Boa noite,gostaria de agradecer a todos deste fórum, pois as informações e relatos colocados por todos ajudam e muito aos "desesperados como Eu", há um tempo relatei que não estava achando a certidão do nubente brasileiro, e muita força de animo e orientações foram me dado, pequei as orientações e fui a trás. Meu pai foi batizado para casar, como não estava achando a certidão de nascimento, voltei novamente ( quatro vezes), no cartório que meus pais se casaram, vai que ele também se registrou para casar, pedi uma busca cartorária, contrariando os paradigmas, pois meus avôs moravam no Rio de Janeiro, e este cartório é em Caxias, para minha feliz surpresa meu pai se registrou neste cartório, já estou com a certidão do nubente. "Há e mais uma coisa os meus tios foram registrado no Meier,nunca que eu iria imaginar que meu pai ele próprio ia se registrar em Duque de Caxias. .Desejos a todos um Feliz Natal e um próspero ano novo com muitas novidades.Quem precisar de ajuda se eu puder ajudar e só me chamar. Não desista, persista pois Deus está sempre pronto a te ajudar.
@PauloPacheco Me desculpe a insistência,posso estar enganada, mas ACP não seria a Central do Porto? Se for o processo do meu sogro foi transferido pra lá.
@rafaelapt, a certidão de casamento dos pais do requerente (declarado pelo pai português casado com mãe brasileira) não precisa ser anexada.
A certidão de casamento que deve ser anexada é: - a da própria requerente, quando trocou o nome ao se casar - a do pai português (casado com não portuguesa), porém tendo nascido antes de 1911
@Marcia@PauloPacheco O processo do meu sogro está sim no Arquivo Central do Porto. Eu ainda não me familiarizei e faço confusão com os nomes das conservatórias . Desculpe.
Dei entrada no meu processo dia 25/08, mas ele só foi aberto dia 18/09.. liguei dia 21/11 para saber sobre o status foi me informado que estava em Analise.. ai liguei hoje dia 21/12 e me disseram que o processo esta numerado, mas nao esta em analise ainda.. nada foi feito de lá até agora.. esse desencontro de informações me mata profundamente.
Acabei de Ligar na LR, Fui atendido por um rapaz muito simpático. Dei entrada em 14/07 (na planilha esta errado), Ele informou que o pedido já foi deferido e aguarda o registro.
Liguei agora à pouco na LR e a atenciosa e simpática Teresa me informou o número do processo. Esqueci de perguntar a data. 51XXX/17 Já coloquei na planilha, logo após a @FCAMURI, pois acho que ela enviou em 22/10. Eu enviei em 24/10 e foi recebido em 31/10 via EMS. Também tive problema no vale, pois foi feito com a cotação mais baixa. Antes de enviar os documentos à Portugal, eu fiz um segundo vale com o valor que ficou faltando (e mais um pouquinho), e enviei as cópias dos 2 vales (informando apenas o primeiro vale no 1C) e um papel explicando o ocorrido. Obrigado à todos.
Boa tarde a todos. Já acompanho o forum desde março deste ano e já sou português desde abril. Sou pai de 3 futuros portugueses que estão na planilha (Virgínia, Victoria e Mario). Hoje liguei para a LR e para minha surpresa os processos andaram. Segundo o que me foi passado, os processos de minhas filhas estão para Despacho e o processo do meu filho já está para Registo. Penso que os processos andaram devido ao fato de eu ter enviado um e-mail, para uma pessoa do ACP, fazendo uma reclamação sobre a falta de atualizações na LR. Creio que, apesar de não tido resposta ao email, os processos que citei foram atualizados no sistema. Detalhe: Os processos deram entrada no ACP em 22 de agosto.
Eles não respondem @Pauline... o meu ficou todo o tempo em análise, agora do nada já está em registro. eu esperaria mais um pouco e tentaria ligar daqui uns dias.
Consegui reunir todas as certidões que precisava para encaminhar o pedido de cidadania de minha mãe, filha de português, para a ACP, graças a ajuda de todos que participam deste fórum. Restaram ainda algumas dúvidas:
1- Na certidão de nascimento da minha mãe consta que seu pai a reconheceu como filha ilegítima porque ele não era casado na época (vivia em união estável). Muitos anos depois, casou-se civilmente e, na certidão de casamento dele, fez o reconhecimento, legitimando-a. Vou encaminhar esta certidão de casamento em inteiro teor de também reprograficamente. Já estão prontas. As duas certidões precisam ser apostiladas?
2- Vou encaminhar a certidão de casamento (em inteiro teor e também a reprografica) da minha mãe para provar acréscimo do nome de casada. Também já estão prontas. As duas certidões precisam ser apostiladas?
