Deve ser um caso específico. Se estivessem exigindo a transcrição do casamento não bastaria a certidão, mas todo o procedimento para transcrição, que inclusive não é feito pelo ACP. Pode haver divergência de nomes.
  • @Sergio
    Agradeço a importante informação. Infelizmente já enviei os processos de minhas filhas para lá, agora é torcer. Um abraço.
  • Pessoal Boa noite, o processo de atribuição da minha mãe tem 2 numeros , (A PESSOA DEU ENTRADA EM 4°PORTO, E DE LA FOI ENCAMINHADO PARA ACP PORTO) isso no dia 10 de agosto, minha duvida e meu desespero é acompanho pela data ou pela numeração, na planilha????
    Agradeço pela atenção
  • @Pauline, eu acredito q vc deve seguir pela numeração q foi feita na ACP..pq é ali q o processo realmente se inicia.
  • @Rita Louback quem disse que ACP não faz transcrição de casamento?
  • @Rita Louback deve ser isso mesmo... #desemcalhaacp
  • Rita LoubackRita Louback Member
    editado December 2017
    @AllanDC. Enviei o requerimento de transcrição do casamento dos meus avós para lá e recebi um e-mail da 1ª CRC Porto me informando que o ACP tinha enviado para eles porque não fazem transcrição de casamento. Depois ainda chegou uma carta do próprio ACP com o mesmo conteúdo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.