Pessoal, a exigência de prova de vida para idoso é sorteio ou é uma regra? Porque se for regra à Conservatória já poderia incluir na lista de documentos, e não deixar a gente nessa expectativa.
Apesar de ter feito tudo direitinho com ela (minha avó tem 85 anos), ela inclusive postou nos correios, estou pensando em fazer a prova de vida, porque pelo que leio aqui as Conservatórias estão exigindo.
Eu estou apenas protelando porque isso é um custo, e não queria fazer sem necessidade. Por isso a minha pergunta se é sorteio.
Boa noite, postei meus documentos no dia 23/11, liguei ontem na LR para saber se tem informações do meu processo e se poderiam informar o número e disseram que está muito recente e não tem informação nenhuma. Confere ou não soube me expressar direito com atendente?
@Paulo a atendente pode ter tido má vontade sim. Retorne na sexta e diga que não sabe quando enviou pois foi um despachante ou minta um pouquinho a data para parecer que foi há mais tempo. Há dias e dias com as atendentes da LR, há que ser paciente. Kkkk
Obrigado @David Lima. Postei na data informada mas só chegou dia 04/12, isso faz diferença? Ah, outra coisa que talvez sirva de ajuda, dá para saber se o VP foi sacado pela própria agencia dos correios. Me informaram o número do Cheque, mas ainda não foi sacado. Não sei se sabiam disso, então fica a dica
@Paulo, faz sim. De 4 a 12 é muito pouco. Eu geralmente espero uns 10 a 14 dias pra ligar. É importante segurar a ansiedade. Se for numerado é porque sacaram. Então espera dar no mínimo 10 dias para ligar, sexta é bom porque são 11 dias e aí se tiver numerado = vale sacado.
eu tirei a cidadania do meu vô, fiz a transcrição dos meus avós e depois tirei da minha mãe. Iria fazer a transcrição de casamento dos meus pais, mas fiquei sabendo que pela ACP não precisaria, mas não achei exatamente essa confirmação no forum aqui.
Quem fez minha certidão de nascimento foi meu pai (não português) e minha mãe é a portuguesa. Eu posso mandar normalmente para ACP ou tenho que fazer a transcrição? Obrigado.
@Yuri Nunes. Quando a mãe é portuguesa e o pai estrangeiro foi o declarante não tem jeito, vc vai ter que fazer a transcrição. O ACP e Gaia não exigem transcrição somente no caso do português ter sido o declarante do filho na certidão de nascimento. As demais conservatórias exigem a transcrição em todos os casos.
Pessoal, a situaçao parece preocupante na ACP nao ? Faz tempo que nao vejo nada saindo e pelo que lembro, estamos ainda nos processos de junho. Alguem tem alguma noticia a respeito ?
@Rita Louback entrei com pedido da cidadania para meu pai que é o filho do Português( meu avô), quando sair a do meu pai eu entrarei com o pedido da minha, minha duvida é: Precisarei transcrever o casamento do meu pai com minha mãe, antes de entrar com meu processo? Meu pai foi declarante em minha certidão.Obrigada.
Pessoal, boa tarde. Entrei em contato agora na LR e fui informado que meu processo nem começou a ser trabalhado ainda. Em Setembro recebi da ACP por e-mail que estava em fase de análise e consultas. A data de recebimento foi em 04/Agosto. Devo me preocupar com essa demora?
@André Abraão acho que está dentro do esperado. Os processos de atribuição ficam mais tempos parados do que em análise, quando o conservador começa a trabalhar nele basta conferir os documentos e, caso não tenha nenhum problema, já despacha e manda para registro.
Gente, ao ler os comentarios estou muito em duvida de qual lugar é melhor enviar os documentos e o vp para dar entrada. Eu li em outro post que ACP era o mais rápido atualmente, mas parece estar demorado igual os outros.
Vocês sabem me dizer a diferença em relação a documentação que é necessario para cada lugar?
@Jessica, as mais usadas tem sido ACP e 3a CRC do Porto. O tempo médio depende muito de sorte, de quantidade de processos enviados em determinado período e por aí vai. O normal são 3 a 6 meses. Em processos de cidadania há que se ter paciência mesmo. O Consulado por exemplo nem senha pra nacionalidade tem há meses e, os processos por eles vão pra CRC Lisboa e podem levar até mais de 1 ano.