3- Devo mencionar essas certidões na hora de preencher o formulário 1C (quadro 4) e especificar que se tratam de certidões em inteiro teor e também as reprográficas? Porque não vai caber no espaço e precisarei fazer em folha avulsa.
Parabéns aos novos Tugas!!!! @mgonsa ontem eu liguei para a LR e falei com a famosa Maria. A numeração da minha mãe ocorreu dia 31/08 ao contrário do que eu imaginava ( já atualizei na planilha ). Segundo ela o processo teria uma estimativa de até um ano para ter um resultado mas eu confio na nossa planilha e torço que realmente até fevereiro eu já tenha uma resposta positiva. Pelo o que eu pude observar das ligações os menores de idade tem prioridade, talvez esse seja o motivo dos processos dos seus filhos já estejam para despacho.
Comentários
.Desejos a todos um Feliz Natal e um próspero ano novo com muitas novidades.Quem precisar de ajuda se eu puder ajudar e só me chamar.
Não desista, persista pois Deus está sempre pronto a te ajudar.
Me desculpe a insistência,posso estar enganada, mas ACP não seria a Central do Porto?
Se for o processo do meu sogro foi transferido pra lá.
ACP = Arquivo Central do Porto
a certidão de casamento dos pais do requerente (declarado pelo pai português casado com mãe brasileira) não precisa ser anexada.
A certidão de casamento que deve ser anexada é:
- a da própria requerente, quando trocou o nome ao se casar
- a do pai português (casado com não portuguesa), porém tendo nascido antes de 1911
O processo do meu sogro está sim no Arquivo Central do Porto.
Eu ainda não me familiarizei e faço confusão com os nomes das conservatórias .
Desculpe.
@carlosr parabéns!
#desempacaacp
51XXX/17
Já coloquei na planilha, logo após a @FCAMURI, pois acho que ela enviou em 22/10.
Eu enviei em 24/10 e foi recebido em 31/10 via EMS.
Também tive problema no vale, pois foi feito com a cotação mais baixa. Antes de enviar os documentos à Portugal, eu fiz um segundo vale com o valor que ficou faltando (e mais um pouquinho), e enviei as cópias dos 2 vales (informando apenas o primeiro vale no 1C) e um papel explicando o ocorrido.
Obrigado à todos.
Já acompanho o forum desde março deste ano e já sou português desde abril. Sou pai de 3 futuros portugueses que estão na planilha (Virgínia, Victoria e Mario). Hoje liguei para a LR e para minha surpresa os processos andaram. Segundo o que me foi passado, os processos de minhas filhas estão para Despacho e o processo do meu filho já está para Registo.
Penso que os processos andaram devido ao fato de eu ter enviado um e-mail, para uma pessoa do ACP, fazendo uma reclamação sobre a falta de atualizações na LR. Creio que, apesar de não tido resposta ao email, os processos que citei foram atualizados no sistema.
Detalhe: Os processos deram entrada no ACP em 22 de agosto.
Consegui reunir todas as certidões que precisava para encaminhar o pedido de cidadania de minha mãe, filha de português, para a ACP, graças a ajuda de todos que participam deste fórum. Restaram ainda algumas dúvidas:
1- Na certidão de nascimento da minha mãe consta que seu pai a reconheceu como filha ilegítima porque ele não era casado na época (vivia em união estável). Muitos anos depois, casou-se civilmente e, na certidão de casamento dele, fez o reconhecimento, legitimando-a. Vou encaminhar esta certidão de casamento em inteiro teor de também reprograficamente. Já estão prontas. As duas certidões precisam ser apostiladas?
2- Vou encaminhar a certidão de casamento (em inteiro teor e também a reprografica) da minha mãe para provar acréscimo do nome de casada. Também já estão prontas. As duas certidões precisam ser apostiladas?
3- Devo mencionar essas certidões na hora de preencher o formulário 1C (quadro 4) e especificar que se tratam de certidões em inteiro teor e também as reprográficas? Porque não vai caber no espaço e precisarei fazer em folha avulsa.
Obrigada!
Desculpem.
Me enganei. @Heloisa Sargaço e @Samanta Sargaço estão na fase de despacho.
Corrigindo: Parabéns a @Heloisa Helena e a @carlosr.
Fernanda (avô)
Processo n. 62XXX/2017
Numerado em 22/12/2017
@mgonsa ontem eu liguei para a LR e falei com a famosa Maria. A numeração da minha mãe ocorreu dia 31/08 ao contrário do que eu imaginava ( já atualizei na planilha ). Segundo ela o processo teria uma estimativa de até um ano para ter um resultado mas eu confio na nossa planilha e torço que realmente até fevereiro eu já tenha uma resposta positiva. Pelo o que eu pude observar das ligações os menores de idade tem prioridade, talvez esse seja o motivo dos processos dos seus filhos já estejam para despacho.