Você sabe me dizer se o processo por ACP exige os mesmo documentos? Eu tenho a seguinte relação para tirar o da minha avó:
1 - O assento de nascimento do meu bisavô(ó) (pode ser só o numero ou a copia simples do assento) 2 - Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada da minha avó. Caso esteja de difícil leitura solicite também uma cópia inteiro teor digitada (apenas para facilitar o processo, esta não precisa apostilar) 3 - Formulário 1C preenchido e assinado por minha avó com firma reconhecida por autenticidade (ela terá que assinar na presença do funcionário do cartório) 4 - Cópia autenticada e apostilada do RG de minha avó, emitido há menos de 10 anos 5 - Vale postal no valor de 175 euros
1. Sim, mas dependendo da data de nascimento dele, isto é, se foi antes de 1911, precisa da certidão atual emitida por Arquivo Distrital. 2. Só a reprográfica é suficiente. 3. Sim. 4. Sim e, se ela for MUITO idosa, o povo tem mandado prova de vida apostilada também para evitar cair em exigência. 5. Sim, correto, emitido em nome de IRN,IP e com o endereço da conservatória de sua escolha.
Ah, e tudo isso considerando que o bisavô é o portugues da parada e declarante do nascimento dela na menoridade. Considernado portanto que era um casal de português (bisavô) + estrangeira/brasileira (bisavó), não precisa averbar o casamento dos bisas, atribui a avó direto.
@flavioswerts os de junho já saíram, os de julho é que parece que não...ontem conversei com uma atendente da LR e ela me pareceu estranhar o fato da demora...
Bom dia amigos Mandei os documentos de meu pai no início de novembro. Como posso pegar esse número do processo para saber como anda a evolução? E como vcs fazer para saber em que fase está o processo? Muito obrigada
@analipebe2018 é só ligar na LR (linha de registo) 00 (xx) 351 21 195 0500 (onde xx é sua operadora) - pode ligar pro skype que é mais em conta. Você dá data de nascimento e nome completo de seu pai e se já estiver numerado te dirão a numeração. Pra acompanhar as fases é só ficar ligando pra lá de tempo em tempo. Como demora um pouco é bom esperar depois de pegar a numeração.
Pessoal, estou com uma dúvida. Enviei os documentos para ACP dia 30/11 e foram recebidos 04/12. Liguei agora na LR e falei com uma mulher chamada Maria, ela me disse que meu processo ainda não foi numerado. É normal essa demora para numerar o processo?
Comentários
Eu estou apenas protelando porque isso é um custo, e não queria fazer sem necessidade. Por isso a minha pergunta se é sorteio.
Nao sei o que faço : ( : (
obrigada.
Quem fez minha certidão de nascimento foi meu pai (não português) e minha mãe é a portuguesa. Eu posso mandar normalmente para ACP ou tenho que fazer a transcrição?
Obrigado.
Ok! Vou aguardar, então. Thanks : )
Eu li em outro post que ACP era o mais rápido atualmente, mas parece estar demorado igual os outros.
Vocês sabem me dizer a diferença em relação a documentação que é necessario para cada lugar?
Obrigada!!
Você sabe me dizer se o processo por ACP exige os mesmo documentos?
Eu tenho a seguinte relação para tirar o da minha avó:
1 - O assento de nascimento do meu bisavô(ó) (pode ser só o numero ou a copia simples do assento)
2 - Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada da minha avó. Caso esteja de difícil leitura solicite também uma cópia inteiro teor digitada (apenas para facilitar o processo, esta não precisa apostilar)
3 - Formulário 1C preenchido e assinado por minha avó com firma reconhecida por autenticidade (ela terá que assinar na presença do funcionário do cartório)
4 - Cópia autenticada e apostilada do RG de minha avó, emitido há menos de 10 anos
5 - Vale postal no valor de 175 euros
2. Só a reprográfica é suficiente.
3. Sim.
4. Sim e, se ela for MUITO idosa, o povo tem mandado prova de vida apostilada também para evitar cair em exigência.
5. Sim, correto, emitido em nome de IRN,IP e com o endereço da conservatória de sua escolha.
Ah, e tudo isso considerando que o bisavô é o portugues da parada e declarante do nascimento dela na menoridade. Considernado portanto que era um casal de português (bisavô) + estrangeira/brasileira (bisavó), não precisa averbar o casamento dos bisas, atribui a avó direto.
Mandei os documentos de meu pai no início de novembro. Como posso pegar esse número do processo para saber como anda a evolução? E como vcs fazer para saber em que fase está o processo?
Muito obrigada
Enviei os documentos para ACP dia 30/11 e foram recebidos 04/12. Liguei agora na LR e falei com uma mulher chamada Maria, ela me disse que meu processo ainda não foi numerado. É normal essa demora para numerar o processo?
Obrigada pela resposta